[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef
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difersilva
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" Agora um monstro domado e bem acertado vale mais do que 2 conjuntos bem acertados ...risos ... "
Andre,
Eu achei esse monstro ai que vc se refiriu ... rsrsrsrsr ... Meu carro deu desrregulada geral esses dias com minha fuçação, mas já conssegui voltar ele no lugar denovo. Eu tava experimentado gicles nele para achar uma configuração + favorável a potência que na economia, mas não tive sucesso devido falta aparelhagens. Vou primeiro arrumar o cabeçote, dar troca aneís e bronzinas, arrumar restante parte ignição. Ai depois vou levar o carro para ser acertado por um experiente..rsrs
Abraços,.. tamo por ai.
Andre,
Eu achei esse monstro ai que vc se refiriu ... rsrsrsrsr ... Meu carro deu desrregulada geral esses dias com minha fuçação, mas já conssegui voltar ele no lugar denovo. Eu tava experimentado gicles nele para achar uma configuração + favorável a potência que na economia, mas não tive sucesso devido falta aparelhagens. Vou primeiro arrumar o cabeçote, dar troca aneís e bronzinas, arrumar restante parte ignição. Ai depois vou levar o carro para ser acertado por um experiente..rsrs
Abraços,.. tamo por ai.
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flavio vs gudão
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ap 1.7
ai galera meu goleta ta na retifica eu to pensando em
fazer ele 1.7 pra mim deixar ele assim
oq eu tenho fazer trocar pistão por 1.8 ou 2.0
tbm tenho q mexer no vira ou posso deixar o
vira dele ariginal abraços
fazer ele 1.7 pra mim deixar ele assim
oq eu tenho fazer trocar pistão por 1.8 ou 2.0
tbm tenho q mexer no vira ou posso deixar o
vira dele ariginal abraços
Re: ap 1.7
Amigo, bem vindo ao tópico, sugiro que vc arranje um bom tempo, e leia com carinho td o q já foi discutido aki nesse forum, pois tenho certeza que o que vc quer preparar no teu motor já foi discutido aki neste tópico, e conforme vc for lendo irá aprender e com o tempo já estará postando experiências com a galera aki.flavio vs gudão escreveu:ai galera meu goleta ta na retifica eu to pensando em
fazer ele 1.7 pra mim deixar ele assim
oq eu tenho fazer trocar pistão por 1.8 ou 2.0
tbm tenho q mexer no vira ou posso deixar o
vira dele ariginal abraços
Boa sorte e qq dúvida estamos a disposição.
Abraços
Luciano
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- André Pinheiro
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Fala Flavio ...
Completando o que o amigo disse, tem um tópico só sobre os 1.7 ( http://www.golquadrado.com.br/forum/com ... 12939.html), dê uma olhadinha com calma e qualquer dívida estamos ai.
Um abração
Completando o que o amigo disse, tem um tópico só sobre os 1.7 ( http://www.golquadrado.com.br/forum/com ... 12939.html), dê uma olhadinha com calma e qualquer dívida estamos ai.
Um abração
Pois é André, bem lembrado desse tópico, eu tinha esquecido dele, senão tb já tinha comentado com o nosso amigo ai de cima, valeu pelo toque.André Pinheiro escreveu:Fala Flavio ...
Completando o que o amigo disse, tem um tópico só sobre os 1.7 ( http://www.golquadrado.com.br/forum/com ... 12939.html), dê uma olhadinha com calma e qualquer dívida estamos ai.
Um abração
Mas mudando de assunto, e ai, ansioso para montar o quadrado, acho q vc n aguenta mais ver o teu carro na funilaria? Acho q eu no teu lugar já teria me descabelado todo de esperar o carango sair. Depois conta os detalhes e põe fotos e comentários qto vc estiver upando seus estágios de preparação.
Estou com uma dúvida, meu carro é um AP 1.6 destaxado no alcool e por enquanto vai ficar assim mesmo (motor está mto bom e n compensa mexer agora). Mas como priorizo torque, estava pensando em colocar um comando 049H, o que melhoraria no rendimento do meu carro, pois pelo q já aprendi aki para mim pela teoria ainda melhoraria o torque e a perda de taxa para rodar no alcool, procede essa informação?
Abraços.
Luciano
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- André Pinheiro
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Fala Bilulpg ...
Vc tem polia regulável no comando ??? Caso tenha já tentou adiantar um pouquinho ???
Bom... Pelo que sei e estudei o 49H é um comando que privilegia mais o torque do que potencia, tanto é que ele vinha em carros com o cambio longo deixando o carro mais elástico, pelo menos até onde eu sei ...
Teoricamente ele trará mais torque em baixas rotações do que o 49G, porem acredito que a melhor opção seja o G mesmo, pois adiantando ele com a polia vc poderá ter um ganho de torque já que o seu motor esta destaxado e vc não vai corrigir isso agora, melhorando o rendimento em baixas rotações. Quando coloquei o 49G senti uma diferença boa de pegada em todas as faixas de rotação, o que acredito que acontecerá com vc tb, mesmo destaxado, ok ...
Vou deixar para o pessoal mais experiente, como o RENATO, comentar se é melhor vc colocar o "H" ou o "G", ok ....
Pelo que li tb tem o 027.7 que é igual ao 49G só que adiantado pelo rasgo da chaveta fazendo o papel da polia regulável, porem isso tem que ser confirmado,pois não tenho certeza !!!
Um abração
Vc tem polia regulável no comando ??? Caso tenha já tentou adiantar um pouquinho ???
Bom... Pelo que sei e estudei o 49H é um comando que privilegia mais o torque do que potencia, tanto é que ele vinha em carros com o cambio longo deixando o carro mais elástico, pelo menos até onde eu sei ...
Teoricamente ele trará mais torque em baixas rotações do que o 49G, porem acredito que a melhor opção seja o G mesmo, pois adiantando ele com a polia vc poderá ter um ganho de torque já que o seu motor esta destaxado e vc não vai corrigir isso agora, melhorando o rendimento em baixas rotações. Quando coloquei o 49G senti uma diferença boa de pegada em todas as faixas de rotação, o que acredito que acontecerá com vc tb, mesmo destaxado, ok ...
Vou deixar para o pessoal mais experiente, como o RENATO, comentar se é melhor vc colocar o "H" ou o "G", ok ....
Pelo que li tb tem o 027.7 que é igual ao 49G só que adiantado pelo rasgo da chaveta fazendo o papel da polia regulável, porem isso tem que ser confirmado,pois não tenho certeza !!!
Um abração
Sim entendi, e além de eu ter ganho em altas rotações com o 49G, tenho a vantagem de adiantar o ponto na polia, no meu caso a minha é a original mesmo, teria como fazer na original? Pois dependendo teria que comprar a polia junto com o comando, e sei que tem um monte de oferta aki no forum, vamos ver o q o renatão e o pessoal que já usou esse comando 49H tem a dizer, essa do comando 027.7 se for o q vc falou é interessnte pois dai dispensaria a princípio o uso da polia regulavel usando apenas essa chaveta que vc comentou, vamos ver o q a turma tem a falar.André Pinheiro escreveu:Fala Bilulpg ...
Vc tem polia regulável no comando ??? Caso tenha já tentou adiantar um pouquinho ???
Bom... Pelo que sei e estudei o 49H é um comando que privilegia mais o torque do que potencia, tanto é que ele vinha em carros com o cambio longo deixando o carro mais elástico, pelo menos até onde eu sei ...
Teoricamente ele trará mais torque em baixas rotações do que o 49G, porem acredito que a melhor opção seja o G mesmo, pois adiantando ele com a polia vc poderá ter um ganho de torque já que o seu motor esta destaxado e vc não vai corrigir isso agora, melhorando o rendimento em baixas rotações. Quando coloquei o 49G senti uma diferença boa de pegada em todas as faixas de rotação, o que acredito que acontecerá com vc tb, mesmo destaxado, ok ...
Vou deixar para o pessoal mais experiente, como o RENATO, comentar se é melhor vc colocar o "H" ou o "G", ok ....
Pelo que li tb tem o 027.7 que é igual ao 49G só que adiantado pelo rasgo da chaveta fazendo o papel da polia regulável, porem isso tem que ser confirmado,pois não tenho certeza !!!
Um abração
A Gripe Equina pega mesmo, mas temos que ser realistas de acordo com a situação econômica/financeira de cada um, bem como a realidade e o uso de cada carro de cada um aki do forum, seja para o nosso dia a dia, seja para hobby ou apenas lazer.
Abraços
Luciano
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Rodrigo Sousa
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difersilva
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Obabilulpg escreveu:Pois é André, bem lembrado desse tópico, eu tinha esquecido dele, senão tb já tinha comentado com o nosso amigo ai de cima, valeu pelo toque.André Pinheiro escreveu:Fala Flavio ...
Completando o que o amigo disse, tem um tópico só sobre os 1.7 ( http://www.golquadrado.com.br/forum/com ... 12939.html), dê uma olhadinha com calma e qualquer dívida estamos ai.
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Mas mudando de assunto, e ai, ansioso para montar o quadrado, acho q vc n aguenta mais ver o teu carro na funilaria? Acho q eu no teu lugar já teria me descabelado todo de esperar o carango sair. Depois conta os detalhes e põe fotos e comentários qto vc estiver upando seus estágios de preparação.
Estou com uma dúvida, meu carro é um AP 1.6 destaxado no alcool e por enquanto vai ficar assim mesmo (motor está mto bom e n compensa mexer agora). Mas como priorizo torque, estava pensando em colocar um comando 049H, o que melhoraria no rendimento do meu carro, pois pelo q já aprendi aki para mim pela teoria ainda melhoraria o torque e a perda de taxa para rodar no alcool, procede essa informação?
Abraços.
Luciano
To meio sumido do msn, mas vamos lá...rsrrs
Eu tenho aki um exemplo igual ao seu mas o meu eu comprei como ap 1.8, mas me parece que é 1.6 se nao trocaram o vira... tirando essa parte, acredito q meu motor é 1.6 e fui enganado na compra. O que posso dizer é o seguinte: Tou rodando destaxado, e com esse 049H. O que acontece com o carro quando acelero, é que ele se estiver com avanço ligado correto, ele já dá uma saida boa. Eu fiz um teste de acelerada com um carinha aki q eu comentei acima q ele tem 288 e tals. O que ocorreu é que quando arrancamos, saio junto ate poqunho na frente, fico pouquinho na frente pois ja entro direto na minha faixa boa de giros e vai ter uma hora que o carro do cara vai dar aquele tapa. Ele dá um Up na sua frente. Eu entendo isso como a hora boa do comando, a hora que o comando faz a diferença é ai. Pa mim ficar na faixa boa já tou pegando a manha de trocar marcha mais curto, pois o que vc pode notar, é que tem uma hora q a potencia começa cair, e acredito q seja bem cedo, nuns 5 mil rpm ja ta baixa, mas o torque é otimo.
havia chovido aki na city, ai peguei uma subidinha em 1ª e acelerei sem cantar pneus, e advinha o que ocorreu? foi subindo velocidade, subindo, subindo a uns 30Km/h começou cantar pneu...viu q interessante.
Acontece tb quando acelero no paralelepipedo de uma avenida aki. Quando passo 2ª eu estico e bate nos 60km/h o negocio anda tripidando e cantando pneu...
È um comando que vou consservar por mais um tempo devido ao meu destaxamento tb. e pela pampa ser pesada, necessitando torque em baixas.
o 049G acredito que seja bom tb, e pretendo experimenta-lo.
- André Pinheiro
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Fala Luciano ...
Vc não vai conseguir enquadramento do comando privilegiando o torque com sua polia original, ou seja, vai ter que comprar uma regulável, pois com ele vc poderá adianta-la ou atrasa-la para ter mais torque ou potencia respectivamente. Quando falei nesse comando 027.7, é por que li que o rasgo da chaveta já esta adiantado em 2º, o que teoricamente dará mais torque e que vc vai poder utilizar a polia original, mas temos que confirmar essas informações pois não tenho certeza sobre este comando, ok ...
Eu se fosse vc compraria um 49G e uma polia assim não ficaria limitado a somente uma regulagem, pois a polia pode ser importante em futuras evoluções, ok ...
Realmente estou muito ansioso, e o por que acho que vou ter problemas com o funileiro, pois alguma partes não ficaram boas, depois de acertar com ele vem a pintura. Acho até que vou deixar o quadradinho meio feioso por um tempo, para poder fazer logo a máquina, ai vai ser até engraçado, pois o carro vai estar com um motorzão e todo feio por fora, malhado de primer e com a pintura toda queimada huahuauahuahuahuahauh.
Um abração
Vc não vai conseguir enquadramento do comando privilegiando o torque com sua polia original, ou seja, vai ter que comprar uma regulável, pois com ele vc poderá adianta-la ou atrasa-la para ter mais torque ou potencia respectivamente. Quando falei nesse comando 027.7, é por que li que o rasgo da chaveta já esta adiantado em 2º, o que teoricamente dará mais torque e que vc vai poder utilizar a polia original, mas temos que confirmar essas informações pois não tenho certeza sobre este comando, ok ...
Eu se fosse vc compraria um 49G e uma polia assim não ficaria limitado a somente uma regulagem, pois a polia pode ser importante em futuras evoluções, ok ...
Realmente estou muito ansioso, e o por que acho que vou ter problemas com o funileiro, pois alguma partes não ficaram boas, depois de acertar com ele vem a pintura. Acho até que vou deixar o quadradinho meio feioso por um tempo, para poder fazer logo a máquina, ai vai ser até engraçado, pois o carro vai estar com um motorzão e todo feio por fora, malhado de primer e com a pintura toda queimada huahuauahuahuahuahauh.
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difersilva
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Andre,...André Pinheiro escreveu:Fala Luciano ...
Vc não vai conseguir enquadramento do comando privilegiando o torque com sua polia original, ou seja, vai ter que comprar uma regulável, pois com ele vc poderá adianta-la ou atrasa-la para ter mais torque ou potencia respectivamente. Quando falei nesse comando 027.7, é por que li que o rasgo da chaveta já esta adiantado em 2º, o que teoricamente dará mais torque e que vc vai poder utilizar a polia original, mas temos que confirmar essas informações pois não tenho certeza sobre este comando, ok ...
Eu se fosse vc compraria um 49G e uma polia assim não ficaria limitado a somente uma regulagem, pois a polia pode ser importante em futuras evoluções, ok ...
Realmente estou muito ansioso, e o por que acho que vou ter problemas com o funileiro, pois alguma partes não ficaram boas, depois de acertar com ele vem a pintura. Acho até que vou deixar o quadradinho meio feioso por um tempo, para poder fazer logo a máquina, ai vai ser até engraçado, pois o carro vai estar com um motorzão e todo feio por fora, malhado de primer e com a pintura toda queimada huahuauahuahuahuahauh.
Um abração
Manda pa pintura... vc nao vai se arrepender, pois o carro já esta todo desmontado... a nao ser q queira escutar: Sera q aquela lata velha anda alguma coisa? Isso é egal escutar, ai vc com a Suposta lata velha responde se anda ou nao...
- Renato3377
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Fala Galera !!
Cada um no seu quadrado ?!?!? Com motores cada vez mais redondos ?!?!?!
Só pra atualizar o assunto dos comandos, o 027.7 tem características semelhantes ao 049g, PORÉM ele é específico para tucho hidráulico, não pode ser usado em cabeçotes com tuchos mecânicos!
Fala Difersilva !!
Se puder experimentar o 049g, vale a pena. A perda de torque em relação ao 49h é perceptível porém pequena. Pro acerto, basta regular a folga das válvulas. De repente não precisa nem mexer na giclagem do carburador, bastando só o acerto na mistura. O uso da polia regulável (recomendo a totalmente feita em alumínio) deixaria prática a sua necessidade de torque com a vontade de acelerar. Mas não brinque de adiantar ou atrasar sem antes demarcar na polia a posição exata do centro DE ACORDO COM A POSIÇÃO DO VIRA. Nem sempre o centro da polia regulável bate com a posição "central" do comando! Nem sempre os limites da polia regulável são limites seguros de posição do comando para que as válvulas não "encontrem" o pistão!
Uma vez demarcado o centro, faça marcas adicionais para +4 e -4 graus (intervalos seguros para adiantar e atrasar o comando sem risco de quebras), que seriam mais precisos se tivesse o disco graduado.
Minha polia foi marcada junto ao parafuso da regulagem pelo meu preparador, com as posições exatas de centro, atrasado 4g e adiantado 4g.
Existe no mercado algumas polias já graduadas, melhorando a precisão da regulagem. Eu vi na www.spaturbo.com.br uma polia nova toda em alumínio e já com a graduação impressa. Existem outras marcas tb.
Enfim, em posições fixas da polia, a perda de torque do 049g é de 0,3 a 0,8 kgfm mas com ganho de 5 a 10 cv de potência a giros mais altos (5200 -5400 pro h e 5500 - 5700 pro g). O carro fica esperto!
O seu colega com 288, se for a única modificação que ele fez além do acerto do carburador, vai ter bastante dificuldade em te acompanhar ... lembrando que sua lenta é lisa e consumo pouco alterado, a dele ...
Esses comandos altos costumam ter lobe center < 108, o que melhora o enchimento dos cilindros em médias-altas rotações, mas com perda de torque e irregularidades em média-baixas rotações. A causa principal é que ambas valvas ficam mais tempo abertas simultaneamente, causando nesse curto intervalo de tempo, a perda de parte da compressão do cilindro ... justificando o uso de maiores taxa de compressão, pelo rebaixamento do cabeçote, como praticamente uma regra ... Sem contar que se não tiver um sistema de exaustão adequado tb, os ganhos serão bem menores. Olha eu falando do conjunto de novo!
Abraço!!
Cada um no seu quadrado ?!?!? Com motores cada vez mais redondos ?!?!?!
Só pra atualizar o assunto dos comandos, o 027.7 tem características semelhantes ao 049g, PORÉM ele é específico para tucho hidráulico, não pode ser usado em cabeçotes com tuchos mecânicos!
Fala Difersilva !!
Se puder experimentar o 049g, vale a pena. A perda de torque em relação ao 49h é perceptível porém pequena. Pro acerto, basta regular a folga das válvulas. De repente não precisa nem mexer na giclagem do carburador, bastando só o acerto na mistura. O uso da polia regulável (recomendo a totalmente feita em alumínio) deixaria prática a sua necessidade de torque com a vontade de acelerar. Mas não brinque de adiantar ou atrasar sem antes demarcar na polia a posição exata do centro DE ACORDO COM A POSIÇÃO DO VIRA. Nem sempre o centro da polia regulável bate com a posição "central" do comando! Nem sempre os limites da polia regulável são limites seguros de posição do comando para que as válvulas não "encontrem" o pistão!
Uma vez demarcado o centro, faça marcas adicionais para +4 e -4 graus (intervalos seguros para adiantar e atrasar o comando sem risco de quebras), que seriam mais precisos se tivesse o disco graduado.
Minha polia foi marcada junto ao parafuso da regulagem pelo meu preparador, com as posições exatas de centro, atrasado 4g e adiantado 4g.
Existe no mercado algumas polias já graduadas, melhorando a precisão da regulagem. Eu vi na www.spaturbo.com.br uma polia nova toda em alumínio e já com a graduação impressa. Existem outras marcas tb.
Enfim, em posições fixas da polia, a perda de torque do 049g é de 0,3 a 0,8 kgfm mas com ganho de 5 a 10 cv de potência a giros mais altos (5200 -5400 pro h e 5500 - 5700 pro g). O carro fica esperto!
O seu colega com 288, se for a única modificação que ele fez além do acerto do carburador, vai ter bastante dificuldade em te acompanhar ... lembrando que sua lenta é lisa e consumo pouco alterado, a dele ...
Esses comandos altos costumam ter lobe center < 108, o que melhora o enchimento dos cilindros em médias-altas rotações, mas com perda de torque e irregularidades em média-baixas rotações. A causa principal é que ambas valvas ficam mais tempo abertas simultaneamente, causando nesse curto intervalo de tempo, a perda de parte da compressão do cilindro ... justificando o uso de maiores taxa de compressão, pelo rebaixamento do cabeçote, como praticamente uma regra ... Sem contar que se não tiver um sistema de exaustão adequado tb, os ganhos serão bem menores. Olha eu falando do conjunto de novo!
Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
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Fala aí galera...
Bem tenho boas noticias..
Achei um preparador lá perto de casa e levei meu carro ontem lá ele deu uma olhada no motor e disse que o motor esta zero bala não precisa fazer a parte de baixo não... Bem que eu pensei que era balela do outro cara.
Mas enquanto eu estava conversando com ele chegou um quadrado lá espirrando que eu falei meu Deus.
Ai perguntei ao mecânico se os turbos quebravam muito, e ele disse que depende de como vc anda... e qto de pressão vc coloca.
Mas disse que se vc souber andar o carro não quebra fácil não.
E para aspirar o carro ele me fez um preço bom na mão de obra dele só cobrou 300,00... Aí eu escolho se eu forneço as peças ou ele...
Bem aí vou ter que ir comprando as peças aos poucos né.....
Vamos ver o que vai dar..
Na medida que aws coisas foram acontecendo posto minhas experiências.
Valew.
Bem tenho boas noticias..
Achei um preparador lá perto de casa e levei meu carro ontem lá ele deu uma olhada no motor e disse que o motor esta zero bala não precisa fazer a parte de baixo não... Bem que eu pensei que era balela do outro cara.
Mas enquanto eu estava conversando com ele chegou um quadrado lá espirrando que eu falei meu Deus.
Ai perguntei ao mecânico se os turbos quebravam muito, e ele disse que depende de como vc anda... e qto de pressão vc coloca.
Mas disse que se vc souber andar o carro não quebra fácil não.
E para aspirar o carro ele me fez um preço bom na mão de obra dele só cobrou 300,00... Aí eu escolho se eu forneço as peças ou ele...
Bem aí vou ter que ir comprando as peças aos poucos né.....
Vamos ver o que vai dar..
Na medida que aws coisas foram acontecendo posto minhas experiências.
Valew.
- gusgol
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Já troquei o meu comando pelo 49G com posterior regulagem dos tuchos e ratifico o que algumas pessoas já disseram aqui...você perde um pouco no torque (percebe nitidamente quando se quer arrancar com o carro), o carro bebe mais (se perde torque vc precisará acelerar mais para compensar) e só se torna esperto quando em alto giro (pra mais de 3000rpm).
Portanto, quem pensa em colocar o comando pra ter mais cavalos sendo que praticamente se anda em engarrafamentos...a perda é considerável. Para reverter a perda de torque pode-se fazer um leve rebaixamento (sugiro no máximo até 0,4mm), com o propósito do motor não ficar muito barulhento e áspero.
Quanto ao alívio no volante de inércia do motor, como o próprio nome diz, serve para não deixar o motor morrer facilmente em desacelerações e evitar que o motor fique "balançando" quando em funcionamento. Se o usuário gosta de um motor lisinho, sem trepidações e econômico, sugiro apenas um leve rebaixamento do cabeçote (próximo de 0,3 a 0,4mm).
Sds
Gustavo
Portanto, quem pensa em colocar o comando pra ter mais cavalos sendo que praticamente se anda em engarrafamentos...a perda é considerável. Para reverter a perda de torque pode-se fazer um leve rebaixamento (sugiro no máximo até 0,4mm), com o propósito do motor não ficar muito barulhento e áspero.
Quanto ao alívio no volante de inércia do motor, como o próprio nome diz, serve para não deixar o motor morrer facilmente em desacelerações e evitar que o motor fique "balançando" quando em funcionamento. Se o usuário gosta de um motor lisinho, sem trepidações e econômico, sugiro apenas um leve rebaixamento do cabeçote (próximo de 0,3 a 0,4mm).
Sds
Gustavo
Gol, uma paixão.
- cavanhasm
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ae galera to precisando de uma forcinha aí...
deem uma olhadinha neste tópico.
http://www.golquadrado.com.br/forum/fun ... 15009.html
Amanhã ta chegando meu comando e hj mandei vir tb um JK pro meu escapamento, tive q comprar pelo ML pois aki não se acha.
deem uma olhadinha neste tópico.
http://www.golquadrado.com.br/forum/fun ... 15009.html
Amanhã ta chegando meu comando e hj mandei vir tb um JK pro meu escapamento, tive q comprar pelo ML pois aki não se acha.
http://www.golquadrado.com.br/forum/gts ... t9914.html
Gol GTS 92 ASPRO
Cabeçote Feito
Comando 276º Sam Cams
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Bobina MI
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Caixa escalonada com blocante
Barra inferior e superior
Suspenção Recalibrada
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- Renato3377
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Fala Cavanhasm !!cavanhasm escreveu:ae galera to precisando de uma forcinha aí...
deem uma olhadinha neste tópico.
http://www.golquadrado.com.br/forum/fun ... 15009.html
Amanhã ta chegando meu comando e hj mandei vir tb um JK pro meu escapamento, tive q comprar pelo ML pois aki não se acha.
E o comando chegou ?? Acho que a greve dos Correios atrapalhou um pouco ... Não esqueça de postar a experiência com ele depois!! Tenho certeza que vai ficar muuuuuito bom. Era um dos ingredientes finais para sua receita!
Quanto ao Hallmeter nos carburados, o principal é que indique mistura no VERDE quando em pé embaixo ... Em marcha lenta costuma ficar no verde também pois o carburador acaba ficando com a regulagem rica na lenta para alimentar em alta. Pelo menos era assim quando eu usava ...
Abraço !!
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Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
- Renato3377
- Membro - 1.6

- Mensagens: 312
- Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
- Carro:
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
ARRANCADA
Fala Galera!
Uma pequena aventura:
Tem uma concessionária FIAT ao lado da minha casa. Quando eu estava chegando do trabalho eu vi um jovem saindo da FIAT com um Punto TJet (turbo) e parando na primeira fila do sinal ... com espaço livre ao lado, não resisti ... Parei ao lado com meu humilde golzinho 93, bastante sujo e com altura original, e comecei a acelerar parado fingindo que estava escutando algo no motor ... o cara caiu na pilha e subiu o giro esperando o sinal abrir ... preciso falar mais ?! O meu 0 - 100 foi um tiro, abrindo bem dele, sendo que fui até uns 130 por questões de segurança, pois só queria comparar o equivalente a um 0 a 201 metros ... O cara ficou BOLADO, principalmente quando eu disse depois que era aspirado 8 válvulas ... Dessa vez, diferente do vídeo porco que eu fiz, eu saí com giro alto e não deixei cortá-lo na 1a pra 2a ...
Não que eu esteja estimulando ou goste de arrancadas na rua, mas esse pequeno teste em linha reta numa rua livre, faz bem pro espírito preparador de quadrados ... rsrs!!
Análise:
Punto TJet:
Peso 1250 kg com potência de 152 cv e relação peso/potência de 8,2 kg/cv. Torque de 21 mkgf e 0 - 100 fábrica de 8,4 s.
Gol aspirado:
Peso reduzido de 850 kg por estar sem bancos traseiros, bancos dianteiros concha leves, motor aliviado, etc. Potência no dino de 165 cv e relação peso/potência de 5,2 kg/cv. Torque de 25 mkgf e 0 - 100 estimado, mais ou menos calculado, com velocímetro marcando próximo do real devido ao pneu mais alto, de cerca de 6,0 s. Graças ao blocante e a técnica tb ... rsrsrs.
Enfim, aproveitei a pequena "aventura" pra conversar sobre a relação peso/potência que é uma das coisas principais para se trabalhar numa arrancada.
Façam um teste: Tire tudo de peso do carro como bancos traseiros, estepe, macaco, tralhas, tudo que vcs acharem que possa ser tirado para um teste curto de desempenho. Depois andem com o carro e testem retomada e aceleração ... diferença, não ?!?!
Pense bem, um gol de 950 kg e 100 cv fica com relação de 9,5 kg/cv. Se vc faz uma dieta de 50 kg, a relação cai para 9,0 kg/cv, que é a mesma relação se vc manter o peso normal dele e aumentar 5 cv! (peso 950 e potência 105 cv). O equivalente a um 4x1 isolado ou um 3E isolado ou até um 049g num motor 1.6 ... Sem contar que o carro mais leve freia melhor, é mais estável e bebe menos ... (um dos fatores que estabilizam o consumo do meu carro).
Vamos começar a dieta ?!?!?!
Abraço !!
Uma pequena aventura:
Tem uma concessionária FIAT ao lado da minha casa. Quando eu estava chegando do trabalho eu vi um jovem saindo da FIAT com um Punto TJet (turbo) e parando na primeira fila do sinal ... com espaço livre ao lado, não resisti ... Parei ao lado com meu humilde golzinho 93, bastante sujo e com altura original, e comecei a acelerar parado fingindo que estava escutando algo no motor ... o cara caiu na pilha e subiu o giro esperando o sinal abrir ... preciso falar mais ?! O meu 0 - 100 foi um tiro, abrindo bem dele, sendo que fui até uns 130 por questões de segurança, pois só queria comparar o equivalente a um 0 a 201 metros ... O cara ficou BOLADO, principalmente quando eu disse depois que era aspirado 8 válvulas ... Dessa vez, diferente do vídeo porco que eu fiz, eu saí com giro alto e não deixei cortá-lo na 1a pra 2a ...
Não que eu esteja estimulando ou goste de arrancadas na rua, mas esse pequeno teste em linha reta numa rua livre, faz bem pro espírito preparador de quadrados ... rsrs!!
Análise:
Punto TJet:
Peso 1250 kg com potência de 152 cv e relação peso/potência de 8,2 kg/cv. Torque de 21 mkgf e 0 - 100 fábrica de 8,4 s.
Gol aspirado:
Peso reduzido de 850 kg por estar sem bancos traseiros, bancos dianteiros concha leves, motor aliviado, etc. Potência no dino de 165 cv e relação peso/potência de 5,2 kg/cv. Torque de 25 mkgf e 0 - 100 estimado, mais ou menos calculado, com velocímetro marcando próximo do real devido ao pneu mais alto, de cerca de 6,0 s. Graças ao blocante e a técnica tb ... rsrsrs.
Enfim, aproveitei a pequena "aventura" pra conversar sobre a relação peso/potência que é uma das coisas principais para se trabalhar numa arrancada.
Façam um teste: Tire tudo de peso do carro como bancos traseiros, estepe, macaco, tralhas, tudo que vcs acharem que possa ser tirado para um teste curto de desempenho. Depois andem com o carro e testem retomada e aceleração ... diferença, não ?!?!
Pense bem, um gol de 950 kg e 100 cv fica com relação de 9,5 kg/cv. Se vc faz uma dieta de 50 kg, a relação cai para 9,0 kg/cv, que é a mesma relação se vc manter o peso normal dele e aumentar 5 cv! (peso 950 e potência 105 cv). O equivalente a um 4x1 isolado ou um 3E isolado ou até um 049g num motor 1.6 ... Sem contar que o carro mais leve freia melhor, é mais estável e bebe menos ... (um dos fatores que estabilizam o consumo do meu carro).
Vamos começar a dieta ?!?!?!
Abraço !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
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- Renato3377
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- Registrado em: 11 Jun 2009, 11:46
- Carro:
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RECORDE
Observação:
Quem vai colocar o post/resposta de número 500 ??? Um recorde aqui no fórum !!
Abraço!!
Quem vai colocar o post/resposta de número 500 ??? Um recorde aqui no fórum !!
Abraço!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
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