AR-CONDICIONADO caseiro
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
AR-CONDICIONADO caseiro
pessoal, andei tendo umas ideias ai, pensando no calorão que tá, bola um sistema pra refrigerar o carro...
tipo, instalar um radiador daqueles de ar quente na caixa de ar, e ligar as mangueiras em uma caixinha de isopor com agua e gelo dentro, com uma bombinha fazendo aquela água gelada rodar e refrigerar o carro por dentro, acho que um isopor pequeno poderia ficar ou dentro do porta luvas, ou debaixo do capo, ali perto onde é preso o eletronico, um lugar que tem um bom espaço..
digamos que uma agua com umas pedras de gelo não faria milagre, mas daria uma refrescada dentro do golzinho...
também não duraria muito tempo, mas eu calculo que durando uma ou duas horas já tá legal, pois é dificil fazer uma viajem maior do que essa, a maioria é só trecho curto.
espero que gostem da idéia e se alguem tiver alguma opinião ou tentar fazer mesmo, posta algo aqui pra da umas dicas.
eu não manjo nada de caixa de ar, mas se conhecesse um pouco mais com certeza tentaria fazer mesmo. espero q alguem consiga.... um abraço.
tipo, instalar um radiador daqueles de ar quente na caixa de ar, e ligar as mangueiras em uma caixinha de isopor com agua e gelo dentro, com uma bombinha fazendo aquela água gelada rodar e refrigerar o carro por dentro, acho que um isopor pequeno poderia ficar ou dentro do porta luvas, ou debaixo do capo, ali perto onde é preso o eletronico, um lugar que tem um bom espaço..
digamos que uma agua com umas pedras de gelo não faria milagre, mas daria uma refrescada dentro do golzinho...
também não duraria muito tempo, mas eu calculo que durando uma ou duas horas já tá legal, pois é dificil fazer uma viajem maior do que essa, a maioria é só trecho curto.
espero que gostem da idéia e se alguem tiver alguma opinião ou tentar fazer mesmo, posta algo aqui pra da umas dicas.
eu não manjo nada de caixa de ar, mas se conhecesse um pouco mais com certeza tentaria fazer mesmo. espero q alguem consiga.... um abraço.
- Fets
- Socio-CdGQ!
- Carro:
ueaaheiaheihaeiuhaiuehiaiuae
que idéia doida! eu nem tento pq SEMPRE que as minhas idéias mirabolantes envolvem vedação [da água gelada no caso] vaza no carro e ferra tudo!
põe um óculos escuro, abre o quebra vento na sua cara e boa viagem!
que idéia doida! eu nem tento pq SEMPRE que as minhas idéias mirabolantes envolvem vedação [da água gelada no caso] vaza no carro e ferra tudo!
põe um óculos escuro, abre o quebra vento na sua cara e boa viagem!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
- Dinascimentto
- Membro
- Carro:
- trovao_azul
- Membro
- Carro:
- Rodrigo Cezar
- Membro - 1.6
- Carro:
-
- Membro - 2.0
- Carro:
- Claudio Henrique Pereira
- Membro
- Carro:
cara já tenho isso em mente a muito tempo e acho que achei um "doido" pra me ajudar. tenho um projeto com celulas peltier http://www.ppgia.pucpr.br/~santin/ee/2007/1s/3/ que na verdade é uma plaquinha que ligada a 12 volts esquenta de um lado e resfria do outro, ela é muito usada hoje nos gela'gua e pode chegar a - 60 graus!!!!!
o poder de resfriamento dela tá basicamente ligado a capacidade de se resfriar o lado quente!! quanto mais dissipação de calor ouver no lado quente mais vc baixa a temperatura no lado frio.
se eu conseguir -4 no lado frio com um liquido com ponto de gelo alterado eu bombeio isso para um mini-radiador que fica dentro da caixa de ar e assim conseguir uma boa temperatura interna.
o projeto é bem simples .
1:celular peltier
1:bomba de aquario
1:mini radiador (pode ser aquele do corsa)
1:reservatorio de metal para refrigerar o liquido
1:dissipador
e ai alquem tem coragem???
o poder de resfriamento dela tá basicamente ligado a capacidade de se resfriar o lado quente!! quanto mais dissipação de calor ouver no lado quente mais vc baixa a temperatura no lado frio.
se eu conseguir -4 no lado frio com um liquido com ponto de gelo alterado eu bombeio isso para um mini-radiador que fica dentro da caixa de ar e assim conseguir uma boa temperatura interna.
o projeto é bem simples .
e ai alquem tem coragem???
transformação sempre!!!!
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
- ederson cc
- Membro - 1.6
- Carro:
:uia:
Ederson CC
CL / 94 / AZUL / AP1.8 (FOTOS NOVAS DA GOLETA, 1ª pagina)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=12898
CL / 94 / AZUL / AP1.8 (FOTOS NOVAS DA GOLETA, 1ª pagina)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=12898
Opa galera achei esse topico bem interessante.
Agora gostaria de saber como será montado isso......
Alguém tem fotos desses componentes ou um croqui +/-????
Para eu ver e tentar fazer um teste????
imagino que uma célula peltier seria pouco...Gomes escreveu:Opa galera achei esse topico bem interessante.
o mini radiador, pode ser o do gol mesmo, o do ar quente, apenas faça circular agua gelada dentro.
o reservatório de agua gelada, tenho 2 possiveis lugares. dentro do porta luvas, ou debaixo do capo, atraz da bateria, tem um espaço vazio ali,do lado do ventilador do painel.
- DoctorX
- Membro - 2.0
- Carro:
O problema ai que não foi lembrado é o consumo eletrico da celula.
Nesta utilizada de 4cm x 4cm é de 6A... que rende cerca de 200 btus.
no estudo é dito que são necessarios pelo menos 600 btus para esfriar 1m²
creio que no carro teria que ser pelo menos 2000 btus, devido ao aquecimento das peças e perdas. Então seriam necessários cerca de 60A Fora as bombas de agua e ventiladores. Teria que ser um alternador meio parrudo para aguentar. Mas se der certo tambem ficaria muito doido um ar condicionado sem gas. Pelo menos ecologico.
Nesta utilizada de 4cm x 4cm é de 6A... que rende cerca de 200 btus.
no estudo é dito que são necessarios pelo menos 600 btus para esfriar 1m²
creio que no carro teria que ser pelo menos 2000 btus, devido ao aquecimento das peças e perdas. Então seriam necessários cerca de 60A Fora as bombas de agua e ventiladores. Teria que ser um alternador meio parrudo para aguentar. Mas se der certo tambem ficaria muito doido um ar condicionado sem gas. Pelo menos ecologico.
Gol Gl AP 1.6 álcool 88 [Vendido]
Parati S MD270 1.6 álcool 85 - [Pronta!!! Foi para o Pai]
Civic LX 2001 1.7 - Ap Japonês!!!!
Parati S MD270 1.6 álcool 85 - [Pronta!!! Foi para o Pai]
Civic LX 2001 1.7 - Ap Japonês!!!!