Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
langella
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 582
Registrado em: 27 Dez 2007, 10:50
Carro:
Localização: Santo André/SP

Mensagem por langella »

Magaiver® escreveu:Se jogar acido de bateria, vai desmanchar com tudo oque é aluminio que tiver... o radiador é o primeiro a desmachar... hehehehe

Ja cansei de ver até em oficinas, os kra largar agua no bujão e escoar pela mangueira mais baixa que tiver... não vai fazer uma limpeza eficiente...

Eu quando limpo, retiro até a valvula termostatica fora, ja pra limpala, e verificar seu funcionamento... removo o radiador, e faço uma boa limpeza nele... é muito importante limpar... ja cansei de ver carros com o sistema parecendo ter um achocolatado dentro, parece um churriu... em vez de ter agua e aditivo...

é uma boa essa de por agua destilada... daria pra deixar a agua em repouzo, o cloro sai sim...

Lembro aqui que a agua de chuva é destilada, pois derivou da evaporação... então é uma boa utilizala... do lado de casa tinha uma fabrica de baterias... eles usavao agua coletada da chuva, pra colocar na solução de acido sulfurico para encher as baterias.

Onde fica esta válvula nos motores CHT???
Coragem eu tenho... Só me falta dinheiro!!!
Gol 93 - 1000 CHT - Quase um feliz Proprietário... Maldito Weber!! rs
Avatar do usuário
filipe_dub
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:04
Carro:
Localização: serra ES

Mensagem por filipe_dub »

ai que tipo de fluido e esse?
fernandes.blanco
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Set 2008, 01:22
Carro:
Localização: Mogi das Cruzes / SP
Contato:

Mensagem por fernandes.blanco »

fluido pra radiador... vc encontra nas cores azul e rosa
qlqr loja de auto peças tem
deve custar em media 8 reais o litro
"Pedras no caminho? desvio, pq c n raspa no assoalho..."
[x] quadrado
[x] 1.8 ap
[ ] turbo
[ ] aspro
[x] rosca
[x] aro 15
[x] som
Avatar do usuário
fpimentel
Membro
Membro
Mensagens: 105
Registrado em: 21 Jul 2008, 17:44
Carro:
Localização: Curitiba/Paraná
Contato:

DETERGENTE

Mensagem por fpimentel »

Pessoal entao eu fiz a limpeza do meu radiador da seguinte forma:

Segunda feira de manha abri o reservatório de agua e simnplesmente despejei um vidrinho de detergente limpol " NEUTRO " e fechei o reservatório.
Andei com o carro normalmente ate domingo qdo tirei a mangueira de retorno para o reservatório Liguei o carro e joquei agua de mangueira pelo reservatório ate a agua sair branquinha relo retorno.

O processo de troca de agua demorou + - 20 minutos sem ficar acelerando o carro deixando ele apenas na marcha lenta...
Vw Gol Furgão 1.8T
Imagem
Kit Turbo [X]
Suspensão [X]
Cabeçote [X]
Injeção [X]
Rodas [x ]
Interior GTI [ ]
Avatar do usuário
Rodrigo Cezar
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 325
Registrado em: 28 Out 2008, 16:28
Carro:
Localização: Cornélio Procópio - PR

Mensagem por Rodrigo Cezar »

Ricardo Máximo escreveu:
Marcus Ap 1.8 escreveu:ja me falaram pra por agua destilado q nem pra bateria q é mais limpa assim dificulta sujar denovo
Acredito ser devido ao fato da água destilada não conter sais minerais que poderiam acelerar o processo de oxidação e ferrugem dos dutos do radiador. Acredito tambem que seja melhor utilizar destilada sim.
Na verdade oque acelera o processo de oxidação e o oxigenio presente na agua, axo que e uma besteira
[x]Vidro e trava eletrica [ ]maçanetas santana
[x]Som e film [ ]painel do G3
[x]Rodas do g3 [ ]estofamento combinando
[x]comando 49g [ ] Turbo [ ]dinheiro
Imagem
marlonlamancio
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Mai 2009, 10:18
Carro:
Localização: Belo Horizonte, MG

Qual é a mangueira de retorno radiador-reservatório?

Mensagem por marlonlamancio »

Prezados, a mangueira do retorno radiador-reservatório é uma fininha que fica na parte de cima do radiador ligada ao reservatório? é a água que sai resfriada e volta pro reservatório?? e a mangueira que chega embaixo do radiador??

muito obrigado, sou novato aqui e to axando muito foda o fórum, espero boter contribuir com algo em breve

:mestre:
Gol Quadrado 92 | CL 1.8
Avatar do usuário
uplink
Membro
Membro
Mensagens: 141
Registrado em: 14 Jun 2009, 18:43
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: Qual é a mangueira de retorno radiador-reservatório?

Mensagem por uplink »

marlonlamancio escreveu:Prezados, a mangueira do retorno radiador-reservatório é uma fininha que fica na parte de cima do radiador ligada ao reservatório? é a água que sai resfriada e volta pro reservatório?? e a mangueira que chega embaixo do radiador??

muito obrigado, sou novato aqui e to axando muito foda o fórum, espero boter contribuir com algo em breve

:mestre:
opa,bem vindo ae amigo.

cara também sou leigo no assunto mas acho que seria isso mesmo, aquela mangueira de cima é que deve ser o retorno da água refrigerada. e a mangueira grandona que fica em baixo do radiador deve ser a água quente que vem do motor.


minha grande duvida é como se evita criar bolhas de ar,pois se criar bolhas não refrigera o motor e pode fundir,ai já viu né.

vou ver se nesse fim de semana vou a casa de um conhecido que tem poço artesiano,dai evito cloro pra fazer essa limpeza
marlonlamancio
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Mai 2009, 10:18
Carro:
Localização: Belo Horizonte, MG

RESOLVIDO!!!

Mensagem por marlonlamancio »

Valeu pela resposta ...

tentei fazer a limpeza tirando essa mangueirinha que falei mas ela já tava entupidassa de limalha de ferrugem, daí tirei essa mangueira debaixo do radiador, vi algumas dicas aki no forum, e coloquei uma mangueira com água no reservatório e liguei o carro, demorou uns 10mins para começar a sair a sujeira que tava no bloco do motor e esperei até a água ficar clarinha.

mas como eu vi muita ferrugem saindo resolvi da uma olhada em todas mangueiras que passavam água e todas estavam fudidas de ferrugem, ressecadas por dentro e grudadas de ferrugem, quando vi aquele cano que passa atrás do motor que liga no reservatorio de água estava com as pontas todas comidas pela ferrugem .. foi um susto, tirei tudo na hora, todas mangueiras, o cano, comprei tudo novinho, só não troquei o reservatório pois meu mecanico de confiança falou que os novos tem o materrial bem mais frágil ... então tentei dar uma lavada com sal grosso e sabão em pó hehehe meio tosco mas sem alternativa, não ficou muito limpo mas melhorou ...

eu tirei as mangueiras e o cano e o mecanico colocou pq é muito chato de mecher hehhee .. comprei o líquido de arrefecimento, eskeci o nome mas se quiser eu olho, um verdin e pronto ...

tudo limpinho e o golzera de cabeça mais fria !!! hehehe

:y: qualquer coisa tamo aí

abs
Gol Quadrado 92 | CL 1.8
marlonlamancio
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Mai 2009, 10:18
Carro:
Localização: Belo Horizonte, MG

bolhas ...

Mensagem por marlonlamancio »

aahh com relação a bolhas de ar, quando tava tudo montado e fui colocar a água e o líquido de arrefecimento, coloquei no reservatório até encher o que deu certinho 1L de água (pena q não foi uma destilada ou sem cloro) e 1L do líquido, daí liguei o carro e deixei um pouco até a água começar a baixar pois tava circulando no motor né, nisso começou a sair o ar pela mangueirinha de retorno radiador-reservatório, essa fininha q falei, começou a voltar a água e saia ar junto, depois começou a sair só água, vi que já tinha saído todo ar, foi muito simples .. li em algum tópico que alguns carros tem uma válvula para tirar o ar né, daí não sei, o meu não foi preciso ...

espero ter ajudado
Gol Quadrado 92 | CL 1.8
Luiz Rafael
Membro
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 15 Jun 2009, 09:46
Carro:
Localização: Niterói-RJ

Mensagem por Luiz Rafael »

vou fazer isso amanhã, pois acabei de constatar que o 'caninho de água' estourou... vou levar pra trocar e amanhã (dia de cair água da rua) vou fazer essa limpeza...

abraços!

Já inté comprei o aditivo
Imagem
ivan venancio
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Ago 2009, 13:49
Carro:
Localização: cambara

Mensagem por ivan venancio »

galea tem que ser fluido de freio
Jean Follmer
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Jun 2009, 20:19
Carro:
Localização: Lajeado-RS

Mensagem por Jean Follmer »

Eu vou me arriscar um pouco mais.

Comprei um produto, da mesma marca do aditivo, para fazer uma pré-limpeza, são cerca de 200ml mas eu vou usar só a metade.
No rótulo está escrito que se deve tirar a água "velha" e colocar outra nova juntamente com os 200ml, então é só ligar o motor e deixar a água circular por 15 minutos que a limpeza estará pronta, depois é só remover esta água e substituí-la por outra com o aditivo normal. Vou ver no que vai dar, mas acho que vai dar certo. O único cuidado que vou tomar é com a água "definitiva", vou usar água filtrada(do filtro aqui de casa mesmo).
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Mensagem por cururuh »

Água destilada = Água pura!!!
Para obtê-la, basta recolher água de chuva ou akela que escorre do ar-condicionado... Apenas tenha o cuidado de filtrar com um pano ou com um filtro de papel antes para que não entre partículas sólidas e entupa alguma mangueira, válvula, radiador e etc.
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Avatar do usuário
Ramonzito
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 415
Registrado em: 25 Out 2008, 22:42
Carro: Parati GL 88
Localização: Curitiba PR
Contato:

Mensagem por Ramonzito »

Ae galera em relação ao radiex e os aditivos que limpam o radiador , eles ajudam sim a retirar o ferrugem , e ao contrario do que pensam eles apenas retiram o que já está ruim , ou seja se vc colocar ele e estourar algum selo isso quer dizer somente que akele selo ja tava lascado a um tempo ..

O recomendado é que seja sim feita a limpeza com esses limpadores , pq eles limpam por completo , e tiram toda a ferrugem do sistema !!

Abraços
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Mensagem por cururuh »

Eu estou nesse processo de limpeza do radiador...

Semana passada, troquei a água e coloquei o "Bardhal RadClean", que serve para retirar incrustrações de sujeiras do motor, mangueiras e radiador...

Essa semana, vou trocar a água novamente e pôr um aditivo definitivo da marca "Radnaq" que, segundo os profissionais da área, faz o mesmo serviço do "Radiex", mas, é mais barato.
Vou pôr 3 litros dele e completar o sistema com água, visto que esses dias
observei e o sistema perdeu um pouco de água, mas troquei a tampa do radiador e desde então segurou o nível da mesma...

Vou fazer isso no sábado e posto qq novidade pra vcs...

Vale lembrar que essa limpeza não visa só a limpeza do sistema, mas, sim, da verificação de possíveis vazamentos tb... Como o meu está aparentemente OK, vou fazer a conclusão do serviço.

Até mais!!!
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Jean Follmer
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Jun 2009, 20:19
Carro:
Localização: Lajeado-RS

Mensagem por Jean Follmer »

Como eu disse, fiz a limpeza com o tal produto, como vi que ele não era tão forte, usei os 200ml recomendados pelo fabricante e meti ficha, depois eu deixei o motor esfriar, coloquei a mangueira de água da torneira no reservatório, desconectei a mangueirinha do retorno-reservatório, e deixei o motor funcionando até que toda aquela água com o produto saísse, depois disso eu ainda abri a abraçadeira da parte de baixo do radiador(pra ter certeza de que aquela água havia saído por completo), depois eu recoloquei a mangueira e fui colocando a água filtrada juntamente com 1 litro de aditivo, novamente liguei o motor para que todo ar dentro do sistema saísse então fechei o reservatório, e estou de olho para ver se o nível da água não vai baixar.

Deu um serviço danado, mas é uma grande satisfação poder abrir o capô do carro e ver aquela água bem azulzinha no reservatório. Valeu a pena.


GOL GL 1.8 1993
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Mensagem por cururuh »

Eu fiz do jeito acima também, mas no meu caso, com o produto chamado "Bardhal RadClean", passei uma semana com ele no radiador, conforme o recomendado na embalagem...
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por sebada »

fernandes.blanco escreveu:Para evitar choques termicos bruscos no bloco do motor, o ideal é fazer ele qdo ele estiver frio, tipo domingo de manha...
Outra dica: jamais use radiex e afins... eles destroem td o q veem pela frente. Inclusive os selos do bloco do motor.
Segue esses passos galera:
Programe a limpeza de seu carro e de cara compre 2 litros de fluido, um reservatório novo caso o seu esteja impregnado com oxidos do motor.
-O preco do reservatório varia de 18 a 22 reais
-O preço do litro de fluido varia de 8 a 10 reais
Uma semana antes da limpeza, despeje um litro de fluido e rode a semana inteira com ele... ele irá auxiliar na limpeza durante a semana
sem agredir o motor.
Quando chegar domingo de manha da semana seguinte, solte a mangueira do retorno do radiador-reservatório, coloque uma mangueira de agua ligada no tanque (sem exageiros na pressão da agua) e ligue o carro.
Note que a agua que vai sair do retorno sairá imunda e marrom escura...
Não utilizem o afogador e nem aceleram para não esquentar o motor demasiadamente, pois a agua da mangueira com certeza vai estar em torno de 18ºC e o motor na casa dos 90º... deixe ele trabalhar por sim mesmo...
Voce podera desligar o motor assim que a agua do retorno estiver saindo limpida assim como a agua da mangueira. Feito isso, desligue a mangueira de agua da torneira né, e solte a do reservatório-motor.
Retire o reservatorio velho e coloque o novo e prenda todas as magueiras nele, tanto a do reservatório-motor, como a do retorno-reservatório. É fundamental que as braçadeiras sejam bem apertadas, caso contrario em altas temperaturas, a pressão na tubulação aumenta muito e ocorrerá vazamentos. Caso as braçadeiras ja estevam velhas e oxidadas, compre novas abraçadeiras, n custará mais do que 4 reais.
Reservatorio novo fixado no seu devido lugar com suas respectivas mangueiras, despeje o segundo litro de fluido e complete com agua. Ligue o motor, aperte as mangueiras pra retirar possiveis bolhas de agua. Observe sem o nivel se não esta abaixando, caso sim, complete sempre com agua. Não tem segredo nenhum!!!!
Na primeira semana todos os dias observe o nível pra manter a consciencia tranquila, afinal é DIY.
Caso na semana seguinte, é normal a água ficar um pouquinho escura,
repita o processo apenas da troca de agua e adicione outro litro de fluido.
Chegará a um ponto que não haverá mais oxidação!!
Qualquer dúvida:
msn: corajozo@hotmail.com
[/b]
muito bom mais voce debe recordar colocar a calefacao en quente pra tirar tuda a agua
Jean Follmer
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Jun 2009, 20:19
Carro:
Localização: Lajeado-RS

Bem lembrado, sebada

Mensagem por Jean Follmer »

No próprio rótulo do produto que eu usei diz que se deve ligar o ar quente durante a limpeza, já que a água do radiador também passa por este sistema. Mas como meu carro não tem "ar-quente" eu não precisei fazer isso.
Avatar do usuário
cururuh
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 413
Registrado em: 24 Fev 2009, 21:05
Carro: Voyage CL 1.6 AP 95
Localização: Arapiraca-AL

Mensagem por cururuh »

É pq vcs estão usando produtos diferentes, então, o método de usar é diferente!
No caso do Bardhal RadClean, apenas troca a água e coloca novamente derramando o conteúdo do frasco e deixa lá, andando normalmente, por uma semana, depois faz a retirada, trocando novamente a água por água limpa!
Anderson Moura - MOURA AUTO PEÇAS
Arapiraca-AL
Voltando ao mundo dos quadrados com um Voyage CL AP 1.6

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 12973.html
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”