VW Saveiro Quadrada – A História.
Assim como Voyage e Parati, a Saveiro utilizava a mesma plataforma do Gol e completava a família BX, disputando mercado com o Fiat City, derivada do Fiat 147, que convenhamos, não era páreo pra Saveiro. Aliás, nenhuma picape derivada de carro de passeio foi páreo pra Saveiro.
Lançada em 1982, era equipada com motor 1.6 à ar, idêntico ao do Gol ’82. Estava disponível nas versões ‘S’ (mais simples) e ‘LS’ (mais luxuosa).
Em 1984 passou a ser equipada com o motor AP 1600 refrigerado a água.
Sempre acompanhando o “chefe da família”, a Saveiro recebeu quase as mesmas alterações estéticas que foram introduzidas na linha ’87: nova grade, faróis, piscas, capô,pára-lamas exceto os pára-choques envolventes. A nomenclatura passa a ser ‘CL’ e ‘GL’.
Em 1988 recebe novo painel, semelhante ao do Santana, mas bem mais simples, além de receber novos espelhos externos, também herdados do Santana.
Em 1990, a versão CL passa a ser equipada com o motor AE 1600 (decisão lamentável da VW). O motor AP 1800 passa a ser oferecido como item opcional na versão ‘CL’ e de série na versão ‘GL’.
Nova modificação estética em 1991: capô, pára-lamas, grade e faróis e por fim o para-choque envolvente seguindo o padrão do Gol.
Em 1993 o motor AP 1600 volta a equipar a versão ‘CL’. Os pára-choques passam a ser cinza e os carburadores agora são eletrônicos.
Em 1994 surge a versão Sunset, equipada com o motor AP 1800S (o mesmo do Gol GTS), além de possuir interior bem acabado, com painel satélite e bancos Recaro.
Em 1996 é lançada a versão Summer, também com motor AP 1800S e direção hidráulica.
Em 1997 a Saveiro ganha injeção monoponto de combustível.
Existe muita controversa a respeito do para-choque frontal na saveiro mas a verdade que ele foi somente adotado quando houve a mudança da frente conhecida como “Chinesinha”.
Mas Por que então existem saveiros “Chinesinhas” com para-choques de laminas ainda?
Simples:
Os Primeiros veículos com a nova frente produzidos no segundo semestre de 1990 sairam de fabrica sem os para-choques envolventes.
Somente os modelos fabricados a partir de 1991 receberam os para-choques envolventes.
Mas dificilmente vemos um modelo Chinesinho com para-choques de laminas nas ruas pois muitos proprietários trocavam pelo modelo envolvente.
Podemos dizer que dizer que hoje em dia um modelo Ultima série de 1990 é quase impossível de se ver.
Se não bastasse ser tão raro um modelo assim o Nosso Amigo Paulo Espinosa achou uma.
Saveiro 1990/1991 Modelo GL 1.8 Àlcool Produzida em 08/1990.
Com apenas 55 Mil km Originais um carro praticamente intocado nesses 23 anos. Ainda possui o lacre original de fabrica no distribuidor e carburador. Mangueiras originais, Step P44 SEM USO.
Seguem algumas imagens
3.011 comments on VW Saveiro Rarissima 1990/1991