[Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

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igorsk8dias
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[Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por igorsk8dias »

Opa pessoal, tudo bem?

Acompanho a alguns anos o clube, galera tem projetos muito bons e agora chegou a minha vez de montar o meu turbão no Voyage quadrado, será um turbo de rua para curtir nos finais de semana :bb:
Já estou praticamente com o motor completo, faltando kit turbo, turbina e caixa. Pretendo atingir 300 cavalos de pico com uma pegada o mais progressiva possível.

Segue abaixo as peças do meu projeto:

Motor AP 1.9 com pistões forjados Iapel 83mm
Bielas forjadas 144mm
Eixo 1.8 STD
Cabeçote original AP 1.8 3 mancais
Comando 49G
Kit turbo com coletor pulsativo no farol (ainda não comprei, pensando em pegar da SPA)
Carburador 3E venturis 23/27
Caixa PS (ainda não comprei)
Turbina .50 pulsativa (quero sugestões sobre qual comprar)

Então pessoal, basicamente as peças do meu projeto são essas, o que vocês acham? Uma dúvida que tenho é em relação a turbina, a princípio pensei em uma Biagio .50 com caixa quente pulsativa 63 ou similar e rotor 52~53mm. Quero uma pegada mais progressiva, começando próximo de 3500 rpm.
Vocês acham que vale a pena pagar mais caro e pegar logo uma HX35? Ou recomendam outra marca custo x benefício?

Acredito que devo chegar nos 300cv com 1.5kg, caso tenham alguma sugestão para o projeto, agradeço.
De tempos em tempos irei enviando mais informações sobre o andamento.

:paz:
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

O câmbio para 300 CV seguramente terá que ser com engrenagens forjadas, ou de um outro carro que tenha 200 CV, pois o câmbio PS foi preparado para trabalhar com apenas 110 CV.

Falo isso porque con.heci uma pessoa que chegou a 300 CV em um Gol Bola 1.8 AP MI e a 1a marcha estourou logo... e então ele colocou o câmbio de outro carro... se não me engano era de Landau/Ford V8 - 4.9-L potência 215 CV (como o da foto abaixo).

Depois que o câmbio ficou bom a embreagem quebrou, então teve que por uma melhor... que aguentasse 300 CV.

Imagem
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

E para 300 CV seria ideal colocar discos para rodas de 15 polegadas... pois eles freiam melhor... tem mais força para frenagem, ou discos de freio preparados para gol como o da foto abaixo. Pois se precisar freiar a 240 km/h com freio original você terá problemas... :bum: :bum: :bum: :bum: :bum:

Imagem

Freios para Carros - VOLKSWAGEN
KIT GOL ATÉ G4 330MM
Marca: POWERBRAKES


http://www.powerbrakes.com.br/KIT-GOL-A ... d-5036825/
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DanielGT
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por DanielGT »

Cambio de landau em gol? só se for somente as engrenagens! o cambio PS segura bem até 200cv pelo que já ouvi falar, e meu caro, se o seu Voyage for 1.8 de fábrica Modelo CL ou GL ou GLS, o cambio dele já é o PS. se ele for o Sport, ai o cambio dele é o PV. se ele era 1.6 ai o cambio era o PX. Concordo que precisa de mais freio, mas pode ir nos freios do Santana de 256mm completo, ou seja, discos pinças e pastilhas. encaixa plug n play, recomendo usar o cilindro mestre da Kombi, fica animal!
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

DanielGT escreveu:Cambio de landau em gol? só se for somente as engrenagens! o cambio PS segura bem até 200cv pelo que já ouvi falar, e meu caro, se o seu Voyage for 1.8 de fábrica Modelo CL ou GL ou GLS, o cambio dele já é o PS. se ele for o Sport, ai o cambio dele é o PV. se ele era 1.6 ai o cambio era o PX. Concordo que precisa de mais freio, mas pode ir nos freios do Santana de 256mm completo, ou seja, discos pinças e pastilhas. encaixa plug n play, recomendo usar o cilindro mestre da Kombi, fica animal!
Infelizmente na época não tive a oportunidade de ver o carro, mas o que sei é que se a distância entre os eixos do câmbio do Landau forem diferentes das do câmbio motor AP não engrena as marchas do Landau, ou seja, o tamanho das engrenagem não é compatível com a caixa PS.

Freiar a 240 km/h não sei se freio de Santana aguenta... assim o amigo terá que ter juízo na hora de pisar fundo. E outra um disco de tamanho maior e pastilhas maiores darão um torque de frenagem maior, logo o espaço de frenagem será menor, assim numa emergência a 240 km/h uns 10 metros de poder de frenagem a mais que um freio convencional ou de Santana pode fazer a diferença entre a vida e a morte! :badbad: :badbad: :badbad: :badbad:
Editado pela última vez por Rodox em 06 Abr 2018, 21:58, em um total de 3 vezes.
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por igorsk8dias »

Então pessoal, por enquanto eu não pretendo forjar o câmbio, até por questões de custo. Será um upgrade para daqui um tempo. Mas pelo que vejo do carro de alguns amigos, o cambio deve segurar por um tempo, não sou de sair acelerando forçando a 1º e 2º...

Sobre o resto do carro, eu não mencionei, pois foquei somente na parte da motorização. Meu carro já possui os discos maiores e ventilados e a suspensão toda preparada, barras inferior e superior também.

Sobre o cambio, meu Voyage originalmente é CHT e vou fazer o swap já com o AP turbo.
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Lembrei de um dado desse Gol Bola de 300 CV... ele fazia de 0 a 200 km/h em apenas 18 segundos :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa: :clapaa:
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

Qualquer câmbio se você soltar a turbina cheia nele vai quebrar...

Conheço quem anda de 370cv com câmbio original. Já quebrou dois até aprender a andar.
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Qualquer câmbio se você soltar a turbina cheia nele vai quebrar...

Conheço quem anda de 370cv com câmbio original. Já quebrou dois até aprender a andar.
Quando se calcula uma engrenagem o material a ser empregado, assim como o processo de fabricação da mesma, vão conferir a resitência para a potência e torque de projeto, ou seja, uma engrenagem para 110 CV os materiais são inferiores a uma engrenagem de 300 CV.

Por isso que quando utilizado 300 CV em uma engrenagem de 110 CV ou ela quebra ou sua vida útil é drasticamente diminuída.

Já li um artigo que em provas de teste da Ford, o Escort com motor AP 1.8 turbo literalmente moeu as engrenagens após algumas voltas na pista. Veja o referido artigo no link abaixo:


"Naquele dia, feitas as contas de libra para quilogramas e lida a rotação, o motor foi desligado depois de dar 252 cv a 5.800 rpm e 32,8 m·kgf a 4.000 rpm com 1,2 bar de pressão.

O motor era tão brutal que após três horas de pista o câmbio completo precisava ser trocado por novo e o velho, sucateado. Caso o piloto acelerasse sobre uma lavadeira e houvesse degrau após ela, o tranco levava as engrenagens da marcha utilizada a debulhar completamente. Da Curva do Sol, no circuito antigo, até a Curva do Sargento, se o piloto acelerasse tudo, ficavam marcas no asfalto de roda patinando — em 5ª e última marcha, com pneus slick 175/50-13!".



http://www.autoentusiastasclassic.com.b ... -ford.html
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Tem loja que vende já a engrenagem forjada para motor VW AP, então entra feito luva...


Engrenagem Forjada 1ª e 2ª AP Gol e similares

Preço: R$ 2.139,00


Imagem


Fonte:

https://www.marcelinhospecialparts.com. ... -similares
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Achei quatro marchas forjadas para motor AP:




Engrenagens Forjadas com Sincronizado para Cambio VW motor AP

Relação

1º marcha 2.88

2º marcha 1.89

3º marcha 1.20


4º marcha 0.94


Imagem



Fonte:

http://www.piramidparts.com.br/engrenag ... w_motor_ap


Preço: R$ 3.179,90
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Veja esse Gol a 250 km/h será que freia numa emergência nesse pau?

[BBvideo 560,340]https://youtu.be/qU7NDTI_zHM[/BBvideo]
Editado pela última vez por Rodox em 06 Abr 2018, 12:35, em um total de 1 vez.
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodrigo Naressi »

DanielGT escreveu:Cambio de landau em gol? só se for somente as engrenagens! o cambio PS segura bem até 200cv pelo que já ouvi falar, e meu caro, se o seu Voyage for 1.8 de fábrica Modelo CL ou GL ou GLS, o cambio dele já é o PS. se ele for o Sport, ai o cambio dele é o PV. se ele era 1.6 ai o cambio era o PX. Concordo que precisa de mais freio, mas pode ir nos freios do Santana de 256mm completo, ou seja, discos pinças e pastilhas. encaixa plug n play, recomendo usar o cilindro mestre da Kombi, fica animal!
Boa tarde pessoal... Daniel, estou com sistema do Santana EX no GT, não sei se é 256mm, vou conferir... este cilindro da kombi me interessou, tem que adaptar? sabe o ano que tenho que pedir?

abraço!
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Veja o caso desse Gol Turbo, na descrição do vídeo diz que as pastilhas derreteram:

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=W7YLF4j0m08[/BBvideo]
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Cancelado!
Editado pela última vez por Rodox em 08 Abr 2018, 09:23, em um total de 2 vezes.
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Freio de corrida sendo testado:


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_2u7udw1rVA[/BBvideo]
Editado pela última vez por Rodox em 08 Abr 2018, 09:33, em um total de 3 vezes.
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Vejam essas ferraris fritandos os freios, porém o freio delas é feito pra isso...

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Z_G3kDuxcvI[/BBvideo]
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

Vejam um doido querendo destruir os freios. :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: E nesse a pastilha pega fogo :bum: :bum: :bum: :bum: :bum: Mas isso serve para refletir porque certos freios são mais caros que outros... o vídeo acima das Ferraris os freios esfriavam quase logo após parar de usar o freio.

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=fVtT6x3rvyQ[/BBvideo]
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por bleidao »

O barulho do câmbio forjado me incomoda muito! Imagina... 4 rés para frente e uma quinta normal.
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Re: [Dúvida] Projeto AP 1.9 turbo

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:O barulho do câmbio forjado me incomoda muito! Imagina... 4 rés para frente e uma quinta normal.
A ré é barulhenta porque as engrenagens são de dentes retos, já as outras marchas são silenciosas porque são de dentes helicoidais.

Ma scom ceretza câmbio forjado é mais barulhento, porém quem os usa geralmente faz isso para fazer provas de arrancadas, e ainda usam protetor auricular.

Marcha ré do câmbio do motor AP - dentes retos:

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dentes retos

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Engrenagens helicoidais.



Os dentes são dispostos transversalmente em forma de hélice em relação ao eixo. É usada em transmissão fixa de rotações elevadas, por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componente axial de força que deve ser compensada por mancal ou rolamento. Serve para transmissão de eixos paralelos entre si e também para eixos que formam um ângulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90°).


Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Engrenagem



Imagem



Engrenagem da 5a marcha do câmbio do motor AP - dentes helicoidais:

Imagem
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