Diferença: Tuchos de cabeçote: Hidráulico x Mecânico

Arquivos de Apostilas, Manuais e Procedimentos Tecnicos.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 713
Registrado em: 18 Mar 2008, 15:27
Carro:
Localização: Fortaleza/ ce

Diferença: Tuchos de cabeçote: Hidráulico x Mecânico

Mensagem por Amisterdan Moura »

Basicamente existem dois tipos de tuchos, os convencionais (mecânicos) e os hidráulicos


Imagem





O tucho mecânico é totalmente sólido, ou seja, tem seu corpo rígido enquanto que o tucho hidráulico é oco formando internamente um cilindro com um êmbolo. Este êmbolo é mantido para fora pela força de uma mola.


O tucho hidráulico é preenchido com o óleo lubrificante do próprio motor através de orifícios que se encontram no corpo do tucho.

Esses orifícios são controlados por uma válvula que por sua vez, é controlado pelo deslocamento do êmbolo.

Quando o câme não está forçando o balancim da válvula, os orifícios estão abertos. Devido ao deslocamento do óleo provocado pela bomba, ocorrerá uma troca do lubrificante que está no interior do tucho. Isso é importante por duas coisas. Primeira para eliminar qualquer bolha de ar que esteja presente e segundo, para permitir a troca de calor mantendo arrefecido o tucho.
Quando o câme força a abertura da válvula, os orifícios são fechados e o lubrificante fica preso no interior do tucho.




Imagem



Quando se utiliza tucho mecânico em um motor, é necessário que haja uma folga devido à dilação do mesmo sob efeito do calor desprendido pelo motor. Já com o uso do tucho hidráulico essa folga é desnecessária. Não havendo essa folga, o nível de ruído do motor será bem menor.
Quanto a sua segunda pergunta, esse corte de injeção é chamado de "cut-off" e ocorre quando a rotação do motor está alta em função da transmissão e a posição da borboleta está fechada. A unidade de comando corta a injeção de combustível nessa situação.
Alguns veículos carburados também saíram com esse sistema. Nesse caso, uma válvula eletromagnética fazia o bloqueio através de uma unidade de comando.
Avatar do usuário
msjunior46
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2858
Registrado em: 11 Jun 2007, 23:10
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo - SP / Filial ABC

Mensagem por msjunior46 »

Excelente tópico!



Pra quem não entendia bulhufas de tuchos....rs



Abraço
Gol GIII - 1.8 - 2000
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
---------------------------------------------------------
Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
Filial ABC
Avatar do usuário
estevan pires
Membro
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 29 Jun 2008, 16:27
Carro:
Localização: Parana

O meu motor faz um barulho chato...?

Mensagem por estevan pires »

Será que pode ser esse tal de tucho....pois o meu é mecânico e faz um clack clack clak cleck cleck clek!!!!!!!!!
Gol quadrado muitas histórias e aventuras....
Avatar do usuário
ederson cc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 945
Registrado em: 19 Abr 2009, 22:36
Carro:
Localização: São Luis/MA

Re: O meu motor faz um barulho chato...?

Mensagem por ederson cc »

estevan pires escreveu:Será que pode ser esse tal de tucho....pois o meu é mecânico e faz um clack clack clak cleck cleck clek!!!!!!!!!

esse "clack cleck" é muito chato msm............ :bleh:
Ederson CC
CL / 94 / AZUL / AP1.8 (FOTOS NOVAS DA GOLETA, 1ª pagina)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=12898
Avatar do usuário
pirikitecs
Membro
Membro
Mensagens: 95
Registrado em: 25 Mar 2008, 17:15
Carro:
Localização: Guarulhos / SP

Mensagem por pirikitecs »

agora manjo td de tuchos.....rs

valeu pela explicaçaoooo
liedson
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Nov 2009, 18:41
Carro:
Localização: Santa catarina

Mensagem por liedson »

Muito bom o tópico!! e pra faze a mudança de mecânico pra hidraulico, será que rola uma aula do que precisa(peças) e como fazer hehehe.
Vlw abraço
liedson
Fabiolin
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 31 Ago 2009, 12:03
Carro:
Localização: Resende

kit tucho para mec/hidr

Mensagem por Fabiolin »

Existe algum kit para transformar o tucho mecanico em hidraulico, vi num site USA que existe para colocar em fusca. Será que alguem conhece algum para gol.
Rick de Campo Bom
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jun 2010, 07:51
Carro:
Localização: Campo Bom - RS

Mensagem por Rick de Campo Bom »

Pois éh, vários preparadores já me falaram que tucho mecânico é o ideal para dar lenha nos AP... se é mito não sei...
xev
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Fev 2008, 02:32
Carro:
Localização: Interior/MG

Mensagem por xev »

fonte?
Rick de Campo Bom
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jun 2010, 07:51
Carro:
Localização: Campo Bom - RS

Mensagem por Rick de Campo Bom »

xev
MensagemEnviada: Ter Jun 15, 2010 6:50 pm Assunto:
fonte?

O tucho é um componente fundamental no sistema de distribuição mecânica do motor. Fica entre o câme da árvore de comando das válvulas e a válvula.

Observe na figura ao lado que a árvore de comando possui vários ressaltos (câmes). Quando esse eixo se encontra em movimento rotativo, a parte excêntrica do câme tende a impulsionar a válvula para abrir, permitindo a admissão dos gases ou a sua exaustão. Como o impulso é feito na haste da válvula, esta teria uma área de contato muito pequena. Aí que entra o tucho.

O tucho recebe o impulso do câme e transfere para a válvula, de modo a acioná-la. No exemplo acima trata-se de um motor com quatro válvulas por cilindro, no seu caso são duas.

Como o tucho trabalha em contato direto com o câme, está sujeito ao desgaste, mesmo com o sistema de lubrificação em ordem. Quando isso ocorre, a folga da válvula aumenta, o que ocasiona um aumento do nível de ruído do motor "batidas de válvulas".

Nos motores atuais, o impulso não é dado de forma direta no tucho, e sim numa pastilha que fica logo acima dele. O normal seria esta pastilha sofrer desgaste, que pode ser substituída.

Já nos tuchos hidráulicos, os além dos problemas mecânicos, ainda podem ocorrer problemas na parte hidráulica. Neste caso, as válvulas de retenção já não estariam segurando o óleo no seu interior, o que poderia provocar uma folga excessiva. Caso esta válvula trave fechada, ela não permite o escoamento do óleo, provocando o mal assentamento da válvula.

Caso o tucho hidráulico apresente algum problema, deve ser substituído. Motores com tuchos hidráulicos não necessitam de regulagem de válvulas, uma vez que não há folga.

É necessário obedecer rigorosamente o prazo de troca de óleo e filtro, além de se utilizar um lubrificante de boa qualidade.


Folga excessiva do tucho
- Nível de ruído elevado;
- Baixo desempenho, devido a má abertura da válvula.

Tucho preso "sem folga alguma"
- Baixo desempenho do motor devido a perda de pressão nos cilindros;
- Aumento na temperatura da câmara de combustão;
- Aumento de poluentes;
- Aumento de consumo;
- Retorno "sobre-pressão" no coletor de admissão (pode interferir no sistema de injeção).

Basicamente existem dois tipos de tuchos, os convencionais (mecânicos) e os hidráulicos.
O tucho mecânico é totalmente sólido, ou seja, tem seu corpo rígido enquanto que o tucho hidráulico é oco formando internamente um cilindro com um êmbolo. Este êmbolo é mantido para fora pela força de uma mola.
O tucho hidráulico é preenchido com o óleo lubrificante do próprio motor através de orifícios que se encontram no corpo do tucho.
Esses orifícios são controlados por uma válvula que por sua vez, é controlado pelo deslocamento do êmbolo.

Quando o câme não está forçando o balancim da válvula, os orifícios estão abertos. Devido ao deslocamento do óleo provocado pela bomba, ocorrerá uma troca do lubrificante que está no interior do tucho. Isso é importante por duas coisas. Primeira para eliminar qualquer bolha de ar que esteja presente e segundo, para permitir a troca de calor mantendo arrefecido o tucho.

Quando o câme força a abertura da válvula, os orifícios são fechados e o lubrificante fica preso no interior do tucho.
Quando se utiliza tucho mecânico em um motor, é necessário que haja uma folga devido à dilação do mesmo sob efeito do calor desprendido pelo motor. Já com o uso do tucho hidráulico essa folga é desnecessária. Não havendo essa folga, o nível de ruído do motor será bem menor.


Já mostraram essa matéria!
Vários preparadores que levo meu AP falaram que o tucho mecânico não deixa flutuar as válvulas como ocorre com o hidráulico. Devido a folga!

O hidráulico deve ser bom para turbo, o motor fica bem cereninho mais para aspirado, que precesa-se de giro, o mecânico é o melhor!
Avatar do usuário
AndersonFio
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1529
Registrado em: 09 Jun 2009, 09:25
Carro:
Localização: São Paulo -Z/S

Mensagem por AndersonFio »

muito bom meso parabens pela explicação
Rick de Campo Bom
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jun 2010, 07:51
Carro:
Localização: Campo Bom - RS

Mensagem por Rick de Campo Bom »

Acho que era isso, pois tem preparadores que adoram os tuchos hidráulicos, mais daí em turbo, e o motor fica sereninho sereninho... Uma maravilha...[
O meu como já disse é mecânico, faz uma barulheira... heheheh!!!!
Mais até parado dá prá perceber que é AP... Hehehe!!!!!
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

Fala galera,


A respeito de tucho acho que esta bem explicado sim, mas discordo em uma coisa, que os experts em turbo me corrijam, mas acho que para um carro que alcança giros altos, o melhor é sempre o mecânico, não importando se é turbo ou não .....
O problema do tucho hidráulico é que em altas rotações ele acaba flutuando porque o óleo não tem "tempo" de encher o tucho com a rapídez necessária, então ele fica meia bomba e não tem rigidez suficiente para acionar a válvula .....
Nos meus dois carros tenho tuchos mecânicos e não troco por nada o barulho do motor 250-S ....
Aquele tec-tec-tec parado no farol, vixe, os caras olham e piram ....
É muito lindo !!!!
Já o 4100 tem tucho mecânico e aí, no ouvido vc já sabe qual o motor que mora la dentro ..... rsrsrsr


Abraços !!!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

Quanto ao pesoal que perguntou se pode simplesmente trocar o mecânico pro hidráulico, seria necessário tb trocar o comando de válvulas, pois o ângulo de ataque ao came é diferente, causando um desgaste rápido dos mesmos ....
A título de informação, eu nunca ouvi falar em transformar tucho mecâico em hidráulico, já o contrário existe sim, tem vários opaleiros que travam os tuchos hidráulicos no momento de preparar seus motores ....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
icaro-GTI
Membro
Membro
Mensagens: 121
Registrado em: 10 Ago 2010, 21:00
Carro:
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por icaro-GTI »

o hidráulico tem uma vantagem. se a luz do óleo não piscou (por um motivo qualquer, por exemplo queima do led do painel) e ele começou a fazer barulho para o carro pq alguma coisa não tá certa. Foi +- assim que eu descobri que a minha bomba de óleo tinha travado.
Rafael guimaraes
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Fev 2011, 12:23
Carro:
Localização: teresina/pi

Re: O meu motor faz um barulho chato...?

Mensagem por Rafael guimaraes »

estevan pires escreveu:Será que pode ser esse tal de tucho....pois o meu é mecânico e faz um clack clack clak cleck cleck clek!!!!!!!!!

Pede pro mecanico regular os pratinhos
Responder

Voltar para “Acervo Tecnico”