[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Gabriel...

Não entendi quando disse que o seu preparador diminuiu as sedes. Se ele diminuiu o tempo que as válvulas ficam abertas ele trocou o seu comando, pois é quem faz as válvulas abrirem e fecharem, veja certinho com ele o que foi feito, ok ...

Quanto a deixar o seu cabeçote com 132 mm é muito vago, pois ele pode ter alterado a camara de combustão e consequentemente a sua taxa.

O seu carro é turbo ??? Caso contrário essa vela é muito fria e vc perderá torque.

Um abraço
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Gabriel Agoado
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Jul 2008, 15:36
Carro:
Localização: Tambau - SP

Mensagem por Gabriel Agoado »

Fala Andre!!!

Cara o meu carro é aspro!!! Entao qual seria a melhor para colocar??? e pq o eu perco torque colocando uma vela mais fria...

Eu vo liga pro meu preparador... mais acho que eu falei besteria... rsrsrs

Mais nao compensa deixar o cabeçote na ultima medida neh???

Vlw..
Abraços!!!
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

É álcool ou gasolina ???

Se for gasolina vc pode usar uma de grau térmico 6 ou 7, se for a álcool 7 ou 8.

Se quiser investir mais um pouco coloque velas Power ou iridium, elas tem uma queima mais eficiente e melhorará o seu torque.

A escolha das veles depende do que vc projetou para o seu carro, pois taxa de compressão regime de rpm devem ser levadas em consideração. Não adianta por velas de grau térmico 9º se a sua taxa vai ser conservadora e o seu comando é baixo, essas velas são para carros com taxas altas usando metanol e regimes de rotações elevados ( acima dos 7500 giros ), pois elas vão ter que suportar altas pressões e temperaturas.

Eu uso grau 8 ( BR8ES ) no meu 2.1 com 175 cv e fica muito bom ( procure as velas do Celta flex !!!)

Quanto ao cabeçote e a taxa é melhor vc falar com o seu preparador pois se ele sabe trabalhar a camara de combustão a altura dele não é uma referencia precisa. Espessura de junta, tipo de pistão e tamanho da camara de combustão podem ser otimizados para vc ter um bom rendimento, ai vai de que esta fazendo. O que vale no carro é o conjunto, lembre-se disso !!!

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Gabriel Agoado
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 27 Jul 2008, 15:36
Carro:
Localização: Tambau - SP

Mensagem por Gabriel Agoado »

Fala André!!!

Ele é a álcool!!

Eu não entendi quando você falou sobre regime de rpm... eu uso o
comando 288º, e agora vou colocar o cebolão mais frio 82º/87º... ele
vai trabalha mais frio... tudo bem que tem os seus contras com relação
ao cebolão... Então, fui na auto peças ontem e vou pegar as velas do
celta flex... já aproveitei e coloquei uma bobina MI e cabos 10mm, será
que esse conjunto vai melhora???

Sobre o cabeçote, falei com ele hoje, vou postar as fotos dele, mais ele
aumentou a sedie... então as válvulas vão ficar mais abertas, dando
mais pressão, para não ter que deixar o cabeçote mais rebaixado.
Ahhh..... os meus pistões então com 0.5... foi o mecânico que tiro disse...
isso influencia em alguma coisa, tipo pressão?? O bloco é do 1.6 88/89...
comprei uma junta de aço da IAPEL... não sei se vai ajudar muito, pois é
quase parecida com a de aço dos originais...

De uma olhada nas fotos... você vai ver que as válvulas não fecham
totalmente...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Vlw..

Abraçao!!!
Rick de Campo Bom
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jun 2010, 07:51
Carro:
Localização: Campo Bom - RS

Mensagem por Rick de Campo Bom »

Obrigado pelas respostas....
Então se eu botar a parte de baixo 2.0 com o meu cabeçote 2.0 preparado, meu AP vira um 2.0 quase original, correto?
Se eu colocar vira de 1.8 e pistão de 2.0 o AP não vai andar mais? Não terá uma arrancada melhor? Final de cada marcha não será melhor?
Muito gente já me falou que 2.0 é mais torkudo, aumenta a velocidade rárido sem erguer tanto o giro, devido a litragem ser maior, mais também tem aquela coisa de espichar a marcha e depois dos 4.000 rpm o motor perde força e vc precisa logo trocar de marcha. Isso realmente é verdade?
leo_cordeiro
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Jun 2010, 15:10
Carro:
Localização: cordeirópolis-SP

O que devo fazer?

Mensagem por leo_cordeiro »

E ai renato3377, sou de limeira, tenho um Gol GL 1.8 alcool original, 94.
Quero aspirar ele e deixar o menino mais forte. O que devo faser, para não gastar muito? Tenho pouco mais de R$500,00. O Que me recomenda?
pauloep23
Membro
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Mai 2009, 16:08
Carro:
Localização: presidente epítacio

Mensagem por pauloep23 »

ola pessoal tenho um gol 94 1.8 gassosa mais resente mente passei pro alccol so mechendo no carburador detalhe 2E queria ganha mais toke seis pode me ajudar agradeço a ajuda de todos ..
W.Lelo
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 12 Mai 2010, 20:24
Carro:
Localização: Leme/SP

Mensagem por W.Lelo »

Eai galera, tbm estou querendo dar uma mexidinha de leve no goleta
tenho um 89 1.6 gasolina, só que roda no alcool!

a minha intenção é colocar um 4x1, comando e depois um 2E, por inquanto vou rodando com o TLDZ!
qual comandinho ficaria bom? vi uns topicos ai sobre o 49g, mais dizem que o 276 ficaria melhor, sera que fica legal?

ai com o tempo vou trocando velas, cabos, bobina MI, polia regulavel...!

o que me dizem?
desde ja agradeço!
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala galera ...

Não é má vontade nossa em responder as perguntas, porem se vcs realmente estão interessados em aprender e desenvolver os seus projetos, aqui nesse tópico tem tudo o que vcs precisam.

Estamos falando de 93 páginas de profundas discussões sobre preparações aspiradas e muita informação importante e valiosa.

Sugiro lerem este tópico inteiro e planejarem os ups nas goletas e estaremos aqui para tirar as dúvidas, sei que é mais trabalhoso ler tudo isso, porem será de grande valia o aprendizado, podem ter certeza !!!

Boa leitura e estamos as ordens para discutirmos mais sobre os novos assuntos.

Quando estou em outros tópicos ou outros fóruns, é sempre assim: Primeiro estudo o assunto, depois leio os comentários e filtro muito as informações ( tem muita besteira sendo postada ) e só depois é que vou tirar as minha dúvidas com quem realmente entende.

Bom é só mais uma contribuição.

Abraços
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
FLP_87
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 502
Registrado em: 09 Dez 2009, 10:57
Carro:
Localização: São Paulo - Filial CDGQ ! ZL

Mensagem por FLP_87 »

Falo tudo grande André !
muitas respostas estão no meio dessas 93 paginas !!!
seguinte mano, com a receita q vc me passou só me falta um comando 288º ....
lá vai a dúvida !

é necessário abaixar o cabeçote, para se colocar o 288º ?
me aconselharam também o 276º, qual vc acha melhor ?
lembrando minha receita :

Gol 87 1.8 AP alcool
Bura 2e
4x1

valeu mesmo mais uma vez pela ajuda brother !

abraçoo !
Imagem
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala FLP ( deve ser Felipe ... risos)

Bom se vc quer um carro mais liso e com um pouquinho mais de torque o 276º é mais indicado, agora se vc quer uma pegada em giros mais altos vá de 288º.
No Marronzinho tenho um 276º e no Pretinho um 290º só que acertados em webers 40, ai consigo lente lisa em ambos, como o seu burra é um 2E, no 288º vai ter trabalho de acerto para deixo-lo mais liso, mais nada que uma elevação no giro ( 1000/1050 rpm ) não resolva.

Quanto ao rebaixo do cabeçote, para carros aspirados é indispensável uma taxa maior, como o seu carro é original a álcool tem taxa de 12,3:1 podendo subir para 14:1 que fica show, tenho um com 14,5:1 e outro com 14,3:1 e te digo, bem acertado não bate pino e fica muito arisco.
Se quizer ser mais conservador deixe em 13,5:1 que fica bom tb. Se o seu cabeçote for original 0,8 mm de passe já vai te deixar nessa taxa de comprassão.

Bom abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Complementando ...

Se preocupe muito com o acerto do carro e o conjunto, pois isso faz muito mais diferença do que comando alto e etc...
Hoje, no Marronzinho, tenho um 276º mas ja tive um 49G e te digo que a diferença é muito pouca quando o carro esta bem acertado. É claro que comandos maiores fazem diferença principalmente em giros altos, mas como normalmente dirigimos nossos carros domesticadamente, prefiro um carro com respostas rápidas em baixa pois até o fulano encher o motor dele já pulei na frente, digo isso em condições normais de rua.
Fiz todo os meus projetos priorizando pegada rápida e torque abundante.
Hoje vou começar a instalar um turbinho no Marronzinho e tb escolhi uma configuração que pudesse deixar o carro com respostas muito rápidas, ai vou de taxa alta 12:1 e turbina pequena, pois assim vou ter praticamante o carro com pegada de aspirado e a turbina entrando cedo. É claro que vou perder potencia final e vou ficar restrito, mas como falei, só vão me pegar em alta !!!!

Belém não tem muito espaço para acelerar por muito tempo, ai essa é a sacada.

Bom espero ter ajudado.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Avatar do usuário
Muce
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Jul 2010, 12:50
Carro:
Localização: Capão Bonito

Mensagem por Muce »

Fala galera!!
Tenho um quadrado 87, Li e re-li o topico todo, cheguei a conclusao que para nao gastar muito o ideal seria 49G, 4x1 e 2E(vale 2E brosol? é o meu bura)?

Bom, acontece que o meu mecanico disse que o motor ta com folga e ta batenndo muita valvula, ontem acho que foi um pistão pro saco, quando liga parece que tem algo batendo no ferro do motor.. o mecanico ficou de vir dar uma olhada, mas enquanto ele nao vem pergunto:

Se por acaso tiver que fazer o motor todo, qual a opção pra aspira? sem muito custo e nem muito consumo. Se bem que hoje ele ta fazendo 5/1 original......


Pergunto aqui porque meu mecanico nao é experiente em preparaçao, entao quando for mexer posso palpitar a melhor forma.

e os preços?
pesquisei em 3 oficinas
1600 (onde eu sempre faço trampo)
2000
2800

abraço
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

4x1 = 400 reais
2 e = 300 usada
49 g = 160 zero na consecionaria
bobina mi = 100

960 + 40 pra por o comando e 50 pra deixar o carbura com 2 estagio mecanico e redondinho ...
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
DUGTS
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 08 Jun 2010, 22:26
Carro:
Localização: Suzano-sp

Mensagem por DUGTS »

Renato3377 escreveu:Fala Rockroz!

Se vc ver a 5a caixa de resposta, vc vai ver a minha experiência e críticas do 288. Ele é um excelente comando, mas não para rua em motor 1.6 que visa não aumentar o consumo. Ainda mais com câmbio longo pra esse comando. Ele perde muito torque, e as retomadas ficam ruins.
O que eu achava há uns 10 - 15 anos atrás é que os comandos davam mais força (torque e potência) quanto maiores fossem .... mas não é assim. Cada um depende de um conjunto de outras modificações.

Ele só ficaria bom se vc coloca-se um 3E pra cima (ideal Weber 40), um cabeçote beeeem preparado e encurta-se as relações de marcha. Mesmo assim vc só sentiria mais diferença acima de 5000 rpm ...

Para o seu 1.6 ficar esperto em aceleração, retomada e final, com bom consumo/benefício, mantendo seu carburador e câmbio, sugiro aumentar a taxa do cabeçote e colocar um 272 de boa qualidade, com uns 110 de lobe e 11 de levante.

Esse esquema fica show!
Eu vi este comentário acima e fiquei com uma dúvida! Desculpe que sou leigo no assunto!
Esse comando 272 é igual ao do gol quadrado argentino?
Ricardo Hirata
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 18 Set 2008, 23:06
Carro:
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por Ricardo Hirata »

André Pinheiro escreveu:Complementando ...

Se preocupe muito com o acerto do carro e o conjunto, pois isso faz muito mais diferença do que comando alto e etc...
Hoje, no Marronzinho, tenho um 276º mas ja tive um 49G e te digo que a diferença é muito pouca quando o carro esta bem acertado. É claro que comandos maiores fazem diferença principalmente em giros altos, mas como normalmente dirigimos nossos carros domesticadamente, prefiro um carro com respostas rápidas em baixa pois até o fulano encher o motor dele já pulei na frente, digo isso em condições normais de rua.
Fiz todo os meus projetos priorizando pegada rápida e torque abundante.
Hoje vou começar a instalar um turbinho no Marronzinho e tb escolhi uma configuração que pudesse deixar o carro com respostas muito rápidas, ai vou de taxa alta 12:1 e turbina pequena, pois assim vou ter praticamante o carro com pegada de aspirado e a turbina entrando cedo. É claro que vou perder potencia final e vou ficar restrito, mas como falei, só vão me pegar em alta !!!!

Belém não tem muito espaço para acelerar por muito tempo, ai essa é a sacada.

Bom espero ter ajudado.
Fala ai Galera....retornando após algum tempo afastado do fórum....

André....vi que você tem 3 goletas shows....então acho que você pode me ajudar....

em Janeiro desse ano troquei o motor CHT por um AP 2.0 alcool + 4x1 + 3e gasolina (rodando no alcool sem afogador) + pistão metal leve de 83mm bielas e vira originais, e estou com um sério problema, meu carro não liga...... já fiz revisão de alternador, motor de arranque, bateria nova de 60amperes.... já levei para o cara acertar o ponto, mas mesmo assim o carro não gira o motor, fica pesado....vcs tem esse problema? alguma dica para resolver isso? o motor está taxado, mas mesmo assim o motor não deveria girar para ligar???

Abs
Ricardo Hirata
Avatar do usuário
lukinhas.killer
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 449
Registrado em: 06 Jul 2009, 12:27
Carro:
Localização: Brasil

Mensagem por lukinhas.killer »

raprece fora de ponto!!! ja confiriu a correia dentada e no ditrbuidor?? sera que não é nenhum erro de motagem???


[]s
... TEMPRA 2.0 16v ......

Imagem
Ricardo Hirata
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 18 Set 2008, 23:06
Carro:
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por Ricardo Hirata »

lukinhas.killer escreveu:raprece fora de ponto!!! ja confiriu a correia dentada e no ditrbuidor?? sera que não é nenhum erro de motagem???


[]s
E ai Lukinhas, então o cara acertou o ponto ontem....

Hoje fiz ele pegar no tranco, esquentou, mas é só desligar que o 'bichin' não pega mais....só no tranco mesmo....

E pior que ele acertou no distribuidor e tirou todas as correias para conferir se o ponto estava certo....ele disse que estava, só desmontou para ter certeza.....
Ricardo Hirata
Avatar do usuário
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1005
Registrado em: 20 Jun 2009, 17:27
Carro:
Localização: Belém do Pará

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Ricardo ...

O seu problema deve ser de fechamento e montagem do motor, pois se o motor não gira para ligar pode estar prezo em algum local. Comando desenquadrado e motor fora de ponto não faz ele não girar.
Quando vc pega ele no tranco ele funciona liso, ou vc sente ele amarrado ???.

Cara ja fiz motor que não ligava tb e o problema foi alinhamento das bielas erro de usinagem sem falar no picareta que fez !!! Isso faz muito tempo, quando não manjava nada.

Espero sinceramente que não seja este o seu problema.

Vá em algum mecanico bom pois mais de um diagnóstico pode ajudar.

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Ricardo Hirata
Membro
Membro
Mensagens: 73
Registrado em: 18 Set 2008, 23:06
Carro:
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por Ricardo Hirata »

André Pinheiro escreveu:Fala Ricardo ...

O seu problema deve ser de fechamento e montagem do motor, pois se o motor não gira para ligar pode estar prezo em algum local. Comando desenquadrado e motor fora de ponto não faz ele não girar.
Quando vc pega ele no tranco ele funciona liso, ou vc sente ele amarrado ???.

Cara ja fiz motor que não ligava tb e o problema foi alinhamento das bielas erro de usinagem sem falar no picareta que fez !!! Isso faz muito tempo, quando não manjava nada.

Espero sinceramente que não seja este o seu problema.

Vá em algum mecanico bom pois mais de um diagnóstico pode ajudar.

Um abração
E ai André, blz??

Quando ele pega no tranco, fica liso, só o cabeçote que descarrega o tucho, demora um pouco mas ele carrega de novo..... ai o carro anda normal....mas é soh desligar....e não tem Cristo que faça ele pegar na chave....soh no tranco....

Então, vou levar hoje a tarde para ver o que ele fala.....e é bem provável que eu vá em outro mecanico para ver o que está acontecendo..... espero que não seja nada grave..... valeu, abs!
Ricardo Hirata
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”