[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- Felipe Voya
- Membro - 1.6

- Carro:
bilulpg,
Todo 1.6 AP 5 marchas (G1) saiu de fábrica com câmbio PX. Só se trocaram depois numa retífica de caixa...
O voyaginho tá bem bonito... Eu ficaria tentado se tivesse grana na mão... risos
Abraços
Todo 1.6 AP 5 marchas (G1) saiu de fábrica com câmbio PX. Só se trocaram depois numa retífica de caixa...
O voyaginho tá bem bonito... Eu ficaria tentado se tivesse grana na mão... risos
Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
- André Pinheiro
- Membro - 1.8

- Carro:
Galera ... Desconsiderem a informação sobre as trocas das engrenagens, acabei de vir de uma retífica de câmbios e infelizmente não é possível intercambiar as engrenagens, ou seja, vou correr atrás das relações do gol 1.0, pois mesmo sendo o mesmo nº de dentes elas são diferentes nos encaixes.
Abraços
Abraços
-
difersilva
- Membro

- Carro:
- Contato:
Não deu tempo deu te responder esta questão.André Pinheiro escreveu:Galera ... Desconsiderem a informação sobre as trocas das engrenagens, acabei de vir de uma retífica de câmbios e infelizmente não é possível intercambiar as engrenagens, ou seja, vou correr atrás das relações do gol 1.0, pois mesmo sendo o mesmo nº de dentes elas são diferentes nos encaixes.
Abraços
O que ocorre nas engrenagens, alem da combinação de dentes que gera as relações, é que a engrenagem que pasa a rotação tem a arcada dentária inversa da que recebe a rotação, pois elas são helicoidais.
Não é impossivel inverte-las.
Sobre Cambio PX em AP 1.6, o único G1 quadrado que veio com PV foi o utilitário Saveiro.
Abraços...
Pois é cara, na verdade mesmo eu tenho q conferir a numeração do meu câmbio, pois eu n sei se esse carro já teve alguma retíica de câmbio, mas o q posso dizer é q sentindo o meu cãmbio ele tem relações meio q curtas e um quinta até q longa para a potência do meu motor, acho ele mto bom com engates rápidos e precisos.difersilva escreveu:Seu cambio é o PX sim. Lembre-se de ver o outro carro por debaixo do capo. Olhe motor, sistema de ignição, tire a tampa do filtro e passe o dedo dentro do bura... veja se nao esta sujo, e vai anotando. Dá esticada violenta durante seu teste passe marcha rapidamente, para ver se o cambio ta bom.... essa do cambio é interessante. Pois se o cambio nao entrar a nova marcha ou der uma raspada, tem errado dentro dele. rsrsrbilulpg escreveu:Quanto ao câmbio, vou verificar aki mas estou com quase certeza que é um PX.André Pinheiro escreveu:Fala Luciano ...
Quanto ao seu cambio, deve ser mesmo um PX, olha direitinho bem atrás do motor, em cima da caixa de marcha, na direção da bateria que tem uma numeração do tipo PX 123.234.345, ai vc pode confirmar o seu tipo de cambio.
Ajunta de aço original da VW é de 1,5 mm confirmado, somente faltando sabermos a espessura original antiga das juntas de papel.
Cara quanto ao Voya, acho que não tem o que pensar, pois se este já é a álcool, bancos de couro e está bem conservado, com a diferença de R$ 2.000,00 que vc vai ter nas mãos vc faz muita coisa( Comando 49G 150,00 + Burra 2E/3E 400,00 + Bobina 125,00 + taxinha 300,00 + 4x1 300,00+escape 250,00 + molas e amortecedores trabalhados 550,00 ). O resultado é que terá um carro bem melhor do que o seu atual, alem de provavelmente ser Tb cambio PX. Bom esta é a minha opinião.
Um abraço
Qto ao carro, está pesando mais nas questões de preparação , o carro além de estar bonito, já está pronto para atualizações, n vou precisar mexer em funilaria e já dá p ganhar um bom dinheiro, mesmo q o meu saia por menos de 8 e meio, já vou estar no lucro. O carro está em SC mas o dono dele vai estar aki no feriado, ai vou ver ele pessoalmente.rss..e depois eu conto no q deu.
Vou ver o q o resto do pessoal fala.
[ ] 's
Ai vai anotando e dá sua oferta a ele. Lembre de colocar na conta s custos de transferencia. Olhe a suspensao tb. Bateria, entre outras porcarias.
Quando for para comprar um carro, olhe tudo e olhe muito bem, para nao arrepender depois.
Voyage de 6.500,00 por aqui não se encontra em perfeitas condições...srs
Boa sorte na negociação.
Abraços
Qto ao voyage, são mesmos esses detalhes q prestarei atenção, pois tb estou coçando mto para comprar ele, mas é de fundamental importância ver isso senão é dor de cabeça na certa, o casal q é dono desse carro é irmã da recepcionista aki da prefeitura da minha cidade, e eles garantem o carro, na verdade eles querem 7 mil reais mas vou fazer minha oferta pois se pedem um tanto no veículo é pq tem uma margem de desconto um pouco abaixo disso, talvez uns 6500,00 como tinha dito, agora se eu pegar esse carro, já de cara troco todos os filtros o óleo e a correia dentada e se precisar tb como tinha feito com meu atual carro, trocar o rolamento do tensor da correia, esse carro pelo estado de conservação deveria valer no minimo uns 8 mil, mas é q apareceu uma oportunidade desse casal comprar um pálio (eu n compraria nem brincando..rsrsrsrs) então por isso q baixaram o preço p vender logo, e esse carro eu vou ver ele n nesse feriado agora, mas no outro fim d semana, e no meu carro já mandaram 8 mil q é uma boa oferta até, já q nossos quadrados deram uma caída de preço, mesmo eu vendendo o meu carro e ficar sem carro por uns tempos depois, me viro rodando de moto por aki mesmo..rss, ai quem sabe eu n vou p SP buscar um GOL GL 1.8 a gasolina lindo lindo q está anunciado aki no forum. Bom vamos ver no q vai dar.
[ ]'s
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
Pois é cara, mas mesmo assim n custa eu dar uma olhada na numeração do câmbio só p ter certeza.Felipe Voya escreveu:bilulpg,
Abraços
O Voyage é lindo mesmo, lataria em excelente estado e tapeçaria perfeita, agora como disse p o Difersiva, tem q olhar os detalhes q ele comentou embaixo do capô, olhar longarinas, tunel, ver a parte de carburação (acredito q seja um miniprogressivo, acho q se for é melhor, e vc poderia me ajudar a acertar ele p ficar econômico igual o seu..rsrrs).
Estou mto feliz com meu carro, já gastei uns 700 reais com meu (sistema de escape, regulagem do carb antigo, troca pelo 2E, bobina MI, limpeza e troca de mangueiras no radiador, sistemas de freio(troca do cil mestre e hidrov.), cabo velocímetro, embreagens, velas a alcool,já fiz td isso no meu carro, e é isso q vou ver no outro se terei q fazer td d novo e por na ponta do lapis p ver se compensa ou n.
Vamos ver no q vai dar.
Abraços.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- André Pinheiro
- Membro - 1.8

- Carro:
Fala Renato ...
Então cara, to batalhando para conseguir as engrenagens do 1.0, acho que vou conseguir. Tive pesquisando é percebi que esse seu cambio é quase igual ao do Gol GTI, inclusive o diferencial, ou seja, cambio fechado e longo, só a segunda que é bem mais curta, se eu não me engano 2,12 contra 1,94 das nossas.
Estou com dificuldade de acertar o ponto do carro, pois ontem pus 12º e tb "grilou" ai coloquei 9º e parou a batida e percebi uma leve diminuição na pegada dele. O Cavalo disse que talvez seja por que o distribuidor Hall é novo e de motor 1.8, pois quando estava em 15º e colocávamos o avanço ia para 21º na lenta, agora em 9º quando ligamos o avanço vai para 15º.
Vc sabe me dizer se é assim mesmo ???
Será que com o novo regime de trabalho do motor o ponto não foi alterado ???
Consegui acertar a altura da suspensão, ficou tudo com 2 dedinhos dos para-lamas bem simétrico, ficou show !!! Não ficou baixo, pra mim a altura ideal, pelas fotos não percebo muita diferença de altura para a sua, acho que estão bem próximas.
Este final de semana esta programado para fazermos o upgrade na caixa e colocar o volante aliviado + embreagem da displatec, ai cara não tenho mais o que fazer nessa etapa, só acertar o conjunto e curtir um pouco enquanto aguardo chegar tudo. Do jeito que esta atualmente já anda bem, com estes acertos finos vai ficar melhor ainda .... Ai meu DEUS .... Já estou até imaginando como vai ficar a minha goleta, 1938 cc ( praticamente um 2.0) e cabeçote feito + 280º (por enquanto) e o Weber ... Muitos risos ...
Um abração
Então cara, to batalhando para conseguir as engrenagens do 1.0, acho que vou conseguir. Tive pesquisando é percebi que esse seu cambio é quase igual ao do Gol GTI, inclusive o diferencial, ou seja, cambio fechado e longo, só a segunda que é bem mais curta, se eu não me engano 2,12 contra 1,94 das nossas.
Estou com dificuldade de acertar o ponto do carro, pois ontem pus 12º e tb "grilou" ai coloquei 9º e parou a batida e percebi uma leve diminuição na pegada dele. O Cavalo disse que talvez seja por que o distribuidor Hall é novo e de motor 1.8, pois quando estava em 15º e colocávamos o avanço ia para 21º na lenta, agora em 9º quando ligamos o avanço vai para 15º.
Vc sabe me dizer se é assim mesmo ???
Será que com o novo regime de trabalho do motor o ponto não foi alterado ???
Consegui acertar a altura da suspensão, ficou tudo com 2 dedinhos dos para-lamas bem simétrico, ficou show !!! Não ficou baixo, pra mim a altura ideal, pelas fotos não percebo muita diferença de altura para a sua, acho que estão bem próximas.
Este final de semana esta programado para fazermos o upgrade na caixa e colocar o volante aliviado + embreagem da displatec, ai cara não tenho mais o que fazer nessa etapa, só acertar o conjunto e curtir um pouco enquanto aguardo chegar tudo. Do jeito que esta atualmente já anda bem, com estes acertos finos vai ficar melhor ainda .... Ai meu DEUS .... Já estou até imaginando como vai ficar a minha goleta, 1938 cc ( praticamente um 2.0) e cabeçote feito + 280º (por enquanto) e o Weber ... Muitos risos ...
Um abração
- André Pinheiro
- Membro - 1.8

- Carro:
ae cara, eu fique com uma duvida, esse pistoes de 84,8 mm nao deixaram a parede entre os cilindros muito fina, quantos mm ficou?Renato3377 escreveu:Fala Shulz!
Ainda estou tentando digitalizar o gráfico e colocá-lo no site .... Se o computador fosse motor AP eu já tinha conseguido .... rsrs!
Não optei por bomba elétrica por ser uma coisa a menos para me apurrinhar, devido aos problemas que já tive quando era turbo ... coisa pessoal minha, até para me segurar em futuros upgrades ... Se não tiver bomba elétrica nem me coço pra colocar um comando > 300 graus (mesmo sabendo que no meu motor ficaria insano ... ).
Meu motor é 2.1 com pistões do astra 1.8 de 84,8 mm. Bielas, virabrequim e volante do motor são originais, aliviados e balanceados. O conjunto aliviado TRANSFORMA o comportamento do motor. Aliás uma coisa que recomendo MUITO pra todo aspirado é a colocação de volante do motor aliviado.
Cabeçote com trabalho completo, mas com dutos modestamente abertos para não perder velocidade de fluxo em baixas e médias rotações. O meu projeto de aspirado é para ter mais torque do que potência em rotações altas.
Meu comando é da Samcams de 284, lobe 111 e levante de 11. Ideal para o MEU motor.
Um carburador Weber 40, mas com canetas trabalhadas e detalhes que meu preparador pediu segredo ....
Coletor 4x1 da engine-truck, com thermotape.
Ignição com MSD 6AL, bobina Mallory, cabos Accel e velas NGK 8 do celta flex. Essas velas são excelentes custo-benefício nas preparações aspiradas. Não vi necessidade de grau 9 no meu motor. Essas de grau 8 estão com excelente durabilidade e cor ideal dos eletrodos, sem carbonização anormal.
Esse conjunto rendeu 163 cv a 5500 rpm e 25 kg (!!) de torque a 4000 rpm. Que falam muito num carro leve (sem bancos traseiros, tapetes, som, etc ...) e com câmbio escalonado e com blocante. Vou fazer um vídeo de 0 a 120 e colocar no Youtube. Ele tá muito rápido.
outra coisinha, onde arrumou uma junta de cabeçote para essas novas medidas?
desde já, Obrigado!
- André Pinheiro
- Membro - 1.8

- Carro:
Fala Tilorez ...
Desculpe a intromissão, mas é o seguinte: A parede entre cilindros fica com aproximadamente 2,9 mm, no meu caso 3,2 mm pois os meus pistões tem 84,5, quanto a junta vc consegue no Mercado Livre ou na Ancona com a medida de 84,7 mm, ou seja, é uma junta de aço original trabalhada para esta nova medida.
Espero ter respondido, e vamos aguardar a confirmação do Renato, ok ...
Abraços
Desculpe a intromissão, mas é o seguinte: A parede entre cilindros fica com aproximadamente 2,9 mm, no meu caso 3,2 mm pois os meus pistões tem 84,5, quanto a junta vc consegue no Mercado Livre ou na Ancona com a medida de 84,7 mm, ou seja, é uma junta de aço original trabalhada para esta nova medida.
Espero ter respondido, e vamos aguardar a confirmação do Renato, ok ...
Abraços
- André Pinheiro
- Membro - 1.8

- Carro:
Cara pelo que sei até 86,00 mm o pessoal abre o bloco, sendo este a última medida para os Ap's. Eu não arriscaria tanto pois a espessura ficaria na casa dos 1,7 mm, mas tem preparador que faz.
Essa medida de 84,8 é uma tradicional receita dos 1.9 e 2.1 com pistões do Monza/Kadet, ou seja, não deve ser num limite extremo o que garante confiabilidade. O próprio Renato pode atestar a durabilidade dessa preparação e dar mais detalhes, ok ...
Abraços
Essa medida de 84,8 é uma tradicional receita dos 1.9 e 2.1 com pistões do Monza/Kadet, ou seja, não deve ser num limite extremo o que garante confiabilidade. O próprio Renato pode atestar a durabilidade dessa preparação e dar mais detalhes, ok ...
Abraços
-
difersilva
- Membro

- Carro:
- Contato:
Abrir o bloco, ajustar pistões, e adaptar as peças necessárias, são as tarefas mais dificeies de serem realizadas de serem realizadas em qualquer preparação.tirolez escreveu:e os pistoes, sao plug and play o tem que fazer alguma usinagem tb?
È ne cessário serviço de qualidade para não se tornar uma maracutaia mal feita.
Particularmente, pelo pouco que estudei resistencia dos materias, as fábricas de empenham em trazer ao conssumidor um motor durável. No caso do grandioso AP, é possivel explorar um pouco mais o limite da resistencia. Acredito que com cautela se conssege melhorar a litragem de um motor. Porém eu não realizaria isto antes que meu motor estivesse pedindo uma retifica. Acredito que seria desperdicio. Ou caso eu queira por prazer premo participar de alguma corrida e necessitar de um carro nestas condições.
Abraços.
- André Pinheiro
- Membro - 1.8

- Carro:
Tirolez e Difersilva ...
Os pistões de 84,7 necessitam uma pequena adaptação para se encaixar perfeitamente nos AP's. É preciso rebaixar a cabeça dos pistões para que fiquem faceadas com o bloco e usinar a furação das bielas, pois os pinos desses pistões tem 22 mm. Para que sabe fazer uma boa retífica isso não é bicho de 7 cabeças, porem deve-se observar o que foi comentado pelo amigo Difersilva, pois quando um motor esta perto de uma retífica pode-se aproveitar e mandar abrir em uma outra medida, economizando-se assim Mão de Obra.
Outra opção é a que eu optei, quando for fazer o meu milinove vou por pistões forjados de 84,5 mm ( já comprados ) próprios para Ap, ai sim é plug and play, somente tendo que ser aberto o bloco para a nova medida.
Fazer um upgrade de aumento de cilindrada + cabeçote é uma opção interessante, sendo que serão necessárias outras alterações no carro, pois a maior potencia e torque precisam vir acompanhada de um burra que de conta, 4x1 para dar vazão ao maior fluxo dos gases, freios dimensionados, comando, e etc... Eu particularmente estou muito animado com os up's que estou fazendo, pois percebo a evolução do carro por completo, ou seja, o conjunto esta evoluindo equilibradamente.
O que se escuta por aqui é que tem muitos carros com comandos altos e preparações pouco estudadas levando "pau" de carros menos preparados mais com um melhor conjunto, por isso estou tentando fazer dessa forma crescer o conjunto para ter o melhor aproveitamento possível, domesticado é claro, e estudando e sentindo cada passo. Posso dizer que tudo o que li, estudei e tive de dicas dos amigos aqui do forum, concordando é claro, muitas foram postas em prática, e todas surtiram um efeito perceptível.
Em fim .... nossos quadradinhos são assim mesmo, tem para todos os gostos. É só escolher o que deseja e mãos a obra ... risos ...
Um abração
Os pistões de 84,7 necessitam uma pequena adaptação para se encaixar perfeitamente nos AP's. É preciso rebaixar a cabeça dos pistões para que fiquem faceadas com o bloco e usinar a furação das bielas, pois os pinos desses pistões tem 22 mm. Para que sabe fazer uma boa retífica isso não é bicho de 7 cabeças, porem deve-se observar o que foi comentado pelo amigo Difersilva, pois quando um motor esta perto de uma retífica pode-se aproveitar e mandar abrir em uma outra medida, economizando-se assim Mão de Obra.
Outra opção é a que eu optei, quando for fazer o meu milinove vou por pistões forjados de 84,5 mm ( já comprados ) próprios para Ap, ai sim é plug and play, somente tendo que ser aberto o bloco para a nova medida.
Fazer um upgrade de aumento de cilindrada + cabeçote é uma opção interessante, sendo que serão necessárias outras alterações no carro, pois a maior potencia e torque precisam vir acompanhada de um burra que de conta, 4x1 para dar vazão ao maior fluxo dos gases, freios dimensionados, comando, e etc... Eu particularmente estou muito animado com os up's que estou fazendo, pois percebo a evolução do carro por completo, ou seja, o conjunto esta evoluindo equilibradamente.
O que se escuta por aqui é que tem muitos carros com comandos altos e preparações pouco estudadas levando "pau" de carros menos preparados mais com um melhor conjunto, por isso estou tentando fazer dessa forma crescer o conjunto para ter o melhor aproveitamento possível, domesticado é claro, e estudando e sentindo cada passo. Posso dizer que tudo o que li, estudei e tive de dicas dos amigos aqui do forum, concordando é claro, muitas foram postas em prática, e todas surtiram um efeito perceptível.
Em fim .... nossos quadradinhos são assim mesmo, tem para todos os gostos. É só escolher o que deseja e mãos a obra ... risos ...
Um abração
- André Pinheiro
- Membro - 1.8

- Carro:
- André Pinheiro
- Membro - 1.8

- Carro:
Fala Renato ...
Cara ... atrasei para 9º o ponto do carro, CARACA !!! Ainda esta grilando, vc acha isso normal ??? To achando que o avanço do meu carro quando ligado adianta muito, tipo assim: quando colocamos 15º com o avanço desligado quando ligamos sobe para 21º, 12º para 18º e 9º para 15º, ai no WOT principalmente de 3º marcha ele bate pino.
Vc pode ver direitinho essa história do distribuidor sem avanço ???
Se desligarmos o avanço ele vai ficar fixo em 15º por exemplo ???
Bom aguardo seus comentários
Um abração
PS: Hoje instalei o meu novo painel com conta giros, alinhei e balanceei e acertei a altura da traseira, o carrinho mudou muito, estava todo fora do eixo !!! Com o conta giros agora posso ir com segurança a giros maiores, oba
!
Cara ... atrasei para 9º o ponto do carro, CARACA !!! Ainda esta grilando, vc acha isso normal ??? To achando que o avanço do meu carro quando ligado adianta muito, tipo assim: quando colocamos 15º com o avanço desligado quando ligamos sobe para 21º, 12º para 18º e 9º para 15º, ai no WOT principalmente de 3º marcha ele bate pino.
Um abração
PS: Hoje instalei o meu novo painel com conta giros, alinhei e balanceei e acertei a altura da traseira, o carrinho mudou muito, estava todo fora do eixo !!! Com o conta giros agora posso ir com segurança a giros maiores, oba
- -SCHULZ-
- Membro - 1.6

- Carro:
André. vc precisa limitar o avanço centrifugo do seu distribuidor, esse avanço avança pra cacete em WOT, pode colocar uma pistola de ponto e acelerar ate 5000rpm que vc vai ver o ponto na casa de 30 40º.
Esse é o avanço mecanico do distribuidor, no corpo dele tem uma janelinha oval, retira ela que vc vai ver dois batentes, vc tem que intorta-los para limitar o avanço, tem que ir intortando e medindo na pistola pra ver o ponto final ideal pra vc...
O avanço a vacuo, o nome diz, só funciona com vacuo, quando vc tira o pé do acelerador, com a borboleta fechada. Não precisa desliga-lo.
Esse é o avanço mecanico do distribuidor, no corpo dele tem uma janelinha oval, retira ela que vc vai ver dois batentes, vc tem que intorta-los para limitar o avanço, tem que ir intortando e medindo na pistola pra ver o ponto final ideal pra vc...
O avanço a vacuo, o nome diz, só funciona com vacuo, quando vc tira o pé do acelerador, com a borboleta fechada. Não precisa desliga-lo.
-
difersilva
- Membro

- Carro:
- Contato:
Fala Andre,André Pinheiro escreveu:Fala Renato ...
Um abração
PS: Hoje instalei o meu novo painel com conta giros, alinhei e balanceei e acertei a altura da traseira, o carrinho mudou muito, estava todo fora do eixo !!! Com o conta giros agora posso ir com segurança a giros maiores, oba!
è isso ai cara, fico feliz pelos seus ups.
Só para lembrar, como você disse do taxamento e troca da junta, se a junta original for a 2,9mm, vc pode ter levado sua taxa as alturas. A podium mistura, ajuda neste ponto tb, pois ela é feita para trabalhar em 10:1 no maximo, não em 14:1. Pode ser que o pistao ta premiando suas velas, e por ultimo, pode ser que teu avanço esteja mal fixado, ai quando avança, ele nao limita pelo parafuso e vai além do normal. È facil ver isto com ums pistola de luz.
Verifique os gaps de velas, encha de alccol, reaperte a valvula do avanço e por ultimo, faça o teste...rsrsrs
Abraços.
Posta logo um video ai da goleta acelerando. To doido para ver um 1.6 no yotube.
Rrsrsrs
Abraços