[TUTORIAL] Instalando painel de instrumentos do Gol G3 no GQ

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
fernando_totoli
Membro
Membro
Carro: Brasilia
Contato:

Mensagem por fernando_totoli »

Não tenho foto boa. Somente a que está no tutorial.

Mas entender é fácil: faça um teste: siga o cabo do velocímetro até onde ele temina no motor. Você notará que o cabo termina numa rosca fêmea. O sensor de velocidade também tem essa mesma rosca fêmea. Na prática, você vai desenroscar a ponta do cabo do velocímetro do motor e enroscar o sensor de velocidade no mesmo lugar.

Feito isso, retire o cabo do velocímetro até o painel, e em seu lugar, passe o chicote do sensor (3 fios), que sairão do painel e terminarão em um plugue de 3 pinos. Esse plugue será conectado no sensor de velocidade que você enroscou no lugar do cabo do velocímetro.

Na verdade, o sensor é somente a peça que segue: http://www.carbucar.com.br/Loja/Emp_Mos ... codemp=573 . Depois dele vem o plugue + o chicote que irá até o painel. Pode ser aí que você não estava entendendo.

Um abraço!

TheHipper escreveu:não entendi muito bem, desculpe se estou sendo chato.
vamos lá no meu o cabo do velocímetro é um comprido que vai até o painel antigo!
no caso do sensor terei que cortar o original e encaixar numa espécie de pião que fica no sensor? sendo assim como faço a fixação do sensor na caixa?
tá muito complicado, não teria alguma foto para melhor visualização? valeu...
madruga
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por madruga »

Lindo d+!
Quando tiver grana e coragem vou tentar também
:zoiu: :mestre:
umloko
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por umloko »

soh sperando o fim do mes pra recebe uma grana :D
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

Gostaria de saber se eu instalar o Painel do Gol G3 Rallye, com o Molde dele, vai funcionar o painel legal?

To pensando em fazer isso no meu GTS, vou correr atras desse Painel de Instrumentação do G3 Rallye, e o molde, e vou fazer eu mesmo.

Se eu conseguir comprar tudo vou fazer um DIY bem detalhado! :D
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Alisom
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Alisom »

Galera...

instalei e o RPM fico loco....

me digam qual resistor qual especificação dele comprar? E do capacitor tb...

tenho material completo aqui...

só que aqui diz RESISTOR 10K e de 15K... blz... e o Capacitor 1,5 uF 50V

Tá certo isso... preciso saber urgente pra comprar logo e arruma isto ae.....

Abraçooososss
[VENDO] Moldura dos Botões Painel Satellite + Peças VW!!!
http://www.golquadrado.com.br/forum/pai ... 15027.html
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

Newerton escreveu:Gostaria de saber se eu instalar o Painel do Gol G3 Rallye, com o Molde dele, vai funcionar o painel legal?

To pensando em fazer isso no meu GTS, vou correr atras desse Painel de Instrumentação do G3 Rallye, e o molde, e vou fazer eu mesmo.

Você não deve ter problemas, pois na verdade o que muda é só a grafia do painel.

Boa sorte!!
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

Alisom escreveu:Galera...

Abraçooososss
Alisom,

Você tentou ligar o RPM no módulo da ignição, ao invés de ligá-lo direto no negativo da bobina? Funciona bem melhor. Caso não encontre o fio certo, leve numa auto elétrica que eles identificam com a chave led.

Caso não tenha dado certo, pode montar o circuitinho exatamente como está no esquema. O problema é que com ele, de vez em quanto o RPM dá uma oscilada. Não fica preciso.

Um abraço
Fernando
Newerton
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Newerton »

fernando_totoli escreveu:
Newerton escreveu:Gostaria de saber se eu instalar o Painel do Gol G3 Rallye, com o Molde dele, vai funcionar o painel legal?

Você não deve ter problemas, pois na verdade o que muda é só a grafia do painel.

Boa sorte!!
Então estou na duvida ainda entre o Painel de Instrumento do Gol G3 Rallye, ou o Painel com fundo branco :sad:

E o pior que os dois estão no mesmo preço no mercado livre! :sad:
GOL GTS 91 - 2.0 AP Álcool
Alisom
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Alisom »

Abraçooososss
Alisom,

Você tentou ligar o RPM no módulo da ignição, ao invés de ligá-lo direto no negativo da bobina? Funciona bem melhor. Caso não encontre o fio certo, leve numa auto elétrica que eles identificam com a chave led.

Caso não tenha dado certo, pode montar o circuitinho exatamente como está no esquema. O problema é que com ele, de vez em quanto o RPM dá uma oscilada. Não fica preciso.

Um abraço
Fernando
Cara ainda nao tentei ligar como vc falo.... o fio certo sei sim qual é vo testa pra ver...

Ta mas quem monto este circuito como esta no esquema?? Pq Oscila... Foi feito testes com outros resistores ou capacitores????

Preciso compra na 7 setembro aqui em Ctba... estes resistores e capacitor....

Obrigado....
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por Fets »

pow agora fiquei meio assim

tava animadão pra fazer, mas eu queria fundo preto, e fundo preto só tem até 180 km/h, os de 220 só fundo branco... shit!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

Fets escreveu:pow agora fiquei meio assim

tava animadão pra fazer, mas eu queria fundo preto, e fundo preto só tem até 180 km/h, os de 220 só fundo branco... shit!
Então pode se animar novamente!!!

Existe sim o painel de fundo preto até 220 Km/h. Ele saiu nos primeiros Gol G3 1.8. Pode procurar que vc vai achar com certeza!!!

Dá uma olhada nesse link (e é VDO!!): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-zero-_JM

Um abraço!
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

Newerton escreveu:

Boa sorte!!
Então estou na duvida ainda entre o Painel de Instrumento do Gol G3 Rallye, ou o Painel com fundo branco :sad:

E o pior que os dois estão no mesmo preço no mercado livre! :sad:
Dúvida cruel! :uia: :uia:

Eu (particularmente) gosto mais do fundo branco.
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

Alisom escreveu:

Abraçooososss
Alisom,

Um abraço
Fernando
Cara ainda nao tentei ligar como vc falo.... o fio certo sei sim qual é vo testa pra ver...

Ta mas quem monto este circuito como esta no esquema?? Pq Oscila... Foi feito testes com outros resistores ou capacitores????

Obrigado....

Com o meu carro aconteceu a mesma coisa. Ligado direto no negativo o RPM ficava maluco. Aí eu tinha achado um esquema parecido com esse na NET. Montei e ainda ficou ruim. Aí fui mudando os resistores até achar um ponto legal.

Na lenta, ele fica certinho. Mas quando se está em uma certa velocidade (110 por hora a 3000 RPM, por exemplo), o RPM dá uma "dançada" e volta para o giro correto. Não sei explicar o porquê disso, pois não sou profundo conhecedor de eletrônica. Talvez testando outros esquemas daria certo.

Resolvi meu problema quando levei o carro para um amigo que tem uma loja de velocimetros ver como o painel tinha ficado. Aí ele me sugeriu que ligasse o RPM do módulo da ignição pra testar. Meu carro é AP 94, e tem o distribuidor Hall. Nele chegam 3 fios. Pegamos o fio do meio e ligamos o fio do RPM que estava no negativo da bobina nesse fio. Acabou o problema. O RPM funciona perfeitamente.

Depois vc conta o resultado.
Um abraço
Fernando
aleft
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por aleft »

Engraçado a VW tem seus mistérios, eu instalei o meu painel do g3 e foi quase que plug and play, inclusive o conta giros que eu liguei na bobina e funcionou show sem oscilaçoes. se bem que uso a bobina do MI no meu gol.
Quanto ao painel preto, foi o que eu instalei no meu, pois tb acho mais bonito e ele marca até 220km e é da VDO.
ACREDITE SEMPRE QUE VOCÊ CONSEGUE !!
Imagem
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

aleft escreveu:Engraçado a VW tem seus mistérios, eu instalei o meu painel do g3 e foi quase que plug and play, inclusive o conta giros que eu liguei na bobina e funcionou show sem oscilaçoes. se bem que uso a bobina do MI no meu gol.
Quanto ao painel preto, foi o que eu instalei no meu, pois tb acho mais bonito e ele marca até 220km e é da VDO.
É verdade. E o mais intrigante: o meu também tem bobina MI e não funcionou direto de jeito nenhum! :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :uia: :uia:
Alisom
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Alisom »

Aparentemente resolveu ligar direto na ignição... AInda nao rodei bastante... mas fico Perfeito, digo aparentemente..........
Alisom escreveu:
fernando_totoli escreveu: Alisom,

Um abraço
Fernando

Obrigado....

Com o meu carro aconteceu a mesma coisa. Ligado direto no negativo o RPM ficava maluco. Aí eu tinha achado um esquema parecido com esse na NET. Montei e ainda ficou ruim. Aí fui mudando os resistores até achar um ponto legal.

Na lenta, ele fica certinho. Mas quando se está em uma certa velocidade (110 por hora a 3000 RPM, por exemplo), o RPM dá uma "dançada" e volta para o giro correto. Não sei explicar o porquê disso, pois não sou profundo conhecedor de eletrônica. Talvez testando outros esquemas daria certo.

Resolvi meu problema quando levei o carro para um amigo que tem uma loja de velocimetros ver como o painel tinha ficado. Aí ele me sugeriu que ligasse o RPM do módulo da ignição pra testar. Meu carro é AP 94, e tem o distribuidor Hall. Nele chegam 3 fios. Pegamos o fio do meio e ligamos o fio do RPM que estava no negativo da bobina nesse fio. Acabou o problema. O RPM funciona perfeitamente.

Depois vc conta o resultado.
Um abraço
Fernando
lucasreis11
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por lucasreis11 »

Pessoal, estou com uma grande dúvida, qual o problema em instalar o painel da Magneti Marelli? Vi que o sensor de velocidade tem encaixes diferentes, se for só isso é só trocar o sensor com a pinagem correta.
Se alguém souber por favor me ajude, acho que todos temos a mesma dúvida.

Abços.
umloko
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por umloko »

aew galera MUITO IMPORTANTE!!!

MAGNETI MARELLI FUNCIONA!!!

eu comprei um e realmente as cores dos fio não é igual ao vdo, mas isso
é simples de se resolver,

é só pegar a pinagem do vdo e fazer o seguinte:
pega o plug azul e desmonta ele!
vai sair uma parte branca com os fios, pronto é só tirar e recolocar os fios na ordem do vdo.

pronto!

o meu funciono perfeitinho.. só to apanhando do velocimetro ehehhee
Imagem

golzinho 1000 cht 95!!
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaha!
lucasreis11
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por lucasreis11 »

Amigo, o sensor de velocidade tbm é diferente.. correto?
fernando_totoli
Membro
Membro
Contato:

Até onde sei o sensor de velocidade é igual pra todos. Eles tem 3 fios, sendo um positivo, outro negativo (terra) e outro do pulso. Chegam esses 3 fios no painel. Aí é só ligar conforme a tabela.

lucasreis11 escreveu:Pessoal, estou com uma grande dúvida, qual o problema em instalar o painel da Magneti Marelli? Vi que o sensor de velocidade tem encaixes diferentes, se for só isso é só trocar o sensor com a pinagem correta.
Se alguém souber por favor me ajude, acho que todos temos a mesma dúvida.

Abços.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”