como colok injeçao num gol 88 1.6 alcool.

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
tonyihm
Membro
Membro
Carro:
Contato:

como colok injeçao num gol 88 1.6 alcool.

Mensagem por tonyihm »

amigos me ajudem pois quero colok uma injeçao no golzao pois tenho um weber original e ela ja deu o q tinha q dar "foi valente ate quando durou. que jaz em paz bom weber" . gostaria de saber a lista de q irei pedir na loja d usados, seria? bobina, chicote da injeçao chicote de destribuiçao da bobina, flauta com os bicos, modulo, bomba de combustivel, qual precisa daquela parte da chave de partida. quais os sensores q usam , e lembrando q ele e alcool qual melhor se adaptaria se a do 1.8 ou 2.0.
e se depois eu posso colok um turbinho leve? semdo ela com 4 bicos?
gol quadrado nao e falta de opçao e estilo propio.
alankashibe
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por alankashibe »

E ae velhow.

Olha bixo, eu já fiz adaptações desse jeito. Mas para monoponto.
Se for para multi ponto, vc tem que trocar o cabeçote por causa do sensor de detonação (ele verifica uns "grilos no motor).
Eu postei em outro topico a instalação do sistema FIC EC-IV.
Segue na integra o que eu postei.

Realmente, fica uma beleza o carro. Mas se for a Gasolina. Caso seu motor seja a álcool, rode bastante para encontrar um módulo à alcool. Digo isso pq eu já converti três carros, sendo o gol do meu irmão 86 (álcool orig), uma saveiro de um amigo (gasolina rodando no alcool) e um passat 75 (alemão) com o motor do b3 2.0 rodando no álcool hehe. o trampo fica digno e quem não conhece nem percebe que está com injeção eletrônica.

No caso do motor a álcool, com modulo gasolina e sisteminha flex, fica uma mierda. Normalmente o motor sofre com falta de combustivel pelo motivo do tempo de injeção. E não pense que colocando bico arrombado como o do 2.0 vai melhorar.

A receita de bolo é a seguinte:
Chicote FIC EC-IV para motor CHT (chicote maior para os sensores)
Sensores em geral (sonda, sensor de temp da água, temp do ar, sensor de velocidade - cut-off, entre outros.
Sensor MAP
Módulo álcool para pointer 1.8 ou logus (tem bastante na praça)
Módulo de Ignição do distribuidor (é diferente do sistema carburado)
Bobina para o sistema de ignição (igual do MI)
Corpo de Borboleta (TBI) com aquecimento
Distribuidor para sistema com injeção FIC (não tem avanço).
Bico da cor VERDE ( ap 1.6 ou 1.8 álcool/gas)
Evite o bico branco do 2.0, mas tenha um em mãos para poder testar o desempenho do carro e a mistura ar/combustivel dele.
Agora esqueça do bico laranja, pois esse é para motor 1.0.

Qualquer dúvida posta ae.

Araços!
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por Fets »

Tony, é AP ou CHT?
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por longuete »

Vou pertubar neste tópico, pois não gasto mais um dinheiro no meu TLDE. Tô muito afim de por uma FIC EC-IV no meu AP 1.8 álcool. Esse tópico não só era tudo que eu precisava, mas sim de um parceiro igual ao alankashibe que entrou pra colaborar.
alankashibe escreveu: Chicote FIC EC-IV para motor CHT (chicote maior para os sensores)
No caso do meu motor, que é AP, é esse chicote mesmo?
alankashibe escreveu: Sensores em geral (sonda, sensor de temp da água, temp do ar, sensor de velocidade - cut-off, entre outros.
Sensor MAP
Como fazer para instalar (adaptar?) o sensor MAP e a sonda lambda? A princípio, a FIC-EC IV possui sonda lambda (eu jurava que não tinha)?
alankashibe escreveu: Módulo álcool para pointer 1.8 ou logus (tem bastante na praça)
Loga acima, na sua resposta, você disse que é muito difícil encontrar esse módulo. Não entendi...
alankashibe escreveu: Módulo de Ignição do distribuidor (é diferente do sistema carburado)
Você diz aquele módulo de ignição que fica no painel corta fogo?
alankashibe escreveu: Corpo de Borboleta (TBI) com aquecimento
Este corpo de borboleta não precisa ser niquelado (no caso do carro for álcool)?
alankashibe escreveu: Distribuidor para sistema com injeção FIC (não tem avanço).
Você diz distribuidor com sensor HALL?

Desculpe tantas perguntas, mas como vc tem experiência neste tipo exato de modificação, ninguém melhor que vc pra ajudar a gente neste problema. Estou decidido a colocar uma FIC dessa o meu Gol, pois acho essa injeção guerreira.
Mas e o carro que você instalou? Ficou econômico? Fica beleza mesmo (tipo os que vêm de fábrica)? E o painel do carro? Onde vc instalou aquela luzinha da injeção que todo carro injetado tem no painel?
Valeu pela intenção e obrigado mais uma vez por dispor-se a ajudar.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por Fets »

longuete, depois de cotar quanto fica colocar uma FIC no gol, me fala o valor... eu quero saber se é tão mais barato que a MI assim...
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por longuete »

Fets escreveu:... eu quero saber se é tão mais barato que a MI assim...
Com certeza é mais barata. Primeiro pela quantidade de bicos. Segundo porque não precisa trocar coletores, nem cabeçote, etc. Além de possuir menos sensores.
alankashibe
Membro
Membro
Carro:

Valeu pela consideração.
Bom , vamos lá.

alankashibe escreveu: Chicote FIC EC-IV para motor CHT (chicote maior para os sensores)

Sim, pois o chicote não muda para a injeção, mas se você encontrar o do Gol, pode ficar tranquilo.
alankashibe escreveu: Sensores em geral (sonda, sensor de temp da água, temp do ar, sensor de velocidade - cut-off, entre outros.
Sensor MAP
Como fazer para instalar (adaptar?) o sensor MAP e a sonda lambda? A princípio, a FIC-EC IV possui sonda lambda (eu jurava que não tinha)?

O MAP é simples de instalar. Ele depois é conectado no corpo de borboleta para medir a depressão no motor. Normalmente você adquire as peças com o suporte delas. Um lugar para instalar ele, é bem abaixo do número do chassis (ao lado da bobina).
A sonda lambda pode ser feita a instalação logo após a junção dos dois canos do escap. Vai ser necessário soldar uma porca no escap para fixar a sonda. Utilizar sonda de 4 fios, pois utiliza aquecedor. Ela nem é tão necessária, mas precisa para parametro da injeção.
alankashibe escreveu: Módulo álcool para pointer 1.8 ou logus (tem bastante na praça)
Loga acima, na sua resposta, você disse que é muito difícil encontrar esse módulo. Não entendi...

Onde moro é uma mierda encontrar um módulo desse original a álcool. Vc encontra de quilo o gasolina. Mas os Pointers e os Logus, tiveram muitas unidades a álcool, sendo assim é mais fácil de identificar.
alankashibe escreveu: Módulo de Ignição do distribuidor (é diferente do sistema carburado)

Sim. O módulo de iginição não é o mesmo do carburado. Ao invez daquela marmita de aluminio, é um módulo menor feito de plástico. Nos carros originais, ele fica na calha do cofre do motor (proximo ao motor do limpador de para-brisa).
Este corpo de borboleta não precisa ser niquelado (no caso do carro for álcool)?

Não tem necessidade, pois o álcool não fica em contato com as partes da TBI, além do material receber um tratamento diferente do carburador.
Mas tem que ser aquecida.
alankashibe escreveu: Distribuidor para sistema com injeção FIC (não tem avanço).

Exato.
longuete escreveu: Desculpe tantas perguntas, mas como vc tem experiência neste tipo exato de modificação, ninguém melhor que vc pra ajudar a gente neste problema. Estou decidido a colocar uma FIC dessa o meu Gol, pois acho essa injeção guerreira.
Mas e o carro que você instalou? Ficou econômico? Fica beleza mesmo (tipo os que vêm de fábrica)? E o painel do carro? Onde vc instalou aquela luzinha da injeção que todo carro injetado tem no painel?
Quanto ao carro que instalei, foi em um gol 86 e uma saveiro 93 (linha comum de se ver isso) O sistema FIC não tem luz de diagnóstico. Você pode fazer uma para isso, bastando fazer a ligação no conector de diagnóstico, mas vale lembrar que ela enche o saco, pois fica piscando.

Quando terminado e com a tampa da TBI, ainda mais se for a redonda tipo do carburador, fica ótimo o acabamento. Mas isso só é possivel quando se analiza bem onde vai instalar os sensores como o MAP e o módulo de ignição. Se souber camuflar eles, fica ótimo.

Questão de economia... isso é Fo#* de dizer, pois depende muito do pé da criatura e a qualidade do combustível. Agora dando uma nota de 0 a 10 comparando com o carburador, 8,5. Mas posso dizer que foi satisfatório o lance da conversão. No começo vc estranha, mas depois que ver a lenta redondissima, sem aquele fedor de excesso de álcool e o carro pegando mais fácil, compensa e muito.

PS: ao instalar o injetor de gasolina, vc pode colocar ele em alguma mangueira de vacuo da TBI com uma eletro-valvula. Eu não me lembro como era o esquema original, mas se quiser dá pra ligar ele no módulo (verifique a pinagem).

Eu tenho uma marmitinha de loko e vou instalar nele, mas o sistema vai ser bemmmmm diferente hehehe. Vai ser um Fuel Tech Race pro 1, mas isso é outra história...

Qualquer dúvida posta ae ok.

Abraço!
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

alankashibe escreveu:Valeu pela consideração.
Bom , vamos lá.

Sim, pois o chicote não muda para a injeção, mas se você encontrar o do Gol, pode ficar tranquilo.
Sensor MAP

O MAP é simples de instalar. Ele depois é conectado no corpo de borboleta para medir a depressão no motor. Normalmente você adquire as peças com o suporte delas. Um lugar para instalar ele, é bem abaixo do número do chassis (ao lado da bobina).
A sonda lambda pode ser feita a instalação logo após a junção dos dois canos do escap. Vai ser necessário soldar uma porca no escap para fixar a sonda. Utilizar sonda de 4 fios, pois utiliza aquecedor. Ela nem é tão necessária, mas precisa para parametro da injeção.

Onde moro é uma mierda encontrar um módulo desse original a álcool. Vc encontra de quilo o gasolina. Mas os Pointers e os Logus, tiveram muitas unidades a álcool, sendo assim é mais fácil de identificar.

Sim. O módulo de iginição não é o mesmo do carburado. Ao invez daquela marmita de aluminio, é um módulo menor feito de plástico. Nos carros originais, ele fica na calha do cofre do motor (proximo ao motor do limpador de para-brisa).

Não tem necessidade, pois o álcool não fica em contato com as partes da TBI, além do material receber um tratamento diferente do carburador.
Mas tem que ser aquecida.

Exato.
longuete escreveu: Desculpe tantas perguntas, mas como vc tem experiência neste tipo exato de modificação, ninguém melhor que vc pra ajudar a gente neste problema. Estou decidido a colocar uma FIC dessa o meu Gol, pois acho essa injeção guerreira.
Quanto ao carro que instalei, foi em um gol 86 e uma saveiro 93 (linha comum de se ver isso) O sistema FIC não tem luz de diagnóstico. Você pode fazer uma para isso, bastando fazer a ligação no conector de diagnóstico, mas vale lembrar que ela enche o saco, pois fica piscando.

Quando terminado e com a tampa da TBI, ainda mais se for a redonda tipo do carburador, fica ótimo o acabamento. Mas isso só é possivel quando se analiza bem onde vai instalar os sensores como o MAP e o módulo de ignição. Se souber camuflar eles, fica ótimo.

Questão de economia... isso é Fo#* de dizer, pois depende muito do pé da criatura e a qualidade do combustível. Agora dando uma nota de 0 a 10 comparando com o carburador, 8,5. Mas posso dizer que foi satisfatório o lance da conversão. No começo vc estranha, mas depois que ver a lenta redondissima, sem aquele fedor de excesso de álcool e o carro pegando mais fácil, compensa e muito.

PS: ao instalar o injetor de gasolina, vc pode colocar ele em alguma mangueira de vacuo da TBI com uma eletro-valvula. Eu não me lembro como era o esquema original, mas se quiser dá pra ligar ele no módulo (verifique a pinagem).

Eu tenho uma marmitinha de loko e vou instalar nele, mas o sistema vai ser bemmmmm diferente hehehe. Vai ser um Fuel Tech Race pro 1, mas isso é outra história...

Qualquer dúvida posta ae ok.

Abraço!
FIC ECC-IV tem luz sim, quem não tem é a Le Jetronic...
alankashibe
Membro
Membro
Carro:

Sinceramente, FIC EEC-IV CFI (mono), só conheço lampada para sinalização de avarias. Nunca peguei um carro na oficina com esse tipo de injeção com luz de advertência.

Agora MPI, nunca reparei... Pois quando entra, normalmente se verifica os danos Físicos (sensor com pipa ou coisa do tipo) e depois conecto no napro.

Pra galera que for de interesse, segue ae um link da apostila dos caras da Racechips.
É básica mas ajuda e muito na hora da dor de barriga.
http://www.racechips.com.br/tutoriais/c ... ronica.doc
Kstoeu
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Kstoeu »

Cara tem uns cars vendendo completinha mo ML, no hotcampinas também terá que trocar uma listinha de peças mas o resultado será satisfatório pois a ecônomia vai ser significante. Injeções mais antigas fora de cogitação!!!
Vendendo tudo para morar bem!!!
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por longuete »

Mais uma vez obrigado meu parceiro. Suas informações serão muito valiosas.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”