Gabriel Agoado escreveu:
Qual a diferença entre coletor 4x1 diemndionado e o "original"...???? e qual a diferença em velas de grau 7 e grau 9...????
Fala Gabriel !!
No coletor de escape original saem 4 tubos curtos de cada duto de escape do cabeçote, juntam em duas longas, com unificação na altura da caixa de marcha. No dimensionado, temos um tubo longo de cada duto, que se juntam apenas na altura da caixa. O dimensionado facilita a "lavagem" de gases da câmara de combustão, os gases saem com menos restrição (se somados ao trabalho total do cano até o final), ganhando uns cavalinhos extras. No motor totalmente original, o ganho dificilmente é maior do que 5 cv. Mas no motor trabalhado, com comando, cabeçote trabalhado, carburador maior, vira uma peça essencial, dando ganhos bem maiores do que 5 cv!
Quanto às velas, eu já escrevi nas primeiras páginas desse tópico a aplicação prática dos números. Resumindo:
- A vela tem que resistir a temperatura da câmara de combustão.
- A vela tende à carbonização.
Quanto maior o número na tabela NGK, ou seja, mais FRIA (na Bosch é o contrário), maior é a resistência da vela às maiores temperaturas, porém é maior a chance de não conseguir eliminar a carbonização.
Num motor original à álcool, usa-se NGK grau 6. Não adianta colocar grau 9, pois a tendência à carbonização é maior e pode sujeitar o motor à falhas. Apenas usamos maior grau na vela se uma preparação aumentar a temperatura na câmara de combustão, o que ocorre principalmente com o aumento da taxa de compressão. No meu motor, com 14,5 de taxa, uso velas do Celta flex da NGK de grau 8, que são excelente custo benefício e estão muito duráveis, sem carbonização ou danos na sua estrutura por temperaturas elevadas, ou seja, estão adequadas ao meu motor. Se eu usasse grau 6, poderia derretê-las ...
Num motor de rua, com uma taxa leve, um comando 049G, bobina MI, 4x1, 2E, ... eu usaria NGK grau 7.
Bom, é a minha opinião (de médico ... rsrs!!) vê se a galera concorda !! rsrs !!
Estamos aí !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.