Câmbio Fácil
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- Thiago Phillipo
- Membro
- Carro: Gol GTI
Câmbio Fácil
Galera do Clube, tava navegando e encontrei essa dica aqui no site : http://www.rachadores.cjb.net/ , é bem interessante, eu fiz, funcionou e por isso to aqui recomendando .... afinal eh simples e ao meu gosto ficou bom.
Curtam ae ... gostaria de agradecer ao site http://www.rachadores.cjb.net/ elogiá-los pelo conteúdo e recomendar ao pessoal aqui do clube q se ainda num conhece, vale a pena dá uma curtida no conteúdo deles.
CÂMBIO FACIL :
Quem dirige qualquer carro VW sabe que, para engatar a marcha-ré, é preciso apertar a alavanca para baixo. É assim desde o primeiro protótipo do Fusca, nos anos 30.
Isso acontece devido a uma trava existente no trambulador, para evitar que se engate a marcha-ré com o carro andando para frente.
Nos carros VW equipados com câmbio de cinco marchas, existe uma outra trava, no câmbio, com a mesma função. Se for removida a trava do trambulador (localizada perto da alavanca), o motorista ganha em conforto, pois fica muito mais fácil engatar a ré, e continua contando com a segurança proporcionada pela trava interna do câmbio, sem risco de engatar a marcha-ré por engano.
A trava de ré existe em todos os carros com caixa de câmbio manual, para evitar o engate involuntário dessa marcha. Tentar engatar a ré com o carro em movimento para a frente pode danificar as engrenagens envolvidas (geralmente três). Mas, ao contrário do que se pensa, a marcha-ré não consegue ser engatada com o veículo trafegando acima de 10 km/h.
Há vários tipos de trava de ré. A mais comum é justamente o tipo adotado pela VW: apertando-se a alavanca para baixo, o mecanismo de trava é liberado e a alavanca pode ser deslocada lateralmente para o "canal" da marcha-ré. Em seguida, a alavanca pode ser empurrada ou puxada, conforme o caso, obtendo-se o engrenamento definitivo.
Exagero alemão
No lugar do tradicional sistema com apenas uma trava no câmbio, os engenheiros da Volkswagen alemã usaram nos câmbios de cinco marchas (usado no Brasil desde 84) os dois tipos de bloqueio, interno e externo, quando um único sistema que previna o engate involuntário da ré é suficiente. Tanto é assim que os automóveis produzidos no Brasil e no mundo com câmbios de cinco marchas só tem uma trava, interna ou externa.
Acreditamos que a duplicidade de trava seja apenas um exagero. Mas isso faz com que um grupo de pessoas sofra todos os dias ao dirigir seus VW com câmbio de cinco marchas: os de pequena estatura. Como precisam ajustar o banco muito para a frente, o peso (e a força) do braço são insuficientes para apertar a alavanca para baixo, tornando a operação de engatar a ré, que deveria ser simples, numa manobra complicada.
Agora você vai saber como corrigir essa "falha", tornando a ré tão fácil de engatar quanto outra marcha qualquer. Esse serviço pode ser feito em todos os modelos Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana, Quantum e Passat com câmbio de cinco marchas.
Retirando a trava
1. Nos carros com console, retire-o, o que não é difícil.
2. Com o console removido (nem é preciso retirá-lo completamente, bastando apenas afastá-lo um pouco da base - "torre" - da alavanca), remova os dois parafusos que são visíveis pela esquerda da base da alavanca (chave de boca ou estrela de 10 mm), segurando ao mesmo tempo o batente-trava com os dedos da outra mão, por dentro da base.
3. Retire os parafusos e o batente-trava do interior da base.
4. Reinstale o console. Está pronto o serviço.
A partir de agora só será preciso levar a alavanca para a extremidade direita e puxá-la imediatamente para trás. Não é mais preciso empurrar a alavanca para baixo. Para sentir a atuação da trava existente no interior do câmbio (na haste seletora), com o carro parado, engate a quinta marcha e tente passar a ré diretamente: a alavanca não chegará à ré.
Fonte: Revista Oficina Mecânica - Edição Especial "Só Gol"
Curtam ae ... gostaria de agradecer ao site http://www.rachadores.cjb.net/ elogiá-los pelo conteúdo e recomendar ao pessoal aqui do clube q se ainda num conhece, vale a pena dá uma curtida no conteúdo deles.
CÂMBIO FACIL :
Quem dirige qualquer carro VW sabe que, para engatar a marcha-ré, é preciso apertar a alavanca para baixo. É assim desde o primeiro protótipo do Fusca, nos anos 30.
Isso acontece devido a uma trava existente no trambulador, para evitar que se engate a marcha-ré com o carro andando para frente.
Nos carros VW equipados com câmbio de cinco marchas, existe uma outra trava, no câmbio, com a mesma função. Se for removida a trava do trambulador (localizada perto da alavanca), o motorista ganha em conforto, pois fica muito mais fácil engatar a ré, e continua contando com a segurança proporcionada pela trava interna do câmbio, sem risco de engatar a marcha-ré por engano.
A trava de ré existe em todos os carros com caixa de câmbio manual, para evitar o engate involuntário dessa marcha. Tentar engatar a ré com o carro em movimento para a frente pode danificar as engrenagens envolvidas (geralmente três). Mas, ao contrário do que se pensa, a marcha-ré não consegue ser engatada com o veículo trafegando acima de 10 km/h.
Há vários tipos de trava de ré. A mais comum é justamente o tipo adotado pela VW: apertando-se a alavanca para baixo, o mecanismo de trava é liberado e a alavanca pode ser deslocada lateralmente para o "canal" da marcha-ré. Em seguida, a alavanca pode ser empurrada ou puxada, conforme o caso, obtendo-se o engrenamento definitivo.
Exagero alemão
No lugar do tradicional sistema com apenas uma trava no câmbio, os engenheiros da Volkswagen alemã usaram nos câmbios de cinco marchas (usado no Brasil desde 84) os dois tipos de bloqueio, interno e externo, quando um único sistema que previna o engate involuntário da ré é suficiente. Tanto é assim que os automóveis produzidos no Brasil e no mundo com câmbios de cinco marchas só tem uma trava, interna ou externa.
Acreditamos que a duplicidade de trava seja apenas um exagero. Mas isso faz com que um grupo de pessoas sofra todos os dias ao dirigir seus VW com câmbio de cinco marchas: os de pequena estatura. Como precisam ajustar o banco muito para a frente, o peso (e a força) do braço são insuficientes para apertar a alavanca para baixo, tornando a operação de engatar a ré, que deveria ser simples, numa manobra complicada.
Agora você vai saber como corrigir essa "falha", tornando a ré tão fácil de engatar quanto outra marcha qualquer. Esse serviço pode ser feito em todos os modelos Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana, Quantum e Passat com câmbio de cinco marchas.
Retirando a trava
1. Nos carros com console, retire-o, o que não é difícil.
2. Com o console removido (nem é preciso retirá-lo completamente, bastando apenas afastá-lo um pouco da base - "torre" - da alavanca), remova os dois parafusos que são visíveis pela esquerda da base da alavanca (chave de boca ou estrela de 10 mm), segurando ao mesmo tempo o batente-trava com os dedos da outra mão, por dentro da base.
3. Retire os parafusos e o batente-trava do interior da base.
4. Reinstale o console. Está pronto o serviço.
A partir de agora só será preciso levar a alavanca para a extremidade direita e puxá-la imediatamente para trás. Não é mais preciso empurrar a alavanca para baixo. Para sentir a atuação da trava existente no interior do câmbio (na haste seletora), com o carro parado, engate a quinta marcha e tente passar a ré diretamente: a alavanca não chegará à ré.
Fonte: Revista Oficina Mecânica - Edição Especial "Só Gol"
Thiago Phillipo
Analista de Sistemas
Joaçaba / SC
Gol GTS - 93
Analista de Sistemas
Joaçaba / SC
Gol GTS - 93
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Fonte: http://www.preparados.com.br/forum/inde ... =20833&hl=potenza escreveu: Pra diminuir o curso da alavanca de câmbio basta alterar o ponto de articulação da dita cuja, e isso é extremamente fácil de fazer nos VW longitudinais.
- Pra alterar o ponto de articulação da alavanca é necessário suspender o suporte onde vai a esfera que faz a articulação da alavanca, eu usei 2 calços de tecnyl com 15mm de espessura (ou pelo menos era pa ter 15mm), acho que da até pra usar arruelas, mas o ideal mesmo é fazer uma placa pra montar sob o suporte, aí ele fica todo apoiado e diminui a chance de dobrar ou algo do tipo... Como é só um teste vou deixar com o tecnyl mesmo, se for aprovado em testes aí eu faço uma plaquinha com mais cuidado. Pra soltar o suporte basta tirar os 2 parafusos, dependendo do quanto for aumentar o suporte pode ser que precise de parafusos maiores. Essas fotos são da base da alavanca já com os calços montados:
http://img.photobucket.com/albums/v249/ ... iro028.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v249/ ... iro029.jpg
- Feito isso é necessário fazer um outro calço para a alavanca em si, esse calço deve ter a mesma altura dos calços usados no suporte para que a altura da base da alavanca (onde ela se prende ao trambulador) permaneça a mesma. Eu usei um pedaço de ferro que era de um móvel aqui de casa, se funcionar tudo certinho depois faço de alumíno ou tecnyl pra ficar mais apresentável.
http://img.photobucket.com/albums/v249/ ... iro030.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v249/ ... iro031.jpg
- Agora é só montar no carro e regular a alavanca, talvez precise cortar um pouco a mola que suspende a alavanca, mas isso é detalhe. Vale lembrar que quanto mais levantar o suporte mais curto ficam os engates, porém mais duro fica pra passar a marcha. temq ue fazer uns testes e descobrir qual o máximo que pode levantar sem ficar pesado demais na hora de cambiar.....
http://img.photobucket.com/albums/v249/ ... iro032.jpg
agradecimentos: miozao
Já cheguei a usar este, tem que comprar parafusos mais longos e usar calços de no máximo 20mm, acima disso as marchas chegam a escapar.
Gol "1200 GLi"+A/C

- Rone
- Filial CdGQ!
- Carro:
- Contato:
boa dica...
boa dica...mas eu acho que não são todos os vw que precisam "apertar" para passar a ré não :fiu: ...
valeu.
valeu.

- Anderson Milhouse
- Membro - Gold
- Carro:
Re: boa dica...
O seu num preciso Rone???Rone escreveu:boa dica...mas eu acho que não são todos os vw que precisam "apertar" para passar a ré não :fiu: ...
valeu.
Voyage 1.9Ti - BlackBird

- Thiago Phillipo
- Membro
- Carro: Gol GTI
Pois é, não tenho certeza agora se em todos os gols é assim o funcionamento do câmbio.
Fato é que no meu era assim ... tinha a tal travinha que removi conforme o tutorial, dae naum precisei mais pressionar pra baixo a manopla antes de engatar a ré.
Fiquei pouco apreensivo no começo ... mas num tem como engatar a ré acidentalmente ( teria q ser mto prego pra fazer isso), soh vai ateh o ponto de ré se vc vier do ponto morto direto pra marcha ré, naum tem como puxar da quinta pra ré direto.
Eh isso, no meu funcionou.
Fato é que no meu era assim ... tinha a tal travinha que removi conforme o tutorial, dae naum precisei mais pressionar pra baixo a manopla antes de engatar a ré.
Fiquei pouco apreensivo no começo ... mas num tem como engatar a ré acidentalmente ( teria q ser mto prego pra fazer isso), soh vai ateh o ponto de ré se vc vier do ponto morto direto pra marcha ré, naum tem como puxar da quinta pra ré direto.
Eh isso, no meu funcionou.
Thiago Phillipo
Analista de Sistemas
Joaçaba / SC
Gol GTS - 93
Analista de Sistemas
Joaçaba / SC
Gol GTS - 93
- Anderson Milhouse
- Membro - Gold
- Carro:
É foda consiguir engatar mesmo, mas eu ainda tenho medo vai saber se vc vacila...ou ta no esquema quente com a mina e ela enrrosca a mao e puxa???
Tudo pode acontecer....mais que eh foda ter que apertar pra engatar eh...o Fox eh pra frente bem mais facil...agora pra tras eh osso, ainda mais que quando não aperta direito ela não engata e vc acha que engato e arranha..puta merdaa...
Tudo pode acontecer....mais que eh foda ter que apertar pra engatar eh...o Fox eh pra frente bem mais facil...agora pra tras eh osso, ainda mais que quando não aperta direito ela não engata e vc acha que engato e arranha..puta merdaa...
Voyage 1.9Ti - BlackBird

- DIEGOALISSON
- Moderador - Orkut
- Carro:
-
- Membro
- Carro:
- RPN-Diadema
- Membro - 1.6
- Carro:
Ví aqui duas ótimas dicas, tem um doidin conhecido meu que pagava de cambio preparado, só porque os engate das machas eram mais curtos, dizia ele que era trambulador de competição. agora sei que é só adaptação da altura da alavanca.
Editado pela última vez por RPN-Diadema em 15 Jul 2007, 12:34, em um total de 1 vez.
RPN- Gol CL 88 - 1.6 álcool. Bege Flash,
-
- Membro - 1.8
- Carro:
- ricardo-ce
- Membro - 1.6
- Carro:
- Rel
- Membro - 1.6
- Carro: MEU PINTO
concordo.. eh um saco mesmo.. vou ver se levo em algum lugar pra fazerem, pq nem vou arriscar, vai q da merda, hehericardo-ce escreveu:interessante.
Eh uma boa, odeio ter que baixar, pior eh quando não entra a marcha ou entao entra arranhando.. da uma dor no coração :uia:

Outro feliz proprietario de um GOL 1000 CHT 93
Outro feliz proprietario de um Peugeot 206 SW 1.6 16v Aspirado
design ? www.h3design.com.br
hosting ? www.sunwave.com.br