Motor cht 1.6 consumo alto

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JONATHAS RIBEIRO Storto
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Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por JONATHAS RIBEIRO Storto »

Ola para todos sou novo aqui, e gostaria de uma ajuda. Tenho um gol 1.6 cht ano 90, originalmente era alcool e o antigo dono trocou para gasolina.
Faz 2 meses que tenho o carro porem ja conheço o carro faz tempo.
Só que ele esta me dando um prejuizo enorme na gasolina, gostaria de saber oque pode ser.
Algumas coisas que achei estranho sao:
*lenta bem fraca, nao morre mais fica bem fraca.
*algumas vezes um cheiro de gasolina vindo de frente, porem carburador esta seco sem vazamentos.
* ao acelerar normal sem pisar, o carro da um soco (tranco), como se tivesse muita força.
*em subidas não muito enclinadas o carro perde a força muito rapidamente, tendo que reduzir muito para voltar a pegar força.
*ao sair do carro depois de ir a cidade vizinha (9km) vejo barulho forte de pressao da agua super quente voltando para o radiador, borbulhando, como se tivesse ar no sistema.
*consumo elevado de combustivel.

Me ajudem por favor, obrigado desde ja!
David Martin da Rosa
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por David Martin da Rosa »

Cara a conversão para o álcool aconteceu de forma correta? Possivelmente está com problema na queima e/ou na alimentação, favor verificar em primeiro momento:
- Se a Carburação está adequada para o veículo, pois ainda que seca ela pode enviar combustível a mais e por isto está afogando o carro... Se não me engano tem que trocar o carburador inteiro e/ou no mínimo alguns giclês que estão dentro dele ao fazer a conversão para o alcool, trocando para gicles menores, senão fica afogando mesmo, o alcool é mais injetado que a gasolina em relação à sua quantidade... (Estou quase certo que seja algo relacionado à isto, quase certo mesmo, depois comente para a gente saber...)
- Caso esteja tudo certo na regulagem do carburador em si, talvez ele pode estar bem fora de ponto, e para resolver isto deve-se ajustá-lo se não me engano atrasando o ponto de ignição, pois se os pistões usados forem o mesmo do álcool, a taxa de compressão está nas alturas com toda a certeza. Recomendo colocar uma ou duas juntas de cabeçote de ferro para diminuir a taxa de compressão e não dar batidas de pinos...

Dica final:
- Ainda que resolva eu aconselho colocar velas de graduação ainda maior e de iridio para melhorar a queima e reduzir o consumo, pois elas fazem milagre mesmo, instalei no meu golzinho e elas estão fazendo valor aquilo que me custaram! :mrgreen:
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Bertoleto
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por Bertoleto »

David Martin da Rosa escreveu:Cara a conversão para o álcool aconteceu de forma correta? Possivelmente está com problema na queima e/ou na alimentação, favor verificar em primeiro momento:
- Se a Carburação está adequada para o veículo, pois ainda que seca ela pode enviar combustível a mais e por isto está afogando o carro... Se não me engano tem que trocar o carburador inteiro e/ou no mínimo alguns giclês que estão dentro dele ao fazer a conversão para o alcool, trocando para gicles menores, senão fica afogando mesmo, o alcool é mais injetado que a gasolina em relação à sua quantidade... (Estou quase certo que seja algo relacionado à isto, quase certo mesmo, depois comente para a gente saber...)
- Caso esteja tudo certo na regulagem do carburador em si, talvez ele pode estar bem fora de ponto, e para resolver isto deve-se ajustá-lo se não me engano atrasando o ponto de ignição, pois se os pistões usados forem o mesmo do álcool, a taxa de compressão está nas alturas com toda a certeza. Recomendo colocar uma ou duas juntas de cabeçote de ferro para diminuir a taxa de compressão e não dar batidas de pinos...

Dica final:
- Ainda que resolva eu aconselho colocar velas de graduação ainda maior e de iridio para melhorar a queima e reduzir o consumo, pois elas fazem milagre mesmo, instalei no meu golzinho e elas estão fazendo valor aquilo que me custaram! :mrgreen:

Ótimas dicas!!!

Tive um CHT transformado de 1.0 pra 1.6, meus problemas eram semelhantes ao seu. No final descobri que era a Taxa de Compressão muito alta, meu cabeçote era de CHT 1.0 e já havia pegado algumas plainadas... estava baixo demais.

Porém, o meu sempre foi a gasolina, tive que trocar o carburador tbm, o q eu tinha (Webber duplo) estava muito ruim,
Se possível, caso vc encontre, coloque um Carburador Mini Progressivo!! Foi o melhor carburador que já tive!!

O meu vivia saindo do ponto tbm...

Se eu fosse vc conferia o Ponto (Velas e Cabos tbm), dps o Carburador, dps a taxa de compressão.
Cuidado pra não fritar a junta do cabeçote, pq eu acabei fritando kkkk

Abraços e boa sorte amigo!!
Gol CL - 94/95

- Motor AP 2.0 Injetado
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- Rodas 15 - Orbital
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- Ar condicionado
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JONATHAS RIBEIRO Storto
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por JONATHAS RIBEIRO Storto »

Bertoleto escreveu:
David Martin da Rosa escreveu:Cara a conversão para o álcool aconteceu de forma correta? Possivelmente está com problema na queima e/ou na alimentação, favor verificar em primeiro momento:
- Se a Carburação está adequada para o veículo, pois ainda que seca ela pode enviar combustível a mais e por isto está afogando o carro... Se não me engano tem que trocar o carburador inteiro e/ou no mínimo alguns giclês que estão dentro dele ao fazer a conversão para o alcool, trocando para gicles menores, senão fica afogando mesmo, o alcool é mais injetado que a gasolina em relação à sua quantidade... (Estou quase certo que seja algo relacionado à isto, quase certo mesmo, depois comente para a gente saber...)
- Caso esteja tudo certo na regulagem do carburador em si, talvez ele pode estar bem fora de ponto, e para resolver isto deve-se ajustá-lo se não me engano atrasando o ponto de ignição, pois se os pistões usados forem o mesmo do álcool, a taxa de compressão está nas alturas com toda a certeza. Recomendo colocar uma ou duas juntas de cabeçote de ferro para diminuir a taxa de compressão e não dar batidas de pinos...

Dica final:
- Ainda que resolva eu aconselho colocar velas de graduação ainda maior e de iridio para melhorar a queima e reduzir o consumo, pois elas fazem milagre mesmo, instalei no meu golzinho e elas estão fazendo valor aquilo que me custaram! :mrgreen:

Ótimas dicas!!!

Tive um CHT transformado de 1.0 pra 1.6, meus problemas eram semelhantes ao seu. No final descobri que era a Taxa de Compressão muito alta, meu cabeçote era de CHT 1.0 e já havia pegado algumas plainadas... estava baixo demais.

Porém, o meu sempre foi a gasolina, tive que trocar o carburador tbm, o q eu tinha (Webber duplo) estava muito ruim,
Se possível, caso vc encontre, coloque um Carburador Mini Progressivo!! Foi o melhor carburador que já tive!!

O meu vivia saindo do ponto tbm...

Se eu fosse vc conferia o Ponto (Velas e Cabos tbm), dps o Carburador, dps a taxa de compressão.
Cuidado pra não fritar a junta do cabeçote, pq eu acabei fritando kkkk

Abraços e boa sorte amigo!!








Amigos a conversao foi feita. Anos atras e foi trocado tudo oq o mecánica pediu como as peças do carburador, pistao, cabo de vela. Acredito que o problema agora vai mais para ponto (creio eu). O penultimo dono fez uma geral no carro, porem aqui na cidade nao acho um mecanico bom. E quando era do meu sogro antes de passar para o penultimo dono estava super economico.
Rodox
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por Rodox »

JONATHAS RIBEIRO Storto escreveu: Amigos a conversao foi feita. Anos atras e foi trocado tudo oq o mecánica pediu como as peças do carburador, pistao, cabo de vela. Acredito que o problema agora vai mais para ponto (creio eu). O penultimo dono fez uma geral no carro, porem aqui na cidade nao acho um mecanico bom. E quando era do meu sogro antes de passar para o penultimo dono estava super economico.
Então creio que o problema seja o carburador que está desregulado ou até com a boia ruim. Onde você mora, pois conheço especialista em carburação aqui em São Paulo-SP.

E ainda quando de compra um carro usado se tem que fazer a revisão completa nele:
- limpar e regular o carburador;
- troca de velas;
- troca de rotor e tampa do distribuidor;
- troca de filtro de combustível;
- troca de óleo;
- troca de filtro de óleo;
- alinhamento de direção e balanceamento.

E como o seu carro é a gasolina use sempre gasolina aditivada. Mas carro que nunca usou ou não está acostumado não pode usar de uma só vez ele, pois pode entupir algo e dar falha... se tem que dosar.

Primeiro coloquei ¼ de aditivada e o resto do tanque comum... depois coloquei ½ a ½... e por fim foi tanque cheio de aditivada. Depois nunca mais coloque a bosta da comum!

Veja os benefícios da gasolina aditivada no tópico abaixo:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... vada+rodox
Editado pela última vez por Rodox em 23 Nov 2016, 07:57, em um total de 6 vezes.
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por João Victor AP »

David Martin da Rosa escreveu:Cara a conversão para o álcool aconteceu de forma correta? Possivelmente está com problema na queima e/ou na alimentação, favor verificar em primeiro momento:
- Se a Carburação está adequada para o veículo, pois ainda que seca ela pode enviar combustível a mais e por isto está afogando o carro... Se não me engano tem que trocar o carburador inteiro e/ou no mínimo alguns giclês que estão dentro dele ao fazer a conversão para o alcool, trocando para gicles menores, senão fica afogando mesmo, o alcool é mais injetado que a gasolina em relação à sua quantidade... (Estou quase certo que seja algo relacionado à isto, quase certo mesmo, depois comente para a gente saber...)
- Caso esteja tudo certo na regulagem do carburador em si, talvez ele pode estar bem fora de ponto, e para resolver isto deve-se ajustá-lo se não me engano atrasando o ponto de ignição, pois se os pistões usados forem o mesmo do álcool, a taxa de compressão está nas alturas com toda a certeza. Recomendo colocar uma ou duas juntas de cabeçote de ferro para diminuir a taxa de compressão e não dar batidas de pinos...

Dica final:
- Ainda que resolva eu aconselho colocar velas de graduação ainda maior e de iridio para melhorar a queima e reduzir o consumo, pois elas fazem milagre mesmo, instalei no meu golzinho e elas estão fazendo valor aquilo que me custaram! :mrgreen:
Amigo !
Dicas muito bacanas :good:
Pessoas dispostas a ajudar o próximo são sempre bem-vindas ao CdGQ !
Parabéns pelas dicas :clapclap:
Rodox
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por Rodox »

E vale lembra que o consumo também depende do pé do motorista, do trajeto, do trânsito, etc. Veja o artigo no link abaixo sobre vaiáveis envolvidas no consumo de combustível:
http://www.autoentusiastas.com.br/2014/ ... omplicado/
Rodox

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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu:E vale lembra que o consumo também depende do pé do motorista, do trajeto, do trânsito, etc. Veja o artigo no link abaixo sobre vaiáveis envolvidas no consumo de combustível:
http://www.autoentusiastas.com.br/2014/ ... omplicado/
Consumo depende do pé do cara mesmo :good:

Mas o carro dele não está só com alto consumo...
Está com lenta irregular, carro dando trancos, motor perde força em subidas, cheiro forte de gasolina, etc.
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu:
Rodox escreveu:E vale lembra que o consumo também depende do pé do motorista, do trajeto, do trânsito, etc. Veja o artigo no link abaixo sobre vaiáveis envolvidas no consumo de combustível:
http://www.autoentusiastas.com.br/2014/ ... omplicado/
Consumo depende do pé do cara mesmo :good:

Mas o carro dele não está só com alto consumo...
Está com lenta irregular, carro dando trancos, motor perde força em subidas, cheiro forte de gasolina, etc.
Sim... João, mas eu quis dar uma dica de economia pra ele e para ele não se basear na média de consumo do sogro dele, considerando que o carro era do sogro e ele dizia que era econômico. O caso dele aposto que só pode se carburador desregulado.

Eu mesmo quando comprei o meu carro (Gol 1.8AP - ano 1990 - Gasolina) ele fazia 7 km/litro na estrada, mandei regular o carburador foi para 10 km/litro. Mudei o jeito de dirigir, ou seja, passei a dirigir economicamente, e troquei as peças relacionadas por mim acima e cheguei a 15,2 km/litro na estrada (16 km/litro na banguela).
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por JONATHAS RIBEIRO Storto »

Obrigado todos prla dicas. Moro em Iperó/SP 25km de Sorocaba. Entao vou fazer todas as dicas que me passaram, oleo de motor e cambio ja foram trocados ao pegar o carro. O que Preciso mais acho que é ver se o ponto esta atrasado e regular o carburador (limpeza e tudo oque merece).
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por bleidao »

David Martin da Rosa escreveu:Cara a conversão para o álcool aconteceu de forma correta? Possivelmente está com problema na queima e/ou na alimentação, favor verificar em primeiro momento:
- Se a Carburação está adequada para o veículo, pois ainda que seca ela pode enviar combustível a mais e por isto está afogando o carro... Se não me engano tem que trocar o carburador inteiro e/ou no mínimo alguns giclês que estão dentro dele ao fazer a conversão para o alcool, trocando para gicles menores, senão fica afogando mesmo, o alcool é mais injetado que a gasolina em relação à sua quantidade... (Estou quase certo que seja algo relacionado à isto, quase certo mesmo, depois comente para a gente saber...)
- Caso esteja tudo certo na regulagem do carburador em si, talvez ele pode estar bem fora de ponto, e para resolver isto deve-se ajustá-lo se não me engano atrasando o ponto de ignição, pois se os pistões usados forem o mesmo do álcool, a taxa de compressão está nas alturas com toda a certeza. Recomendo colocar uma ou duas juntas de cabeçote de ferro para diminuir a taxa de compressão e não dar batidas de pinos...

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- Ainda que resolva eu aconselho colocar velas de graduação ainda maior e de iridio para melhorar a queima e reduzir o consumo, pois elas fazem milagre mesmo, instalei no meu golzinho e elas estão fazendo valor aquilo que me custaram! :mrgreen:
Excelentes as dicas...

Parece que o carburador está dando excesso e dá o cheiro de gasolina.

Sem contar que tem cara que converte do álcool para a gasolina sem trocar pistões, carburador e destaxar o cabeçote.

Sem contar que gasolina é bom ter o desborbulhador, o que originalmente no álcool não tem.
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por bleidao »

Esqueci de falar do sistema de retorno quando falei do desborbulhador.
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por fabel »

Oi galera, não sou muito ativo no fórum. Começando agora. Vi o tópico, queria desenterrar.

Tenho um caso um pouco parecido. CHT 1.6 Álcool. (Faz em torno de 6,9 - 7,5 na cidade e 8,8 - 9 na estrada - estou achando pouco)
- O bura é um BLFA H30/34. Comprei o reparo no site carburadores Brasil e meu tio me ajudou a trocar (mecânico aposentado).
- Ponto: aprox. 16º. Já andei adiantado e atrasado(12º), mas parece q não muda.
- Mecânica original, foi feito o motor (junta de cabeçote - foi plainado duas vezes).
- Escape esportivo, sem o miolo do catalisador. (Influência um pouco??)
- Velas Ngk, cabos Ngk ou bosch, não lembro. Tampa e rotor, trocados.

Parece que nada muda!!

Os vapores que sobem da mufla, podem atrapalhar?? Estava pensando se iria ajudar um reservatório de óleo.

Futuramente pensei em uma TBI monoponto com injeção programável.(Mas ai eu teria que colocar bomba elétrica e retorno para o tanque né??).
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João Victor AP
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por João Victor AP »

fabel escreveu:Oi galera, não sou muito ativo no fórum. Começando agora. Vi o tópico, queria desenterrar.

Tenho um caso um pouco parecido. CHT 1.6 Álcool. (Faz em torno de 6,9 - 7,5 na cidade e 8,8 - 9 na estrada - estou achando pouco)
- O bura é um BLFA H30/34. Comprei o reparo no site carburadores Brasil e meu tio me ajudou a trocar (mecânico aposentado).
- Ponto: aprox. 16º. Já andei adiantado e atrasado(12º), mas parece q não muda.
- Mecânica original, foi feito o motor (junta de cabeçote - foi plainado duas vezes).
- Escape esportivo, sem o miolo do catalisador. (Influência um pouco??)
- Velas Ngk, cabos Ngk ou bosch, não lembro. Tampa e rotor, trocados.

Parece que nada muda!!

Os vapores que sobem da mufla, podem atrapalhar?? Estava pensando se iria ajudar um reservatório de óleo.

Futuramente pensei em uma TBI monoponto com injeção programável.(Mas ai eu teria que colocar bomba elétrica e retorno para o tanque né??).
Boa Tarde !

Amigo, não estou achando que seu motor está com consumo alto não, ele é a Álcool, é um pouquinho mais bebedor mesmo que o CHT 1.6 Gasolina !

Vapores de óleo não atrapalham não, mas o reservatório de óleo ajuda sim.

Se for injetar seu CHT, terá sim que usar bomba elétrica, e o retorno é lá na bóia mesmo !
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por fabel »

João Victor AP escreveu:
fabel escreveu:Oi galera, não sou muito ativo no fórum. Começando agora. Vi o tópico, queria desenterrar.

Tenho um caso um pouco parecido. CHT 1.6 Álcool. (Faz em torno de 6,9 - 7,5 na cidade e 8,8 - 9 na estrada - estou achando pouco)
- O bura é um BLFA H30/34. Comprei o reparo no site carburadores Brasil e meu tio me ajudou a trocar (mecânico aposentado).
- Ponto: aprox. 16º. Já andei adiantado e atrasado(12º), mas parece q não muda.
- Mecânica original, foi feito o motor (junta de cabeçote - foi plainado duas vezes).
- Escape esportivo, sem o miolo do catalisador. (Influência um pouco??)
- Velas Ngk, cabos Ngk ou bosch, não lembro. Tampa e rotor, trocados.

Parece que nada muda!!

Os vapores que sobem da mufla, podem atrapalhar?? Estava pensando se iria ajudar um reservatório de óleo.

Futuramente pensei em uma TBI monoponto com injeção programável.(Mas ai eu teria que colocar bomba elétrica e retorno para o tanque né??).
Boa Tarde !

Amigo, não estou achando que seu motor está com consumo alto não, ele é a Álcool, é um pouquinho mais bebedor mesmo que o CHT 1.6 Gasolina !

Vapores de óleo não atrapalham não, mas o reservatório de óleo ajuda sim.

Se for injetar seu CHT, terá sim que usar bomba elétrica, e o retorno é lá na bóia mesmo !

Vlw...fico mais tranquilo....
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Re: Motor cht 1.6 consumo alto

Mensagem por João Victor AP »

fabel escreveu:Vlw...fico mais tranquilo....
Por nada :good:
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