[CÂMBIO] Como retirar o câmbio do motor AP?
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[CÂMBIO] Como retirar o câmbio do motor AP?
Pessoal...estou precisando de ajuda sobre como retirar o câmbio.
Possuo uma parati 89 e há algum tempo atras a quinta marcha começou a arranhar para engatar e esses dias engatei a quinta e para desengatar tive que forçar o câmbio.
Resumindo...a quinta desengatou, mas agora não consigo engatar nenhuma marcha.
Gostaria de saber como faço para retirar o câmbio do carro, apesar de saber que não é algo simples e gostaria de ter uma idéia sobre o que poderia ser esse problema.
Desde já agradeço a ajuda de todos do fórum.
Possuo uma parati 89 e há algum tempo atras a quinta marcha começou a arranhar para engatar e esses dias engatei a quinta e para desengatar tive que forçar o câmbio.
Resumindo...a quinta desengatou, mas agora não consigo engatar nenhuma marcha.
Gostaria de saber como faço para retirar o câmbio do carro, apesar de saber que não é algo simples e gostaria de ter uma idéia sobre o que poderia ser esse problema.
Desde já agradeço a ajuda de todos do fórum.
Parati 89 Turbo
- Ricardo Máximo
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- Registrado em: 08 Abr 2008, 21:44
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Nisso vc tem razão Ricardo....eu não tenho conhecimento...é mais curiosidade.
O que acontece é que daqui uns meses eu vou desmontar o carro pois terei de vendê-lo e para isso terei de instalar outro câmbio já que esse tem a terceira forjada. Eu gostaria de tentar "fuçar" hehehe pois se não der certo o carro vai ficar parado até eu desmontar...
Gostaria de pelo menos tentar retirar o câmbio...contando que não sei o grau de dificuldade nessa tarefa, assim volto a andar turbo até eu desmontar definitivamente.
Obrigado por ter postado.
O que acontece é que daqui uns meses eu vou desmontar o carro pois terei de vendê-lo e para isso terei de instalar outro câmbio já que esse tem a terceira forjada. Eu gostaria de tentar "fuçar" hehehe pois se não der certo o carro vai ficar parado até eu desmontar...
Gostaria de pelo menos tentar retirar o câmbio...contando que não sei o grau de dificuldade nessa tarefa, assim volto a andar turbo até eu desmontar definitivamente.
Obrigado por ter postado.
Parati 89 Turbo
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- Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
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Cara, dá um trabalho danado! Sozinho nem pensar! A caixa é muito pesada (uns 30 KG). Remova o protetor de cárter (caso tenha). É necessário remover os parafusos estria das homocinéticas internas (dá um trabalhinho...) além das coifas internas e do calço da caixa. Remova também o conjunto trambulador e a lata protetora meia-lua fixada por dois parafusos nº 10 que ficam por dentro da caixa. Após remover os parafusos que fixam a caixa ao bloco (se não me engano, são 6 parfusos) e o motor de arranque, é necessário recuar a caixa. Nessa hora é preciso muito cuidado, pois se a mesma cair e vc estiver em baixo, um abraço.
Gol 94 AP 1.8 - Ãlcool/GNV - Carburado (TLDE)
Fala Longuete....Em primeiro lugar muito obrigado pelas dicas.
Realmente deve dar um trabalho danado.
Gostaria de saber quem é essa lata protetora meia-lua e ela fica dentro da caixa de cambio???
Como poderia fazer para recuar essa caixa?? Seria apenas puxar com a mão?? E como poderia ser retirado sem que isso cause um acidente hehehe??
Devo colocar um macaco embaixo e recuar a caixa sobre ele??
Eu vou tentar retirar o cambio e qualquer problema vou pedir ajuda novamente.
Muito obrigado pela força.
Realmente deve dar um trabalho danado.
Gostaria de saber quem é essa lata protetora meia-lua e ela fica dentro da caixa de cambio???
Como poderia fazer para recuar essa caixa?? Seria apenas puxar com a mão?? E como poderia ser retirado sem que isso cause um acidente hehehe??
Devo colocar um macaco embaixo e recuar a caixa sobre ele??
Eu vou tentar retirar o cambio e qualquer problema vou pedir ajuda novamente.
Muito obrigado pela força.
Parati 89 Turbo
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Pode ser q o problema nem seja o cambio. Olha por baixo do carro, no tunel, vc vai ver a alavanca do cambio e vai ter umas borrachinhas. Verifica se nao estao gastas ou soltas. Se nao for isso, nem tenta tirar o cambio se nao tiver um elevador. Ate da pra tirar em casa, mas vai dar um puta trabalho, acho q nao compensa. Aqui na minha cidade geralmente cobram uns 140/150 so pra tirar e colocar de volta.
Abraço!
Abraço!
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O André falou tudo aí em cima. Em mecânica, eu aprendi que devemos sempre ir solucionando o problema pelo caminho mais fácil. Dá uma olhada no kit do trambulador. Quando as buchas do trambulador estão gastas, as marchas entram com dificuldade.sasturbo escreveu:Fala Longuete....Em primeiro lugar muito obrigado pelas dicas.
Realmente deve dar um trabalho danado.
Gostaria de saber quem é essa lata protetora meia-lua e ela fica dentro da caixa de cambio???
Como poderia fazer para recuar essa caixa?? Seria apenas puxar com a mão?? E como poderia ser retirado sem que isso cause um acidente hehehe??
Devo colocar um macaco embaixo e recuar a caixa sobre ele??
Eu vou tentar retirar o cambio e qualquer problema vou pedir ajuda novamente.
Muito obrigado pela força.
Essa lata meia-lua fica entre o bloco e câmbio. É fixada por dois parafusos nº 10 que de vez em quando até quebram, pois quando o carro bate o fundo no chão, na altura da caixa, eles são atingidos.
Para retirar a caixa, eu esqueci de mencionar que é necessário remover o cabo da embreagem também. Aqui eu fiz o recuo com o auxílio de um macaco jacarezinho apoiando a caixa pra não cair na minha cara.
É preciso puxar a caixa pra trás ao tempo em que vai-se escilando-a levemente para facilitar o desengate do eixo primário. Lembrando que, antes de colocar a caixa no lugar, vc vai precisar de uma ponta de eixo primário (guia) pra fixar o conjunto platô/disco no volante do motor.
Outra coisa: o carro precisa estar bem suspenso para se efetuar o serviço. O um elevador é sempre o mais indicado, mas a rampa também funciona, mas é mais perigoso.
Um detalhe importante: às vezes a colocação da caixa no lugar dá muito mais trabalho do que a retirada.
Gol 94 AP 1.8 - Ãlcool/GNV - Carburado (TLDE)
Então....sobre o trambulador, eu troquei os reparos poucos dias antes de acontecer esse problema e ja entrei embaixo do carro para verificar, mas ta tudo em ordem. O que acontece é que se eu estiver embaixo do carro e tentar forçar o trambulador para esquerda e direita simulando o movimento do cambio em ponto morto, o bendito vai apenas para o lado da primeira/segunda mas não vai para o lado da quinta/ré. Não acho que sejam as peças que ficam presas a alavanca (OBS.: tenho engate rápido) ainda acho que seja um problema interno do cambio. Teria algo que causasse isso sem que seja um problema interno??
Sobre esse "guia", o conjunto platô/disco não ficarão presos ao volante mesmo que eu retire o cambio??
Eu gostaria de tentar e caso não desse certo levaria ao mecânico...o único problema é que depois que eu soltar as homocinéticas não sei se vou poder arrastar o carro até o mecânico.
Mais uma vez obrigado.
Sobre esse "guia", o conjunto platô/disco não ficarão presos ao volante mesmo que eu retire o cambio??
Eu gostaria de tentar e caso não desse certo levaria ao mecânico...o único problema é que depois que eu soltar as homocinéticas não sei se vou poder arrastar o carro até o mecânico.
Mais uma vez obrigado.
Parati 89 Turbo
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Sinceramente eu não sei.sasturbo escreveu: ...Teria algo que causasse isso sem que seja um problema interno??
Sim. Mas eu digo, caso vc precise retirar o conjunto disco/platô (o que eu acho que não vem ao caso), vc precisaria da guia para colocar de novo.sasturbo escreveu: Sobre esse "guia", o conjunto platô/disco não ficarão presos ao volante mesmo que eu retire o cambio??
Aí só no reboque mesmo.sasturbo escreveu:...o único problema é que depois que eu soltar as homocinéticas não sei se vou poder arrastar o carro até o mecânico.
Mais uma vez obrigado.
Boa sorte.
Gol 94 AP 1.8 - Ãlcool/GNV - Carburado (TLDE)
Fala pessoal!!!!!
Não teve jeito de fazer um serviço caseiro no câmbio heheheh....
Mandei o carro para o mecânico essa semana que passou e tive que trocar o cambio inteiro....coloquei um câmbio 2005....não sei se é PS, PX ou PV pq até agora não sei de cabeça qual é curto ou longo.
O câmbio mais novo ficou com os engates perfeitos....muito macio e como uso engate rápido ficou show.
Obrigado a todos pelos comentários....qualquer problema novo vou contar com a ajuda de todos novamente.
Valeu!!!!
Não teve jeito de fazer um serviço caseiro no câmbio heheheh....
Mandei o carro para o mecânico essa semana que passou e tive que trocar o cambio inteiro....coloquei um câmbio 2005....não sei se é PS, PX ou PV pq até agora não sei de cabeça qual é curto ou longo.
O câmbio mais novo ficou com os engates perfeitos....muito macio e como uso engate rápido ficou show.
Obrigado a todos pelos comentários....qualquer problema novo vou contar com a ajuda de todos novamente.
Valeu!!!!
Parati 89 Turbo