[MACETES]revisao de sabado

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ser_riccigoleta
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[MACETES]revisao de sabado

Mensagem por ser_riccigoleta »

Macetes



Com o passar do tempo, quem gosta de mexer em automóveis acaba reunindo uma série de pequenos macetes que, em momentos de emergência, ajudam a contornar problemas aparentemente graves. Só que existe um certo segredo, e poucos realmente contam o "pulo do gato". OFICINA MECÂNICA também tem muitos "macetes", só que não esconde. Aqui, mostramos uma série de 25 pequenos truques e soluções que poderão ajudá-lo a evitar situações desagradáveis, como ficar, à noite, parado numa estrada deserta. Mas atenção. Nenhuma dessas soluções deve ser considerada definitiva. São apenas "quebra-galhos" emergenciais, e não reparos definitivos. Além disso, não se pode esquecer nunca que o carro está fora de suas condições normais de uso, com comprometimento da segurança e dirigibilidade. Só dirija o carro nessas condições sentindo-se seguro; caso contrário, o melhor é procurar outro tipo de socorro, como um guincho. Muitas vezes acontece da buzina disparar sem querer _ou meihor, sem motivo. Com isso, o motorista, apressado, abre o capô e desliga o cabo da bateria, para depois procurar a buzina. E muitas vezes não acha. Nesse caso, o melhor é ir direto na buzina, e desligar seus fios. Fica muito mais fácil localizá-la pelo barulho, do que pelo tato.

Freio - Por alguma razão (geralmente falta de manutenção) um flexível ou tubulação de freio pode se romper. Com isso, o sistema perde toda sua pressão e o carro fica sem freios. Uma maneira de não ficar a pé é anular o freio daquela roda. Se for um flexível, basta dobrá-lo e amarrar sua extremidade com arame, bem firme para não vazar mais fluido. Se for uma tubulação metálica, coloque um parafuso autoatarrachante no tubo e faça uma dobra com alicate antes, para reter o fluido. Não esqueça que o carro só terá freio em três rodas e, portanto, deve ser dirigido com cuidado extremo.

Limpador de pára-brisa - Quando um limpador quebra, só se descobre quando se precisa dele: na chuva. Para evitar ficar parado, esperando a chuva passar, existem duas boas receitas. Uma é amarrar um barbante em um limpador, passar este barbante por dentro do carro e amarrar a outra ponta no outro limpador. Assim, com as mãos, é possível mover o limpador. Outra opção é pegar um pedaço de sabão ou sabonete e passar na parte externa superior do vidro, o que faz a água da chuva escorrer.

Pára-brisa quebrado - Quando um pára-brisa se quebra, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro passo é remover o vidro quebrado. Para isso, o ideal é forrar o capô e painel com um cobertor ou folhas de jornal, para evitar riscos ou queda de cacos nas entradas de ar. Com a mão protegida (por luva ou pano), bata no vidro com cuidado, de dentro para fora, usando, de preferência, óculos para proteger a vista. Se for trafegar sem o pára-brisa, mantenha todos os vidros abertos (para facilitar o escoamento do ar) e mantenha os ocupantes com a vista protegida, para evitar que cacos ou poeira cheguem aos olhos. Uma solução de emergência é colar, no lugar do vidro, um pedaço de plástico transparente.

Cabo de acelerador - Para a quebra do cabo do acelerador (que isso não aconteça em uma ultrapassagem, senão você irá precisar é de um guincho para rebocar o que sobrou de seu carro), existem três possibilidades mais comuns. A mais simples é acelerar o parafuso da marcha lenta ou colocar um calço no eixo da borboleta do carburador. Outra é substituir o cabo do acelerador pelo cabo do afogador (nesse caso o carro passa a ser acelerado pelo botão do afogador). Por fim, caso o carro tenha afogador automático (sem cabo), tire o cabo partido do acelerador e, junto ao carburador, coloque um barbante ou fio, longo o bastante para que o carburador posse ser acionado pelo barbante de dentro do carro.

Trambulador - Essa já aconteceu várias vezes durante nossos testes: algum componente do trambulador de câmbio se quebrar. A solução é localizar o seletor de marchas junto ao câmbio, engatar uma marcha e experimentar para ver se está razoável. Para andar na cidade, engate a segunda; para estrada o melhor é a terceira. Quarta ou quinta irão impedir de se colocar o carro em movimento, a não ser que seja um motor com torque absurdo.

Cabo de vela - Para um cabo de vela inutilizado, só existe uma opção de "quebra-galho": substituí-lo por um galho verde (bastante úmido), se possível, colocado dentro de uma mangueira ou envolto em fita isolante, para minimizar a perda de corrente. Agora, se o problema for naqueles velhos supressores de ruído rosqueados no centro do cabo, e que pode interromper a passagem de corrente, basta retirar o supressor imprestável, cortar a cabeça de um parafuso (tipo auto-atarrachante ou "rosca-soberba") e rosquear as duas partes do cabo nele. Isole bem a emenda, e pronto.

Radiador - Quando o radiador apresentar um pequeno furo, basta tampá-lo com um pouco de sabão em pedra ou, se possível, massa tipo epóxi. Se for um furo um pouco maior, um pedaço de borracha ajuda. No caso de problemas com o radiador, tire a tampa, para evitar o aumento de pressão e trafegue devagar.


Bateria - Numa viagem tranquila, de repente, acende a luz do aviso de problemas com o alternador. Sinal de que em breve a bateria estará descarregada. Para aumentar a chance de chegar a algum lugar, o ideal é desligar todo e qualquer equipamento elétrico, como faróis, ventilador, ar-condicionado, rádio etc., o que ajuda a bateria a consumir bem menos. Se estiver viajando acompanhado de outro carro, faça uma troca periódica de bateria, para que o outro carro recarregue a bateria que estava gasta.




Bomba de combustível - Caso a bomba de combustível pare de funcionar, mesmo, proceda da seguinte forma. Desligue a mangueira que vai do tanque para a bomba, bloqueando-a (basta dobrar sua ponta e amarrar firme com um arame). Em seguida, pegue um galão, coloque combustível nele e instale-o com segurança em um ponto do carro mais alto que o carburador. Solte a mangueira que vai da bomba para o carburador, mantendo conectada a ponta junto ao carburador. A outra extremidade deve ser mergulhada no galão. Com isso, o motor passa a ser alimentado por gravidade, como nos primeiros automóveis. Atenção para não exigir do motor muita potência, pois a falta de pressão no circuito de alimentação provocará falhas em rotações mais elevadas. Outro "quebra-galho" para bomba de combustível: se o motor parar por causa de aquecimento excessivo da bomba de combustível (é só colocar a mão nela para sentir a temperatura), pode-se resfriá-la jogando um pouco de água (do reservatório do lavador de pára-brisa, por exemplo); cerveja ou refrigerante (aquelas latinhas que estavam na geladeirinha de isopor) ou até mesmo sorvete funcionam bem, no caso. Para rodar, deixe um pano molhado sobre a bomba.

Motor fundindo - Se em uma viagem se percebe que o motor está "rajando" muito, a ponto de fundir, não se desespere. Mantenha o motor funcionando em marcha lenta e vá soltando um cabo de vela por vez. Observe quando o 'tec-tec" diminui de intensidade. É sinal de que aquele cilindro é o problemático. Tire fora o fio de vela (inteiro), para diminuir o esforço do pistão, por causa da combustão. É claro que isso não elimina o problema; apenas permite que se trafegue _sempre bem devagar pois há um cilindro a menos_ até um local seguro.


Bóia de carburador - Se a bóia do carburador emperra _aberta ou fechada_ vale a mesma solução anterior: pancadas suaves com o cabo de uma chave de fenda na tampa do carburador, junto à cuba. Caso o problema não seja solucionado e a agulha do carburador estiver "encantada", é preciso desmontar o carburador e puxar a válvula-estile. Se ela voltar à posição fechada, ela está magnetizada. O ideal é queimá-la com um pouco de gasolina (longe do carburador, claro), o que geralmente elimina o magnetismo.




Motor de partida - Muitas vezes, ao dar a partida no motor, o motor de partida não consegue acoplar de maneira correta. Mexa nos cabos e fios (pode ser mau contato ou, com o cabo de um martelo, dê pequenas pancadas no automático e no corpo do motor de partida. Isso, em geral, desemperra o automático e permite a partida, pelo menos em uma emergência.



Chave de ignição - Qualquer problema com a chave de ignição e se torna impossível funcionar o motor. Certo? Errado. Esse truque é bem conhecido dos "amigos do alheio". Basta virar a chave o suficiente para destravar o volante; ligar um fio do (+) da bobina ao (+) da bateria e empurrar o carro para que pegue no tranco. Mas não espalhe...


Bobina - Se for detectado um problema na bobina, em geral curto-circuito interno, sentido por elevação da temperatura e ausência de faísca, pode-se inverter os pólos dos terminais, numa tentativa de que ela volte a funcionar, pelo menos momentaneamente. Agora, se a bobina apresentar alguma quebra em seu isolamento, o que provoca perda de corrente, pode-se tentar um reparo de emergência com esmalte de unha ou até chiclete. Se possível, enfaixe toda a área da bobina com tiras de borrachas (de câmara de pneu), por exempio. Essas recomendações valem também para a tampa do distribuidor.



Escapamento - Nada mais irritante do que andar pelas ruas como um "carro de noiva", arrastando latas e soltando faíscas por causa de um cano de escapamento quebrado. Quando isso acontecer, o primeiro passo é amarrar o escapamento com arame _cuidado, pois ele está quente_ evitando as faíscas que podem até provocar um incêndio. Se o problema for menor, como um furo que provoca irritantes assobios, um pouco de massa tipo durepóxi adia o reparo. Mas importante: tendo qualquer problema com o escapamento, trafegue sempre com as janelas abertas, para evitar o acúmulo e inalação de gases tóxicos, que transformam o carro em uma "câmara de gás sobre rodas".

Cabo de embreagem - Quando o cabo de embreagem se rompe, nao é preciso chamar o guincho para ir embora. É possível movimentar o carro, sem muitos problemas. Você desliga o carro, engata segunda e dá a partida. Depois de alguns trancos e solavancos, o carro passa a andar normalmente. Ao parar _num farol, por exemplo_ é preciso deixá-lo morrer (ou desengatar antes, "no tempo"), para repetir toda a operação em seguida.


Mangueira - Uma mangueira do radiador furada não é o fim do mundo. Seque-a bem e enfaixe toda a região danificada com um pano, fita crepe, fita isolante ou, se possível, uma tira de borracha (feita de câmera de pneu). Complete o nível da água, tire (ou deixe semi-aberta) a tampa do radiador e trafegue devagar, até conseguir o reparo correto.



Parafusos - Parafusos que teimarn em não sair do lugar podem ser "convencidos" a sair de diversas maneiras. O primeiro passo é aplicar óleo em spray no lugar; depois, algumas pancadas na cabeça (do parafuso, não sua) ajudam a soltá-lo. Em casos mais drásticos, é possível aquecê-lo com maçarico (sempre o parafuso); quando ele quebra no lugar, pode-se ainda soldar um pedaço de metal de maneira perpendicular, para atuar como alavanca, ou, na pior das hipóteses, furá-lo de alto a baixo, para diminuir a pressão do parafuso na rosca e facilitar a remoção. A maioria destas dicas vale também para porcas.

Distribuidor - Essa é bem comum e exige paciência, além de talento de escultor. O carro pára, você mexe no distribuidor e quebra o carvão central da tampa (ou ele está gasto). Antes de entrar em pânico, pegue uma pilha pequena, desmonte-a e, com o carvão central da pilha, esculpa um (com canivete) no molde do carvão da tampa que quebrou. Dá um pouco de trabalho, mas funciona.

Velas - Uma maneira de limpar rapidarnente uma vela, por exemplo, numa parada de estrada, é "queimar" seus eletrodos: basta molhá-los com gasolina ou álcool e atear fogo (longe do carro e de gasolina). Antes de pegar a vela para a reinstalação, espere até que ela esfrie naturalmente.

Lâmpadas - Muitas vezes o aviso de que uma lâmpada queimou vem de um policial rodoviário. Em muitos casos é possível substituir uma lâmpada queimada por outra menos importante, como trocar uma de pisca-pisca queimada pela lâmpada de ré, luz interna ou do capô. Pelo menos dá para prosseguir viagem.

Queima de óleo - Motores que estão queimando óleo em excesso e sujando velas de tempos em tempos, são difíceis de consertar. Para diminuir o problema dos resíduos da queima de óleo nas velas (anéis e cilindros gastos), existem tuchos _espaçadores colocados entre as velas e o cabeçote_ que afastam um pouco as velas do cabeçote e diminuindo a chance delas sujarem.


Correia - A quebra de uma correia pode causar protestos veementes de alguma mulher que o esteja acompanhando. Afinal, o "quebra-galho" clássico para isso é substituir a correia por uma "correia" feita com meia de nylon de mulher. Com certeza a meia irá desfiar... Pode-se usar ainda uma corda, várias voltas de barbante grosso, cinto ou o que estiver à mão. No exterior já existem correias especiais de reserva, reguláveis, feitas de material elástico, e com pequenos parafusos, mas que ainda não estão disponíveis por aqui.




Respiro de óleo - Muitas vezes o motor começa a vazar óleo por todas as juntas e eixos. O que pode estar acontecendo é um saturamento do respiro de óleo, causando excesso de pressão interna. Na maioria dos motores, os respiros são laváveis, mas nos motores Volkswagen "a ar" o saturamento acontece de tal maneira que, a solução mais simples é retirar todo o respiro (ao lado do gerador ou alternador) e, após embeber em gasolina, atear fogo. Espere a peça esfriar naturalmente antes de tocar nela; não jogue água para acelerar o resfriamento.



São "apenas" 25 dicas. É claro que existem dezenas de outras, que se tornam úteis no dia-a-dia. Basta usar a criatividade, os recursos que estiverem à mão e não "esquentar" a cabeça.

bom espero ter ajudado ai ao pessoal que gosta de dar uma de MEXANICO rsrs
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leandro.gomes
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Mensagem por leandro.gomes »

Valeu pela dica ae!
:y:
Vou imprimir e colocar no porta-luvas....

Abraço
Leandro
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lukinhas.killer
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Mensagem por lukinhas.killer »

uma vez viajando em dois carros, o do meu tio quebrou, era a tampa do distribuidor, ai meu pai comprou um monte de chiclete fez todo mundo mastigar e arrumou la ......não lembro o que tinha contecido se tinha rachado ou quebrado...faz um empo ja....e essa ai do galho verde como cabo de vela ja tinha visto num fusca...

uma dica também pra quem usa bomba elétrica, as vezes ela trava ai voce tira ela fora e liga na bateria invertida, ai ela destrava...no carro do meu pai ja aconteceu isso e ele fez isso, a bomba ja ta faz tempo la e nunca mais deu problema....

ótimas dicas...


[]s lukinhas
... TEMPRA 2.0 16v ......

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Paulinho17
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Mensagem por Paulinho17 »

muuuito bom , jjah imprimi tambem, guarda esse manual de DIY
Vlw :banana:
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ser_riccigoleta
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Mensagem por ser_riccigoleta »

aja maxilar para mastigar tanto choclete em rsrsrs ta doido mais ai foi apenas algumas dicas que achei e resolvi postar espero que seja de bom uso para todos
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Digo.cunha
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Mensagem por Digo.cunha »

Resumindo.....vc não fica parado....hehehe

Legal essas dicas


Abração

Rodrigo Cunha
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ranjas
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Mensagem por ranjas »

valeu mesmo pelas dicas...
ver se depois imprimo tb e deixo no carro huehuehue
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Binho
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Mensagem por Binho »

Aeee era isso que nois quadradeiros precisavamos...um manual de ganbi:banana: ...Huahaua

Boas dicass feraa...

Vlw :banana:
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leo_weck
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Mensagem por leo_weck »

ser_riccigoleta, copiaram teu tópico.
Achei essa lista igual no Clube do Monza.
Os caras não tem vergonha mesmo.

Abraço.
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chris_tommy
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Mensagem por chris_tommy »

Muito bom o tópico hein....
Varias coisas uteis....


agora o da Bomba de comustivel e do distribuidor, é McGuiver monstro hein.... rsrsrsrsr :amd: :amd:
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ederson cc
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Mensagem por ederson cc »

amigo muito bom seu DYI!!!!!!!!!!!!!!

vlw pela contribuição de conhecimento.......abrç
Ederson CC
CL / 94 / AZUL / AP1.8 (FOTOS NOVAS DA GOLETA, 1ª pagina)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=12898
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Gu.Palma
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Mensagem por Gu.Palma »

Otimo tópico! :banana:
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tresloukadu
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Mensagem por tresloukadu »

isso é o ouro..
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