[Dicas] Como ir "amaciando" o motor?
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- Carlos Alberto Pereira
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Esse negócio de que o desempenho final de um motor depende do jeito que ele foi amaciado, não consigo engolir, pois parece mais uma crendice popular, que afirma que o motor para ficar bom, tem que ser amaciado no pau. Imagino que a unica diferença que pode ocorrer, é que o motor amaciado no pau, será amaciado mais rápido, talvez com menos quilometros percorridos, enquanto que o motor amaciado na maciota, levará mais tempo para ficar totalmente amaciado, tendo em vista que quanto maior for o esforço, maior será o desgate pelo atrito. No entanto, o resultado final será o mesmo, ou seja, em mais tempo ou menos tempos, em ambas as situações, as peças sofrerão o desgaste necessário para obter o assentamento ideal das peças.
Seria muito importante ao nosso conhecimento, se algum técnco/engenheiro mecanico, elucidasse essa questão com fundamentos cientificos.
Seria muito importante ao nosso conhecimento, se algum técnco/engenheiro mecanico, elucidasse essa questão com fundamentos cientificos.
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ai pessoal...eu comprei um gol 1000 cht a uma semana, o motor dele foi feito inteiro, e eu ja tinha pensado em amaciar mas como algus do topico ja falaram, eu to amaciando de boa só dando umas esticadinhas e tal, nada de andar sempre na alta... o golzinho até que ta puxando bem....
junior carvalho - gol 1000 branco 94
- etc_gabriel
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cara, minha prima tinha um celta 1.0 q tinha tirado zero, te juro, ela ficou uns 3 anos com o carro, andava direto, mais NUNCA passou dos 3mil rpm, o motor táva todo amarrado, parecia zero, um dia eu e o meu pai pegamos o carro e ele tacou o pé e o carro nada, chegava nos 3mil e demorava pra subir giro, então ele embalou até uns 70kmh e reduziu marcha sem frear, o carro colou seus 5500 6000rpm e limpou, cara, tu pisava ele respondia, fazia as marchas esticando de boa, colocamos dentro da cidade 120kmh e antes nem chegava nos 80.... :uia:
como explica isso?
eu acho q é por ter carbonizado o motor, talves nos aneis ou nas valvulas, ai quando precisava de giro ele não subia, e com um tranco talvez descarbonizou ou sei lá
só sei q o celtinha fico bom, minha prima ficou de cara com o carro, achou q a gente tinha mechido nele :fiu:
oq q vcs acham?
como explica isso?
eu acho q é por ter carbonizado o motor, talves nos aneis ou nas valvulas, ai quando precisava de giro ele não subia, e com um tranco talvez descarbonizou ou sei lá
só sei q o celtinha fico bom, minha prima ficou de cara com o carro, achou q a gente tinha mechido nele :fiu:
oq q vcs acham?
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nao eh somente o motor que tem que ser amaciado, o cambio tambem tem que ter o seu "amaciamento" as engrenagens do cambio, nao sao retificadas, nao em modelos populares, somente nos mais luxuosos, nos populares, as engrenagens sao cheivadas, que para simplificar o entendimento eh um processo, onde tem uma especie de engrenagem temperada, que eh colocada para virar com um certo esforco e pressao junto com a engrenagem que futuramente sera montada no cambio, e no entanto, os dentes delas nao tem o mesmo perfil, e no momento do calculo das engrenagens, sempre deve-se evitar relacoes inteiras, como por exemplo 1:2, e sim o mais quebrado possivel, por exemplo 1:2,012657, caso contrario, os dentes sempre estarao em contato com os mesmos dentes, portanto, com uma relacao mais quebrada, eles terao contato com todos os dentes, e com o tempo eles terao uma forma mt semelhante, porem nunca identica, o que lhe dara uma otima performance, sendo assim, os motores de carros novos devem SIM passar por um processo de amaciamento, como descrito nos manuais, porem nao taum severos como antigamente, a maior recomendacao eh nao passar a rotacao para a area vermelha do conta giros, e o conveniente e na verdade trabalhar os 5000 primeiros Km, com rotacoes abaixo dos 4000rpm...
Tenhu um exemplo do que eh a falta de amaciamento que eh o meu carro, qd ele foi comprado, vc colocava segunda nele e ele mal passava dos 60KM, ae aos poucos fui dando umas esticadas nele, hoji ele passa dos 100....
Bom espero ter ajudado...
se eu tiver colocado algum termo errado, por favor me corrijam.....
Tenhu um exemplo do que eh a falta de amaciamento que eh o meu carro, qd ele foi comprado, vc colocava segunda nele e ele mal passava dos 60KM, ae aos poucos fui dando umas esticadas nele, hoji ele passa dos 100....
Bom espero ter ajudado...
se eu tiver colocado algum termo errado, por favor me corrijam.....
Feliz dono de um Gol Gl 1991
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meu gol ap 1.8
:fiu: ae galera! vejam se podem me ajudar : eu tenho um golzinho ap 1.8 ano 93 e quero saber se tem como melhorar o desempenho dele principalmente a arrancada sem colocar turbo! outra dúvida é se o escap 4 em 1 pode aumentar os cavalos dele! ah ! e normalmente quantos cavalos tem um carro desses igual ao meu hein? valew espero resposta !
soh com ajuda divina
Pow...Eu tenho um ap 93 gl1.8 único dono 300.000km originais,,,TA COMEÇANDO AMACIAR AGORA...kkkk zuera...
Entao...carro de fábrica 0km ele jah vem PRÉ-AMACIADO...para que o consumidor compre e use como desejar...vejo na empresa que meu primo trabalha carros com 15 km chegando lah zero zero uns com 2 km....os piao jah sai com tudu quase cortando giro...ou seja sem problemas de travamento...
AGORA NO CASA DE VOCE LEVAR PRA RETIFICA DEIXA ZERADO AI EH OUTRA HISTORIA...ai sim o cuidado a ser tomado...
*Na minha opniao isso só com ajuda DIVINA de como nao deixar amarrado o carro pra explicar rs....
Um amigo da familia comprou um doblo 0km no final do ano 06....e com o mesmo viajou de SP para NATAL em estrada...mais de 2000 km de viagem...sei que o carro dele era canhao dava 195 em reta com acelerador no maximo(com 5 pessoas)...motor 1.8...depois dessa viagem
Passo um ano e ele trocou de carro por outro fiat doblo com mesmo motor mesmo modelo....de 0km ele tbm viajou para natal como de costume viajar todo final de ano...só que no final de 07
E hoje o carro dele anda bem menos que o outro...nao tendo uma explicaçao logica....
Abrax
Entao...carro de fábrica 0km ele jah vem PRÉ-AMACIADO...para que o consumidor compre e use como desejar...vejo na empresa que meu primo trabalha carros com 15 km chegando lah zero zero uns com 2 km....os piao jah sai com tudu quase cortando giro...ou seja sem problemas de travamento...
AGORA NO CASA DE VOCE LEVAR PRA RETIFICA DEIXA ZERADO AI EH OUTRA HISTORIA...ai sim o cuidado a ser tomado...
*Na minha opniao isso só com ajuda DIVINA de como nao deixar amarrado o carro pra explicar rs....
Um amigo da familia comprou um doblo 0km no final do ano 06....e com o mesmo viajou de SP para NATAL em estrada...mais de 2000 km de viagem...sei que o carro dele era canhao dava 195 em reta com acelerador no maximo(com 5 pessoas)...motor 1.8...depois dessa viagem
Passo um ano e ele trocou de carro por outro fiat doblo com mesmo motor mesmo modelo....de 0km ele tbm viajou para natal como de costume viajar todo final de ano...só que no final de 07
E hoje o carro dele anda bem menos que o outro...nao tendo uma explicaçao logica....
Abrax
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Re: meu gol ap 1.8
Olha ae amigo, abra esse link http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 5769#85769Rodrigo Porto escreveu::fiu: ae galera! vejam se podem me ajudar : eu tenho um golzinho ap 1.8 ano 93 e quero saber se tem como melhorar o desempenho dele principalmente a arrancada sem colocar turbo! outra dúvida é se o escap 4 em 1 pode aumentar os cavalos dele! ah ! e normalmente quantos cavalos tem um carro desses igual ao meu hein? valew espero resposta !
nele vc vai ter respostas para os cavalos do seu carro!!!
Feliz dono de um Gol Gl 1991
- monaro
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coitados dos carros com câmbio automáticos, se precisassem ficar bons sendo surrados. Pelo contrário, um motor de carro com câmbio automático dura muuuito mais que mecânico (não q eu goste).
tem que ir com calma nessa história de amaciar... Motor carburado com 20 anos de história é uma coisa... e motores modernos multiponto, 16v é outra.
Tô vendo bastante gol g3 e g4 com motor fundido.. em menos de 40 mil rodados.
é verdade que se pode usar todo o "regime de rotação", e o corte de giro existe como medida de emergência, onde o motor já está no limite. Os motores mais novos tbém saem com acelerador eletrônico (bem chato, na minha opinião), que é justamente subir o rpm de leve independente das carcadas que vc der no acelerador, para preservar o motor.
tem que ir com calma nessa história de amaciar... Motor carburado com 20 anos de história é uma coisa... e motores modernos multiponto, 16v é outra.
Tô vendo bastante gol g3 e g4 com motor fundido.. em menos de 40 mil rodados.
é verdade que se pode usar todo o "regime de rotação", e o corte de giro existe como medida de emergência, onde o motor já está no limite. Os motores mais novos tbém saem com acelerador eletrônico (bem chato, na minha opinião), que é justamente subir o rpm de leve independente das carcadas que vc der no acelerador, para preservar o motor.
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- Registrado em: 30 Ago 2008, 14:11
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Para um bom amaciamento é so nao forçar muito nas rotações... o motivo do amaciamento é o seguinte:
COmo as peças ainda nao se encaixam perfeitamente, ela tera um certo desgaste para se acertar.
Acontece que se você forçar muito o motor estas partes que serao gastas serão liberadas de uma so vez... e isso ficara circulando no oleo do motor, danificando as demais peças, pelo atrito entre a peça boa e o residuo do desgaste.
Entao na verdade o tempo que leva para ser amaciado o motor nada mais e do que o tempo que as peças levam para se "acentarem" e deixarem de liberar grandes quantidades de residuo no oleo.
Fonte: Amigo meu professor de engenharia mecanica de UEL.
COmo as peças ainda nao se encaixam perfeitamente, ela tera um certo desgaste para se acertar.
Acontece que se você forçar muito o motor estas partes que serao gastas serão liberadas de uma so vez... e isso ficara circulando no oleo do motor, danificando as demais peças, pelo atrito entre a peça boa e o residuo do desgaste.
Entao na verdade o tempo que leva para ser amaciado o motor nada mais e do que o tempo que as peças levam para se "acentarem" e deixarem de liberar grandes quantidades de residuo no oleo.
Fonte: Amigo meu professor de engenharia mecanica de UEL.
Fabiano Martins
AP 1.6 4 marchas moderno, cabeçote 1.8 e carburador 2 E
É caras, Montei um Ap 1.6, com biela, vira e pistão do moderno, cabeçote 1.8 e carburador 2e, to com medo de desce a lenha, por isso vou tranquilo até da uns 2.000km, depois vo soltando o pé de leve, só dando umas estilingadas de vez em quando, até uns 4.000km, depois, só Deus segura hauhuaha
abraços
abraços
Sexo, Cerveja, Motor AP e Mto Rock n' Roll
- estevan pires
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CARA FUI PELO ANDERSON
Fiz o motor ta com uns 2500km mais ta andando muitoooo vixii no começo fui de leve 3000 rpm no maximo 3500 rpm agora ele afinou fui pra Bauru e vai toma n c... ando mesmo ta filé só um barulhinho como se fosse bomba de óleo batendo no carter será que tem cabimento??
Gol quadrado muitas histórias e aventuras....
-
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galera fiz meu motor ele ficou pronto quarta..
na quarta dei 160 soh pra testar..
ontem dei essa mesma velocidade...
agora vou andar meio de boa..
até quantos giros melhor ??? uns 3.000 3.500 ???
o mecanico disse pra andar meio de boa.. mas pra fincar o pé as vezes...
o q axam ??
vou fazer igual falaram ali em cima..
andar de boa.. soh quando uns sinais fexar .. dar umas esticadas, etc...
eh boa neh ?
valeu !!
na quarta dei 160 soh pra testar..
ontem dei essa mesma velocidade...
agora vou andar meio de boa..
até quantos giros melhor ??? uns 3.000 3.500 ???
o mecanico disse pra andar meio de boa.. mas pra fincar o pé as vezes...
o q axam ??
vou fazer igual falaram ali em cima..
andar de boa.. soh quando uns sinais fexar .. dar umas esticadas, etc...
eh boa neh ?
valeu !!
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
- Cristiano Goulart
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- filipe_dub
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Voyage
Ei pessoal comprei um voyage 84 mas gostaria de deixar ele parecido com meu gol 94.
sera que tem como colocar a frente do gol e as lanternas traseiras do gol 94...
O painel ta muito fraquinho quero colocar um mais chamativo e personalizado
me ajudem
Brigadooo :ahn: [/b]
sera que tem como colocar a frente do gol e as lanternas traseiras do gol 94...
O painel ta muito fraquinho quero colocar um mais chamativo e personalizado
me ajudem
Brigadooo :ahn: [/b]
Adoro carros........
- Rafael_SC
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filipe_dub escreveu:ai vcs falam d rpm como q vcs medem isso?pq eu sou novo na area ai naum entendo me explica...vlw :uia:
Seu painel não deve ter contagirus por ser um CL... O meu é o modelo 1000 eu coloquei o painel do santana ficou muito legal! Só que esses paineis com conta girus dos VW antigos são meio raridade e bem salgado o preço!
- Paulo Torres
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fabianoemp escreveu:Para um bom amaciamento é so nao forçar muito nas rotações... o motivo do amaciamento é o seguinte:
COmo as peças ainda nao se encaixam perfeitamente, ela tera um certo desgaste para se acertar.
Acontece que se você forçar muito o motor estas partes que serao gastas serão liberadas de uma so vez... e isso ficara circulando no oleo do motor, danificando as demais peças, pelo atrito entre a peça boa e o residuo do desgaste.
Entao na verdade o tempo que leva para ser amaciado o motor nada mais e do que o tempo que as peças levam para se "acentarem" e deixarem de liberar grandes quantidades de residuo no oleo.
Fonte: Amigo meu professor de engenharia mecanica de UEL.
po véio, na uel num tem eng mecanica nao!
mais td bem....
o q vc falo faz sentido...
é por isso q tem q trocar o oleo com 1000km c eu nao me engano, depois d fazer a retifica....
uma coisa é um motor novo, vem perfeito de fabrica....
retificado acredito q nao seja tao perfeito, por isso tm q t mais cuidados...
alguem sabe certinho as trocas de oleo após a retifica?
-
- Membro - 1.6
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paulotorre.s escreveu:fabianoemp escreveu:Para um bom amaciamento é so nao forçar muito nas rotações... o motivo do amaciamento é o seguinte:
COmo as peças ainda nao se encaixam perfeitamente, ela tera um certo desgaste para se acertar.
Acontece que se você forçar muito o motor estas partes que serao gastas serão liberadas de uma so vez... e isso ficara circulando no oleo do motor, danificando as demais peças, pelo atrito entre a peça boa e o residuo do desgaste.
Entao na verdade o tempo que leva para ser amaciado o motor nada mais e do que o tempo que as peças levam para se "acentarem" e deixarem de liberar grandes quantidades de residuo no oleo.
Fonte: Amigo meu professor de engenharia mecanica de UEL.
po véio, na uel num tem eng mecanica nao!
mais td bem....
o q vc falo faz sentido...
é por isso q tem q trocar o oleo com 1000km c eu nao me engano, depois d fazer a retifica....
uma coisa é um motor novo, vem perfeito de fabrica....
retificado acredito q nao seja tao perfeito, por isso tm q t mais cuidados...
alguem sabe certinho as trocas de oleo após a retifica?
1000 kilometros mesmo....
Coragem eu tenho... Só me falta dinheiro!!!
Gol 93 - 1000 CHT - Quase um feliz Proprietário... Maldito Weber!! rs
Gol 93 - 1000 CHT - Quase um feliz Proprietário... Maldito Weber!! rs
- Paulo Torres
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