Faça seu Proprio Reservatório do Respiro de Óleo
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
- jonhkid
- Membro
- Mensagens: 281
- Registrado em: 30 Set 2007, 02:12
- Carro:
- Localização: Bragança Paulista - SP
Faça seu Proprio Reservatório do Respiro de Óleo
COMO FAZER UM RESERVATÓRIO PARA O RESPIRO DO MOTOR
MATERIAL
1 preparador de coquetel (Coqueteleira)
2 conectores
2 arruelas de borracha
1 pedaço de metal para fixar o reservatório no carro.
1 Metro de mangueira de borracha.
COMO FAZER:
1. Faça dois furos no copo para fixar o suporte pelo qual o reservatório será fixado no carro.
2. Fixe o suporte no copo com arrebites ou parafusos com porca.
3. Faça agora um furo de cada lado da parte superiora do reservatório. Para facilitar a instalação dos conectores é importante usar uma broca adequada à bitola do conector.
4. Usando uma chave de boca, fixe os conectores:
5. Depois de instalados, os conectores deverão ficar desta forma:
MATERIAL
1 preparador de coquetel (Coqueteleira)
2 conectores
2 arruelas de borracha
1 pedaço de metal para fixar o reservatório no carro.
1 Metro de mangueira de borracha.
COMO FAZER:
1. Faça dois furos no copo para fixar o suporte pelo qual o reservatório será fixado no carro.
2. Fixe o suporte no copo com arrebites ou parafusos com porca.
3. Faça agora um furo de cada lado da parte superiora do reservatório. Para facilitar a instalação dos conectores é importante usar uma broca adequada à bitola do conector.
4. Usando uma chave de boca, fixe os conectores:
5. Depois de instalados, os conectores deverão ficar desta forma:
Editado pela última vez por jonhkid em 04 Jul 2009, 17:33, em um total de 1 vez.
- Bysnaga
- Socio-CdGQ!
- Mensagens: 1568
- Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
- Carro:
- Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
- Contato:
e ai cara blz..
ô boa ideia isso ai, pq o preço de um reservatorio é bem carinho...
mais tipo como vc vedou a tampa???
e outra, pra que duas pontas?? não manjo nada disso.. eheh
tipo tem como ao inves de colocar duas pontas colocar uma só e na tampa colocar um daqueles filtros pra respiro de oleo????
ô boa ideia isso ai, pq o preço de um reservatorio é bem carinho...
mais tipo como vc vedou a tampa???
e outra, pra que duas pontas?? não manjo nada disso.. eheh
tipo tem como ao inves de colocar duas pontas colocar uma só e na tampa colocar um daqueles filtros pra respiro de oleo????
Editado pela última vez por Bysnaga em 31 Mai 2009, 20:22, em um total de 1 vez.
- gts88turbo
- Membro
- Mensagens: 69
- Registrado em: 14 Nov 2007, 14:33
- Carro:
- Localização: SP, mogi das Cruzes
- filipesava
- Membro - 1.6
- Mensagens: 563
- Registrado em: 09 Mar 2009, 13:50
- Carro:
- Localização: São Gabriel / RS
- jonhkid
- Membro
- Mensagens: 281
- Registrado em: 30 Set 2007, 02:12
- Carro:
- Localização: Bragança Paulista - SP
Na verdade a intenção foi dar uma sugestão de como fazer, eu já tenho no meu carro esse reservatório.
Não precisa furar os 2 lados somente 1 basta na parte de baixo pode se colocar uma torneirinha onde pode se esgotar o òleo e na parte de cima um Filro pequeno.
Eu achei isso aí na Net e resolvi postar pra galera não gastar e fazer da sua maneira.
Flw
Abraço
Não precisa furar os 2 lados somente 1 basta na parte de baixo pode se colocar uma torneirinha onde pode se esgotar o òleo e na parte de cima um Filro pequeno.
Eu achei isso aí na Net e resolvi postar pra galera não gastar e fazer da sua maneira.
Flw
Abraço
- Bysnaga
- Socio-CdGQ!
- Mensagens: 1568
- Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
- Carro:
- Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
- Contato:
andei fazendo uma pesquisa ai e achei essa coqueteleira ai por uns 20 reaus... e os reservatorios em media uns 80 conto.. ate compensa.. fazer um nesse esquema...
sobre a torneirinha tava pensando em montar um de um jeito que desse pra tirar a tampa dai quando fosse esvaziar era só tirar fora e limpar,... só que precisaria arranjar um jeito de colocar um medidor pra saber quando estiver cheio....
sobre a torneirinha tava pensando em montar um de um jeito que desse pra tirar a tampa dai quando fosse esvaziar era só tirar fora e limpar,... só que precisaria arranjar um jeito de colocar um medidor pra saber quando estiver cheio....
- jonhkid
- Membro
- Mensagens: 281
- Registrado em: 30 Set 2007, 02:12
- Carro:
- Localização: Bragança Paulista - SP
Então Já achei nesses 1,99 da vida por aí vendendo esse tipo de Coqueteleira por 12,90, dá pra fazer e ter um gasto muito menor em média vai gastar uns 25 reais tudo com as conexões, oring, torneirinha...
Sobre saber qdo esvaziar, eu digo uma coisa demora muitooooooo pra enxer então é só olhar de vez em qdo num precisa se preocupar tanto.
Flwwww
Abraçoo
Sobre saber qdo esvaziar, eu digo uma coisa demora muitooooooo pra enxer então é só olhar de vez em qdo num precisa se preocupar tanto.
Flwwww
Abraçoo
- Bysnaga
- Socio-CdGQ!
- Mensagens: 1568
- Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
- Carro:
- Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
- Contato:
então Fets, não sou o mais qualificado pra te responder, mais pelo que sei é pra não deixar ir sujeira pra dentro do carburador...
o meu mesmo sai um cano do anti-chamas que fica no respiro da tampa de válvula até o filtro de ar, não sei qual o motivo dessa ligação, pois se suja ja deveria vir de fabrica com um reservatorio..mais vai saber.........
alguem me corrija se eu estiver errado e nos ajude a entender melhor...
o meu mesmo sai um cano do anti-chamas que fica no respiro da tampa de válvula até o filtro de ar, não sei qual o motivo dessa ligação, pois se suja ja deveria vir de fabrica com um reservatorio..mais vai saber.........
alguem me corrija se eu estiver errado e nos ajude a entender melhor...
- jonhkid
- Membro
- Mensagens: 281
- Registrado em: 30 Set 2007, 02:12
- Carro:
- Localização: Bragança Paulista - SP
Bom até onde eu sei, o vapor do calor do óleo e as impurezas do óleo volta pro respiro dentro da Tampa de valvula tem tipo uma telinha onde segura essas impurezas mas parte delas conseguem passar
a intenção do reservatório é que as impurezas possa ser removidas do reservatório, deixando o motor mais limpo e sem Borras.
E tbm o calor e o vapor do óleo não volta pro motor deixando ele mais livre e sem a pressão e calor do òleo saindo pelo filtro em cima do Reservatório.
Flw
Abraço
a intenção do reservatório é que as impurezas possa ser removidas do reservatório, deixando o motor mais limpo e sem Borras.
E tbm o calor e o vapor do óleo não volta pro motor deixando ele mais livre e sem a pressão e calor do òleo saindo pelo filtro em cima do Reservatório.
Flw
Abraço
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 489
- Registrado em: 13 Mai 2007, 17:39
- Carro:
- Localização: São Paulo, J.Guançã, ZN
- Contato:
pessoal a amngueira do respiro vai pro carbura pro motor queimar os vapores novamente pra não soltar no meio ambiente até nos injetados tem a mangueira só q liga no corpo de borboleta é obrigatorio por lei se não me engano coisa de preservação ambiental quando o carro é novo e o combustivel de boa qualidade (impossivel no brasil rsrsrsrs) o sistema demora muito pra sujar o bura ou o atuador (nos injetados) esse reservatorio desvia o caminho e quando enche vc tira os residuos e entregua no posto junto com o oleo velho !!
ps muita gente tira essa mangueira e coloca outra desviando para o chão amarrando o fin no protetor de carter e jogando o residuo no ambiente !!
ps muita gente tira essa mangueira e coloca outra desviando para o chão amarrando o fin no protetor de carter e jogando o residuo no ambiente !!
- Bysnaga
- Socio-CdGQ!
- Mensagens: 1568
- Registrado em: 06 Jun 2008, 11:08
- Carro:
- Localização: São Jose dos Campos/Jacareí - SP - Filial CdGQ! Vale do Paraíba
- Contato:
ai galera valeu pelas explicações...
Rogério, essa ai de colocar um cano pra baixo preso no protetor de carter eu ja vi, e conversando com um camarada meu que mexe com carros de arrancada, ele falou que é lei essa ligação ai pro gases voltarem pro carburador....
e que em carros de competição é obrigatório o uso do reservatório....
Rogério, essa ai de colocar um cano pra baixo preso no protetor de carter eu ja vi, e conversando com um camarada meu que mexe com carros de arrancada, ele falou que é lei essa ligação ai pro gases voltarem pro carburador....
e que em carros de competição é obrigatório o uso do reservatório....
Editado pela última vez por Bysnaga em 02 Jun 2009, 09:47, em um total de 1 vez.
- msjunior46
- Membro - Silver
- Mensagens: 2858
- Registrado em: 11 Jun 2007, 23:10
- Carro:
- Localização: São Bernardo do Campo - SP / Filial ABC
Boa idéia, e fica perfeito!
Tópico fixado!
Tópico fixado!
Gol GIII - 1.8 - 2000
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
---------------------------------------------------------
Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
Filial ABC
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
---------------------------------------------------------
Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
Filial ABC
- Fets
- Socio-CdGQ!
- Mensagens: 2027
- Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
- Carro:
- Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN
isso que eu não consigo entender... qual a diferença de soltar na atmosfera vapor de óleo, ou vapor de óleo queimado??
eu uso o filtrinho esportivo na saída da tampa de válvula e axo bem eficiente até... ele vai melecando com sujeira de óleo, até que chega uma hora que ele satura e começa a querer escorrer óleo, aí é só lavar em uns 200 ml de gasolina... depois joga essa gasolina no tanque denovo e queima ela normal... 200ml num tanque de gasolina, com o pré-filtro e filtro normal de combustível, dá diferença nenhuma no motor! e ainda de quebra não suja o carburador/TBI
eu uso o filtrinho esportivo na saída da tampa de válvula e axo bem eficiente até... ele vai melecando com sujeira de óleo, até que chega uma hora que ele satura e começa a querer escorrer óleo, aí é só lavar em uns 200 ml de gasolina... depois joga essa gasolina no tanque denovo e queima ela normal... 200ml num tanque de gasolina, com o pré-filtro e filtro normal de combustível, dá diferença nenhuma no motor! e ainda de quebra não suja o carburador/TBI
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
- Freitag
- Membro
- Mensagens: 97
- Registrado em: 24 Ago 2008, 18:25
- Carro:
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Prático, rápido e simples..Muito boa iniciativa, Esse reservatório serve para carros que tem uma preparação mais avançada, como turbo, pois evita que o carro em alta rotação jogue óleo na pista e sim dentro de sse reservatório. É um item indispensável em provas de corrida...[]s
Gustavo Lacerda Freitag
GOL GTS 1.9S 1988/1988
Quase Turbo - Kit na mão
Orbital 15" + Painel GTI
“Qualquer um pode comprar um carro potente... Mais nem todo mundo sabe fazer um!!!â€
GOL GTS 1.9S 1988/1988
Quase Turbo - Kit na mão
Orbital 15" + Painel GTI
“Qualquer um pode comprar um carro potente... Mais nem todo mundo sabe fazer um!!!â€
- jonhkid
- Membro
- Mensagens: 281
- Registrado em: 30 Set 2007, 02:12
- Carro:
- Localização: Bragança Paulista - SP
Agradeço...
Fico feliz que tenham gostado da idéia e da Iniciativa e por ter Fixado o Tópico pois é um item em nossos veiculos de total importancia além de dar um charme e uma mudada no Visual junto com o Motor.
Flwww
Abraçoo
Flwww
Abraçoo
Ex - Gol CHT 90 1.6 Turbo
Ex - Saveiro Summer 97 1.8Mi Turbo
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... f=4&t=9598
Atual - Gol GTS 91 1.8 Turbo
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24872
Ex - Saveiro Summer 97 1.8Mi Turbo
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... f=4&t=9598
Atual - Gol GTS 91 1.8 Turbo
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24872
Meu amigo com certeza o reservatório que o pessoal vende é fabricado a partir dessa coqueteleira. Basta observar o que eles comercializam, fecham a tampa maior e arribitam e no local da tampinha cônica colocam o filtro do respiro. ESSE POST AÍ FOI DO MISTER M! Vou tentar fazer um pra mim, colocar no carro e posto as fotos pra voçês verem...
GOL 1993 AE 1000
RODAS SCOBRO 15"
FILTRO DUPLO FLUXO CÔNICO
CABOS DE VELA 10MM
FUTURO KIT 1.6 E BOBINA MI
RODAS SCOBRO 15"
FILTRO DUPLO FLUXO CÔNICO
CABOS DE VELA 10MM
FUTURO KIT 1.6 E BOBINA MI
Também uso esse sistema de filtrinho no respiro do óleo, lavando com gasolina quando necessário e colocando no tanque de novo. Recomendo..Fets escreveu:isso que eu não consigo entender... qual a diferença de soltar na atmosfera vapor de óleo, ou vapor de óleo queimado??
eu uso o filtrinho esportivo na saída da tampa de válvula e axo bem eficiente até... ele vai melecando com sujeira de óleo, até que chega uma hora que ele satura e começa a querer escorrer óleo, aí é só lavar em uns 200 ml de gasolina... depois joga essa gasolina no tanque denovo e queima ela normal... 200ml num tanque de gasolina, com o pré-filtro e filtro normal de combustível, dá diferença nenhuma no motor! e ainda de quebra não suja o carburador/TBI
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tuning-_JM
Eu fiz o meu, seguindo o DIY descrito acima... Ficou bacana, além de bonito é bastante eficaz... Os bicos são fáceis de achar, se voçê quiser colocar uma torneira de esfera também é bastante simples... Quando for comprar o bico procurar comprar um com 19mm que é a medida da saída da válvula anti-chamas. A mangueira é importante que seja uma que suporte calor, pois caso não seja ela fecha nas curvas. Mas aí vai o problema, o material dessas coqueteleiras é aço inox, é bem complicado pra furar... E uma broca dessas de 19mm é muito cara! Portanto, estude todos esses pormenores antes de fazer o seu. No meu caso eu paguei 20,00 a um torneiro mecânico pra abrir a rosca na coqueteleira. Mas o resultado final é muito satisfatório! :lala: :fiu:
GOL 1993 AE 1000
RODAS SCOBRO 15"
FILTRO DUPLO FLUXO CÔNICO
CABOS DE VELA 10MM
FUTURO KIT 1.6 E BOBINA MI
RODAS SCOBRO 15"
FILTRO DUPLO FLUXO CÔNICO
CABOS DE VELA 10MM
FUTURO KIT 1.6 E BOBINA MI