[preparacao] ap 1.6 aspirado

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Joao victor mendes
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 16 Mai 2017, 10:51
Carro: Parati 94 Parati 96

[preparacao] ap 1.6 aspirado

Mensagem por Joao victor mendes »

To precisando de ajuda pra comecar um projeto, tenho uma parati 94 1.6 ap gasolina carburada e to querendo aspirar e rebaixar, mas to com muitas duvidas!
Motor e todo original e em bom estado sempre faco as manutencoes.
O q devo fazer pra deixar o mais forte posivel sem forjar mais q fica confiavel?
Em relacao com suspensao de rosca qual a melhor e devo colocar barras anti torcao?
Pode deixar a gasolina e quantos cv posso ganhar?
Editado pela última vez por Joao victor mendes em 16 Mai 2017, 17:16, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [preparacao] ap 1.6 aspirado

Mensagem por João Victor AP »

1 - Aspirado leve ? Então no máximo o 049G (que corresponde a 266°) ou um comando 276°.
2 - Seu carburador mesmo, aspirado leve não é necessário trocar o carburador, nesse caso trocar por 2E, TLDZ, não compensa o gasto.
3 - Não, use as originais para seu carro de acordo com as tabelas de fabricante de velas.
4 - Cabos de vela padrão mesmo de 8mm.
5 - Não, polia regulável é usado só em motores de alta cavalaria, para enquadrar comandos com graduação bem alta.
6 - Coletor 4x1 Fórmula e 2 polegadas até o final com abafador.
7 - Castor é boa.
8 - Sim, importantíssimo em todos Quadrados mesmo original.
9 - Não é necessário
10 - Se você quiser... sim.

Colocar buchas de P.U para ter mais conforto ? Não cara, esses coxins de P.U são horríveis para carros de rua, o carro fica muito mais duro, você passa em uma imperfeição e dá um baita tranco no carro.

Hallmeter não é bom, nem adianta, é tão ruim que nem é usado para acertar carros.
Bom mesmo é WideBand, só que é caro. Isso também é para carros que realmente é necessário saber a mistura para realizar acertos, criar mapas de injeção, etc.

Claro mano, pode andar na gasolina de boa, você vai fazer só um upgrade no seu motor.

Aumento de Cavalaria ? com 049G, coletor dimensionado, o ganho é pouco, em torno de 5 á 10cv.
Consumir mais, não vai, pois será apenas um upgrade que você fará no motor.

Abraço !
Joao victor mendes
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 16 Mai 2017, 10:51
Carro: Parati 94 Parati 96

Re: [preparacao] ap 1.6 aspirado

Mensagem por Joao victor mendes »

Uma aspiracao media o q se necessario, pra ter mais cv?
Avatar do usuário
jeansouto
Membro
Membro
Mensagens: 158
Registrado em: 02 Mar 2013, 03:22
Carro: Gol CL 92 1.8 Álcool
Localização: São Gabriel/RS
Contato:

Re: [preparacao] ap 1.6 aspirado

Mensagem por jeansouto »

Minha visão:

o precisando de ajuda pra comecar um projeto, tenho uma parati 94 1.6 ap gasolina carburada e to querendo aspirar e rebaixar, mas to com muitas duvidas!
Motor e todo original e em bom estado sempre faco as manutencoes em dia

1-Qual comando usar? 049g, 276 ou 290? "Recomendo 049g" para um motor 1600
2-qual carburador? Tlz, 2e ou 3e? E bom usar filtro esportivo? "Qual carburador tens? filtro ? original..."
3-velas mais frias? "Para oque pretende fazer não compensa"
4-cabos de velas 10mm? "Bosch ou NGK padrões"
5-polia regulavel? "Vale a pena se souber enquadrar bem o comando"
6-coletor 4x1 e escape 2,5 ate o fim? "recomendo um 4x1 bem feito "ANSURDINAS" fazem uns com preço agradável segue resto em 2" não necessita de mais que isto"
7-Qual a melhor marca de suspensao de rosca? "Não posso recomendar nunca tive nenhuma"
8-barra anti-torcao em cima e embaixo? "a inferior vale muito a pena, devido a quadrados racharem o túnel com facilidade"
9- alavanca de engate rapido? "fica legal, eu prefiro com engate rapido, fica muito mais preciso"
10-3step? "Estética"

Tbm prentendo colocar buchas e coxim em p.u. (Não recomendo PU para esse tipo de praparação, a não ser o calço frontal, que vale a pena, recomendo calços do motor axios) Pra ter mais conforto pra usar no dia a dia, Contagiros manometro oleo e combustivel e hallmeter

Posso continuar andando na gasolina? "Pode, mas se quiser mais potência deveria passar para álcool.. e aumentar a cilindrada, mas aí já estamos falando de outro nível"
Quantos cv pode aumentar? Vai consumir mais? Boa pergunta, dependendo do acerto fica até mais econômico...
Gol CL 1992 1.8 Álcool +upgrades fase#01
Gol CL 1991 1.6 Cht Original
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [preparacao] ap 1.6 aspirado

Mensagem por João Victor AP »

Joao victor mendes escreveu:Uma aspiracao media o q se necessario, pra ter mais cv?
Aumento de cilindrada, taxa mais alta, melhorias no fluxo do cabeçote, preparação no cabeçote, válvulas maiores, comando com graduação um pouco mais alta, melhorias na alimentação (throttle body, weber 40, etc), alívio de volante (ganha cv, mas perde torque, eu faria esse trabalho só em um aspirado bem cascudo).

Comando é uma coisa que tem que ser bem estudado.
No caso, um AP 1.6 original ou com preparação leve fica bom um 049G.
Se ele já for um 1.6 um pouco mais esperto, um 276° fica bom.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”