[Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
QuadradoGT
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Dez 2016, 03:22
Carro: GOL GTS

[Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por QuadradoGT »

Eai Galera do CDGQ
Querendo dar uma mudada na Suspensão do Gol GTS.
Dar aquela (Abaixada), e como hoje em dia Existem muitas Opções
No Mercado, vem a Dúvida. Fixa, Rosca ou Ar?
Vantagens e Desvantagens? Seria Melhor uma Fixa, ou uma
Boa suspensão a Ar, feita por Profissionais. Ou uma
Rosca seria melhor? Eu penso na Ar, pois
Poderia deixar na altura que eu Quere, ah hora que quiser.
Porem muitos têm Preconceito, e falam coisas
Sem saber. Acho que Hoje em dia uma Suspensão a
Ar de Qualidade, feita por profissionais. Eh melhor
Que uma fixa feita de qualquer jeito, sei que tem muita suspensão Fixa boa
Porem ah Dúvida, qual é melhor? Vale a pena investir numa Boa
Suspensão a ar, ou numa boa Fixa, ou Rosca?
Acho que se Suspensão a ar, fosse ruim, não taria saindo
Como item de fábrica em carros de luxo, se fosse
Perigoso, não era usado em caminhões e em ônibus rodoviário no
Transporte de Pessoas, acho que exige cuidados, porém
Se não cuidar, até Fixa, quebra. Acho que isso
Vai de suspensão e de um bom preparador.
Enfim Galera, oque acham Melhor?
Avatar do usuário
EdMendes
Membro
Membro
Mensagens: 98
Registrado em: 25 Set 2016, 10:54
Carro: Gol GL 1990
Localização: Boa Esperança, ES

Re: [Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por EdMendes »

Bom dia meu amigo. Vou expor minhas opiniões ok;
Suspensão Fixa:
A vantagem da suspensão fixa é o grande número de profissionais no mercado que realmente saibam trabalhar
- Também a facilidade de se fazer
- Robustez e bom custo x benefício.
Suspensão Roscável (Minha predileta haha):
-Assim como a fixa o grande numero de profissionais que saibam trabalhar com a mesma ajuda.
-Existem boas marcas no mercado
- Agora a grande maior vantagem que eu acho é. Se por um acaso um dia você precisar levantar seu carro, voce irá fazer gastando menos que a fixa né. (Não é só abaixar e levantar e sair andando por ai, alinhamento e balanceamento tem que ser feito a qualquer mudança).
Suspensão a Ar:
Olha. Profissionais no mercado tem sim, mas não é tarefa fácil achar algum realmente qualificado pra esse tipo de instalação.
- A suspensão a Ar não cabe em todos os bolsos
- Tem que ter uma atenção especial nas bolsas ( pra mim, qualquer item do carro precisa de ter atenção especial, não só a suspensão a ar né)
E como muitos dizem "Quando eu quiser eu levanto". Sim é uma frase válida, mas como eu disse qualquer altura voce precisa alinhas e balancear, voce tem que escolher uma altura pra andar sempre, do jeito que gosta e no dia-a-dia pra fazer alinhamento e balanceamento, ai quando voce encontrar uma "lombada"(leia montonha) voce da aquela levantada basica e passa, esse é o grande trunfo.
( Eu usaria qualquer tipo porque a maior parte do preconceito vem de quem não tem carro ou, não gosta de cena dos carros baixos, ou não tem a coragem e a disposição pra andar com carro baixo nos nossos "buracos" pavimentados).
Até mais.
Ao²
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por João Victor AP »

Boa Tarde !

As dicas do nosso Amigo EdMendes foram bacanas.

Sobre Fixa, Rosca ou Ar.
Cara, eu prefiro Fixa mesmo, mais seguro, se for bem preparada e montada, terá mais conforto, mais seguro para fazer viagens.
Rosca, tem a vantagem de erguer e abaixar a hora que o cara quiser, mas essa suspensão é mais dura um pouco, e tem questão do alinhamento.
Suspensão a Ar hoje em dia melhorou muito, antigamente tinham muitos problemas com ela.
Mas sem ofensas... não acho nada bonito nisso, o carro ficar levantando e abaixando, Minha Opinião !

Mas isso é questão de gosto :good:

Iria de Fixa mesmo e carro levemente rebaixado.
Seu Carro é um GT, é lindo, carro clássico :clapclap:
Na minha opinião o carro não precisa andar arrastando no chão. Basta um leve rebaixado pra ficas show !
Rebaixar muito um VW Quadrado, não é muito bacana, vai por sua própria conta em risco, eles tem problemas estruturais, trincam o túnel mesmo na altura original. Rebaixar só um pouco e usar barras anti-torção, é mais seguro !

Amigo, eu discordo dessa frase : "Se fosse ruim, não estaria saindo".
Na minha opinião não tem nada a ver, que se uma coisa ainda fabrica ela é boa.
Um exemplo é esses carros que fabricam hoje, eles são muito ruins no quesito durabilidade. Enquanto os Carros Antigos não fabricam e são muito melhores na minha opinião :good:

Suspensão a Ar em caminhões também não é segura mano. É quase igual carros.
Meu Pai é caminhoneiro a muitos anos, e dirigiu a um tempo atrás uma FH 460 com Suspensão a Ar de fábrica da Volvo, se andar com ela em pistas acidentadas, estraga muito, exige muita manutenção.
É mais para quem circula apenas no asfalto e pistas boas, e não carrega altíssimos pesos como Baús, Câmara Fria, etc.
Hoje ele dirige uma FH 540, sem suspensão a Ar, pois, como ele anda de vez em quando em pistas de terra, asfaltos ruins, suspensão a Ar é fraca e não aguenta, em poucos dias já apresenta problemas.
QuadradoGT
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Dez 2016, 03:22
Carro: GOL GTS

Re: [Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por QuadradoGT »

Opa, valeu pelas Respostas.
Também Não Curto Carro arrastando no Chão.
Acho que Molas Esportivas serão o suficiente, mas sempre
Bom ver cada vantagem e desvantagem de cada. Bom não digo no
Modo em que se está vendendo é bom, e sim que hoje em dia não é como
Antes que não avia tantas possibilidades em preparação, antigamente
O povo pensava em rebaixar o carro, ia ali na esquina, mandava corta as Molas
E pronto, era o que tinha. Era difícil ver um carro com uma suspensão a ar,
Au contrário de hoje em dia que muitos fazem uso. Hoje em dia
Existem muitos Profissionais e Suspensões de Alta Qualidade, creio que se for bem
Feito, qualquer uma será boa, tem pessoas que idolatram a Fixa, outros
Falam que a melhor coisa for por uma suspensão a ar, e tem o povo
Que faz uso da Rosca e não troca por outra. Suspensão a ar tem mais componentes, então
Tende a ter mais manutenção, porém se andar de boa, e fazer revisões. Tomar
Os devidos cuidados (como se deve tomar com qualquer seja a suspensão ou parte
Do Veículo) você terá um bom sistema de suspensão. Vejo pessoas de carro Turbo, que
Fazem uso da suspensão a ar, e dizem ser bom. Acho que o problema é mais
Esse povo que compra suspensão a ar da mais barata, estala num mecânico que
Não tem a menor experiência, aí começa os defeitos, problemas, e bota
A culpa na suspensão, aí fala que não presta e etc...
Sobre o Balanceamento, bom eu vou andar na teoria sempre na
Mesma altura, só vou subir, quando tiver um obstáculo. MontanhaLombada
E vou voltar na altura, então o carro estaria de um certo modo
Sempre alinhado. Esses asfalto tudo cheio de buraco, aí invés de
Tampa, pegam toda a massa asfáltica, que daria de arrumar tudo, pegam
E fazem enormes montanhas, chamadas de lombada. Carro alto enrosca, fora as
Entradas e Saídas de lugares, vai entrar num estabelecimento, aquela
Rampa que Raspa o Parachoque. Por isso vem as Dúvidas. De qual mais vale a pena
Investir. Suspensão a ar, facilita, pois ando numa altura boa e posso evitar enrosco, penso
Nessa vantagem. Eu penso na Fixa, Bem preparada, altura boa, porém um pouco
Enrrosca mesmo. Mas como é um Projeto para usar em fim de semana.
Da para pensar em muitas Possibilidades.

Quando Estamos Pensando em fazer um Projeto
Pensamos em tudo que pode ser Feito.
Projeto começa de um tipo e acaba de Outro.
Aspirado ou Turbo, Original? Suspensão, Fixa, Rosca ou Ar?
Quem sabe alterar a Cor? Carburação ou Injeção?
São tantas as Possibilidades kkkk

Por isso que é bom, se informar, tirar todas
As Dúvidas, e aí sim ver o que é realmente necessário
E bom para nosso Projeto.

E mas uma vez Obrigado CDGQ.
Avatar do usuário
JCX
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 549
Registrado em: 23 Jul 2012, 09:42
Carro: Gol Ap 1.6 89
Localização: São Paulo

Re: [Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por JCX »

Vou deixar minhas experiências.

Fixa:

Só andei original, então não tenho opinião formada. Já andei em carros de amigos, mas um rolezinho ou outro não tem como avaliar.

Rosca:

Andei por quase um ano de rosca Tebão Performance, é uma suspensão gostosa de andar, não quicava, não era dura, muito pelo contrário, achava até mole demais. Só tirei do carro pra colocar ar.
Subir e descer o carro toda hora com rosca é muito chato, vai chegar o dia em que você não vai mais querer mexer na altura, fazendo dela uma fixa.


Ar:
Rodo com ela tem 9 meses, até agora só alegria, manutenção é apenas limpar as válvulas por precaução.
Instalando direitinho não dá B.O.

Mandamentos para não ficar na rua

1- Mangueiras, de preferência passadas por dentro do carro, pois por fora pode acontecer de raspar em lombadas ou até mesmo detritos da via furar a mangueira

2- Nunca andar com menos de 3 bar de pressão, além de ficar extremamente desconfortável corre-se o risco da bolsa cortar/resgar ao longo prazo.

Suspensão a ar é muito legal pois consegue-se andar baixo e com conforto, mas como nem tudo são flores, fique sabendo que o consumo de bateria sobe bastante. Brincadeiras de sobe e desce a toda hora, principalmente no 1° mês de instalação acaba com a bateria. Só eu sei como sofri até aprender, até cogitei a comprar uma bateria auxiliar, mas depois que coloquei na cabeça que suspensão a ar é para me ajudar a andar baixo e não pra fazer gracinhas no farol, desencanei da bateria.
Outro detalhe importante que ninguém fala é sobre o comportamento da suspensão, no meu carro particularmente só existe uma medida/altura que me traz conforto e segurança, isso varia de carro pra carro, pois leva em consideração altura dos amortecedores e telescópios. Pra resumir funciona assim:

1- Andar socadão com até 4bar de pressão nos manômetros: Causa fim de curso nos amortecedores, passando assim todo o impacto para o motorista e não posso nem pensar em colocar outra pessoa no carro que fica pior ainda.

2- Andar com a pressão entre 4 e 6bar, isso corresponde a rodar com os pneus ou rodas rente ao paralamas: Essa é a melhor altura, a suspensão absorve melhor os impactos, e não são poucos porque rodar em São Paulo é foda.

3- Andar com pressão acima de 6bar, isso corresponde a andar na altura próxima da original: O carro fica uma bosta, desalinhado, quicando muito mesmo, além de ser inviável por conta das ruas esburacas chega a ser perigoso porque o carro não para de pular.

Outro ponto positivo é que você pode rodar socadão, se de repente avistar um comando ou viatura é só levantar.
Sem contar que um ótimo sistema anti-furto.

Sobre profissionais qualificados pra mexer na suspensão minha opinião é a seguinte:
O processo de montagem de uma suspensão esportiva segue os padrões originais, seja ela fixa, rosca ou ar, não tem segredo nenhum. A suspensão a ar só difere um pouco das outras por conta das ligações das solenoides/válvulas, mas o processo de instalação mecânica é o mesmo. Qualquer "mexânico" é capaz de instalar.
O que existe são bons e maus profissionais, já vi "com meus próprios olhos" clientes reclamando da montagem da suspensão na oficina da Tebão em Santo André, e olha que os caras são bem conceituados.

Textão mas acho que deu pra entender as diferenças.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por bleidao »

Tudo vai do seu projeto e também da sua disposição de andar com o carro baixo nas ruas da cidade.

Suspensão FIXA é sem dúvidas mais confortável mas tem a desvantagem de não pode levantar quando quiser.

Não curto a ideia de colocar apenas as molas esportivas. Na minha concepção dá no mesmo que você simplesmente chegar e cortar alguns elos das molas. Eu prefiro levar numa oficina qualificada e especializada que faça esses tipos de serviços.

Aqui no ES tem muitas oficinas que fazem esse tipo de serviço, emitem notas fiscais e os carros passam na boa na vistoria do INmetro para legalizar a altura.

Lembre-se de legalizar para evitar problemas com os policiais.
lucas_panizio
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Dez 2016, 00:48
Carro: Gol Cl 1994

Re: [Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por lucas_panizio »

Pessoal, tenho suspensão de rosca porém na traseira não posso baixar mais para que não pegue no parachoque. Tenho rodas orbitais 17" tala 7, pneus 195/40. Alguém pode esclarecer como posso trazer o eixo mais pra frente para que a roda possa entrar mais?
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por João Victor AP »

Trazer o Eixo para a frente não tem jeito não !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [Duvida] Fixa, Rosca ou Ar

Mensagem por bleidao »

Rodas muito grandes para Quadrados. Vai pegar com toda certeza!
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”