[DIY] Como alisar as lentes do Farol!!

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rlcsjc
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[DIY] Como alisar as lentes do Farol!!

Mensagem por rlcsjc »

Bom dia pessoal, esse aqui é meu primeiro post no forum, pois acabei de adquirir o quadrado essa semana, sou amigo do Fabio(acho que ele é adm. do forum), porem creio que ele não se lembre de mim..rsrs

(Fabio eu tinha o Santana com Suspensão a Ar.... o da Fundinhos, é esse da foto abaixo)....
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Intão pessoal, tb vou tirar umas fotos do meu caxa e colocar aqui no forum tb, pretendo ajudar o maximo possivel no forum....

Bom voltando ao assunto que interessa, eu estava vendo alguns topicos aqui no forum, onde os usuarios estavam comentando sobre e lente lisa no gol (acho que eh da RCD) é aquelas de cristal, porem alguns usuarios comentam que ela não presta, pq entra agua e outras coisas, então estou postando uma coisa que acho que vai agradar alguns, esse tutorial é peguei no clube do monza...


O cara fez um tutorial para alisar as lentes do farol do carro e deixa-las lisas, como nos carros de hoje em dia!!!

COMO ALISAR AS LENTES DO FAROL
Amigos monzeiros, descrevo abaixo o processo utilizado pra alisar as lentes do farol do monza "caixote", não há no mercado lentes lisas para o monza, só pode ser discriminação, pois há para vários modelos. Tambem temos direito(os que gostam) de estilizar nossas maquinas.

este é meu farol depois de pronto:

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Se gostou, anote abaixo o procedimento:

MATERIAL NECESSARIO

2 folhas de lixa de parede sendo uma num. 80 e outra 220
2 folhas de lixa secas sendo uma de grão P220 e outra P600
1 lixa d'agua 1200
1 lata de spray - verniz automotivo
1 tubo de silicone ( usado p/ vedação)
1 chave de fenda

PROCEDIMENTO

1- Voce deve desmontar o farol do veiculo para manusea-lo(se não conseguir, pare por ai mesmo) é simples, desconecte a lâmpada da seta e o plugue da lâmpada do farol e lanterna, solte os dois parafusos que prendem o conjunto à lataria e retire-o do veiculo.

2- Com o farol fora do veiculo, vc pode desencaixar a seta e deixa-la de lado até a remontagem, se observar, verá que a lente é presa ao conjunto por presilhas(pressão), basta enfiar a ponta da chave de fenda abaixo delas e força-las para cima. Retiradas as presilhas, use a chave de fenda para ir forçando a lente para fora da canaleta em que está encaixada(faça-o com cuidado, pois a lente estä colada à uma junta de borracha que por sua vez estä colada à carcaça do farol, trata-se de silicone, usado para evitar a infiltração de água, evite danificar esta junta, pois irá utiliza-la na remontagem). Force aos poucos em todos os lados, como se estivesse abrindo uma lata de tinta. Na maioria dos casos, quando retiradas as presilhas, as lentes saem facilmente, se tiver que força-las, faça-o com cuidado e paciência.

3- De posse da lente, começaremos o processo de lixamento:
Se não tiver um taco de lixa, corte um retângulo de isopor(=/- 3 cm.) de 8cm. X 5cm. e use como base para as lixas. Corte primeiro a lixa de parede n.80 no tamanho adequado ao seu "taco" e comece a lixar sem muita pressão as estrias internas da lente, a princípio a lixa irá apenas "riscar"as estrias, mas tenha fé, aos poucos estas irão começar a desbastar. Quando já tiver todas as estrias opacas pelo lixamento, passe para a lixa de parede 220 e continue o processo até o ponto desejado(VEJA ITEM 1 DAS CONSIDERAÇÕES). A partir deste ponto iniciaremos a recuperação da transparência da lente.

4- Com a lixa seca P220 vc deverá deixar a superficie o mais lisa possivel, quando notar que não hä mais progresso no lixamento, troque a lixa pela P600 e repita o processo, havera pouco desbaste, o efeito é que o esbranquiçado do vidro irá diminuindo gradativamente.
Quando notar que não há mais evolução nesta etapa, passaremos ao lixamento com água. Adicione água à "cuba" (lente), cerca de 100ml são suficientes, e comece o lixamento com a lixa d'agua 1200.
Quanto mais lixar, mais transparente irá ficar a lente. Terminado este processo, enxugue a lente e espere secar totalmente. A tendência é de que ela fique esbranquiçada novamente(aparência leitosa). Deve estar bem translúcida, se não estiver, adicione água novamente e repita o processo de lixamento com a lixa d'agua até obter o resultado satisfatório.

5- O acabamento final, que irá tornar a lente totalmente transparente, vc dará com 2 demãos do spray de verniz automotivo. Recomendo após a secagem do verniz, um polimento(massa branca) e enceramento para um maior brilho.

6- Reinicie a montagem do conjunto limpando bem os residuos de silicone da junta de borracha, cuidado para não danifica-lá(se estiver ressecada, recomendo a substituição), passe um filete do silicone no lado da junta que encaixa na lente, e outro filete no canal da carcaça aonde se encaixará a mesma, não deixe falhas neste filete, pois sua função não é colar mas sim evitar que entre água no conjunto posteriormente. Faça a união das peças e prenda com as presilhas novamente, encaixe a seta no módulo e monte o conjunto no veículo.
Não esqueça de encaixar novamente a lâmpada da seta nem os plugues do farol. Teste o funcionamento da seta, lanterna, farol alto e baixo e se tudo estiver OK. seja feliz!!!!!

ATENÇÃO : ANTES DE INICIAR ESTE PROCEDIMENTO, LEIA ABAIXO

CONSIDERAÇÕES:

1- Tudo tem um preço,vc ganha em aparência, mas dependendo do quanto quiser tirar de estrias irá perder em "foco". Isto que dizer o seguinte:
Existe um motivo pra as estrias estarem lá, elas tem a finalidade de direcionar o foco do facho de luz emitido pelo farol, se vc transita muito por locais aonde precise do máximo de iluminação , talvez não seja aconselhavel retirar totalmente as estrias, tambem terá um resultado satisfatório, pois seguirá o padrão dos fabricantes de lentes lisas, estas preservam um pouco das estrias, fica a seu critério o ponto desejado.

2- Não tenha medo de manusear a lente, ela é mais resistente do que vc imagina, é pouco provável que vc trinque uma delas no lixamento, mas, por via das dúvidas, ao lixa-lá, deixe-a sobre uma superfície macia, pode ser uma toalha ou retalhos de pano.

3- O processo é demorado, para otimizar o tempo, utilizei uma furadeira com disco para lixa ao invés do "taco", é muito mais rápido e caso a lente esquente muito, basta esperar alguns minutos e recomeçar o lixamento. Caso decida optar por este sistema, há um "macete" que irá ajuda-lo: Depois de algum tempo lixando com a lixa de parede 220, vc irá notar que haverá um acumulo de residuos de vidro na lixa. Não jogue fora esta lixa, ela serve para dar polimento ao vidro no processo final, se tiver paciência , não precisará nem do verniz p/ atingir a transparência ideal, e ainda pode usa-lá para tirar os pequenos riscos da frente da lente, causados por pedriscos e outros.

4- Uma lente de monza custa em torno de 18 reais em São Paulo, avalie se não é mais interessante comprar um par e processá-lo, assim pode guardar suas lentes originais, além de que não correra o risco de ficar com o carro parado por falta de faróis enquanto finaliza o processo.

5- Caso possua um "tubarão"o processo é o mesmo, talvez haja alteração somente na parte de desmontagem mas o processo para as lentes é o mesmo.

6- Aproveite que já esta com o farol desmontado e compre um spray de aluminio e pinte o plastico preto que fica logo abaixo do globo optico, dá um efeito melhor, e se tiver um pouco de tinta da cor do carro, pinte a "chapeleta" que cobre a lâmpada do farol(somente por fora), a minha pintei de azul metálico, dá para ver de longe.

7- Só recomendo este procedimento para lentes de vidro, desaconselho seu uso para outros tipos de materiais.





Bom pessoal to Tutorial estã ai, e espero que gostem....
Rodrigo Leandro (Mortadela)
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Mensagem por binhodrummer »

pois é, o unico problema é que no original quem da foco no farol é a lente amigo...ou seja deve ficar uma bosta! os lente lisa fabricados quem da o foco é o projetor (parabola) interna...
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Mensagem por Fets »

denovo isso de comer os riscos do farol?

eu tenho vontade de bater no cara que fez isso no carro! pra colocar lente lisa tem que ser os faróis prontos que o refletor tem as divisõezinhas [não sei o nome] que direciona a luz pra onde ela deve ir, e quem faz isso nos faróis lente frisada, é os riscos que o cara mandou vc comer na lixa...

o farol vai ficar borrado e desfocado com isso!
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Mensagem por Felipe Giulian »

Fets escreveu:denovo isso de comer os riscos do farol?

eu tenho vontade de bater no cara que fez isso no carro!

:ahn:
Bom, certamente, agluém vai olhar o tutorial e vai pensar em fazer, nem que seja para teste, e se ficar do agrado do dono, não há mal nisso, uma vez que a propriedade é dele.


Cada um no seu quadrado, literalmente...
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Mensagem por rlcsjc »

Bom como a amigo Felipe disse, cada um no seu quabrado..rsrs

eu somente coloquei esse tutorial, pois tem gente que gosta do tunnig e pode ser que isse tutorial sirva pra alguma coisa.. afinal o que não serve pra vc, com toda certeza serve pra outra pessoa.....

Eu particularmente odeio tunning... prefiro um carro original por fora.... gosto apenas do basicão mesmo... roda loka e baxo..... apenas isso....
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Mensagem por Rogério »

aae pessoal o maior problema de alizar a lente frizada é q o farol vai virar um olofote deses de residencia ou estacionamentos ou seja vai ofuscar o motorista do carro q vem contra, muito perigoso, e é contra a lei !!! pq o farol não vai ter a regulagem (vai ficar uma bolha de luz pra tudo q é lado) e farois desregulados são contra a lei !!
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Mensagem por ranjas »

eu tb nao axo uma boa lixar os farois nao....se num tem como comprar um no eskema pronto ja...deixa original msm....odeio os fi da puta q vem cegando td mundo....qdo eu compra meu trator eu vo mete o trator de frente com esse fdp q vem me cegando uhauhauhauha
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Mensagem por Rodrigo Cezar »

d boa isso e loucura, dai vc sai na estrada a noite e n inxerga nd..uahuash fika massa mais eu naum faria no meu fio
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Mensagem por buzato »

tinha que ser dono de monza pra inventar um troço deste mesmo..

pqp
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