Lenta Não segura no GTI 93

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

HenriqueFla
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:03
Carro:
Localização: RIO DE JANEIRO

Lenta Não segura no GTI 93

Mensagem por HenriqueFla »

Sou novo no Clube, estou com um problemão no meu GTI 93. Comprei esse carro tem 1 mês, estava muito baleado, o ex dono era um relaxado. Então levei há um mecânico para fazer tudo de mecânica. Troquei os tuchos que estavam ruins, retifiquei cabeçote, troquei bomba dágua, bomba de óleo e por aí vai, só de peça gastei 1200,00, mais 450,00 de mão de obra, o carro ficou 20 dias com o meca. Por incrível que pareça o carro me foi entregue com o ponteiro da temperatura chegando acima de 3/4 ou um pouco mais, arma a ventuinha muito rápido, e de manhã vejo água na descarga, 4 dias com o carro e já completei água hoje. e o meca fala que tá boa a temperatura. A lenta ora segurava ora não, então ele quis trocar o atuador de lenta, nada adiantou, fiz um teste, quando tiro a tomada da lenta o motor nada faz. Vocês poderiam me ajudar, qual a temperatura normal do GTI, alguém sabe pq a marcha lenta não quer ficar, o carro morre quando troco de marcha, a rotação vai a zero e morre. Sempre quis ter um GTI, mas já estou me arrependendo.
GOl 93 GTI
Tahoe
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Mai 2008, 20:39
Carro:

Mensagem por Tahoe »

Deu uma limpada no sistema de admissão??? Trocou filtro de ar???

Não entendo muito de GTI, mas isso deve ser motor de passo, pelo menos nos carros atuais é isso que dá esse problema. Por ultimo também pode ser sonda lambda.

Quanto a temperatura o correto é no meio do marcador.

[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
HenriqueFla
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:03
Carro:
Localização: RIO DE JANEIRO

Mensagem por HenriqueFla »

Tahoe escreveu:Deu uma limpada no sistema de admissão??? Trocou filtro de ar???

Não entendo muito de GTI, mas isso deve ser motor de passo, pelo menos nos carros atuais é isso que dá esse problema. Por ultimo também pode ser sonda lambda.

Quanto a temperatura o correto é no meio do marcador.

[]'s
Acho que não enendeu, já troquei o motor de passo, e o ponteiro da temperatura fica muito acima do meio, quase encosta lá em cima.
GOl 93 GTI
Tahoe
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Mai 2008, 20:39
Carro:

Mensagem por Tahoe »

Bom então tenta testar a lambda.... ela nao iria deixar o carro morrer, apenas ia falhar.

Quanto a temperatura, já fez limpeza no sistema??? Verificou a termostática??? O ventilador acionar normal??? Por ultimo, o carro tem ar condicionado??

[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Avatar do usuário
CAVALEIRO
Membro
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 17 Mai 2008, 06:42
Carro:
Localização: BOA ESPERANÇA - MG

Mensagem por CAVALEIRO »

cara, o meu carro usa o mesmo painel do seu. depois de verificar tudo que o pessoal falou vai em uma auto eletrica especializada em painel e manda dar uma olhada nele. o meu tava assim ha un dias atra. fui verificar e o regulador do painel tava maluco. foi so trocar e o carro ficou file. verifica isso vc tb. detalhe, antes eu verifiquei a temperatura do motor medidndo com um aparelho especifico que o cara tinha la.
Gol CL 1600 AE 93
alcool original
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

esse sintoma de baixar água é bomba ruim!

verifica se a sua bomba de água não ta vazando, pois se sobe temperatura e baixa água, pode ser ela! mesmo se o motor fervesse, é função da bomba e da ventoinha manter ele na temperatura ideal!

o meu tava acionando ventoinha mtu rápido esses dias, aí eu completei a água um poquinho acima do nível e parou, vai entender! e use um bom aditivo de radiador tbm
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
HenriqueFla
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:03
Carro:
Localização: RIO DE JANEIRO

Mensagem por HenriqueFla »

Eu já troquei tudo que falaram, são peças novas, termostática, bomba d'água, bomba de óleo, filtro de ar, filtro de óleo, fiz cabeçote, troquei tuchos, foi uma geral, como disse estou com o carro há um mês, só não fiz o eixo pq está justinho e não precisa. Meu ar está desligado. O que está acontecendo é que ora ele fica com lenta, ora ele fica sem lenta, quando a lenta fica legal realmente o carro rateia um pouco. Meu meca falou que vai dar outra olhada na segunda-feira, mas já me falaram que o GTI é ruim pra ajeitar a lenta, isso procede?
GOl 93 GTI
Avatar do usuário
felipe360
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Mai 2008, 22:58
Carro:

Mensagem por felipe360 »

ESSA DA LENTA OSCILAR EU PEGUEI OUTRO CARBURA A BASE DE TROCA E DESLIGUEI A MANGUEIRA Q VEM DA TAMPA DE VALVULA NO FILTRO COLOQUEI UMA MANGUEIRA MAIOR NA TAMPA E UM FILTRO NA PONTA .
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 158
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

GTi não tem carburador. o "i" é de Injeção Eletrônica...

o Atuador de marcha lenta é novo? essa peça é impossível de se achar nova, portanto acho que ela não é nova. e se for, vc deve ter desembolsado pelo menos uns R$300 nela...

e outra... quem regula a lenta no GTi é o atuador de marcha lenta, comandado pela central eletrônica. não tem o que se mexer não...

se vc diz tirar a tomada do atuador e o motor nada muda, então ele é o responsável! procure alguém com a mesma Injeção q a sua (LE-Jetronic) que esteja funcionando perfeitamente e teste o atuador no seu carro pra eliminar logo esta dúvida.

tem certeza que seu mecânico conhece gols quadrados?? ou qualquer outro carro?? como a temperatura pode estar "normal" acima do meio? até hoje não vi nenhum carro que tenha escala diferente desde modelo, com temperatura normal no meio do marcador.

se seu carro não ferve, não vaza água pela tampa do reservatório, ativa a ventoinha normalmente, então o problema está lá no painel...
GOL GTS 1988!
Imagem
H.Efraim
Membro
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: 04 Jun 2007, 10:57
Carro:
Localização: São Luis/MA

Mensagem por H.Efraim »

Você trocou também o termostato do radiador que aciona a ventoinha, conhecido popularmente como cebolinha ou cebolão?
Existem termostatos com várias temperaturas de acionamento, talvez o do seu carro possa estar com defeito ou ser de uma temperatura superior, quando for comprar procure o de 90° ou mais aproximado disso ok?

É melhor verificar isso antes de mecher no painel não acha?

Outra coisa, a injeção Bosch LE-Jetronic do GTI não possui acionador de marcha lenta, mas possui um sensor de fluxo de ar, uma caixinha na saída do filtro de ar, com o nome Bosch em cima, que geralmente quando apresenta defeito prejudica a lenta do motor, nesse caso, ou compra uma usada em bom estado, o que é um pouco difícil, ou manda algum especialista recondicionar, por que uma nova é mais de R$1.000,00, quando se encontra.
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 158
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

ahá! essa é a diferença da LE-Jetronic pra EEC-FIC!!!!!

eu penei demais com um atuador de marcha lenta de um santana antigo q eu tive... só não me recordava qual era o modelo da injeção, só me lembro que eram 4 bicos e não era a Mi!

mas vem cá. como que funciona a regulagem da marcha lenta na LE-Jetronic? pq o Atuador de marcha lenta é um motor elétrico que abre ou fecha uma abertura pro ar, regulando assim a quantidade de ar admitido em marcha lenta, pois a borboleta está completamente fechada!

já no carburador é um parafuso que regula essa quantidade de ar...

e na LE-Jetronic?
GOL GTS 1988!
Imagem
H.Efraim
Membro
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: 04 Jun 2007, 10:57
Carro:
Localização: São Luis/MA

Mensagem por H.Efraim »

A LE-Jetronic não possui motor de passo, mas tem parafuso de regulagem da posição de descanso da borboleta parecido com os carburadores, sendo assim, a borboleta não fica totalmente fechada.

Porém não sei se a regulagem é só por esse parafuso, pois dentro do sensor de fluxo de ar, aquela caixinha que mencionei antes, possui uma palheta e não sei se ela serve pra regular a passagem de ar (nesse caso controlaria a lenta como o atuador faz) ou se ela apenas é movida pelo fluxo de ar puxado e gera sinal pra central.

Eu acho que sirva pra controlar passagem de ar por que quando ela está com defeito o motor fica morrendo.

O Santana até 94 era equipado com a LE-Jetronic 4 bicos, entre 95 e 96 com a FIC de 1 ou de 4 bicos e a partir de 97 a 99 com a Magneti Marelli 1AVB de 4 bicos conhecida por MI.
HenriqueFla
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:03
Carro:
Localização: RIO DE JANEIRO

Mensagem por HenriqueFla »

Galera, é o seguinte.
Depois do que relatei no enunciado meu carro começou a queimar óleo, como fiz o cabeçote e aumentou a compressão os anéis de segmento não suportaram, o que fiz: levei novamente no mecânico, e pedi para trocar os anéis e as bronzinas, quando ele abriu e tirou as bronzinas antigas já havia chegado no cobre, entaum para ficar logo tudo certo mandei retificar eixo, biela e o cacete, ele vai me entregar o carro amanhã e ainda não sei como ficou, pedi tb para ele trocar o termostato do radiador (cebolão) e vamos ver como fica. Agora com relação ao que disse o H.Efraim, Mister_K, meu carro tem motor de passo sim, (eu que comprei a peça) e minha injeção não tem essa caixa entre o filtro e a mangueira de ar com a marca Bosch em cima, vou postar a foto da injeção igual a minha, reparem o motor de passo nela, é igual ao meu, e vocês me dizem por favor que injeção é essa. Vou postar tb a foto de como é o meu filtro de AR ( a foto do filtro é apenas referência do que está no meu gti). Valeu a todos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
GOl 93 GTI
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 158
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

vc é um felizardo possuidor de uma injeção Mi!!!!


esse seu relato só condena mais ainda o 2.0 do meu santana, que nao quer pegar por nada neste mundo. ele estava queimando muito óleo, parecendo carro diesel. ontem ele nao quis mais pegar. e muitas vezes engasgava e subia um fedor horrível de óleo queimado.

esse deve ter sido o motivo que seu GTI nao segura lenta. mto óleo na vela, acaba dificultando a queima de combustível.
GOL GTS 1988!
Imagem
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 158
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

H.Efraim escreveu:A LE-Jetronic não possui motor de passo, mas tem parafuso de regulagem da posição de descanso da borboleta parecido com os carburadores, sendo assim, a borboleta não fica totalmente fechada.

Porém não sei se a regulagem é só por esse parafuso, pois dentro do sensor de fluxo de ar, aquela caixinha que mencionei antes, possui uma palheta e não sei se ela serve pra regular a passagem de ar (nesse caso controlaria a lenta como o atuador faz) ou se ela apenas é movida pelo fluxo de ar puxado e gera sinal pra central.

Eu acho que sirva pra controlar passagem de ar por que quando ela está com defeito o motor fica morrendo.

O Santana até 94 era equipado com a LE-Jetronic 4 bicos, entre 95 e 96 com a FIC de 1 ou de 4 bicos e a partir de 97 a 99 com a Magneti Marelli 1AVB de 4 bicos conhecida por MI.
o defeito q dá no sensor de fluxo de ar qdo mta sujeira acumula e acaba travando a palheta, chegando as vezes a arranhar a sede dela, inutilizando de vez a peça. e nao tem como nao dar defeito. é uma peça ultra sensível bem na entrada de ar, cheio de sujeira...
GOL GTS 1988!
Imagem
HenriqueFla
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:03
Carro:
Localização: RIO DE JANEIRO

Mensagem por HenriqueFla »

Então Mister_K a minha injeção é a FIC ECC-IV ou a Magneti Marelli 1AVB (MI) como mencionou o H.Efraim (Tem diferença)? O ex dono deve ter trocado ou saiu algum gti com essa injeção? ela é digital, tem como colocar no Kaptor? Outra coisa que gostaia de saber é a respeito de uma mangueira que sai da valvula de pressão de óleo que fica na tampa do cabeçote, onde coloco essa mangueira, já procurei tudo mas não sei onde fixar, meu mecânico tb não soube me informar onde colocar aquela mangueira, acabei deixando ela solta em cima da tampa do cabeçote. Foi mal por tantas perguntas. eh eh!
GOl 93 GTI
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 158
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

HenriqueFla escreveu:Então Mister_K a minha injeção é a FIC ECC-IV ou a Magneti Marelli 1AVB (MI) como mencionou o H.Efraim (Tem diferença)? O ex dono deve ter trocado ou saiu algum gti com essa injeção? ela é digital, tem como colocar no Kaptor? Outra coisa que gostaia de saber é a respeito de uma mangueira que sai da valvula de pressão de óleo que fica na tampa do cabeçote, onde coloco essa mangueira, já procurei tudo mas não sei onde fixar, meu mecânico tb não soube me informar onde colocar aquela mangueira, acabei deixando ela solta em cima da tampa do cabeçote. Foi mal por tantas perguntas. eh eh!
a sua IE é a Magneti Marelli 1AVB (MI).

algumas fotos dos sistemas de Injeções:

FIC-EEC-IV (Santana 96):
Imagem

Magneti Marelli 1AVB/AVP Mi (Santana 97):
Imagem


Magneti Marelli 1AVB/AVP Mi (Saveiro Quadrada 97):
Imagem


LE-Jetronic (Santana 1989):
Imagem


TODOS os GTi saíram de fábrica com a Injeção da última imagem. portanto, trocaram a injeção do seu. certamente pq deu problema e não encontraram, aí resolveram trocar pela Mi.

Quanto ao cano que sai da tampa do cabeçote:
Imagem

veja o separador do óleo ali, logo atrás do alternador:
Imagem

aquele "disco" que fica logo acima da tampa do cabeçote, vai diretamente encaixado na saída dos gazes, é muito importante pra manter a pressão do carter bem regulada.

recomendo baixar este arquivo: http://www.volkspage.net/technik/manuai ... ap2000.pdf

e ver o esquema completo do motor AP. peças, montagem e desmontagem!

espero ter ajudado...
GOL GTS 1988!
Imagem
HenriqueFla
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:03
Carro:
Localização: RIO DE JANEIRO

Mensagem por HenriqueFla »

Valeu mesmo Mister_K, agora sei qual é a minha injeção, e acho que fui presenteado com ela pelo ex dono.
Com relação ao separador de óleo, a minha válvula tem duas mangueiras, isso que não entendi, uma é grossa a outra fina pequena e fina(igual mangueira de combustível) que ficou sem ter onde por.
Devo pegar o carro hoje ou amanhã, eu posto o resultado da retífica e como ficou o goleta.
GOl 93 GTI
H.Efraim
Membro
Membro
Mensagens: 136
Registrado em: 04 Jun 2007, 10:57
Carro:
Localização: São Luis/MA

Mensagem por H.Efraim »

Amigo essa eu te respondo com prazer hehehehe

A mangueira grossa que você se referiu sai da válvula separadora e encaixa na mangueira grossa que liga a caixa do filtro de ar ao corpo de borboleta, enquanto a mangueira mais fininha que você disse encaixa no corpo de borboleta, em um caninho que fica bem em baixo daquele gancho que prende o cabo do acelerador, talvez no seu carro pode estar isolado, verifica lá, de toda forma a mangueira fina já tem a curva pra encaixar certinho nesse cano.

E parabéns, seu carro está injetado com a Magneti Marelli 1AVB (MI) e esta sim, possui motor de passo, resolva esses probleminhas e seu carro ficará perfeito, essa injeção funciona lisinha.

Ah, ela tem como colocar o scanner(kaptor), desde que tenham instalado o conector ALDL quando adaptaram.
HenriqueFla
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Nov 2008, 14:03
Carro:
Localização: RIO DE JANEIRO

Mensagem por HenriqueFla »

Vocês saberiam me dizer que peça seria essa que está na foto abaixo. Meu mecânico eliminou ela. Ela ficava ligada nas entradas que eu marquei em vermelho da injeção (as pontas marcadas de vermelho da mangueira que fica na peça ligadas as pontas vermelhas marcadas na injeção) assim ele me disse. O que ele fez foi pegar uma mangueira e ligar direto nas estremidades que marquei em vermelho da injeção, ligou a mangueira direto de um lado para o outro, isso é correto? a peça estava ligada em um terminal, ele me falou que essa peça que retirou é para carro a álcool. Vocês saberiam me dizer que peça é essa, será que era da injeção antiga do gti e quando foi trocado para MI não precisava ser usada? Estou querendo saber disso pq ele quer ficar com essa pça para ele, pq não tem utilidade para meu carro, aí eu desconfiei.
Se puderem ajudar, agradeço.
Outra coisa H.Efraim, as mangueiras da válvula de óleo estão ligadas, o que achei estranho é que sai da minha tampa do cabeçote a mangueira que te falei. Tem uma saída com a mangueira embaixo da válvula, na própria tampa, pois as duas que saem da válvula, uma está junto com a do filtro de ar e a outra está na injeção. Depois vou tirar foto para te amostrar.


Peça que retirou
Imagem

Peça que retirou e a tomada ficava ligada nela
Imagem

Marca onde ele colocou as mangueiras
Imagem

Marca onde ele colocou as mangueiras
Imagem
GOl 93 GTI
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”