Andar Devagar consome mais ?
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- thiagoccosta
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Andar Devagar consome mais ?
Fala Galera blz ?
Seguinte, não achei nenhum topico com essa duvida mas caso tiver pode excluir esse e me direcionar ao feito, por favor !
Vamos la, Tenho um Goleta 1.6 CHT gasolina original, eu e meu pai demos uma regulada no bura para q ele ficasse menos beberrao, a principio deu certo, faz cerca de 10km/L.
Minha duvida, ando bem devagar com ele, por ser rebaixado, e ter rodas 15 tenho doh de judia dele com a burakeira q tem aki em Rib preto, entaum esses dias eu notei q andando um poko mais ligero com ele ele tem feito uma media melhor de consumo.
To certo ou isso eh impressão ? e o detalhe abasteço em um posto de bandeira branca q me faz render mais o combustivel jah os de bandeira acho q pela gasolina ser mais pura ele fica gastao !
comentem ai
Abraçoooos
Seguinte, não achei nenhum topico com essa duvida mas caso tiver pode excluir esse e me direcionar ao feito, por favor !
Vamos la, Tenho um Goleta 1.6 CHT gasolina original, eu e meu pai demos uma regulada no bura para q ele ficasse menos beberrao, a principio deu certo, faz cerca de 10km/L.
Minha duvida, ando bem devagar com ele, por ser rebaixado, e ter rodas 15 tenho doh de judia dele com a burakeira q tem aki em Rib preto, entaum esses dias eu notei q andando um poko mais ligero com ele ele tem feito uma media melhor de consumo.
To certo ou isso eh impressão ? e o detalhe abasteço em um posto de bandeira branca q me faz render mais o combustivel jah os de bandeira acho q pela gasolina ser mais pura ele fica gastao !
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- Marcus Ap 1.8
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Depende da rotação e da velocidade combinadas.
O modo mais econômico de dirigir é em 5ª marcha com o giro baixo, a 60km/h.Tu podes andar em 4ª a 45km/h, mas já vai consumir mais. A marcha mais longa é a mais econômica pois faz o carro percorrer uma distância maior com o mesmo giro do motor.
Por exemplo: 1 minuto a 2000rpm em 3ª consome o mesmo que 1min a 2000 rpm em 5ª, mas em 5ª tu foi bem mais longe.
A maneira mais econômica é passar a marcha sem elevar muito o giro do motor e, sempre que possível, chegar na 5ª marcha e mantê-la.
No trânsito urbano isso é complicado, para e arranca muito, mas quando der coloca 5ª e vai embora.
Enfim, andar devagar, a 30 ou 40 por hora em 2ª e 3ª, gasta mais do que andar a 60 por hora em 5ª.
Por outro lado, na estrada, andar devagar a 70 ou 80 por hora em 5ª gasta menos que andar a 120 por hora na mesma marcha.
O modo mais econômico de dirigir é em 5ª marcha com o giro baixo, a 60km/h.Tu podes andar em 4ª a 45km/h, mas já vai consumir mais. A marcha mais longa é a mais econômica pois faz o carro percorrer uma distância maior com o mesmo giro do motor.
Por exemplo: 1 minuto a 2000rpm em 3ª consome o mesmo que 1min a 2000 rpm em 5ª, mas em 5ª tu foi bem mais longe.
A maneira mais econômica é passar a marcha sem elevar muito o giro do motor e, sempre que possível, chegar na 5ª marcha e mantê-la.
No trânsito urbano isso é complicado, para e arranca muito, mas quando der coloca 5ª e vai embora.
Enfim, andar devagar, a 30 ou 40 por hora em 2ª e 3ª, gasta mais do que andar a 60 por hora em 5ª.
Por outro lado, na estrada, andar devagar a 70 ou 80 por hora em 5ª gasta menos que andar a 120 por hora na mesma marcha.
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Não quero outro carro!!!
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- Felipe Alves
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Discordo. Eu tenho manual do meu gol 93. Se tiver, olha lá. Vc vai ver que mudar da 4ª para a 5ª em 55 KM/h vai estar mudando a marcha no torque máximo do carro e com giro na faixa dos 3500 rpm. Pra manter economia, precisa estar com o carro em 5ª já a partir dos 55 KM/h. Entretanto, o CHT é um motor elástico, e precisa de giro mais alto pra ter mais torque. Se vc for seguir a linha dos 3500 rpm pra mudança de marcha no CHT, vai ver que, com o carro pesado, mesmo em uma reta, ele não vai segurar bem uma 5ª a 55 KM/h, te obrigando a jogar a 5ª a uns 70 KM/h pra não cair o giro.Felipe Alves escreveu:Se andar a 5ª marcha a 60km por hora vai forçar mais o motor, pois vai estar a uma velocidade incompatível com a marcha e assim vai gastar um pouco mais do q o normal, andando em 3ª a 60 não vai estar com o giro alto e não vai forçar o motor....
É o que eu penso!
Gol 94 AP 1.8 - Ãlcool/GNV - Carburado (TLDE)
Isso mesmo Longuete.
Com o carro vazio, no plano, dá pra andar a 60km/h em 5ª marcha numa boa, eu faço isso. O manual recomenda, para uma direção econômica, passar de 4ª pra 5ª a 55km/h.
No entanto, em situações adversas, como subida ou carro pesado, é necessário elevar mais o giro para passar a marcha, o que, sem dúvida, gera mais consumo.
Felipe, se andar em 3ª a 60km/h vai consumir bastante, o motor vai tá "pedindo marcha". Até acho a 4ª compativel com essa velocidade.
Eu só passo de 60km/h em 3ª nas ultrapassagens ou em alguma subida mais forte.
No plano, a 45/50 km/h passo a 4ª e a 55/60 km/h passo a 5ª.
Com o carro vazio, no plano, dá pra andar a 60km/h em 5ª marcha numa boa, eu faço isso. O manual recomenda, para uma direção econômica, passar de 4ª pra 5ª a 55km/h.
No entanto, em situações adversas, como subida ou carro pesado, é necessário elevar mais o giro para passar a marcha, o que, sem dúvida, gera mais consumo.
Felipe, se andar em 3ª a 60km/h vai consumir bastante, o motor vai tá "pedindo marcha". Até acho a 4ª compativel com essa velocidade.
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- Felipe Alves
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Bom, se está no manual eu não discuto, mas fato é, o meu não pede marcha a 60km com a 3ª engatada, ele pede depois que passo dos 85/95... tanto q se esticar vai até 105/110 a 3ª... mas isso eu digo no meu 1.6, varia de carro para carro...Tarcisio escreveu:Isso mesmo Longuete.
Com o carro vazio, no plano, dá pra andar a 60km/h em 5ª marcha numa boa, eu faço isso. O manual recomenda, para uma direção econômica, passar de 4ª pra 5ª a 55km/h.
No entanto, em situações adversas, como subida ou carro pesado, é necessário elevar mais o giro para passar a marcha, o que, sem dúvida, gera mais consumo.
Felipe, se andar em 3ª a 60km/h vai consumir bastante, o motor vai tá "pedindo marcha". Até acho a 4ª compativel com essa velocidade.
Eu só passo de 60km/h em 3ª nas ultrapassagens ou em alguma subida mais forte.
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- Guilherme Roberto
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to vendo q a galera se interessou no topico, to com essa duvida agoa pelo fato de economia mesmo, pq se eu andar nas condiçoes normais do carro com ctz ele vai beber um poko mais pelo fato de ter um bura 2 estagios neh... mas to gostando das informações eu to fazendo uma media de 220km por semana com 40 reais de gasolina ta fazendo a media de 10 km por litro mas carro eh complicado se a gasolina muda a octanagem o carro muda por intero! em relação ao conta giros, eu tenho no meu carro e sempre troco marchas pelos 3.000 giros mas sempre com o carro com 4 pessoas to com essa duvida mesmo em questao de economia pq dirigir eu sei hein galera..rsrs
aproveitando ai o meu conta giros parece q naum eh 100% compativel com o giro do motor, tem algum topico q explique algum eskema de ligação ?
valewwww quadradeiros !
aproveitando ai o meu conta giros parece q naum eh 100% compativel com o giro do motor, tem algum topico q explique algum eskema de ligação ?
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- gl1992
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O meu A.P 1.8 faz 9,42Km/L na gasolina sem o A/C. Troco as marchas com aproximadamente 2000 RPM. Mantenho em 5º com 1500-1800 RPM e isso deixa com 70Km/Hora. Tem que ver também se sua caixa de marcha é longa ou curta, tipo de carburador, rodas e pneus, ligar ou não o A/C... é muita coisa que influencia.
Mas levando em consideração só andar devagar, acho que vc tem que trocar as marchas na faixa de torque e não elevar a giros em excesso, procurando chegar em 5º marcha e mante-la pelo maior tempo possível.
Mas levando em consideração só andar devagar, acho que vc tem que trocar as marchas na faixa de torque e não elevar a giros em excesso, procurando chegar em 5º marcha e mante-la pelo maior tempo possível.
Gol GL 1.8 1992
Injeção Eletrônica Mi;
Escape 4x1 de 2";
Comando 49G;
Orbitais 15"...
VENDIDO!!!
Agora de Saveiro Sportline,
2006, 1.8Flex 23Mil rodada...
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- Guilherme Roberto
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Com o câmbio PS, que é o meu caso, em 5ª marcha a 60km/h, o motor trabalha com aproximadamente 1600rpm. Falo em 60km/h pois é a vel. máxima da maioria das vias urbanas.
Na estrada costumo andar entre 80 e 90km/h, com o motor em torno de 2000 a 2500rpm.
O ideal, pra economia é esse mesmo, passar a marcha com +- 2000rpm, aí a próxima marcha assume com 1500rpm, acelera até 2000rpm e passa pra próxima. Isso é suficiente para um motor 1.8, que tem um bom torque. Obviamente que um motor 1.0 precisa elevar um pouco mais o giro.
Na estrada costumo andar entre 80 e 90km/h, com o motor em torno de 2000 a 2500rpm.
O ideal, pra economia é esse mesmo, passar a marcha com +- 2000rpm, aí a próxima marcha assume com 1500rpm, acelera até 2000rpm e passa pra próxima. Isso é suficiente para um motor 1.8, que tem um bom torque. Obviamente que um motor 1.0 precisa elevar um pouco mais o giro.
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Agora sim matou a pau!Tarcisio escreveu:Com o câmbio PS, que é o meu caso, em 5ª marcha a 60km/h, o motor trabalha com aproximadamente 1600rpm. Falo em 60km/h pois é a vel. máxima da maioria das vias urbanas.
Na estrada costumo andar entre 80 e 90km/h, com o motor em torno de 2000 a 2500rpm.
O ideal, pra economia é esse mesmo, passar a marcha com +- 2000rpm, aí a próxima marcha assume com 1500rpm, acelera até 2000rpm e passa pra próxima. Isso é suficiente para um motor 1.8, que tem um bom torque. Obviamente que um motor 1.0 precisa elevar um pouco mais o giro.
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GOL GL 91 1.8 AP
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poe 4 marcha logo
so se ele pola feito um cabrito ai nao né
Depende da relação de velocidade com o giro do motor. Exemplo: Se você andar com 50Km/h de 5ª, vai dobrar seu consumo. Esta velocidade terai que andar de 4ª. Digo isto fazendo a relação com meu gol 1.6 A.P gas. Procuro sempre mudar de marcha quando a rotação vai a 2.000RMP. Fazendo isto consigo uma boa média de 10 a 11Km/litro dentro da cidade. Na estrada sempre faço 13Km/litro. Detalhe, nunca dê "banguela", mesmo na cidade, seu consumo vai aumentar e muito, procure sempre o freio motor.
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- felipelipe
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felipelipe escreveu:freio motor ??
pq na banguela consome mais ?
se o motor nem esta girando como se estivc puxando o carro !
ele apenas fika ligado !
???????????
por que ???
Freio motor significa ficar sempre me marcha.
Faço várias viagens, e fazendo teste no mesmo trecho: Aproveitando as descidas na "banguela" o rendimento do meu gol foi para 10,5Km/litro.
Fazendo o mesmo trecho usando sempre o freio motor nas descidas consigo fazer 13Km/litro. O uso do freio motor ajuda na temperatura do motor baixando esta. Detalhe a velocidade sempre foi próxima dos 100km/hora.
O problema é que sempre que você sai da "banguela" o carro nescessita de uma retomada de velocidade e é neste ponto que o seu consumo aumenta.
Outro problema é que na "banguela" seu carro fica sem tração na pista, e já pensou você andando a 100Km/hora e repentinamente você necessite dar uma freiada ?
Na cidade quando vc usa a "banguela", você pode até pensar que está ecomizando combustível, porém sempre que você vai dar uma brecada, por exemplo a 200m você percebe que o semáforo está fechado e coloca o carro na "banguela" além de esquentar o motor você necessita exigir mais de seu sistema de freio. E caso necessite retomar a velocidade quando o semaforo abrir, sua economia já era.
Portanto antes de andar na "banguela" pense principalmente na sua segurança e dos ocupantes do carro.
Nos carros com injeção, ainda é muito pior o uso das "banguelas". Dúvidas, quando dirigir um carro de injeção com comput. de bordo faça o teste de consumo. "banguela" e freio motor. A diferença é grande.
Não sei se lhe ajudei.....mas em todo caso...valeu....
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