[DÚVIDA] COMO MONTAR UM AP 1.7???

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

[DÚVIDA] COMO MONTAR UM AP 1.7???

Mensagem por BRAILA »

Fala pessoal to afim de passar meu AP 1.6 pra um AP 1.7.... o q devo fazer? usar pistões de 2.0? abrir o bloco pra colocar esse pistões maiores?? por cabeçote de 2.0??
abraços!!
Braila
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

não sei se são pistões de 2.0 ou de 1.8...

de qualquer forma se vc almeja o aumento de cilindrada, coloca de 2.0 logo!

é nescessário retificar pra abrir as camisas e caber esses pistões sim...

no mais, o cabeçote qualquer um funciona, mas claro que um de 2.0 tem maior fluxo de ar!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
Guilherme Roberto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 605
Registrado em: 10 Jan 2009, 21:01
Carro:
Localização: Mogi Guaçu - SP

Mensagem por Guilherme Roberto »

pistões de 1.6 e 1.8 sao os msms 81 mm(STD) vc deve por os pistões do 2.0 para passar de 1.6 para 1.7 axo q sao de 82.5mm (STD)....

Oq muda do 1.6 para o 1.8 é o curso ja q o diametro dos cilindros é o msm.

flw...abraço...at+
Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

Mensagem por BRAILA »

valeu pela ajuda pessoal!!
Abraços
Braila
henriqueah
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Abr 2009, 19:36
Carro:
Localização: CURITIBA/PR

Mensagem por henriqueah »

E ai irmao, acabei de fazer isso no meu gol.. Meu bloco eh 1.6 coloquei pistos 1.8 nao precisei abrir nada o bloco so encaixei, ai troquei virabrequin e coloquei o cabeceto flex 1.8 ficou show o torque do carro.. Abracoooo
GOL 94 CINZA 1.8 INJETADO ASPIRADO CHIPADO C/ DH - 4x1 ESCAPE 2,5 - ROBOCOP
gseverog
Membro
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 15 Jul 2008, 20:33
Carro:
Localização: DOM PEDRITO / RS

Mensagem por gseverog »

henriqueah escreveu:E ai irmao, acabei de fazer isso no meu gol.. Meu bloco eh 1.6 coloquei pistos 1.8 nao precisei abrir nada o bloco so encaixei, ai troquei virabrequin e coloquei o cabeceto flex 1.8 ficou show o torque do carro.. Abracoooo
sim, amigo mas no caso vc fez 1.8 e ele quer fazer 1.7, vai ter q colocar pistao de 2.0 a alcool e mesmo assim vai ter q rebaixar o bloco ou cabecote, abracao

PS: um legitimo ap 1.7 eh com pistao ultima medida de 2.0, ou seja 83,5mm
SAVEIRO QUADRADA BEGE 96 AP 1.8

Original novamente...
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

Guilherme Roberto

vc ja pegou um pistao de 1.6 e de 1.8 ??
dps vc olha a diferença hsusahoassa..
tem diferença pracaramba..
abraço !
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
gseverog
Membro
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 15 Jul 2008, 20:33
Carro:
Localização: DOM PEDRITO / RS

Mensagem por gseverog »

Guilherme Monteiro escreveu:Guilherme Roberto

vc ja pegou um pistao de 1.6 e de 1.8 ??
dps vc olha a diferença hsusahoassa..
tem diferença pracaramba..
abraço !
sao muito diferentes amigo, mas o amigo guilherme quis dizer em relacao ao diametro, este sim igual nos 1.6 e 1.8, q eh o q importa para capacidade cubica em um pistao :y:
SAVEIRO QUADRADA BEGE 96 AP 1.8

Original novamente...
Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

Mensagem por BRAILA »

galera, voltando ao assunto dos pistões de 1.6 e de 1.8, sei q o dois tem o mesmo diâmetro, mas são diferentes, colocando pistões de 1.8 no meu 1.6 o q muda? terei algum ganho, alguma perda? a taxa de compressão como fica??
Abraços!
Braila
gseverog
Membro
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 15 Jul 2008, 20:33
Carro:
Localização: DOM PEDRITO / RS

Mensagem por gseverog »

vai ter perda na taxa amigo, pq ele eh mais baixo q o 1.6, abracao
SAVEIRO QUADRADA BEGE 96 AP 1.8

Original novamente...
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

Pistões de 1.6 são diferentes do 1.8 somente na altura de compressão!!! O diâmetro é o mesmo... Portanto se colocar pistão de 1.8 num vira de 1.6 só vai servir se for usar com uma turbina pendurada pelo fato de destaxar o motor.

O negócio para fazer um bom 1.7 é usar pistões 1.8 GM (Monza, Kadett...)

Estes pistões tem 84,8mm de diâmetro e tem dois tipos... Fase I e Fase II

O Fase I é cabeça plana e o Fase II é o cabeçudo (c/ dome). Todos os dois são álcool.

Uma foto do modelo Fase II cabeçudo 1.8

Imagem

Uma foto mais perto, só que este Fase II é 2.0 (86mm) e primeira sobremedida (86,5mm).
Imagem

Agora vamos ao que interessa...

Você tem que se ligar na altura de compressão do pistão (medida do centro do pino do pistão até face superior do pistão)

Alturas de compressão:

Pistão 1.6 VW ----> 38,00mm
Pistão 1.8 VW ----> 33,30mm

Pistão 1.8 GM Fase I -----> 40,00mm
Pistão 1.8 GM Fase II ----> 33,65mm

Pino dos Pistões VW ---> 20,00mm
Pino dos Pistões GM ---> 21,00mm

****Valores tirados do Catálogo de Pistões Metal Leve - MAHLE

Então para fazer um 1.7 (1748 cm³)

Vira 1.6 VW (77,4mm de curso)
pistão 1.8 GM (84,8mm STD) Fase I (Porque tem a altura de compressão mais próxima da altura de compressão do pistão 1.6 VW)

Na retífica, vc vai pedir para abrir os cilindros para 84,8mm e folga para os pistões STD 1.8 GM.

Como a altura de compressão do GM Fase I é de 40mm e do 1.6 VW é de 38,00 mm... Se montar deste jeito como o pistão GM é mais alto ele vai ficar 2mm para fora.

Então a retífica vai ter que tirar 2mm da cabeça de cada pistão GM para que eles fiquem faceados no bloco AP, não precisando rebaixar o bloco.

Outra coisa na retífica é a retifica da biela, que tem que pedir para abrir o furo do pé da biela de pino 20 para pino 21mm GM. Para que se possa usar o pino GM na biela VW.

E mandar fazer uma junta de aço de cabeçote por encomenda para o uso dos pistões de 84,8mm.

E aproveita o embalo e manda a retifica tirar 0,8mm do seu cabeçote se ele tiver com a altura original ainda, pra dar uma taxadinha de leve.

Instalar um coletor de escape 4x1 de cano de 2" e 2 dois abafadores e fazendo a tubagem o mais reta possível até o final do escape...

Um cabeçote de 2.0 é bem vindo devido a vávulas de admissão maiores (40mm de diametro contra os 38mm do cabeçote 1.6 e 1.8 ) e um comandinho mais nervoso, tipo um 272° até um 276°

E um carbura 2E bem reguladinho na giglagem e canetas e bobina MI e velas de grau 7

Este 1.7 vai girar horrores!!!!!!!!!!!!!! Passando fácil dos 7000rpm. E com o coletor 4x1 vai ficar com ronco lindo, parecido com os VTEC's que giram pacas.

Ta aí uma receitinha de um verdadeiro 1.7 girador pacas!!!!!!!!!!!

Escuta que coisa linda é este AP 1.6 com 4x1 girando acima de 7000rpm
Puma GTE AP 1.6, cabeçote 2.0, injetado fueltech e comando 276°

http://www.youtube.com/watch?v=XRJGeHLPCHQ

Outro video do puminha AP 1.6 nervoso... Regulando a Fueltech e cortando a 7300rpm... Aspiradinho show de bola...

http://www.youtube.com/watch?v=Z6W3ogR_NMQ

Ta ai um bom exemplo de um bom 1.6 ou 1.7 bem feito...


Vlw
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
gseverog
Membro
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 15 Jul 2008, 20:33
Carro:
Localização: DOM PEDRITO / RS

Mensagem por gseverog »

soh nao esqueca de um detalhe, no momento q usar um pistao maior e facear ele pra ficar na borda do bloco, mesmo sem rebaixar o cabecote, jah vai aumentar a taxa,jah q a camara de combustao permanecera do mesmo tamanho e a capacidade volumetrica do motor aumentara, sendo assim devesse calcular novamente a taxa de compressao e ai sim calcular o q deve tirar do cabecote.

PS: um :y: pra explicacao bem detalhada do amigo Felipe Voya :y:
SAVEIRO QUADRADA BEGE 96 AP 1.8

Original novamente...
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

A formula para calcular a nova taxa... Para saber o volume da câmara de combustão, coloque o cabeçote de cabeça para baixo preso numa morsa, de preferência, nivele ele bem e use uma seringa de 3ml graduada e deixe as válvulas fechadas e com uma vela no local. Passe um pouquinho de nada de graxa em volta das válvulas somente pra dar vedação, mas bem pouquinho para não dar alteração na medida.

E vá enchendo a câmara com a seringa com água e anotando quantos ml's vc foi colocando, e quando chegar na borda da camara o valor anotado é o volume total da camara.... Fácil fácil

Depois meça com um paquimetro a espessura da junta e diminua 0,3mm a 0,5mm (que é mais ou menos o quanto ela é esmagada quando esta no motor ) e o diametro da circunferencia de um cilindro dela.


@@@@@@@@@@ PI x diametro² x espessura da junta
volume de junta = -------------------------------------------
@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 4


@@@@@ (volume de admissão + volume da câmara de combustão)
taxa = ___________________________________________________

@@@@@@@@@@@@ volume da câmara de combustão

Lembrando que tudo isto é de um cilindro somente!!! Não precisa fazer para os outros, pq o valor é o mesmo!

PS: Desculpe estes "arrobas" é que a formula saia toda doida quando postava no tópico... hehehehehe

Falow
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

Mensagem por BRAILA »

muito obrigado ao felipe e aos demais membros pelas explicações muito completas! agradeço a todos! mas acho q vou manter ele 1.6 mesmo, como tá turbo e injetado, não queria ter de mexer com retífica agora não, vou colocar pistões forjados da iapel 1.6 de 81mm mesmo, agora só uma pergunta: os pistõs da iapel vem lisos pra serem trabalhados, alguém conhece um lugar bom em SP pra trabalhar estes pistões, pois quero baixar a taxa atual de 10:1 pra 9:1 pra poder mandar mais pressão da turbina!!!
Abraços a todos!
Braila
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

BRAILA escreveu:muito obrigado ao felipe e aos demais membros pelas explicações muito completas! agradeço a todos! mas acho q vou manter ele 1.6 mesmo, como tá turbo e injetado, não queria ter de mexer com retífica agora não, vou colocar pistões forjados da iapel 1.6 de 81mm mesmo, agora só uma pergunta: os pistõs da iapel vem lisos pra serem trabalhados, alguém conhece um lugar bom em SP pra trabalhar estes pistões, pois quero baixar a taxa atual de 10:1 pra 9:1 pra poder mandar mais pressão da turbina!!!
Abraços a todos!
Tem dois tipos: o de turbo com cava para baixar a taxa e o de cabeça plana (liso como vc falou para usar em aspro)

Este é um iapel com cava, já é pronto pra turbo, não precisa usinar nada nele... É tirar o velho e colocar ele no lugar... Claro que tem que ver se vai precisar de retifica nos cilindros para que o pistão novo não fique batendo saia.
Imagem

Pistões com cava da Iapel tem de 1.6 1.8 e 2.0 e nas sobremedidas (0.50 e 1.00)

Além de usar estes pistões para baixar a taxa, vc pode mandar fazer uma junta de cabeçote de 2,00mm ou 2,5mm já que a original de aço (golf 1.8 quadrado) é de 1,5mm. Eu particularmente acho que a original de aço já dá conta do recado.

Falow
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

Mensagem por BRAILA »

Blz felipe, só mais uma pergunta sem querer abusar, já abusando: com esses pistoes iapel e a junta de q vc falou de aço vc acha q taxa pra quanto mais ou menos??
Abraços!!
Braila
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

BRAILA escreveu:Blz felipe, só mais uma pergunta sem querer abusar, já abusando: com esses pistoes iapel e a junta de q vc falou de aço vc acha q taxa pra quanto mais ou menos??
Abraços!!
Certeza eu não tenho... Mas deve ficar entre 8,0:1 a 8,5:1 usando estes pistões iapel e a junta de aço do golf quadrado 1.8 . Isto também se o seu cabeçote estiver com a altura ainda original... Se ele já tiver levado passe vai ficar um pouco mais taxado.

O ideal é mandar um mail para Iapel para que eles te passem os valores mais exatos para vc. Mas gira em torno dos valores que falei acima.

Altura original do cabeçote : 133m se for um valor menor que este pq já levou um passe na retífica.

Não abusa em nada... Estamos aqui para isto mesmo... Discutir idéias

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
bilulpg
Membro
Membro
Mensagens: 267
Registrado em: 24 Mar 2009, 09:03
Carro:
Localização: Tomazina/Paraná

Mensagem por bilulpg »

Felipe Voya escreveu:Pistões de 1.6 são diferentes do 1.8 somente na altura de compressão!!! O diâmetro é o mesmo... Portanto se colocar pistão de 1.8 num vira de 1.6 só vai servir se for usar com uma turbina pendurada pelo fato de destaxar o motor.

O negócio para fazer um bom 1.7 é usar pistões 1.8 GM (Monza, Kadett...)

Estes pistões tem 84,8mm de diâmetro e tem dois tipos... Fase I e Fase II

O Fase I é cabeça plana e o Fase II é o cabeçudo (c/ dome). Todos os dois são álcool.

Uma foto do modelo Fase II cabeçudo 1.8

Imagem

Uma foto mais perto, só que este Fase II é 2.0 (86mm) e primeira sobremedida (86,5mm).
Imagem

Agora vamos ao que interessa...

Você tem que se ligar na altura de compressão do pistão (medida do centro do pino do pistão até face superior do pistão)

Alturas de compressão:

Pistão 1.6 VW ----> 38,00mm
Pistão 1.8 VW ----> 33,30mm

Pistão 1.8 GM Fase I -----> 40,00mm
Pistão 1.8 GM Fase II ----> 33,65mm

Pino dos Pistões VW ---> 20,00mm
Pino dos Pistões GM ---> 21,00mm

****Valores tirados do Catálogo de Pistões Metal Leve - MAHLE

Então para fazer um 1.7 (1748 cm³)

Vira 1.6 VW (77,4mm de curso)
pistão 1.8 GM (84,8mm STD) Fase I (Porque tem a altura de compressão mais próxima da altura de compressão do pistão 1.6 VW)

Na retífica, vc vai pedir para abrir os cilindros para 84,8mm e folga para os pistões STD 1.8 GM.

Como a altura de compressão do GM Fase I é de 40mm e do 1.6 VW é de 38,00 mm... Se montar deste jeito como o pistão GM é mais alto ele vai ficar 2mm para fora.

Então a retífica vai ter que tirar 2mm da cabeça de cada pistão GM para que eles fiquem faceados no bloco AP, não precisando rebaixar o bloco.

Outra coisa na retífica é a retifica da biela, que tem que pedir para abrir o furo do pé da biela de pino 20 para pino 21mm GM. Para que se possa usar o pino GM na biela VW.

E mandar fazer uma junta de aço de cabeçote por encomenda para o uso dos pistões de 84,8mm.

E aproveita o embalo e manda a retifica tirar 0,8mm do seu cabeçote se ele tiver com a altura original ainda, pra dar uma taxadinha de leve.

Instalar um coletor de escape 4x1 de cano de 2" e 2 dois abafadores e fazendo a tubagem o mais reta possível até o final do escape...

Um cabeçote de 2.0 é bem vindo devido a vávulas de admissão maiores (40mm de diametro contra os 38mm do cabeçote 1.6 e 1.8 ) e um comandinho mais nervoso, tipo um 272° até um 276°

E um carbura 2E bem reguladinho na giglagem e canetas e bobina MI e velas de grau 7

Este 1.7 vai girar horrores!!!!!!!!!!!!!! Passando fácil dos 7000rpm. E com o coletor 4x1 vai ficar com ronco lindo, parecido com os VTEC's que giram pacas.

Ta aí uma receitinha de um verdadeiro 1.7 girador pacas!!!!!!!!!!!

Escuta que coisa linda é este AP 1.6 com 4x1 girando acima de 7000rpm
Puma GTE AP 1.6, cabeçote 2.0, injetado fueltech e comando 276°

http://www.youtube.com/watch?v=XRJGeHLPCHQ

Outro video do puminha AP 1.6 nervoso... Regulando a Fueltech e cortando a 7300rpm... Aspiradinho show de bola...

http://www.youtube.com/watch?v=Z6W3ogR_NMQ

Ta ai um bom exemplo de um bom 1.6 ou 1.7 bem feito...


Vlw
Show de bola hein felipe, esse esquema de preparação para 1.7 usando os pistões do monza fase , o meu por enquanto está destaxado rodando no alcool mesmo na configuração 1.6, a principio na minha próxima retífica eu ia somente trocar os pistões para o 1.6 a alcool, mas fiquei coçando nas idéias de colocar esses pistões, mas daí a diferença é q eu não iria priorizar altos giros, mas sim, mto torque, tipo trabalhando com um comando mais manso que priorize torque, esses dias tinha aparecido para mim um bloco completo com pistões, bielas e virabrequim do 1.8 a alcool por 200 pila mas fiquei sismado e o meu mecânico disse que o preço é mto bom, mas barato d+ o santo desconfia né?...Então achei melhor deixar p lá e ir usando meu carro do jeito que está, ai qdo precisar de retífica o q irá demorar mto ainda, ai sim começo a fazer as preparações do jeito que eu quero, no caso um serviço de retífica, no caso dando um passe de 0,8mm no cabeçote, trocando as válvulas de 38mm para 40mm para ficar igual 2.0, e retrabalhos da cabeça do pistão e furos da biela para servir os pistões gm, ficaria mto mais caro que um serviço normal? E essa junta de aço? Teria q ser por encomenda? Qto sairia td, tipo assim a diferença tb é q eu n ia colocar comando 276 e tb n ia colocar a princípio 1 escape 4 x1 com 2 abafadores, no máximo 1 4 x 1 com a tubagem que eu tenho, pois viso força com um bom consumo, tipo os esquemas que o renato passa para um bom conjunto.

Aproveitando o tópico, eu já t mencionei q estou com 1 2E, bobina MI, rodando no alcool destaxado, e usando velas de grau 5,e o esquema é o seguinte minha irmã tem um Uno CSL 1.6 motor argentino passado no alcool e estava vendo essa semana que as velas dela são as NGK BPR6EY, e ela está vendendo o carro dela? Porém as velas dela tem uns 4 meses de uso e a minha eu já n sei qto tempo tem, vc acha q compensa eu pegar essas velas do carro dela e jogar no meu carro, pois estou pensando em 2 situações, 1º n sei se vai ficar bom meu carro destaxado usando velas de grau 6, e segundo o carro dela está no alcool, e tenho medo de colocar as minhas velas de grau 5 no carro dela e dar problema de aquecimento, mas tb vejo que o carro dela demora d+ mesmo da conta para aquecer p rodar perfeitamente no alcool, e pelas minhas conclusões o carro dela está com velas mto frias e o meu principalmente na estrada qdo exige um pouco mais do motor, percebo q aquece bem, o q vc acha? Troco ou n troco as velas? E outra coisa tb, o tamanho das velas é o mesmo do meu carro. No caso da troca, as velas tem alguma sequencia de troca ou encaixe?


Obrigado pelas dicas felipe.



Abraços.
- Ford / VW (autolatina) Versailles Guia 2.0i - Chumbo
- Etanol de fábrica - injeção 4 bicos original a alcool.
- Comando 0.27.7 [ ]
- 4 X 1 [ ]
- Rodas orbital aro 16 [ ]
Avatar do usuário
BRAILA
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 26 Mar 2007, 14:43
Carro:
Localização: Cotia-SP

Mensagem por BRAILA »

valeu felipe pela dicas! foram de muita ajuda! precisando estamos aí!
Abraços
Braila
Avatar do usuário
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 438
Registrado em: 10 Jan 2008, 18:12
Carro:
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por Felipe Voya »

bilulpg escreveu: Show de bola hein felipe, esse esquema de preparação para 1.7 usando os pistões do monza fase , o meu por enquanto está destaxado rodando no alcool mesmo na configuração 1.6, a principio na minha próxima retífica eu ia somente trocar os pistões para o 1.6 a alcool, mas fiquei coçando nas idéias de colocar esses pistões, mas daí a diferença é q eu não iria priorizar altos giros, mas sim, mto torque, tipo trabalhando com um comando mais manso que priorize torque, esses dias tinha aparecido para mim um bloco completo com pistões, bielas e virabrequim do 1.8 a alcool por 200 pila mas fiquei sismado e o meu mecânico disse que o preço é mto bom, mas barato d+ o santo desconfia né?...Então achei melhor deixar p lá e ir usando meu carro do jeito que está, ai qdo precisar de retífica o q irá demorar mto ainda, ai sim começo a fazer as preparações do jeito que eu quero, no caso um serviço de retífica, no caso dando um passe de 0,8mm no cabeçote, trocando as válvulas de 38mm para 40mm para ficar igual 2.0, e retrabalhos da cabeça do pistão e furos da biela para servir os pistões gm, ficaria mto mais caro que um serviço normal? E essa junta de aço? Teria q ser por encomenda? Qto sairia td, tipo assim a diferença tb é q eu n ia colocar comando 276 e tb n ia colocar a princípio 1 escape 4 x1 com 2 abafadores, no máximo 1 4 x 1 com a tubagem que eu tenho, pois viso força com um bom consumo, tipo os esquemas que o renato passa para um bom conjunto.

Aproveitando o tópico, eu já t mencionei q estou com 1 2E, bobina MI, rodando no alcool destaxado, e usando velas de grau 5,e o esquema é o seguinte minha irmã tem um Uno CSL 1.6 motor argentino passado no alcool e estava vendo essa semana que as velas dela são as NGK BPR6EY, e ela está vendendo o carro dela? Porém as velas dela tem uns 4 meses de uso e a minha eu já n sei qto tempo tem, vc acha q compensa eu pegar essas velas do carro dela e jogar no meu carro, pois estou pensando em 2 situações, 1º n sei se vai ficar bom meu carro destaxado usando velas de grau 6, e segundo o carro dela está no alcool, e tenho medo de colocar as minhas velas de grau 5 no carro dela e dar problema de aquecimento, mas tb vejo que o carro dela demora d+ mesmo da conta para aquecer p rodar perfeitamente no alcool, e pelas minhas conclusões o carro dela está com velas mto frias e o meu principalmente na estrada qdo exige um pouco mais do motor, percebo q aquece bem, o q vc acha? Troco ou n troco as velas? E outra coisa tb, o tamanho das velas é o mesmo do meu carro. No caso da troca, as velas tem alguma sequencia de troca ou encaixe?


Obrigado pelas dicas felipe.



Abraços.

Não se esqueça que para vira de 1.6 VW tem que ser os pistões Fase I e vira de 1.8 VW pistões Fase II devido a diferença da altura de compressão. O bom disto que não precisa ter que rebaixar o bloco só da passe na cabeça dos pistões.

Esta configuração de 1.7 melhora um pouco o torque em relação ao 1.6 e se usar um cabeçote de 2.0 (Válvulas de A 40mm) ai o bicho vai girar horrores!!! Numa estrada usando um 2E ou 3E não tem pra ninguém, chega facil aos 200km/h de 4ª marcha beliscando os 7000rpm.

No meu caso estou juntando uma grana pra em dezembro fazer isto mais usando vira de 1.8 e pistão Fase II ai a cilindrada vai pra 1952cm³ quase um 2.0 original que é 1984cm³. Só que muito mais girador que um 2.0 original. E com um bom torque.

Em relação aos virabrequins eu tenho a seguinte constatação:

Vira de 1.6 77,4mm----> Prioriza bastante a potência, mais baixo torque. No estilo das medidas de Mercerdes Benz e B16A VTEC da Honda. Dos 3 é o que tem o menor índice de desgate devido a ótima R/L que tem.
Vira de 1.8 86,4mm----> Boa potência e bom torque, é o meio termo....
Vira de 2.0 92,8mm----> Torque pra dar e vender, mas potencia relativamente baixa para a cilindrada, de funcionamento muito áspero, não podendo exceder muito além dos 6000rpm. Consequentemente maior desgaste de cilindros e pistões em relação aos outros viras pq tem uma R/L bem alta e ruim...

2.0 bom é o que usa o bloco do golf quadrado (bloco alto, código ABA) que usa bielas de 159mm contra as de 144mm do 2.0 nacional. Este 2.0 é mais girador que o 1.8 nacional... Tem a R/L entre a do 1.6 e a do 1.8, muito bom para um 2.0. Este pra mim, é o melhor de todos blocos de AP 8V.

Umas fotinhas dele... Repare no código ABA onde tem a numeração do bloco...
Imagem
Imagem
Imagem

Agora repare na foto abaixo onde fica a numeração do bloco AP nacional, encostado na face do bloco, comparando onde fica a numeração que vc vê o quanto é mais alto o bloco ABA. A peça presa pelos prisioneiros acima deste bloco eu acho que é um gabarito de cilindros usado em retifica...
Imagem

Este bloco que apareceu pra vc por 200 reais ta muito estranho... Tá com cara de bloco roubado, se realmente for e vc colocar ele no seu carro e for fazer vistoria e eles constatarem que é, vão enquadrar o seu carro... Ai vai ser um rolo danado pra vc legalizar o carro e fora a grana preta que vai gastar com despachante. Melhor usar o seu bloco mesmo que vc sabe que legalmente ele ta tranquilo.

É, colocar válvulas de 40mm é bom... Mas tem que abrir os dutos do cabeçote tb para ficar igual ao 2.0... Senão não fica 100% O serviço pra colocar os pistões da GM acho que iria ficar uns 300 reais mais caro... A junta tem que achar alguém que faça... Eu tou tb correndo atrás de alguém que faça... E o precinho é salgado, destas juntas feitas por encomenda... Acho que esta por volta de 200 reais... Uma facada, mas fazer o q né!?

Comando tou pensando tb em usar um 276°

Se mexer no escape já aumenta consideravelmente o consumo do carro, mas melhora o desempenho.

Em relação as velas, o tamanho é o mesmo a única diferença esta no grau térmico delas... Vc colocar as velas dela no seu carro é tranquilo... Mas colocar as suas no carro dela que não vai dar muito certo... Pode acabar dando aquecimento... Voce pode testar, coloca as suas velas no carro dela, e anda um pouco pra ver se bate pino, se bater volte para originais, de umas esticadas e sempre de ouvido ligado pra ver senão bate pino. Senão bater pode até deixar elas... Mas eu não aconselho, mas tambem ela ta vendendo o carro mesmo... risos

As velas não tem sequencia de troca... Só fique ligado na sequencia dos cabos de vela... Não pode inverter nenhum senão o motor nem liga ou vai ficar falhando cilindro.

Falow
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”