DUVIDA - 1.8 turbo

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
leskfloripa
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mai 2018, 10:13
Carro: gol cl 1.8

DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por leskfloripa »

bom dia amantes do gol quadrado,,, sou novo no grupo, adquiri um gol cl 1.8 turbo a pouco tempo fiz algumas melhorias como bico, turbina e bomba de combustivel, cv forjada,,, minha duvida e a seguinte meu preparador acertou o carro com 2.2 sendo que o miolo tem biela de golf furada e pistao afp ,,, foi acertado e medido no servitec e rendeu 303 na roda ,,, estou com medo das bielas + ele diz que e pico de 2.2 q nao vai quebrar... conto com experiencia de vcs.... no aguardo
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

Você comprou o carro já turbo ou foi você mesmo que colocou essas peças de turbo nele?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
leskfloripa
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mai 2018, 10:13
Carro: gol cl 1.8

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por leskfloripa »

comprei ja turbo e só fiz umas melhorias,,, + ja era essa configuração de motor
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

leskfloripa escreveu:comprei ja turbo e só fiz umas melhorias,,, + ja era essa configuração de motor
Vamos ver o que a galera aqui que tem carro turbo vai dizer...

Tem que ver se o seu câmbio é forjado também e se a embreagem é especial para 300 CV.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
leskfloripa
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mai 2018, 10:13
Carro: gol cl 1.8

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por leskfloripa »

sim cambio e forjado,,, eu coloquei e embreagem tb,,, duvida mesmo e as bielas aguentarem essa potencia de roda,,, confesso que tenho medo de apertar o ultimo booster,,, pq esta com 1.3 no pe,, 1.8 booster e 2.2 ultimo booster
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

leskfloripa escreveu:sim cambio e forjado,,, eu coloquei e embreagem tb,,, duvida mesmo e as bielas aguentarem essa potencia de roda,,, confesso que tenho medo de apertar o ultimo booster,,, pq esta com 1.3 no pe,, 1.8 booster e 2.2 ultimo booster
O dono anterior usava qual pressão de turbo?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
leskfloripa
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mai 2018, 10:13
Carro: gol cl 1.8

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por leskfloripa »

usava 1.6 pressao so que era outra turbina, outros bicos, bomba so tinha 1,,,
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

leskfloripa escreveu:usava 1.6 pressao so que era outra turbina, outros bicos, bomba so tinha 1,,,
Então eu também teria medo de usar tanta pressão... pode ser que 300 Cv de fato seja muito para as bielas. Vamos ver o que a galera dos gol turbo vão dizer a respeito.

Fico então por aqui no que eu podia te ajudar. Tenha paciência em esperar porque não é todo dia que o povo aqui escreve.

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
leskfloripa
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mai 2018, 10:13
Carro: gol cl 1.8

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por leskfloripa »

claro,,, esperar os feras aqui do grupo dar seu apoio....
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por bleidao »

Rapaz... eu abaixaria essa pressão. 2Kgf já é arriscado demais mesmo você estando com pistões forjados. Mas como as bielas e nem o virabrequim são, você poderá ter problemas.

De qualquer forma, o importante é se divertir.
Avatar do usuário
hirinhu
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 313
Registrado em: 27 Jul 2010, 20:11
Carro: Gol C Furgão 1987

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por hirinhu »

vai quebrar, se vier chão quebra, não tenha dúvidas
cara que mecanico é esse que monta pistão forjado mais pesado em biela original??
furgão 87 1.6T R4449, Multi-bobinas, Pandoo ProInject
Jetta 2.5 09 x-tudo.....
Cayenne V8 4.5 Twin Turbo
Gol GL 97 2.0T - SCAT + AFP - ar/dh/ve/te, ZR56/58, 4xbobinas gol g6, Pandoo ProInject, 1-4 Sapinho
Gol BX 85 1.6 alcool
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

Pois é... não sabia que essa biela que você está usando agora é original... biela original é para motor original... pois tem uns 95 a 100 CV.

300 CV tem que ser bielas e pistões forjados.

Se eu fosse você fugia desse "preparador" :badbad:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por meison »

Entao, eu nao sou experto ne. Mas falo da minha experiencia

Eu ja fui de pistao forjado e biela original de AP carburado que nao e tao resistente quanto de golf ta certo. Mas igual assim, entortei biela com menos de 1kg de pressao. Porque? Porque o preparador era um besta e fez merda no meu carro dai o torque era muito para a biela numa 2da fundo

Eu acho que 300cv na roda e muito para biela original mesmo sendo de golf, imagina que eu to procurando essa potencia e tenho biela scat forjada, e vira de golf forjado.

Vamos la, biela quebra por torque, pistao quebra por mistura. Se voce tem uma bomba boa, e bicos adecuados, e a mistura ta bem feita, esquece do pistao nao vai quebrar. Mesmo se fosse original e nao forjado! Da uma olhada na saveiro do brutus motorsport, ele tava de pistao Mi e biela forjada, o cara soltava 2kg ate que um dia quebrou o cambio, mas a biela tava ai enteira.

Eu gastaria um pouco mais, e pegaria biela forjada. Minha politica e a siguinte, ta no limite? Baixa essa pressao. Ta dentro do planejado do projeto com comforto? Vai pressao e baixe o ponto para potencia vir com segurança

Se voce coloca tudo forjado para 800cv e tu tira dele 300cv de roda (uns 400+cv no motor ne) tu tem 100% de segurança, so ta usando 50% da capacidade de tuas peças.

Mesmo assim, eu concordo em parte com teu preparador, pico de 2.2kg se soltar so de 4ta nao vai dar nada, mas se soltar 2.2kg de 2da pode se dar mal. Como se diz por ai, "o problema as veces e o animal entre o volante e o asento" seja responsavel e conciente
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

meison escreveu:Entao, eu nao sou experto ne. Mas falo da minha experiencia

Eu ja fui de pistao forjado e biela original de AP carburado que nao e tao resistente quanto de golf ta certo. Mas igual assim, entortei biela com menos de 1kg de pressao. Porque? Porque o preparador era um besta e fez merda no meu carro dai o torque era muito para a biela numa 2da fundo

Eu acho que 300cv na roda e muito para biela original mesmo sendo de golf, imagina que eu to procurando essa potencia e tenho biela scat forjada, e vira de golf forjado.

Vamos la, biela quebra por torque, pistao quebra por mistura. Se voce tem uma bomba boa, e bicos adecuados, e a mistura ta bem feita, esquece do pistao nao vai quebrar. Mesmo se fosse original e nao forjado! Da uma olhada na saveiro do brutus motorsport, ele tava de pistao Mi e biela forjada, o cara soltava 2kg ate que um dia quebrou o cambio, mas a biela tava ai enteira.

Eu gastaria um pouco mais, e pegaria biela forjada. Minha politica e a siguinte, ta no limite? Baixa essa pressao. Ta dentro do planejado do projeto com comforto? Vai pressao e baixe o ponto para potencia vir com segurança

Se voce coloca tudo forjado para 800cv e tu tira dele 300cv de roda (uns 400+cv no motor ne) tu tem 100% de segurança, so ta usando 50% da capacidade de tuas peças.

Mesmo assim, eu concordo em parte com teu preparador, pico de 2.2kg se soltar so de 4ta nao vai dar nada, mas se soltar 2.2kg de 2da pode se dar mal. Como se diz por ai, "o problema as veces e o animal entre o volante e o asento" seja responsavel e conciente
Caro Meison,

Muito boa a sua linha de raciocínio, parabéns!

Só tenho uma ressalva:

"300 CV em 4a macha ou em 2a marcha , sempre serão 300 CV no motor, então se vai empenar a biela do motor em 2a macha com plena certeza vai empenar a biela em 4a marcha, pois são 300 CV".

Eu na minha época de faculdade (Eng. Mecânica) pelo torque, potência ou pressão da câmara de combustão de um motor se chegava a força exercida no pistão. Então com essa força calculada no pistão ela é transmitida para as bielas que por sua vez repassa a força para o virabrequim... Assim o que empena a biela é a força exercida no pistão que é repassada para a biela. Este é o pulo do gato, meu caro! :yahoo:

Me lembro que calculamos em sala de aula por volta do ano de 2006 com dados de um estagiário de uma motadora de renome um motor 1.0 - 8V, então o estagiário passou para o nosso professor a pressão na câmara de combustão com o referido motor operando em rotação de 6.000 rpm...

Quando fazíamos o cálculo da força no pistão do referido motor chegavou a 1.000 kg (1 tonelada) a 6000 rpm... é uma panca de 1 tonelada no pistão... e isso a 6000 rpm, o que dá 3000 explosões de 1 tonelada por minuto no referido pistão (6000/2 = 3000 ciclos por minuto) ou melhor dizendo 50 explosões por segundo de 1 tonelada cada (300 ciclos/minuto/60 segundos = 50 ciclos por segundo) :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:

Isso um motor de 70 CV apenas a 6000 rpm. Agora imagine um poderoso e fulminante 1.8AP com 300 CV a 6000 rpm quantas toneladas serão no pistão? :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:

Suponhamos que com 300 CV a 6000 rpm no motor 1.8AP a força no pistão chegue a 3.000 kg (3 toneladas), então a biela seguramente terá que ter resistência para 3 toneladas, coisa que a biela original do carro seguramente não suporta.

Um grande abraço amigo! :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
meison
Membro
Membro
Mensagens: 254
Registrado em: 10 Nov 2015, 19:16
Carro: Gol GL 1.8T 1993

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por meison »

Rodox escreveu:
meison escreveu:Entao, eu nao sou experto ne. Mas falo da minha experiencia

Eu ja fui de pistao forjado e biela original de AP carburado que nao e tao resistente quanto de golf ta certo. Mas igual assim, entortei biela com menos de 1kg de pressao. Porque? Porque o preparador era um besta e fez merda no meu carro dai o torque era muito para a biela numa 2da fundo

Eu acho que 300cv na roda e muito para biela original mesmo sendo de golf, imagina que eu to procurando essa potencia e tenho biela scat forjada, e vira de golf forjado.

Vamos la, biela quebra por torque, pistao quebra por mistura. Se voce tem uma bomba boa, e bicos adecuados, e a mistura ta bem feita, esquece do pistao nao vai quebrar. Mesmo se fosse original e nao forjado! Da uma olhada na saveiro do brutus motorsport, ele tava de pistao Mi e biela forjada, o cara soltava 2kg ate que um dia quebrou o cambio, mas a biela tava ai enteira.

Eu gastaria um pouco mais, e pegaria biela forjada. Minha politica e a siguinte, ta no limite? Baixa essa pressao. Ta dentro do planejado do projeto com comforto? Vai pressao e baixe o ponto para potencia vir com segurança

Se voce coloca tudo forjado para 800cv e tu tira dele 300cv de roda (uns 400+cv no motor ne) tu tem 100% de segurança, so ta usando 50% da capacidade de tuas peças.

Mesmo assim, eu concordo em parte com teu preparador, pico de 2.2kg se soltar so de 4ta nao vai dar nada, mas se soltar 2.2kg de 2da pode se dar mal. Como se diz por ai, "o problema as veces e o animal entre o volante e o asento" seja responsavel e conciente
Caro Meison,

Muito boa a sua linha de raciocínio, parabéns!

Só tenho uma ressalva:

"300 CV em 4a macha ou em 2a marcha , sempre serão 300 CV no motor, então se vai empenar a biela do motor em 2a macha com plena certeza vai empenar a biela em 4a marcha, pois são 300 CV".

Eu na minha época de faculdade (Eng. Mecânica) pelo torque, potência ou pressão da câmara de combustão de um motor se chegava a força exercida no pistão. Então com essa força calculada no pistão ela é transmitida para as bielas que por sua vez repassa a força para o virabrequim... Assim o que empena a biela é a força exercida no pistão que é repassada para a biela. Este é o pulo do gato, meu caro! :yahoo:

Me lembro que calculamos em sala de aula por volta do ano de 2006 com dados de um estagiário de uma motadora de renome um motor 1.0 - 8V, então o estagiário passou para o nosso professor a pressão na câmara de combustão com o referido motor operando em rotação de 6.000 rpm...

Quando fazíamos o cálculo da força no pistão do referido motor chegavou a 1.000 kg (1 tonelada) a 6000 rpm... é uma panca de 1 tonelada no pistão... e isso a 6000 rpm, o que dá 3000 explosões de 1 tonelada por minuto no referido pistão (6000/2 = 3000 ciclos por minuto) ou melhor dizendo 50 explosões por segundo de 1 tonelada cada (300 ciclos/minuto/60 segundos = 50 ciclos por segundo) :badbad: :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:

Isso um motor de 70 CV apenas a 6000 rpm. Agora imagine um poderoso e fulminante 1.8AP com 300 CV a 6000 rpm quantas toneladas serão no pistão? :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:

Suponhamos que com 300 CV a 6000 rpm no motor 1.8AP a força no pistão chegue a 3.000 kg (3 toneladas), então a biela seguramente terá que ter resistência para 3 toneladas, coisa que a biela original do carro seguramente não suporta.

Um grande abraço amigo! :friend:
Rodox obrigado pela aula novamente, sempre me ensinando coisas! Coisa linda aprender todo dia coisas novas
Estudar e investir, em voce mesmo Imagem
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

meison escreveu: Rodox obrigado pela aula novamente, sempre me ensinando coisas! Coisa linda aprender todo dia coisas novas
Disponha, meu amigo! Eu aplico pra mim a seguinte frase:

"Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei"


Almir Sater & Renato Teixeira / música: Tocando em frente:

https://www.letras.mus.br/almir-sater/44082/

E por fim... 6000 rpm são 50 explosões por segundo de 1 tonelada ... imagine um pistão dando 50 pancadas por segundo de 1 tonelada... 10X :** :** :** :** :** / segundo

O pistão é um verdadeiro martelo de Thor...

Imagem


Imagem





Fonte:

https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1C1dieK38 ... 20x220.jpg

https://i.pinimg.com/736x/2c/58/56/2c58 ... attoos.jpg
Editado pela última vez por Rodox em 11 Mai 2018, 12:31, em um total de 4 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

Vejam que legal este vídeo onde o motor funciona "aberto":

https://www.youtube.com/watch?v=xflY5uS-nnw
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por Rodox »

Outro vídeo legal onde o motor funciona "aberto":

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=aO5Qkzlo2Kw[/BBvideo]
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: DUVIDA - 1.8 turbo

Mensagem por João Victor AP »

leskfloripa escreveu:bom dia amantes do gol quadrado,,, sou novo no grupo, adquiri um gol cl 1.8 turbo a pouco tempo fiz algumas melhorias como bico, turbina e bomba de combustivel, cv forjada,,, minha duvida e a seguinte meu preparador acertou o carro com 2.2 sendo que o miolo tem biela de golf furada e pistao afp ,,, foi acertado e medido no servitec e rendeu 303 na roda ,,, estou com medo das bielas + ele diz que e pico de 2.2 q nao vai quebrar... conto com experiencia de vcs.... no aguardo
Oloko ! Se ele tem 303cv na roda, no motor ele terá entre 350cv.
Já corre risco das bielas originais VW entortarem, ou acontecer algo pior, como ela entortar e partir com o motor em alta rotação, danificando o bloco e toda parte de baixo do motor.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”