[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
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- André Pinheiro
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Fala Ranjas ...
A diferença é que o Distribuidor Hall é sensível eletronicamente aos campos magnéticos gerados, por isso distribui com maior precisão os pulsos da bobina para as velas, melhorando o rendimento do carro. Os distribuidores antigos, digo pós platinado fazem isto tb por indução só que pelo sensor indutivo semelhante a um magneto.
Espero ter respondido a sua pergunta.
Um abração
A diferença é que o Distribuidor Hall é sensível eletronicamente aos campos magnéticos gerados, por isso distribui com maior precisão os pulsos da bobina para as velas, melhorando o rendimento do carro. Os distribuidores antigos, digo pós platinado fazem isto tb por indução só que pelo sensor indutivo semelhante a um magneto.
Espero ter respondido a sua pergunta.
Um abração
- André Pinheiro
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- André Pinheiro
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- André Pinheiro
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Os pistões não necessariamente devem ser forjados, como disse para fazer o 1.9 pode usar os pistões de Monza, forjados na medida certa ou mesmo os do Ap's 2.0 83,5 mm só que neste último terá que rebaixar o bloco. O pessoal do turbo usa muito essa configuração, pois utilizando os pistões a álcool do 2.0 a taxa já fica ideal para aguentar a pressão da sobre alimentação, já que os pistões ficam abaixo do bloco 2,4 mm.
Quanto a injeção, não posso falar sobre os custos, pois sou um apaixonado por carburador. Certamente uma injeção bem feita é um show, porem vc decide !!!
Quanto a injeção, não posso falar sobre os custos, pois sou um apaixonado por carburador. Certamente uma injeção bem feita é um show, porem vc decide !!!
HHuumm..
Eu vi uns pistões com a medida de 85mm.... será que é muita coisa??
Então cara eu perguntei sobre a injeção pois o custo é quase o mesmo... por isso que perguntei..
Vc ficou me devendo a resposta da vela.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..
Cara eu coloquei o 4x1 e a bobina o carro já se comporta diferente é notável a diferença... e isso me empolga cada vez mais..kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Vc saberia me dizer se os cabos de vela aqueles esportivos são melhores que os originais?? Faz alguma diferença????
Vc colocou a bomba do santana no seu carro???
E essa é a ultima pergunta prometo....kkkkkkkkkkkkkkkkk..
Vc colocou bomba elétrica e dosador no seu carro ou não é necessário???
Eu vi uns pistões com a medida de 85mm.... será que é muita coisa??
Então cara eu perguntei sobre a injeção pois o custo é quase o mesmo... por isso que perguntei..
Vc ficou me devendo a resposta da vela.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..
Cara eu coloquei o 4x1 e a bobina o carro já se comporta diferente é notável a diferença... e isso me empolga cada vez mais..kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Vc saberia me dizer se os cabos de vela aqueles esportivos são melhores que os originais?? Faz alguma diferença????
Vc colocou a bomba do santana no seu carro???
E essa é a ultima pergunta prometo....kkkkkkkkkkkkkkkkk..
Vc colocou bomba elétrica e dosador no seu carro ou não é necessário???
- André Pinheiro
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Fala cara ...
A vela do Celta será necessária somente quando vc tiver com a sua taxa na casa dos 13,5:1 e com o milinove feito, pois ela é muito fria para o seu motor atual, aconselho no máximo uma grau 7 por enquanto.
Realmente da para sentir as modificações de comportamento do carro com os up's feitos ... isso é o que me empolga muito, porem tome cuidado, pois o risco de querer colocar asas no quadrado é grande
Risos ...
A minha bomba é a do Santana, mecânica mesmo, porem se vc pensa em por comandos mais altos ela não vai dar conta, ai uma bomba elétrica vai ser necessário, um bom custo x benefício é a bomba da Blazer que tem uma boa vazão e pressão tb, ai vc escolhe !!! A bomba cabeçuda custa em torno de R$ 75,00 já uma bomba elétrica R$ 200,00 fora a instalação e o dosador. Temos um amigo, o Renato, que tem um 2.1 com tudo em cima usando um comando 284º que rodava com a cabeçuda, ai ele mudou o comando para um Isky 290º e foi necessário uma bomba elétrica.
Os cabos vc pode usar os originais, pois dão conta fácil, se quiser uma estética melhor ai vale a pena comprar uns 8,8 mm, não compre os genéricos, pois os encaixei não ficam legal, tem que ser um para motor AP, ok ...
Bom fico por aqui
Até mais
A vela do Celta será necessária somente quando vc tiver com a sua taxa na casa dos 13,5:1 e com o milinove feito, pois ela é muito fria para o seu motor atual, aconselho no máximo uma grau 7 por enquanto.
Realmente da para sentir as modificações de comportamento do carro com os up's feitos ... isso é o que me empolga muito, porem tome cuidado, pois o risco de querer colocar asas no quadrado é grande

A minha bomba é a do Santana, mecânica mesmo, porem se vc pensa em por comandos mais altos ela não vai dar conta, ai uma bomba elétrica vai ser necessário, um bom custo x benefício é a bomba da Blazer que tem uma boa vazão e pressão tb, ai vc escolhe !!! A bomba cabeçuda custa em torno de R$ 75,00 já uma bomba elétrica R$ 200,00 fora a instalação e o dosador. Temos um amigo, o Renato, que tem um 2.1 com tudo em cima usando um comando 284º que rodava com a cabeçuda, ai ele mudou o comando para um Isky 290º e foi necessário uma bomba elétrica.
Os cabos vc pode usar os originais, pois dão conta fácil, se quiser uma estética melhor ai vale a pena comprar uns 8,8 mm, não compre os genéricos, pois os encaixei não ficam legal, tem que ser um para motor AP, ok ...
Bom fico por aqui
Até mais
Fala aí Galera.
To com um pequeno problema e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Meu motor é um Ap 1.8 a álcool original..
Ele andava bem conseguia dar 140km/h com ele fácil...
Mas como estou começando a aspirar ele jê comecei trocando algumas peças.
Coloquei o 4x1 de 2” com 02 abafadores e a bobina do gol MI.. só com essas pequenas alterações e notável o ganho de potência.
Mas o meu problema é o seguinte, depois que eu coloquei o 4x1 o meu carro não passa de 120km/h e um pequeno detalhe quando ele esta com tanque cheio.
Se ele estiver com ½ tanque o carro chega a 140km/h mas não com a mesma agilidade de antes..
Alguém sabe o que pode ser??
Poder ser bomba??? Taxa de compressão baixa???
Ou qdo começar a mexer no motor e colocar um comandinho bom o carro vai mudar??
Estou com essa duvida, alguém já passou por isso??
To com um pequeno problema e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Meu motor é um Ap 1.8 a álcool original..
Ele andava bem conseguia dar 140km/h com ele fácil...
Mas como estou começando a aspirar ele jê comecei trocando algumas peças.
Coloquei o 4x1 de 2” com 02 abafadores e a bobina do gol MI.. só com essas pequenas alterações e notável o ganho de potência.
Mas o meu problema é o seguinte, depois que eu coloquei o 4x1 o meu carro não passa de 120km/h e um pequeno detalhe quando ele esta com tanque cheio.
Se ele estiver com ½ tanque o carro chega a 140km/h mas não com a mesma agilidade de antes..
Alguém sabe o que pode ser??
Poder ser bomba??? Taxa de compressão baixa???
Ou qdo começar a mexer no motor e colocar um comandinho bom o carro vai mudar??
Estou com essa duvida, alguém já passou por isso??
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eai gente blz???
tenho um go 1.8 a alcool, e tava kerenu turbinar ele, mais não keria muita potencia, keria ate uns 130 cavalos. Dai me falram q turbina tinha q troca os pistão pra gasolina por kebra, e decidi aspirar, a aminha duvida é:
coletor para tldz, qual usar?
bobina do MI, e boa?
comando 288 ou 49g?
polia regulavel.
gicle maior, qul usar?
filtro de ar esportivo, marmita ou aquele q coloca na mufla?
escapamento 4x1 ou 4x2x1?
isto dai q eu postei chegarei aos pelo menos 130 cavalos ou ira dar menos?algume sabe quanto de torque terei??se ira ter um almento significativo na potencia?e quanto meu carro vai fazer?dirigo meio com o pe la embaixo e cmg o carro fqais 6,5 a 7, quanto q ira fazer?
aguardo resposta
tenho um go 1.8 a alcool, e tava kerenu turbinar ele, mais não keria muita potencia, keria ate uns 130 cavalos. Dai me falram q turbina tinha q troca os pistão pra gasolina por kebra, e decidi aspirar, a aminha duvida é:
coletor para tldz, qual usar?
bobina do MI, e boa?
comando 288 ou 49g?
polia regulavel.
gicle maior, qul usar?
filtro de ar esportivo, marmita ou aquele q coloca na mufla?
escapamento 4x1 ou 4x2x1?
isto dai q eu postei chegarei aos pelo menos 130 cavalos ou ira dar menos?algume sabe quanto de torque terei??se ira ter um almento significativo na potencia?e quanto meu carro vai fazer?dirigo meio com o pe la embaixo e cmg o carro fqais 6,5 a 7, quanto q ira fazer?
aguardo resposta
gol 93 cl 1.8
som em construção:
http://www.golquadrado.com.br/forum/som ... 12600.html
meu carro:
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 13458.html
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Gomes,
Se o seu motor for originalmente um AP 1.8 Alcool, seu carro está com algo errado. Precisa ver se a bobina que colocou não está com problemas em altos giros quando os pulsos são muitos rapidos e precisa ver se ao instalar o 4x1, não ficou solto ou ate mesmo com problemas de vedação o coletor de admissao e o carburador, pois com sua configuração seu carro bem acertado bate 180 facil...
Para verificar a bobina em giros mais alto, é só dar suponhamos 70km/h em segunda e ver se o carro fica todo falhando... para verificar alguma entrada falsa de ar, é só identificando falhas, pipocos ou algum defeito durante a aceleração.
Se o seu carro não tiver com esses problemas, se ele vc botar ele numa reta ou msm em uma descida, ele deve dar 180 facil... e já ia me esqeucendo do principal que mantem a esperteza do carro,... o ponto de ignição deve estar conforme especificado. O ponto é muito importante, tou com um ap 1.8 tb, mas é gasolina e roda no alcool o carinha que se diz mecanico colocou o ponto em 12 e o carro andou, mas vc pisava e nao achava. Levei no de confiança e ele de cara passou para 18°APMS. Passa qual carro é o seu e qual ano para ver o ponto que ele deve estar.
Sugiro que seja a primeira coisa a ser verificada.
Abraççs
Se o seu motor for originalmente um AP 1.8 Alcool, seu carro está com algo errado. Precisa ver se a bobina que colocou não está com problemas em altos giros quando os pulsos são muitos rapidos e precisa ver se ao instalar o 4x1, não ficou solto ou ate mesmo com problemas de vedação o coletor de admissao e o carburador, pois com sua configuração seu carro bem acertado bate 180 facil...
Para verificar a bobina em giros mais alto, é só dar suponhamos 70km/h em segunda e ver se o carro fica todo falhando... para verificar alguma entrada falsa de ar, é só identificando falhas, pipocos ou algum defeito durante a aceleração.
Se o seu carro não tiver com esses problemas, se ele vc botar ele numa reta ou msm em uma descida, ele deve dar 180 facil... e já ia me esqeucendo do principal que mantem a esperteza do carro,... o ponto de ignição deve estar conforme especificado. O ponto é muito importante, tou com um ap 1.8 tb, mas é gasolina e roda no alcool o carinha que se diz mecanico colocou o ponto em 12 e o carro andou, mas vc pisava e nao achava. Levei no de confiança e ele de cara passou para 18°APMS. Passa qual carro é o seu e qual ano para ver o ponto que ele deve estar.
Sugiro que seja a primeira coisa a ser verificada.
Abraççs
Parati 1.8 ==#
Blz Difersilva...
Vou fazer essas possibilidades que vc me passou.... mas agora ele melhorou um pouco ta dando 140 facil ....
Mas mesmo assim ainda to achando estranho..
Pelo menos de saída o carro ta bem mais esperto....
Bem o meu gol é 92 GL...
Mas eu ainda acho que deve ser algo relacionado a alguma falta de ar ou baixa taxa de compressão.. mas como não manjo muito disso não posso afirmar né..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..
Mas valew cara..
vou fazer isso que vc me falou e já posto o resultado.
Abraços.
Vou fazer essas possibilidades que vc me passou.... mas agora ele melhorou um pouco ta dando 140 facil ....
Mas mesmo assim ainda to achando estranho..
Pelo menos de saída o carro ta bem mais esperto....
Bem o meu gol é 92 GL...
Mas eu ainda acho que deve ser algo relacionado a alguma falta de ar ou baixa taxa de compressão.. mas como não manjo muito disso não posso afirmar né..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..
Mas valew cara..
vou fazer isso que vc me falou e já posto o resultado.
Abraços.
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difersilva....eu estava vendo uma pagina estes dias e hj mesmo temrinando de ler oq faltava e la diz q a igniçao faz mto a diferença...alias la diz q faz A diferença...
(axo meio suspeito pelo fato da pagina ser dum fabricante de igniçao e essas coisas....masss precisaria de outras opnioes pra confirmar isso).
o meu ou ta com bura oprecisando regular ou igniçao zuada....pq da no maximo 160 e ta bebendo pa porr*....
huehuehue
(axo meio suspeito pelo fato da pagina ser dum fabricante de igniçao e essas coisas....masss precisaria de outras opnioes pra confirmar isso).
o meu ou ta com bura oprecisando regular ou igniçao zuada....pq da no maximo 160 e ta bebendo pa porr*....
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Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
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- Thiago_Cabeça
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Dicas de Preparação para motores AP
Introdução:
As informações abaixo citadas são de inteira responsabilidade de quem for executar o serviço, pois são uma referência para melhorar a performance de um motor de combustão. Se você não tem nenhum conhecimento em mecânica, pare por aqui, ou procure alguém que tenha conhecimento do mesmo. As receitas de veneno são direcionadas totalmente a motores da linha Volkswagen. Se você possui um de outra marca, não me leve a mal, mas se você quer potência, rendimento e durabilidade, o motor tem que ser um Volks, da linha AP (Alta Performance).
Para preparar um motor é necessário, além de um prévio conhecimento, também uma série de ferramentas: um jogo de tabelas de torque, ponto, velas, entre outras coisas. Não pense que com uma chave de fenda, um alicate e um martelo você já está apto a começar! Então comece o investimento em uma caixa de ferramentas completa, pois não existe coisa pior que estar na metade do serviço e faltar "aquela" chave. E não pense que você vai usar essas ferramentas apenas para fazer o serviço e pronto, pois quando se trata de preparação de motores, você terá que carregar essa caixa no porta-malas, pois a qualquer momento pode aparecer um problema e você, como um bom preparador, terá que por a "mão na massa", esteja onde estiver...Digo tudo isso, pois um motor preparado está suscetível a incomodar a qualquer momento, se você usa o carro para viagens, prepare-se para um dia ficar na estrada!
Mas se você é como eu, ou seja, não se importa com isso, coloque o macacão, arregace as mangas e vamos lá!! Ah!! E não se esqueça de fazer um estoque de aspirinas, pois você nunca sabe quando vai precisar delas...
________________________________________
Veneno Leve
Introdução:
Esta é uma opção para você que quer aumentar um pouco o rendimento de seu carro sem modificar a estabilidade original do motor (ou seja, o carro vai ficar com a lenta normal). É aplicável em motores AP 1600, 1800 e 2000.
Peças necessárias:
1. Um comando de válvulas 049G (mais conhecido como comando "S").
2. Um jogo de juntas p/ tampa de válvulas.
3. Uma junta de cabeçote.
4. Um jogo de velas mais frias que as originais.
5. Uma junta do coletor de admissão.
6. Juntas do coletor de escape.
Mãos-à-obra:
Desmontagem:
A ordem de desmontagem é a seguinte:
a. Retire a tampa da correia dentada;
b. Retire a tampa de válvulas;
c. Retire o comando com sua polia;
d. Retire a polia do comando usando uma morsa de bancada.
Substitua o comando de válvulas original pelo 049G. Esse comando é encontrado em qualquer concessionária Volks. Ele equipa os motores 1.8S do Gol GT e GTS (entre outros), sendo o comando mais bravo da linha e podendo ser instalado em qualquer motor AP. Monte a polia no novo comando, recoloque-o no seu lugar, os parafusos dos mancais do comando devem ser apertados usando um torquímetro. Agora solte os parafusos que prendem o coletor de admissão, retirando-o; solte os parafusos do coletor de escape, retirando-o também; solte todas as mangueiras que são presas ao cabeçote; após soltar tudo que está preso ao cabeçote, solte os parafusos do mesmo e retire-o.
Leve-o em uma oficina de retífica de motores e mande aplainar 0,8mm se for a álcool, e 1,2mm se for a gasolina. Feito isso, limpe-o bem para que não fique nenhuma limalha.
Montagem:
O procedimento de montagem dos componentes é inverso ao da desmontagem. O que se deve observar na montagem é (no momento em que for colocar a correia dentada na polia do comando) que a polia tem uma marca de um pontinho em sua parte interna. Essa marca deve estar alinhada com a base da tampa de válvulas do lado direito. Retire a tampa de distribuição e verifique se o rotor está apontado para o cabo de velas do primeiro cilindro, se não estiver, faça isso. Na janela do volante deve estar alinhado o ponto "OT", feito isso, encaixe a correia dentada na polia. Continue a montagem.
Regulagem:
Não precisa ser feito nenhuma modificação na carburação, apenas uma boa limpeza e uma regulagem de mistura ar/combustível. Alguns preparadores costumam modificar o avanço do segundo estágio, que é à vácuo, para mecânico...eu particularmente não recomendo, pois o consumo aumenta muito e o rendimento não é diretamente proporcional ao consumo. Faça a regulagem de válvulas. Consulte sua tabela de ponto para ver qual é o ponto de seu motor. Se for, por exemplo 8 graus, aumente-o para 12 e saia dar uma volta para testar: com velocidade baixa coloque quarta marcha e pise no fundo do acelerador...se o motor fizer um barulho de batida de pino ("grilar"), baixe um pouco o ponto e teste novamente, repetindo essa operação até para de grilar.
________________________________________
Veneno Médio
Introdução:
Para motores AP 1600 e 1800. As modificações abaixo resultam em mudança de lenta, o motor vai trabalhar "mais nervoso", o típico caso de lenta irregular.
Peças necessárias:
1. Um comando de válvulas de 276 à 290 graus (escolha o mais adequado p/ seu uso).
2. Jogo de juntas da tampa de válvulas.
3. Um carburador 2E ou 3E (também use o de sua preferência).
4. Um pé p/ o carburador escolhido.
5. Um par de giclês 10 a 20% maior que o original.
6. Um coletor de escape dimensionado 4X1.
7. Um jogo de velas mais frias que a original.
8. Uma mola de carburador de Fusca ou semelhante.
Mãos-à-obra:
As informações abaixo estão resumidas, pois o processo "passo-a-passo" é basicamente o mesmo do item acima.
Substitua o comando de válvulas original por um comando entre 276 e 290 graus. Esse tipo de comando só é encontrado em lojas especializadas em preparação de motores de competição. Existem dois tipos de comando: o chamado cópia, que é de fabricação nacional, e o comando importado. Eu aconselho o importado, pois é um comando de qualidade e não é preciso esquentar a cabeça com a regulagem de válvulas.
Se a preparação está sendo feita num motor AP 1600, será preciso substituir o carburador e seu pé, por um modelo Brosol 2E ou 3E, também encontrado em concessionárias, dando sempre preferência por um 3E. Os giclês de primeiro e segundo estágio devem ser substituídos por uns de 10 a 20% maior em ambos os carburadores. Após a montagem, regule a marcha-lenta e a mistura ar/combustível. Transforme o carburador para estágio com avanço mecânico: esse procedimento é bem simples, bastando retirar o avanço à vácuo e seus componentes e, no suporte da bombinha de vácuo, entorte-o cerca de 45 graus, engatando um lado da mola de Fusca na fresa do mesmo, e o outro lado engatado no eixo onde a bombinha de vácuo estava encaixada. Substitua o coletor de escapamento por um modelo 4X1, encontrado em lojas especializadas.
O ponto pode ser ajustado conforme mencionado no item veneno leve. As velas também devem ser substituídas por um modelo que seja mais fria, consultando as tabelas da NGK e BOSCH em uma loja de autopeças, mas lembre o seguinte: as velas NGK de acordo com a numeração crescente, a vela é mais fria, e numeração decrescente é mais quente. Na BOSCH é o contrário, ou seja, a numeração menor indica que é mais fria e vice-versa. O processo de montagem da correia dentada também é o mesmo descrito no item veneno leve.
Para o AP 1800, a maioria já vem equipada com carburação 2E, e dependendo do comando que está sendo instalado, não é necessário a substituição da mesma. O resto é o mesmo procedimento acima descrito.
Essas informações são válidas para motores à álcool e gasolina. A única diferença está na hora de comprar o carburador, que tem que ser específico para cada tipo de combustível (o modelo álcool tem banho de níquel, para resistir à corrosão).
Regulagem:
A regulagem também segue os mesmos passos do item veneno leve.
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Veneno Pesado
Introdução:
As informações abaixo precisam de um amplo conhecimento na área, pois a dificuldade não está na instalação, mas sim na regulagem do equipamento. Muitos preparadores bons gastam dias e dias para conseguir um acerto médio do motor. Digo médio porque um acerto total não é tarefa para qualquer um. Portanto, se você resolver seguir as dicas abaixo, prepare-se, pois suas noites de insônia vão começar! Ah!! antes que eu me esqueça: nunca tenha pressa, faça tudo com muita calma e bem feito.
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Veneno Pesado Para Motor Aspirado
Introdução:
Aplicável para AP 1600, 1800 e 2000.
Peças necessárias:
1. Um carburador Weber 40 ou 44.
2. Um pé p/ o devido carburador.
3. Um comando de válvulas de 290 à 318 graus.
4. Um jogo de juntas da tampa de válvulas.
5. Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.
6. Um jogo de juntas p/ o coletor de escape.
7. Um coletor de admissão p/ o Weber.
8. Uma bomba de combustível elétrica.
9. Um dosador de combustível.
10. 6m de mangueira p/ combustível.
11. 5m de fio simples automotivo 4mm.
12. Uma bobina Accel ou Mallory.
13. Um jogo de cabos de velas Accel ou Mallory.
14. Um jogo de velas frias.
15. Abraçadeiras p/ mangueira de combustível.
Mãos-à-obra:
Vou explicar apenas a montagem da bomba elétrica, pois à essa altura você já deve saber como instalar os outros componentes.
a. A bomba elétrica deve ser fixada próximo ao tanque de combustível;
b. Interrompa a mangueira que sai do tanque e vai para o carburador, encaixando a extremidade que sai do tanque na entrada da bomba, e a outra extremidade que sobrou na saída da bomba;
c. O pólo negativo da bomba pode ser fixado junto a um dos parafusos de fixação da mesma, enquanto que o pólo positivo irá se conectar ao pólo positivo da bobina de ignição;
d. O dosador deve ser fixado a um dos parafusos do cilindro do servo freio, ficando sempre em posição vertical, ou seja, com o parafuso de regulagem para cima;
e. Desengate a mangueira que está conectada ao carburador e encaixe em uma entrada do dosador de combustível;
f. Encaixe um pedaço de mangueira na outra extremidade do dosador e encaixe na entrada do carburador;
g. Embaixo do dosador existe uma saída de retorno de combustível... engate uma mangueira nessa saída e leve-a até a bóia do tanque, se a mesma não tiver uma entrada para retorno, substitua-a.
Regulagem:
A regulagem deve ser feita a base de testes, e é justamente aí que começa a dor de cabeça, pois você terá que:
a. Colocar a regulagem do dosador aproximadamente no meio do parafuso;
b. Regular a lenta mais apropriada para que não apague, regular a mistura ar/combustível;
c. Desengatar a mangueira que vai no avanço à vácuo da distribuição e sair dar uma volta para ver como o motor se comporta, e a partir dos sintomas que vão ser apresentados, você fará as devidas afinações. Você terá que repetir esses procedimentos até que o motor gire redondo, ou seja, sem falhas.
Isso eu achei na net
As informações abaixo citadas são de inteira responsabilidade de quem for executar o serviço, pois são uma referência para melhorar a performance de um motor de combustão. Se você não tem nenhum conhecimento em mecânica, pare por aqui, ou procure alguém que tenha conhecimento do mesmo. As receitas de veneno são direcionadas totalmente a motores da linha Volkswagen. Se você possui um de outra marca, não me leve a mal, mas se você quer potência, rendimento e durabilidade, o motor tem que ser um Volks, da linha AP (Alta Performance).
Para preparar um motor é necessário, além de um prévio conhecimento, também uma série de ferramentas: um jogo de tabelas de torque, ponto, velas, entre outras coisas. Não pense que com uma chave de fenda, um alicate e um martelo você já está apto a começar! Então comece o investimento em uma caixa de ferramentas completa, pois não existe coisa pior que estar na metade do serviço e faltar "aquela" chave. E não pense que você vai usar essas ferramentas apenas para fazer o serviço e pronto, pois quando se trata de preparação de motores, você terá que carregar essa caixa no porta-malas, pois a qualquer momento pode aparecer um problema e você, como um bom preparador, terá que por a "mão na massa", esteja onde estiver...Digo tudo isso, pois um motor preparado está suscetível a incomodar a qualquer momento, se você usa o carro para viagens, prepare-se para um dia ficar na estrada!
Mas se você é como eu, ou seja, não se importa com isso, coloque o macacão, arregace as mangas e vamos lá!! Ah!! E não se esqueça de fazer um estoque de aspirinas, pois você nunca sabe quando vai precisar delas...
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Veneno Leve
Introdução:
Esta é uma opção para você que quer aumentar um pouco o rendimento de seu carro sem modificar a estabilidade original do motor (ou seja, o carro vai ficar com a lenta normal). É aplicável em motores AP 1600, 1800 e 2000.
Peças necessárias:
1. Um comando de válvulas 049G (mais conhecido como comando "S").
2. Um jogo de juntas p/ tampa de válvulas.
3. Uma junta de cabeçote.
4. Um jogo de velas mais frias que as originais.
5. Uma junta do coletor de admissão.
6. Juntas do coletor de escape.
Mãos-à-obra:
Desmontagem:
A ordem de desmontagem é a seguinte:
a. Retire a tampa da correia dentada;
b. Retire a tampa de válvulas;
c. Retire o comando com sua polia;
d. Retire a polia do comando usando uma morsa de bancada.
Substitua o comando de válvulas original pelo 049G. Esse comando é encontrado em qualquer concessionária Volks. Ele equipa os motores 1.8S do Gol GT e GTS (entre outros), sendo o comando mais bravo da linha e podendo ser instalado em qualquer motor AP. Monte a polia no novo comando, recoloque-o no seu lugar, os parafusos dos mancais do comando devem ser apertados usando um torquímetro. Agora solte os parafusos que prendem o coletor de admissão, retirando-o; solte os parafusos do coletor de escape, retirando-o também; solte todas as mangueiras que são presas ao cabeçote; após soltar tudo que está preso ao cabeçote, solte os parafusos do mesmo e retire-o.
Leve-o em uma oficina de retífica de motores e mande aplainar 0,8mm se for a álcool, e 1,2mm se for a gasolina. Feito isso, limpe-o bem para que não fique nenhuma limalha.
Montagem:
O procedimento de montagem dos componentes é inverso ao da desmontagem. O que se deve observar na montagem é (no momento em que for colocar a correia dentada na polia do comando) que a polia tem uma marca de um pontinho em sua parte interna. Essa marca deve estar alinhada com a base da tampa de válvulas do lado direito. Retire a tampa de distribuição e verifique se o rotor está apontado para o cabo de velas do primeiro cilindro, se não estiver, faça isso. Na janela do volante deve estar alinhado o ponto "OT", feito isso, encaixe a correia dentada na polia. Continue a montagem.
Regulagem:
Não precisa ser feito nenhuma modificação na carburação, apenas uma boa limpeza e uma regulagem de mistura ar/combustível. Alguns preparadores costumam modificar o avanço do segundo estágio, que é à vácuo, para mecânico...eu particularmente não recomendo, pois o consumo aumenta muito e o rendimento não é diretamente proporcional ao consumo. Faça a regulagem de válvulas. Consulte sua tabela de ponto para ver qual é o ponto de seu motor. Se for, por exemplo 8 graus, aumente-o para 12 e saia dar uma volta para testar: com velocidade baixa coloque quarta marcha e pise no fundo do acelerador...se o motor fizer um barulho de batida de pino ("grilar"), baixe um pouco o ponto e teste novamente, repetindo essa operação até para de grilar.
________________________________________
Veneno Médio
Introdução:
Para motores AP 1600 e 1800. As modificações abaixo resultam em mudança de lenta, o motor vai trabalhar "mais nervoso", o típico caso de lenta irregular.
Peças necessárias:
1. Um comando de válvulas de 276 à 290 graus (escolha o mais adequado p/ seu uso).
2. Jogo de juntas da tampa de válvulas.
3. Um carburador 2E ou 3E (também use o de sua preferência).
4. Um pé p/ o carburador escolhido.
5. Um par de giclês 10 a 20% maior que o original.
6. Um coletor de escape dimensionado 4X1.
7. Um jogo de velas mais frias que a original.
8. Uma mola de carburador de Fusca ou semelhante.
Mãos-à-obra:
As informações abaixo estão resumidas, pois o processo "passo-a-passo" é basicamente o mesmo do item acima.
Substitua o comando de válvulas original por um comando entre 276 e 290 graus. Esse tipo de comando só é encontrado em lojas especializadas em preparação de motores de competição. Existem dois tipos de comando: o chamado cópia, que é de fabricação nacional, e o comando importado. Eu aconselho o importado, pois é um comando de qualidade e não é preciso esquentar a cabeça com a regulagem de válvulas.
Se a preparação está sendo feita num motor AP 1600, será preciso substituir o carburador e seu pé, por um modelo Brosol 2E ou 3E, também encontrado em concessionárias, dando sempre preferência por um 3E. Os giclês de primeiro e segundo estágio devem ser substituídos por uns de 10 a 20% maior em ambos os carburadores. Após a montagem, regule a marcha-lenta e a mistura ar/combustível. Transforme o carburador para estágio com avanço mecânico: esse procedimento é bem simples, bastando retirar o avanço à vácuo e seus componentes e, no suporte da bombinha de vácuo, entorte-o cerca de 45 graus, engatando um lado da mola de Fusca na fresa do mesmo, e o outro lado engatado no eixo onde a bombinha de vácuo estava encaixada. Substitua o coletor de escapamento por um modelo 4X1, encontrado em lojas especializadas.
O ponto pode ser ajustado conforme mencionado no item veneno leve. As velas também devem ser substituídas por um modelo que seja mais fria, consultando as tabelas da NGK e BOSCH em uma loja de autopeças, mas lembre o seguinte: as velas NGK de acordo com a numeração crescente, a vela é mais fria, e numeração decrescente é mais quente. Na BOSCH é o contrário, ou seja, a numeração menor indica que é mais fria e vice-versa. O processo de montagem da correia dentada também é o mesmo descrito no item veneno leve.
Para o AP 1800, a maioria já vem equipada com carburação 2E, e dependendo do comando que está sendo instalado, não é necessário a substituição da mesma. O resto é o mesmo procedimento acima descrito.
Essas informações são válidas para motores à álcool e gasolina. A única diferença está na hora de comprar o carburador, que tem que ser específico para cada tipo de combustível (o modelo álcool tem banho de níquel, para resistir à corrosão).
Regulagem:
A regulagem também segue os mesmos passos do item veneno leve.
________________________________________
Veneno Pesado
Introdução:
As informações abaixo precisam de um amplo conhecimento na área, pois a dificuldade não está na instalação, mas sim na regulagem do equipamento. Muitos preparadores bons gastam dias e dias para conseguir um acerto médio do motor. Digo médio porque um acerto total não é tarefa para qualquer um. Portanto, se você resolver seguir as dicas abaixo, prepare-se, pois suas noites de insônia vão começar! Ah!! antes que eu me esqueça: nunca tenha pressa, faça tudo com muita calma e bem feito.
________________________________________
Veneno Pesado Para Motor Aspirado
Introdução:
Aplicável para AP 1600, 1800 e 2000.
Peças necessárias:
1. Um carburador Weber 40 ou 44.
2. Um pé p/ o devido carburador.
3. Um comando de válvulas de 290 à 318 graus.
4. Um jogo de juntas da tampa de válvulas.
5. Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.
6. Um jogo de juntas p/ o coletor de escape.
7. Um coletor de admissão p/ o Weber.
8. Uma bomba de combustível elétrica.
9. Um dosador de combustível.
10. 6m de mangueira p/ combustível.
11. 5m de fio simples automotivo 4mm.
12. Uma bobina Accel ou Mallory.
13. Um jogo de cabos de velas Accel ou Mallory.
14. Um jogo de velas frias.
15. Abraçadeiras p/ mangueira de combustível.
Mãos-à-obra:
Vou explicar apenas a montagem da bomba elétrica, pois à essa altura você já deve saber como instalar os outros componentes.
a. A bomba elétrica deve ser fixada próximo ao tanque de combustível;
b. Interrompa a mangueira que sai do tanque e vai para o carburador, encaixando a extremidade que sai do tanque na entrada da bomba, e a outra extremidade que sobrou na saída da bomba;
c. O pólo negativo da bomba pode ser fixado junto a um dos parafusos de fixação da mesma, enquanto que o pólo positivo irá se conectar ao pólo positivo da bobina de ignição;
d. O dosador deve ser fixado a um dos parafusos do cilindro do servo freio, ficando sempre em posição vertical, ou seja, com o parafuso de regulagem para cima;
e. Desengate a mangueira que está conectada ao carburador e encaixe em uma entrada do dosador de combustível;
f. Encaixe um pedaço de mangueira na outra extremidade do dosador e encaixe na entrada do carburador;
g. Embaixo do dosador existe uma saída de retorno de combustível... engate uma mangueira nessa saída e leve-a até a bóia do tanque, se a mesma não tiver uma entrada para retorno, substitua-a.
Regulagem:
A regulagem deve ser feita a base de testes, e é justamente aí que começa a dor de cabeça, pois você terá que:
a. Colocar a regulagem do dosador aproximadamente no meio do parafuso;
b. Regular a lenta mais apropriada para que não apague, regular a mistura ar/combustível;
c. Desengatar a mangueira que vai no avanço à vácuo da distribuição e sair dar uma volta para ver como o motor se comporta, e a partir dos sintomas que vão ser apresentados, você fará as devidas afinações. Você terá que repetir esses procedimentos até que o motor gire redondo, ou seja, sem falhas.
Isso eu achei na net
- Thiago_Cabeça
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Dicas de Preparação para motores AP (TURBO)
Turbo
Introdução:
Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.
Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...
Peças Necessárias:
1. Um kit turbo completo.
2. Uma bomba elétrica de combustível.
3. Um dosador de combustível.
4. Uma bobina Accel.
5. Um jogo de cabos de velas Accel.
6. Um jogo de juntas de escapamento.
7. Uma junta p/ tampa do cárter.
8. Uma junta p/ coletor de admissão.
9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.
10. Um carburador 2E e 3E.
11. Um pé p/ o carburador.
12. Dois giclês 20% maior que os originais.
Mãos-à-obra:
Desmontagem:
Retire:
a) coletor de admissão com carburador e tudo.
b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso.
c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca...se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. E essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.
Montagem:
a. Monte o coletor de escape com a turbina;
b. Recoloque o coletor de admissão;
c. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;
d. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;
e. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;
f. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;
g. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);
h. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;
i. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);
j. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.
Regulagem:
Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.
Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.
Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era!!! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no contagiros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do contagiros quando for pisar fundo!!!
Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.
Motor Rotação Máxima
AP 1600 7.500 rpm
AP 1800 7.000 rpm
AP 2000 6.500 rpm
Introdução:
Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.
Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...
Peças Necessárias:
1. Um kit turbo completo.
2. Uma bomba elétrica de combustível.
3. Um dosador de combustível.
4. Uma bobina Accel.
5. Um jogo de cabos de velas Accel.
6. Um jogo de juntas de escapamento.
7. Uma junta p/ tampa do cárter.
8. Uma junta p/ coletor de admissão.
9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.
10. Um carburador 2E e 3E.
11. Um pé p/ o carburador.
12. Dois giclês 20% maior que os originais.
Mãos-à-obra:
Desmontagem:
Retire:
a) coletor de admissão com carburador e tudo.
b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso.
c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca...se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. E essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.
Montagem:
a. Monte o coletor de escape com a turbina;
b. Recoloque o coletor de admissão;
c. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;
d. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;
e. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;
f. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;
g. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);
h. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;
i. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);
j. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.
Regulagem:
Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.
Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.
Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era!!! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no contagiros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do contagiros quando for pisar fundo!!!
Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.
Motor Rotação Máxima
AP 1600 7.500 rpm
AP 1800 7.000 rpm
AP 2000 6.500 rpm
Ajuda aii
Fala ai galera...
Tenhu um gol 89 ap 1.6 , gostaria de umas dica para deixar ele mais forte e muito loko ... dicas de comando .. essas coisas aii.. vlw
Jose
Tenhu um gol 89 ap 1.6 , gostaria de umas dica para deixar ele mais forte e muito loko ... dicas de comando .. essas coisas aii.. vlw
Jose
- André Pinheiro
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- Localização: Belém do Pará
Fala Jose ...
Cara se vc tiver paciencia de ler estas 68 páginas, certamente vai encontrar o que precisa para aspirar o seu golzinho, mas a receita inicial é sempre a mesma:
1- Taxada no cabeçote para queimar melhor, acompanhada de uma bobina de MI
2- Para respirar melhor um coletor de escapamento 4x1 dimensionado com escapamento 2" até o final com 1 abafador
3- Um carburador melhor ou trabalhado para alimentar mais ( 2E / 3E )
4- Filtro tipo marmita com pouca restrição
5- um comando mais brabinho do que os originais para aumentar o tempo de abertura e a altura das válvulas ( 49G )
Com esta receitinha básica não espere muita coisa, porem vc já poderá sentir uma boa melhora no comportamento do carro, como ele é um 1.6 ( depois conta pra gente se ele é a álcool ou a gasolina ) vc pode ter uns 20% de aumento de potencia.
Bom, depois tem muito mais coisinhas para deixar o seu golzinho mais esperto ainda, tipo: Volante aliviado, bomba cabeçuda do Santana, trabalho no cabeçote, velas mais frias e etc ...
Estamos na área
Cara se vc tiver paciencia de ler estas 68 páginas, certamente vai encontrar o que precisa para aspirar o seu golzinho, mas a receita inicial é sempre a mesma:
1- Taxada no cabeçote para queimar melhor, acompanhada de uma bobina de MI
2- Para respirar melhor um coletor de escapamento 4x1 dimensionado com escapamento 2" até o final com 1 abafador
3- Um carburador melhor ou trabalhado para alimentar mais ( 2E / 3E )
4- Filtro tipo marmita com pouca restrição
5- um comando mais brabinho do que os originais para aumentar o tempo de abertura e a altura das válvulas ( 49G )
Com esta receitinha básica não espere muita coisa, porem vc já poderá sentir uma boa melhora no comportamento do carro, como ele é um 1.6 ( depois conta pra gente se ele é a álcool ou a gasolina ) vc pode ter uns 20% de aumento de potencia.
Bom, depois tem muito mais coisinhas para deixar o seu golzinho mais esperto ainda, tipo: Volante aliviado, bomba cabeçuda do Santana, trabalho no cabeçote, velas mais frias e etc ...
Estamos na área
- Thiago_Cabeça
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Re: Ajuda aii
Introdução:josebmx escreveu:Fala ai galera...
Tenhu um gol 89 ap 1.6 , gostaria de umas dica para deixar ele mais forte e muito loko ... dicas de comando .. essas coisas aii.. vlw
Jose
As informações abaixo citadas são de inteira responsabilidade de quem for executar o serviço, pois são uma referência para melhorar a performance de um motor de combustão. Se você não tem nenhum conhecimento em mecânica, pare por aqui, ou procure alguém que tenha conhecimento do mesmo. As receitas de veneno são direcionadas totalmente a motores da linha Volkswagen. Se você possui um de outra marca, não me leve a mal, mas se você quer potência, rendimento e durabilidade, o motor tem que ser um Volks, da linha AP (Alta Performance).
Para preparar um motor é necessário, além de um prévio conhecimento, também uma série de ferramentas: um jogo de tabelas de torque, ponto, velas, entre outras coisas. Não pense que com uma chave de fenda, um alicate e um martelo você já está apto a começar! Então comece o investimento em uma caixa de ferramentas completa, pois não existe coisa pior que estar na metade do serviço e faltar "aquela" chave. E não pense que você vai usar essas ferramentas apenas para fazer o serviço e pronto, pois quando se trata de preparação de motores, você terá que carregar essa caixa no porta-malas, pois a qualquer momento pode aparecer um problema e você, como um bom preparador, terá que por a "mão na massa", esteja onde estiver...Digo tudo isso, pois um motor preparado está suscetível a incomodar a qualquer momento, se você usa o carro para viagens, prepare-se para um dia ficar na estrada!
Mas se você é como eu, ou seja, não se importa com isso, coloque o macacão, arregace as mangas e vamos lá!! Ah!! E não se esqueça de fazer um estoque de aspirinas, pois você nunca sabe quando vai precisar delas...
________________________________________
Veneno Leve
Introdução:
Esta é uma opção para você que quer aumentar um pouco o rendimento de seu carro sem modificar a estabilidade original do motor (ou seja, o carro vai ficar com a lenta normal). É aplicável em motores AP 1600, 1800 e 2000.
Peças necessárias:
1. Um comando de válvulas 049G (mais conhecido como comando "S").
2. Um jogo de juntas p/ tampa de válvulas.
3. Uma junta de cabeçote.
4. Um jogo de velas mais frias que as originais.
5. Uma junta do coletor de admissão.
6. Juntas do coletor de escape.
Mãos-à-obra:
Desmontagem:
A ordem de desmontagem é a seguinte:
a. Retire a tampa da correia dentada;
b. Retire a tampa de válvulas;
c. Retire o comando com sua polia;
d. Retire a polia do comando usando uma morsa de bancada.
Substitua o comando de válvulas original pelo 049G. Esse comando é encontrado em qualquer concessionária Volks. Ele equipa os motores 1.8S do Gol GT e GTS (entre outros), sendo o comando mais bravo da linha e podendo ser instalado em qualquer motor AP. Monte a polia no novo comando, recoloque-o no seu lugar, os parafusos dos mancais do comando devem ser apertados usando um torquímetro. Agora solte os parafusos que prendem o coletor de admissão, retirando-o; solte os parafusos do coletor de escape, retirando-o também; solte todas as mangueiras que são presas ao cabeçote; após soltar tudo que está preso ao cabeçote, solte os parafusos do mesmo e retire-o.
Leve-o em uma oficina de retífica de motores e mande aplainar 0,8mm se for a álcool, e 1,2mm se for a gasolina. Feito isso, limpe-o bem para que não fique nenhuma limalha.
Montagem:
O procedimento de montagem dos componentes é inverso ao da desmontagem. O que se deve observar na montagem é (no momento em que for colocar a correia dentada na polia do comando) que a polia tem uma marca de um pontinho em sua parte interna. Essa marca deve estar alinhada com a base da tampa de válvulas do lado direito. Retire a tampa de distribuição e verifique se o rotor está apontado para o cabo de velas do primeiro cilindro, se não estiver, faça isso. Na janela do volante deve estar alinhado o ponto "OT", feito isso, encaixe a correia dentada na polia. Continue a montagem.
Regulagem:
Não precisa ser feito nenhuma modificação na carburação, apenas uma boa limpeza e uma regulagem de mistura ar/combustível. Alguns preparadores costumam modificar o avanço do segundo estágio, que é à vácuo, para mecânico...eu particularmente não recomendo, pois o consumo aumenta muito e o rendimento não é diretamente proporcional ao consumo. Faça a regulagem de válvulas. Consulte sua tabela de ponto para ver qual é o ponto de seu motor. Se for, por exemplo 8 graus, aumente-o para 12 e saia dar uma volta para testar: com velocidade baixa coloque quarta marcha e pise no fundo do acelerador...se o motor fizer um barulho de batida de pino ("grilar"), baixe um pouco o ponto e teste novamente, repetindo essa operação até para de grilar.
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Veneno Médio
Introdução:
Para motores AP 1600 e 1800. As modificações abaixo resultam em mudança de lenta, o motor vai trabalhar "mais nervoso", o típico caso de lenta irregular.
Peças necessárias:
1. Um comando de válvulas de 276 à 290 graus (escolha o mais adequado p/ seu uso).
2. Jogo de juntas da tampa de válvulas.
3. Um carburador 2E ou 3E (também use o de sua preferência).
4. Um pé p/ o carburador escolhido.
5. Um par de giclês 10 a 20% maior que o original.
6. Um coletor de escape dimensionado 4X1.
7. Um jogo de velas mais frias que a original.
8. Uma mola de carburador de Fusca ou semelhante.
Mãos-à-obra:
As informações abaixo estão resumidas, pois o processo "passo-a-passo" é basicamente o mesmo do item acima.
Substitua o comando de válvulas original por um comando entre 276 e 290 graus. Esse tipo de comando só é encontrado em lojas especializadas em preparação de motores de competição. Existem dois tipos de comando: o chamado cópia, que é de fabricação nacional, e o comando importado. Eu aconselho o importado, pois é um comando de qualidade e não é preciso esquentar a cabeça com a regulagem de válvulas.
Se a preparação está sendo feita num motor AP 1600, será preciso substituir o carburador e seu pé, por um modelo Brosol 2E ou 3E, também encontrado em concessionárias, dando sempre preferência por um 3E. Os giclês de primeiro e segundo estágio devem ser substituídos por uns de 10 a 20% maior em ambos os carburadores. Após a montagem, regule a marcha-lenta e a mistura ar/combustível. Transforme o carburador para estágio com avanço mecânico: esse procedimento é bem simples, bastando retirar o avanço à vácuo e seus componentes e, no suporte da bombinha de vácuo, entorte-o cerca de 45 graus, engatando um lado da mola de Fusca na fresa do mesmo, e o outro lado engatado no eixo onde a bombinha de vácuo estava encaixada. Substitua o coletor de escapamento por um modelo 4X1, encontrado em lojas especializadas.
O ponto pode ser ajustado conforme mencionado no item veneno leve. As velas também devem ser substituídas por um modelo que seja mais fria, consultando as tabelas da NGK e BOSCH em uma loja de autopeças, mas lembre o seguinte: as velas NGK de acordo com a numeração crescente, a vela é mais fria, e numeração decrescente é mais quente. Na BOSCH é o contrário, ou seja, a numeração menor indica que é mais fria e vice-versa. O processo de montagem da correia dentada também é o mesmo descrito no item veneno leve.
Para o AP 1800, a maioria já vem equipada com carburação 2E, e dependendo do comando que está sendo instalado, não é necessário a substituição da mesma. O resto é o mesmo procedimento acima descrito.
Essas informações são válidas para motores à álcool e gasolina. A única diferença está na hora de comprar o carburador, que tem que ser específico para cada tipo de combustível (o modelo álcool tem banho de níquel, para resistir à corrosão).
Regulagem:
A regulagem também segue os mesmos passos do item veneno leve.
________________________________________
Veneno Pesado
Introdução:
As informações abaixo precisam de um amplo conhecimento na área, pois a dificuldade não está na instalação, mas sim na regulagem do equipamento. Muitos preparadores bons gastam dias e dias para conseguir um acerto médio do motor. Digo médio porque um acerto total não é tarefa para qualquer um. Portanto, se você resolver seguir as dicas abaixo, prepare-se, pois suas noites de insônia vão começar! Ah!! antes que eu me esqueça: nunca tenha pressa, faça tudo com muita calma e bem feito.
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Veneno Pesado Para Motor Aspirado
Introdução:
Aplicável para AP 1600, 1800 e 2000.
Peças necessárias:
1. Um carburador Weber 40 ou 44.
2. Um pé p/ o devido carburador.
3. Um comando de válvulas de 290 à 318 graus.
4. Um jogo de juntas da tampa de válvulas.
5. Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.
6. Um jogo de juntas p/ o coletor de escape.
7. Um coletor de admissão p/ o Weber.
8. Uma bomba de combustível elétrica.
9. Um dosador de combustível.
10. 6m de mangueira p/ combustível.
11. 5m de fio simples automotivo 4mm.
12. Uma bobina Accel ou Mallory.
13. Um jogo de cabos de velas Accel ou Mallory.
14. Um jogo de velas frias.
15. Abraçadeiras p/ mangueira de combustível.
Mãos-à-obra:
Vou explicar apenas a montagem da bomba elétrica, pois à essa altura você já deve saber como instalar os outros componentes.
a. A bomba elétrica deve ser fixada próximo ao tanque de combustível;
b. Interrompa a mangueira que sai do tanque e vai para o carburador, encaixando a extremidade que sai do tanque na entrada da bomba, e a outra extremidade que sobrou na saída da bomba;
c. O pólo negativo da bomba pode ser fixado junto a um dos parafusos de fixação da mesma, enquanto que o pólo positivo irá se conectar ao pólo positivo da bobina de ignição;
d. O dosador deve ser fixado a um dos parafusos do cilindro do servo freio, ficando sempre em posição vertical, ou seja, com o parafuso de regulagem para cima;
e. Desengate a mangueira que está conectada ao carburador e encaixe em uma entrada do dosador de combustível;
f. Encaixe um pedaço de mangueira na outra extremidade do dosador e encaixe na entrada do carburador;
g. Embaixo do dosador existe uma saída de retorno de combustível... engate uma mangueira nessa saída e leve-a até a bóia do tanque, se a mesma não tiver uma entrada para retorno, substitua-a.
Regulagem:
A regulagem deve ser feita a base de testes, e é justamente aí que começa a dor de cabeça, pois você terá que:
a. Colocar a regulagem do dosador aproximadamente no meio do parafuso;
b. Regular a lenta mais apropriada para que não apague, regular a mistura ar/combustível;
c. Desengatar a mangueira que vai no avanço à vácuo da distribuição e sair dar uma volta para ver como o motor se comporta, e a partir dos sintomas que vão ser apresentados, você fará as devidas afinações. Você terá que repetir esses procedimentos até que o motor gire redondo, ou seja, sem falhas.
Isso eu achei na net
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Gui...Guilherme Monteiro escreveu:CADE A GALERA ?
O povo tá d férias com seus goletas na oficina e na praia..rsrs
Já já a galera aparece com novidades e ups em suas preparações....um deles q disse q ia mexer + n sei se mexeu é o nosso amigo Felipe Voyage...
Falow...
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