[DÚVIDA] Dá para instalar ar condicionado no Gol quadrado?

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

nelsonlx
Membro
Membro
Carro: AP 1.8

[DÚVIDA] Dá para instalar ar condicionado no Gol quadrado?

Mensagem por nelsonlx »

Com esse calor infernal que faz em sampa queria saber se é possível instalar ar, caso sim quanto ficaria?
AP1.8 Gasolina
Aviz
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Aviz »

Claro que da...estou nesse processo...mandei instalar no meu

mas é o seguinte...não existe kit de ar-condicionado novo pra gol quadrado...apenas ar-condicionado retirado de outro gol quadrado, portanto... como é um kit relativamente grande, com muitas peças, como compressor, mangueiras, radiador, botões, caixa de ar, etc, precisa ter critério na hora de comprar ou de quem comprar...
veja o meu caso: conheci um cara que arremata peças de gol em leilões, aí comprei dele num preço de 1000 reais só as peças, "supostamente" o kit completo...
mandei pra uma loja especializada em ar-condicionado...tava tudo indo bem até faltar essa ou aquela peça...
já está lá há quase um mês e ainda não conseguiram reunir todas as peças necessárias porque falta uma polia que vai acoplada no virabrequim
e eles, como são especializados, só vão começar quando tiver tudo certinho...
outra coisa importante: o sistema de ar-condicionado do gol quadrado era de oooooooooutra época, portanto não se iguala ao ar-condicionado dos carros novos, com a mesma potência e tal...mas me falaram que vai gelar legal... só pra vc ficar ciente...não é igual aos novos...
de qualquer forma eu, mesmo com tudo isso, quero instalar no meu...

abx

AVIZ
felipe cabral
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por felipe cabral »

eu tbm to no mesmo processo do nosso amigo Aviz, to botando no meu goleta, so to apanhando pra achar o botao e a caixa de ar, mais nao vo desisti.

HUIHiuh
Gol 91 - Ap 2.0 Aspro
Alison
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Alison »

Caras e será que não tem como colocar o ar-condicionado
de outro carro no Golzin???
AFalcão
choi87
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por choi87 »

Dois amigos meus colocaram as nos quadrados, nós mesmos fomore retiros de dois gol GTI num desmanche.
Imagem
Parati 1.6i
Alison
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Alison »

Falo assim de outro carro mais novo...

Tipo Gol G4,Palio, sei lá...
AFalcão
choi87
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por choi87 »

Alison escreveu:Falo assim de outro carro mais novo...

Tipo Gol G4,Palio, sei lá...
Da ate da, da pra ar um rolemã ate kkkkkkk..

Mas vai ser tanta gambiarra, que é melhor nem fazer...

Ja fi fusca com ar do santana...bom é original ou um retirado de um original, ainda sim muda algumas coisa no chicote do carro..
Imagem
Parati 1.6i
Alison
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Alison »

Vlw... Show ;)
AFalcão
madson
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol CL CHT 1.6 1992

Dá sim! Porém com restrições.

Mensagem por madson »

Cara eu fiz o mais incrível ainda, coloquei ar num gol CHT que é mais complicado, pois só vinha gol com ar no modelo GTI que é AP, daí tive que lutar nas adaptações, mas no final deu certo. É verdade o que foi dito acima sobre comparar com carros mais novos: não dá! Nossos carros não foram projetados para gelar tanto quanto os carros hoje em dia. Há uma série de erros de projetos que me deu vontade de mandar uma carta para a Wolks perguntando como eles fizeram tanta burrice. Há problema no sistema de esticar a correia que vive afrouxando, pois ela é esticada de modo que quando o ar fica ligado numa vigem longa, o próprio torque do motor afrouxa ela ao rodar com giro forçando-a. Resolvi isso criando uma peça que fica entre o compressor e o esticador, daí não tem como o compressor andar com a força exercida sobre ele, consequentemente a correia parou de afrouxar. Outro defeito de projeto é o painel, pois se vc parar o carro no sol e depois quiser ligar o ar e ficar geladinho, pode esquecer...nosso painel esquenta tanto que quando o ar gelado consegue sair pelo difusor ele já saiu apenas fresco e não gelado. Deveriam ter colocado isolantes térmicos dentro dos dutos do painel...Isso eu não consegui resolver. Outro defeito está no ar que sai dos difusores, pois sai muito fraco. Quando fabricaram colocaram o ar para ser empurrado passando pelo evaporador gelado, daí o próprio evaporador é uma barreira que impede o fluxo forte de ar, ou seja, quem senta atrás não sente que o carro tem ar condicionado, pois o vento não chega lá e acredite o que faz a sensação de ar condicionado é o vento gelado em vc, caso isso não ocorra, no verão forte quem senta atrás chega a ficar suado e pede para abrir os vidros. Outro defeito é o fraco isolante térmico do teto, pois se vc for alto vai sentir sua cabeça quente mesmo com o ar ligado. Outra falha de projeto e a falta de uma ventoinha extra para ir na frente do condensador para ajudar a ventoinha do radiador, resolve-se isso colocando uma ventoinha ligada com relé na outra de tal maneira que fiquem as duas ligadas quando ligar o ar, mas não pode ligar as duas quando o ar estiver desligado e a ventoinha armar pelo cebolão, daí a necessidade do relé.

Se eu pudesse opinar, eu diria pra vc três coisas distintas:

1- Queres instalar ar condicionado de um gol GTI no seu carro? Então tens que entender um mínimo de mecânica e elétrica senão poderás visitar oficinas por motivos bobos que te cobrarão uma fortuna, sendo que vc poderia resolver com apenas uma chave de fenda, um pedaço de fio e paciência.
2- Verifique a possibilidade de tentar comprar um carro mais novo que já venha com ar condicioando de fábrica.
3- Caso seja casado com tua goleta e seja fiel e só sossegará quando andar no geladinho dentro dela, então procure por especializadas que coloquem ar condicionado do gol G3, pois será mais eficiente.

Abraço,
Madson.
Nem melhor, nem pior, apenas mais um mecânico no mundo.
Viva à graxa!!!
choi87
Membro
Membro
Carro:

Re: Dá sim! Porém com restrições.

Mensagem por choi87 »

madson escreveu:Cara eu fiz o mais incrível ainda, coloquei ar num gol CHT que é mais complicado, pois só vinha gol com ar no modelo GTI que é AP, daí tive que lutar nas adaptações, mas no final deu certo. É verdade o que foi dito acima sobre comparar com carros mais novos: não dá! Nossos carros não foram projetados para gelar tanto quanto os carros hoje em dia. Há uma série de erros de projetos que me deu vontade de mandar uma carta para a Wolks perguntando como eles fizeram tanta burrice. Há problema no sistema de esticar a correia que vive afrouxando, pois ela é esticada de modo que quando o ar fica ligado numa vigem longa, o próprio torque do motor afrouxa ela ao rodar com giro forçando-a. Resolvi isso criando uma peça que fica entre o compressor e o esticador, daí não tem como o compressor andar com a força exercida sobre ele, consequentemente a correia parou de afrouxar. Outro defeito de projeto é o painel, pois se vc parar o carro no sol e depois quiser ligar o ar e ficar geladinho, pode esquecer...nosso painel esquenta tanto que quando o ar gelado consegue sair pelo difusor ele já saiu apenas fresco e não gelado. Deveriam ter colocado isolantes térmicos dentro dos dutos do painel...Isso eu não consegui resolver. Outro defeito está no ar que sai dos difusores, pois sai muito fraco. Quando fabricaram colocaram o ar para ser empurrado passando pelo evaporador gelado, daí o próprio evaporador é uma barreira que impede o fluxo forte de ar, ou seja, quem senta atrás não sente que o carro tem ar condicionado, pois o vento não chega lá e acredite o que faz a sensação de ar condicionado é o vento gelado em vc, caso isso não ocorra, no verão forte quem senta atrás chega a ficar suado e pede para abrir os vidros. Outro defeito é o fraco isolante térmico do teto, pois se vc for alto vai sentir sua cabeça quente mesmo com o ar ligado. Outra falha de projeto e a falta de uma ventoinha extra para ir na frente do condensador para ajudar a ventoinha do radiador, resolve-se isso colocando uma ventoinha ligada com relé na outra de tal maneira que fiquem as duas ligadas quando ligar o ar, mas não pode ligar as duas quando o ar estiver desligado e a ventoinha armar pelo cebolão, daí a necessidade do relé.

Se eu pudesse opinar, eu diria pra vc três coisas distintas:

1- Queres instalar ar condicionado de um gol GTI no seu carro? Então tens que entender um mínimo de mecânica e elétrica senão poderás visitar oficinas por motivos bobos que te cobrarão uma fortuna, sendo que vc poderia resolver com apenas uma chave de fenda, um pedaço de fio e paciência.
2- Verifique a possibilidade de tentar comprar um carro mais novo que já venha com ar condicioando de fábrica.
3- Caso seja casado com tua goleta e seja fiel e só sossegará quando andar no geladinho dentro dela, então procure por especializadas que coloquem ar condicionado do gol G3, pois será mais eficiente.

Abraço,
Madson.

Concordo com duto que foi dito, ou tenha amor as gambiarras ou é quebra vento aberto mesmo kkkkkkkkkk...
Quando eu tiver a oportunidade vou por na mnha parata, mas ja to om uns projetos doidos pra tentar concertar certos erros..rs.
Imagem
Parati 1.6i
gusgol
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por gusgol »

Sou uma testemunha viva de tudo o que foi dito pelo Madson.
Instalei um sistema de a/c no meu gol em 2003 e até então tive problemas com o funcionamento do ar condicionado.
Quando instalaram o dito cujo não gelava...depois de idas e vindas da oficina descobri que o compressor que colocaram era para carro 1.0, isso sem falar na instalação elétrica que fizeram que era uma bosta. Eu mesmo refiz a instalação elétrica e troquei o compressor 2 anos depois. O ar passou a gelar mais um pouco, mas longe do ideal. Ano retrasado consegui a caixa evaporadora original do gol gti.
Após a instalação do kit de direção hidráulica do gol g3 (o esticador da correia ajudou consideravelmente, pois a correia antiga afrouxava com facilidade) refiz mais algumas coisas, o a/c passou a gelar mais, inclusive a condensar o vidro dianteiro quando em dias não muito quentes.
Em fevereiro consegui achar p/ vender o motor da ventoinha para gol com a/c e comprei uma ventoinha auxiliar de 10" que instalei na frente do condensador.
O maior problema que observo é o isolamento térmico do gol e a fraquíssima velocidade do ventilador interno.
Pra variar meu compressor travou na semana retrasada.
Para se ter uma idéia, vc gastará indiretamente uma boa grana, pois o alternador, bateria, mola, amortecedor, ventoinha, etc são diferentes.
Abraço e boa perda de tempo no ajuste do seu futuro a/c.
Gol, uma paixão.
romarps
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Re: Dá sim! Porém com restrições.

Mensagem por romarps »

CHT é facil, pois tinha carros de epoca com ar, belina, pampa... tudo CHT. mas é o memso problema dos AP's sempre falta alguma coisa
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Haruji_Sato »

A/C da linha Del Rey CHT não cabe no Gol, pois o compressor fica "logo acima do filtro de óleo" e no Gol esse espaço é ocupado pelo radiador.

Se for CHT, tem que mandar fazer o suporte e a polia.
Se for AP, dá pra aproveitar o suporte e polia da linha Santana.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Vinícius Barbosa Silva
Membro
Membro
Carro: Gol GTI 92

Dúvidas

Mensagem por Vinícius Barbosa Silva »

Olá pessoal!!!

Tenho um gol GTS quem veio com o ar condicionado desligado!!
(Ao que parece, apenas a correia do compressor desligada!)

Gostaria de saber com vocês, onde fica essa tal caixa evaporadora que sempre ouço falar mas nunca vi!
E também, se nesse tipo de ar já existia filtro, se o compressor travado tem como eu mesmo arrumar? Essas coisas assim, pois estou pensando em arrumar o compressor, comprar a correia e apenas colocar o tal Gás e verificar vazamentos!!!

Será que tem futuro?

Se alguém tiver um esquema do ar pra passar ou postar na Comu, vai ajudar muita gente!!!

Vlw pessoal, pela atenção!!!
Vinícius Barbosa Silva

Imagem

GOL GTI 92 - (EM OBRAS)
Taguatinga - DF
barros1.8ap
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por barros1.8ap »

Cara meu gol é 1.8 ano91 modelo GL. o antigo dono mandou instalar o ar em 2004 na refricentro aqui no RJ. acho q eles aproveitaram a caixa q ja tinha e colocaram a serpentina original de quadrado so q proximo do sistema de ar quente ai ja nao rendia. Em 2008 mandei trocar a caixa, tinha um cara q ele adptava serpentina de palio fire na caixa e ainda colocava ventilador interno. troquei o condensador por um de gol g4. no dia q o cara fez tudao gelava mais q carro novo, o painel chegava a suar, porem foi so nesse dia de la pra ca venho sofrendo com acertos e gastando dinheiro. nesse ultimo periodo que esquentou muito no RJ o ar nao dava vasao era melhor abrir o vidro. acho q se pegar um cara safo ele resolve e volta a gelar bem, por enquanto ta frio vou deixando como esta.
GOL GL 1.8 AP ARO 15 GOL BOLA GTI MOLA REBAIXADA
gusgol
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por gusgol »

Como seu carro estava condensando (suando) no início, é bem provável que o compressor tenha ido pro saco. Isso pq o termostato parece não ter funcionado corretamente, ou estava desativado, com isso a linha de retorno pode ter levado gás no estado líquido pro compressor. O resultado é calço hidráulico ou empenamento de algo por dentro. O compressor deve estar avariado.
Gol, uma paixão.
barros1.8ap
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por barros1.8ap »

Pow acho q nao ,qnd disse q estava suando é pq tava muito gelado, o painel estava gelado, parecia uma garrafa de agua descongelando. tava show.
Ja retifiquei compressor, troquei valvula termostatica, daqui a pouco vou chutar o balde e refazer tudo. tem horas q gela tem horas q nao. e ventuinha é de gol gti, faz maio barulhao é muito forte, condensador brasado de aluminio, serpentina tbm (é de palio fire), compressor de santana. so q ai entra naqueles erros de projetoq o cara disse em outro topico anterior.Entao.....................
GOL GL 1.8 AP ARO 15 GOL BOLA GTI MOLA REBAIXADA
Vinícius Barbosa Silva
Membro
Membro

Ia aí galera???

Alguém sabe me responder as perguntas que fiz anteriormente???????
É que preciso de orientação pra quando eu for reinstalá-lo!!!

Obrigado a atenção!!!!
Vwls
Vinícius Barbosa Silva

Imagem

GOL GTI 92 - (EM OBRAS)
Taguatinga - DF
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: Dúvidas

Mensagem por Haruji_Sato »

Vinícius Barbosa Silva escreveu:Olá pessoal!!!

Tenho um gol GTS quem veio com o ar condicionado desligado!!
(Ao que parece, apenas a correia do compressor desligada!)

Gostaria de saber com vocês, onde fica essa tal caixa evaporadora que sempre ouço falar mas nunca vi!
E também, se nesse tipo de ar já existia filtro, se o compressor travado tem como eu mesmo arrumar? Essas coisas assim, pois estou pensando em arrumar o compressor, comprar a correia e apenas colocar o tal Gás e verificar vazamentos!!!

Será que tem futuro?

Se alguém tiver um esquema do ar pra passar ou postar na Comu, vai ajudar muita gente!!!

Vlw pessoal, pela atenção!!!
A caixa evaporadora dica na parte inferior do painel (na "bunda" do rádio).
Filtro de cabine (anti pólen) não existe, apenas o filtro secador (que retira a umidade do sistema), este fica do lado do radiador (lá na frente).
Se tava há muito tempo parado, vai ter de revisar o sistema (dependendo do estado das peças, vai ter de trocar o'rings, mangueiras, e o filtro secador). Dependendo da folga que tem no compressor, não vale a pena retificar.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Vinícius Barbosa Silva
Membro
Membro

Vlw Haruji_Sato!!!

Me desculpe a ignorancia, mas o que são: "o'rings"???

Obrigado pelas dicas, já dá pra ficar mais esperto na hora do conserto!!
Vinícius Barbosa Silva

Imagem

GOL GTI 92 - (EM OBRAS)
Taguatinga - DF
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”