A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
Pessoal,
Bomba do ano! ANP libera venda de gasolina "formulada"...
Leiam a matéria abaixo da BAND e os 3 vídeos das reportagens da TV Record e SBT que versam sobre a nova gasolina "gasolina formulada" :
ANP libera venda de gasolina "formulada" - BAND:
http://noticias.band.uol.com.br/noticia ... ulada.html
TV Record
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=aGWJkDCYKvA[/BBvideo]
TV Record
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Pla_BHGFYjY[/BBvideo]
SBT TV
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=JFSP1Ck ... e=youtu.be[/BBvideo]
Pra enriquecer o debate, vejam que muito interessante a descrição do que é a adulteração da gasolina na página 9 da Tese de Mestrado... mas isso era até 2016... pois fazem 2 anos que a ANP autorizou a fabricação dessa gasolina "formulada".
Nesta tese de mestrado é descrito que umas das formas de batismo da gasolina é através da adição de solventes, assim essa gasolina "formulada" é composta por mais de 200 tipos de solventes (conforme informado nas reportagens acima).
E somente se dá para saber se a gasolina é refinada ou batizada por solventes através de análise de laboratório (curva de destilação, massa específica e outros testes). Pois o famoso teste da proveta não consegue detectar se é gasolina refinada ou gasolina batizada ou gasolina "formulada", pois os solventes presentes na gasolina batizada ou na "formulada" se diluem na gasolina refinada, então no teste da proveta é impossível separar os solventes da gasolina, somente se separa o etanol da gasolina.
Assim leiam o resumo da tese de mestrado abaixo (página x) que vocês vão ficar estarrecidos:
Tese de Mestrado: Adulteração de Gasolina por Adição de Solventes: Análise por parâmetros físico-químicos
Autora: Elaine Vosniak Takeshita
Março/2006
Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/h ... 79.pdf?seq
Veja a figura abaixo como é a destilação do petróleo:
Conclusão
Ainda existe a gasolina refinada, mas também existe a gasolina "formulada" e a gasolina batizada. Então como saber separar o joio do trigo?
Preço barato é sinal de batismo na certa ou gasolina "formulada", e ainda consumo de combustível acima da média é outro forte indício de batismo ou gasolina "formulada". Assim procurem escolher a gasolina pela qualidade e não pelo preço, porque é como dizem... "o barato pode sair muito caro!"
E quando achar um posto que a gasolina seja de qualidade sempre abasteçam neste mesmo posto, e quando forem a uma cidade que não conheçam pergunte para as pessoas (funcionários de hotéis, pousadas, restaurantes e etc) qual é o melhor ou melhores postos de gasolina da cidade.
Eu não disse que gasolina batizada com solvente prejudica o óleo em outro tópico sobre óleo lubrificante? Fato confirmado! E essa gasolina "formulada" que tem mais de 200 tipos de solventes, será que faz mal? A nossa ANP testou o efeito dessa gasolina "formulada" nos nossos óleos dos nossos carros??? Veja o vídeo abaixo sobre isso:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=AEYB6gcm7KM[/BBvideo]
Em complemento ao que escrevi abaixo sobre gasolina e álcool batizados por solventes, pouco tempo atrás eu tinha achado uma tese de mestrado sobre o efeito de solventes no lubrificante:
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL NA
DEGRADAÇÃO DO LUBRIFICANTE E DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
Autor: RONALDO LOURENÇO FERREIRA
Ilha Solteira
2017
Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/bitstream/ ... sAllowed=y
Peguei as seguintes partes do resumo da referida tese:
"Em motores de combustão interna, os estudos dos efeitos da adulteração do combustível se
concentram nos problemas que ocorrem no sistema de alimentação, porém pouca atenção é
dada ao lubrificante. Esta análise avalia esta degradação precoce do lubrificante a partir das
alterações físicas e químicas sofridas por este ao utilizar gasolina adulterada em um motor de
combustão interna".
"Foram utilizados combustíveis adulterados com etanol, querosene e thinner nas proporções de 5%, 10%, 15% e 20%, além de um teste com gasolina adulterada com querosene na razão de 1% até 8%. Os ciclos foram de 40 horas cada, o que equivale a aproximadamente 2.000 km rodados".
"Os resultados mostraram as alterações de rotação conforme o esperado, quanto aos outros testes, foi mostrado que o lubrificante também sofreu alterações. Alguns elementos aditivos foram consumidos com a adulteração. O desgaste de máquina foi pequeno, porém os níveis de sulfatação, nitretação e oxidação foram alterados indicando a degradação do óleo lubrificante".
Assim vejam como os solventes são um veneno para o óleo lubrificante, que se degrada em pouquíssimos quilômetros, no caso do estudo acima foi com 2000 km apenas, e forma a temida borra de óleo que pode chegar a fundir o motor por falta de lubrificação.
Bomba do ano! ANP libera venda de gasolina "formulada"...
Leiam a matéria abaixo da BAND e os 3 vídeos das reportagens da TV Record e SBT que versam sobre a nova gasolina "gasolina formulada" :
ANP libera venda de gasolina "formulada" - BAND:
http://noticias.band.uol.com.br/noticia ... ulada.html
TV Record
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=aGWJkDCYKvA[/BBvideo]
TV Record
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Pla_BHGFYjY[/BBvideo]
SBT TV
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=JFSP1Ck ... e=youtu.be[/BBvideo]
Pra enriquecer o debate, vejam que muito interessante a descrição do que é a adulteração da gasolina na página 9 da Tese de Mestrado... mas isso era até 2016... pois fazem 2 anos que a ANP autorizou a fabricação dessa gasolina "formulada".
Nesta tese de mestrado é descrito que umas das formas de batismo da gasolina é através da adição de solventes, assim essa gasolina "formulada" é composta por mais de 200 tipos de solventes (conforme informado nas reportagens acima).
E somente se dá para saber se a gasolina é refinada ou batizada por solventes através de análise de laboratório (curva de destilação, massa específica e outros testes). Pois o famoso teste da proveta não consegue detectar se é gasolina refinada ou gasolina batizada ou gasolina "formulada", pois os solventes presentes na gasolina batizada ou na "formulada" se diluem na gasolina refinada, então no teste da proveta é impossível separar os solventes da gasolina, somente se separa o etanol da gasolina.
Assim leiam o resumo da tese de mestrado abaixo (página x) que vocês vão ficar estarrecidos:
Tese de Mestrado: Adulteração de Gasolina por Adição de Solventes: Análise por parâmetros físico-químicos
Autora: Elaine Vosniak Takeshita
Março/2006
Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/h ... 79.pdf?seq
Veja a figura abaixo como é a destilação do petróleo:
Conclusão
Ainda existe a gasolina refinada, mas também existe a gasolina "formulada" e a gasolina batizada. Então como saber separar o joio do trigo?
Preço barato é sinal de batismo na certa ou gasolina "formulada", e ainda consumo de combustível acima da média é outro forte indício de batismo ou gasolina "formulada". Assim procurem escolher a gasolina pela qualidade e não pelo preço, porque é como dizem... "o barato pode sair muito caro!"
E quando achar um posto que a gasolina seja de qualidade sempre abasteçam neste mesmo posto, e quando forem a uma cidade que não conheçam pergunte para as pessoas (funcionários de hotéis, pousadas, restaurantes e etc) qual é o melhor ou melhores postos de gasolina da cidade.
Eu não disse que gasolina batizada com solvente prejudica o óleo em outro tópico sobre óleo lubrificante? Fato confirmado! E essa gasolina "formulada" que tem mais de 200 tipos de solventes, será que faz mal? A nossa ANP testou o efeito dessa gasolina "formulada" nos nossos óleos dos nossos carros??? Veja o vídeo abaixo sobre isso:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=AEYB6gcm7KM[/BBvideo]
Em complemento ao que escrevi abaixo sobre gasolina e álcool batizados por solventes, pouco tempo atrás eu tinha achado uma tese de mestrado sobre o efeito de solventes no lubrificante:
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL NA
DEGRADAÇÃO DO LUBRIFICANTE E DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
Autor: RONALDO LOURENÇO FERREIRA
Ilha Solteira
2017
Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/bitstream/ ... sAllowed=y
Peguei as seguintes partes do resumo da referida tese:
"Em motores de combustão interna, os estudos dos efeitos da adulteração do combustível se
concentram nos problemas que ocorrem no sistema de alimentação, porém pouca atenção é
dada ao lubrificante. Esta análise avalia esta degradação precoce do lubrificante a partir das
alterações físicas e químicas sofridas por este ao utilizar gasolina adulterada em um motor de
combustão interna".
"Foram utilizados combustíveis adulterados com etanol, querosene e thinner nas proporções de 5%, 10%, 15% e 20%, além de um teste com gasolina adulterada com querosene na razão de 1% até 8%. Os ciclos foram de 40 horas cada, o que equivale a aproximadamente 2.000 km rodados".
"Os resultados mostraram as alterações de rotação conforme o esperado, quanto aos outros testes, foi mostrado que o lubrificante também sofreu alterações. Alguns elementos aditivos foram consumidos com a adulteração. O desgaste de máquina foi pequeno, porém os níveis de sulfatação, nitretação e oxidação foram alterados indicando a degradação do óleo lubrificante".
Assim vejam como os solventes são um veneno para o óleo lubrificante, que se degrada em pouquíssimos quilômetros, no caso do estudo acima foi com 2000 km apenas, e forma a temida borra de óleo que pode chegar a fundir o motor por falta de lubrificação.
Editado pela última vez por Rodox em 01 Abr 2018, 11:00, em um total de 44 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [DICA] Devo usar gasolina "formulada" ou gasolina refina
Complicado, hein!
Estamos "levando Gato por Lebre"!
Estou me sentindo lesado!
Estamos "levando Gato por Lebre"!
Estou me sentindo lesado!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [DICA] Devo usar gasolina "formulada" ou gasolina refina
Na verdade é bem pior que gato por lebre... a longo prazo pode até fundir o motor conforma alguns mecânicos comentam, pois a queima irregular gera resíduos que sujam o motor por dentro, então se os anéis colarem dor excesso de resíduos nas suas canaletas já viu o prejuízobleidao escreveu:Complicado, hein!
Estamos "levando Gato por Lebre"!
Estou me sentindo lesado!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [DICA] Devo usar gasolina "formulada" ou gasolina refina
Pois é... estragar os cilindros por não lubrificação causada pelos resíduos de uma gasolina falsificada!
Seria a mesma coisa que substituir uma mulher por uma boneca inflável. Me desculpe a sinceridade da comparação, mas creio que seja bem isso!
Seria a mesma coisa que substituir uma mulher por uma boneca inflável. Me desculpe a sinceridade da comparação, mas creio que seja bem isso!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [DICA] Devo usar gasolina "formulada" ou gasolina refina
bleidao escreveu:Pois é... estragar os cilindros por não lubrificação causada pelos resíduos de uma gasolina falsificada!
Seria a mesma coisa que substituir uma mulher por uma boneca inflável. Me desculpe a sinceridade da comparação, mas creio que seja bem isso!
boneca inflável!
E quando os anéis engripam o pistão pode quebrar....
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [DICA] Devo usar gasolina "formulada" ou gasolina refina
Não só isso. Além de quebrar as canaletas dos pistões, com certeza vai estragar as camisas dos cilindros.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [DICA] Devo usar gasolina "formulada" ou gasolina refina
Moral da história... "o barato saiu caro!"bleidao escreveu:Não só isso. Além de quebrar as canaletas dos pistões, com certeza vai estragar as camisas dos cilindros.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: [DICA] Devo usar gasolina "formulada" ou gasolina refina
Exatamente!
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- nilocabral
- Membro
- Mensagens: 103
- Registrado em: 14 Jan 2017, 20:21
- Carro: Gol 1.0
Re: A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
Cadê a OAB ou MPF pra vê isso ? puta merda.
Nilo Cabral
Gol 1994/95 CHT 1.0
Gol 1994/95 CHT 1.0
Re: A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
nilocabral escreveu:Cadê a OAB ou MPF pra vê isso ? puta merda.
Pois é...
Editado pela última vez por Rodox em 20 Fev 2018, 21:31, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
O mais engraçado é que a gasolina boa é toda enviada para fora do país.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
Se a nossa gasolina fosse pura o motor faria mais km/litro, ou seja, o consumo seria menor do que com a gasolina misturada com etanol (27% é o teor legalizado hoje). Assim a gente paga caro nas duas pontas... porque o imposto é caro para subsidiar o etanol e porque a gasolina com 27% de etanol rende menos que uma gasolina pura.bleidao escreveu:O mais engraçado é que a gasolina boa é toda enviada para fora do país.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
- SUPORTE
- Mensagens: 13370
- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
- Localização: Serra, ES
- Contato:
Re: A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
Então... o Etanol queima junto com a gasolina. O problema é que não temos motores preparados para essa mistura.
A arquitetura é completamente diferente do que vemos nos carros modernos.
A arquitetura é completamente diferente do que vemos nos carros modernos.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
O jeito é abastecer sempre em postos de confiança.
E também para evitar isso, tem que colocar Aditivada (Grid, V-Power, etc) ou Podium no tanque dos carangos !
E também para evitar isso, tem que colocar Aditivada (Grid, V-Power, etc) ou Podium no tanque dos carangos !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
E a dica dada nos vídeos acima é de sempre acompanhar o consumo de combustível, pois se notar um consumo subitamente elevado pode indicar um problema com o combustível...João Victor AP escreveu:O jeito é abastecer sempre em postos de confiança.
E também para evitar isso, tem que colocar Aditivada (Grid, V-Power, etc) ou Podium no tanque dos carangos !
Porque eles dizem que a formulada por ser composta por famílias de solventes, sendo estes mais leves que a gasolina o rendimento tente a ser menor que o da gasolina refinada. Assim a gasolina "formulada" faz menos km/litro que a gasolina refinada.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)