[DÚVIDAS] Como funciona o motor aspirado?

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LORDMILTON
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[DÚVIDAS] Como funciona o motor aspirado?

Mensagem por LORDMILTON »

Galera, tô querendo aspirar meu ap 2.0 + antes gostaria de entender como que é o funcionamento do motor aspirado, tipo uns falam que tem q adiantar o ponto.... porque???? alguem pode me ajudar ...????

AHH e quanto as velas frias???? qual seria????

comando 288º ??? e varias outras coisas + ...
Guilherme Monteiro
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

cara voce eh de rinopolis ??? ke fita..
tenho um amigo aii..
ele deve ter uns 16 anos eu axoo.. chama leandro... e o pai dele chama paulo .. eles tem um negocio de tinta aii axo ke xama paulo tintas ashuosahsao..

conhece ???

ahh e quanto ao aspiradoo;;..

uma receita boa..

carburador 2e
comando: de sua preferencia.. o 288 cara vai ficar foda de andar.. ainda mais ke sua cidade eh pekena.. em baixas rotaçoes vai fica embaralhandooo voce vai te ki pisa fundo.. e gasta bastante tbm.. mas quando pisar ele vai andar pra caramba... o seu ja eh 2.0 entao um 049g ja daria uma conta legall cara.. provavelmente seu carro deve ter um 2e .. entao ja pula para um 3e e um comando g49 ... esse negocio de vela voce ve depois cara.... coloque uma bobina do mi vai dar um gral legal.. e de um talento no cabeçote... rebaixe ele um pouco.. eee tbm... coloque um escapamento dimensionado 4x1 .... pronto.. ja vai ter um furacãozinho na mao ja cara...

Abraço !!!
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LORDMILTON
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Mensagem por LORDMILTON »

[quote="Guilherme Monteiro"]cara voce eh de rinopolis ??? ke fita..
tenho um amigo aii..
ele deve ter uns 16 anos eu axoo.. chama leandro... e o pai dele chama paulo .. eles tem um negocio de tinta aii axo ke xama paulo tintas ashuosahsao..

conhece ???

conheço sim o muleque é gente boa pkaset...

vc é da onde ???

vc manja de aspirador ou conhece algum preparador aqui perto de Rinópolis ????
Felipe Giulian
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Mensagem por Felipe Giulian »

Motor aspirado é todo aquele que capta ar sem utilizar outros equipamentos mecânicos (turbo, blower, superchargers,... )

Velas mais frias: geralmente se usa grau 9
Quanto maior a graduação do comando de válvulas, mais tempos as válvulas ficaram abertas e aumentaram o desempenho.
Sobre o ponto, eu tenho um material aqui, vou me organizar e vou postar no "DIY", mas com o adiantamento ganha-se em média 9cv

Qualquer dúvida, poste (???) :ahn: aqui :bleh:
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LORDMILTON
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Mensagem por LORDMILTON »

Velas mais frias: geralmente se usa grau 9????

como assim não entendi essa parte, seria a numeração da vela???

e por que o nome vela fria???
Guilherme Monteiro
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Mensagem por Guilherme Monteiro »

LORDMILTON

isso eh numeraçao da vela sim...


OW maninho manda um abraço ai pro muleke aii Leandro firmeza ??
fala pra ele que o guilherme DE PRESIDENTE PRUDENTE VIzinho dele mando um abraçoo.. firmezA ??



intao maninho o seu ja eh 2.0 .. ja deve ser agressivinho...
tipo assim..
coloque um escapamento dimensionado 4x1
comando 049g ..
de uma rebaixada no cabeçote...
bobina de mi
esse negocio de vela .. nunca tinham falada pra mim naoo.. mas se dizem por aii.. kem sabe neh ??
e adiante o ponto do seu carro tbm..
ouvi dizer ke de 9 passar pra 18 .... um negocio assim..
vai ficar da hora isso ai viu....
FALowwww
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schumarcelo
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Mensagem por schumarcelo »

Brother,

Todos os motores que saem de fábrica são aspirados, pois, como disse o amigo Felipe Giulian, motor aspirado é todo aquele nao utiliza nenhum mecanismo especifico para forcar o envio do ar pra dentro das camaras de combustão (turbo, compressores, etc).

O que se pode fazer é preparar o motor aspirado ( Como dizem, Aspirar o motor) original, para isto, existem diversas formulas. Vou postar algumas, mas caso nenhuma te interesse, aqui no próprio fórum já tem outras discussões sobre o tema:


Quanto a vela, nos motores preparados em geral, ela tem que ser mais fria para evitar a pré ignição que prejudicaria seu motor, visto que, como nestes casos há maior taxa de compressão na camara esta fica muito mais quente.

DICAS PARA PREPARAÇÃO EM MOTORES AP

Introdução:

As informações abaixo citadas são de inteira responsabilidade de quem for executar o serviço, pois são uma referência para melhorar a performance de um motor de combustão. Se você não tem nenhum conhecimento em mecânica, pare por aqui, ou procure alguém que tenha conhecimento do mesmo. As receitas de veneno são direcionadas totalmente a motores da linha Volkswagen. Se você possui um de outra marca, não me leve a mal, mas se você quer potência, rendimento e durabilidade, o motor tem que ser um Volks, da linha AP (Alta Performance).

Para preparar um motor é necessário, além de um prévio conhecimento, também uma série de ferramentas: um jogo de tabelas de torque, ponto, velas, entre outras coisas. Não pense que com uma chave de fenda, um alicate e um martelo você já está apto a começar! Então comece o investimento em uma caixa de ferramentas completa, pois não existe coisa pior que estar na metade do serviço e faltar "aquela" chave. E não pense que você vai usar essas ferramentas apenas para fazer o serviço e pronto, pois quando se trata de preparação de motores, você terá que carregar essa caixa no porta-malas, pois a qualquer momento pode aparecer um problema e você, como um bom preparador, terá que por a "mão na massa", esteja onde estiver...Digo tudo isso, pois um motor preparado está suscetível a incomodar a qualquer momento, se você usa o carro para viagens, prepare-se para um dia ficar na estrada!

Mas se você é como eu, ou seja, não se importa com isso, coloque o macacão, arregace as mangas e vamos lá!! Ah!! E não se esqueça de fazer um estoque de aspirinas, pois você nunca sabe quando vai precisar delas...

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VENENO LEVE

Introdução:

Esta é uma opção para você que quer aumentar um pouco o rendimento de seu carro sem modificar a estabilidade original do motor (ou seja, o carro vai ficar com a lenta normal). É aplicável em motores AP 1600, 1800 e 2000.

Peças necessárias:

1. Um comando de válvulas 049G (mais conhecido como comando "S").

2. Um jogo de juntas p/ tampa de válvulas.

3. Uma junta de cabeçote.

4. Um jogo de velas mais frias que as originais.

5. Uma junta do coletor de admissão.

6. Juntas do coletor de escape.

Mãos-à-obra:

Desmontagem:

A ordem de desmontagem é a seguinte:

a. Retire a tampa da correia dentada;

b. Retire a tampa de válvulas;

c. Retire o comando com sua polia;

d. Retire a polia do comando usando uma morsa de bancada.

Substitua o comando de válvulas original pelo 049G. Esse comando é encontrado em qualquer concessionária Volks. Ele equipa os motores 1.8S do Gol GT e GTS (entre outros), sendo o comando mais bravo da linha e podendo ser instalado em qualquer motor AP. Monte a polia no novo comando, recoloque-o no seu lugar, os parafusos dos mancais do comando devem ser apertados usando um torquímetro. Agora solte os parafusos que prendem o coletor de admissão, retirando-o; solte os parafusos do coletor de escape, retirando-o também; solte todas as mangueiras que são presas ao cabeçote; após soltar tudo que está preso ao cabeçote, solte os parafusos do mesmo e retire-o.

Leve-o em uma oficina de retífica de motores e mande aplainar 0,8mm se for a álcool, e 1,2mm se for a gasolina. Feito isso, limpe-o bem para que não fique nenhuma limalha.

Montagem:

O procedimento de montagem dos componentes é inverso ao da desmontagem. O que se deve observar na montagem é (no momento em que for colocar a correia dentada na polia do comando) que a polia tem uma marca de um pontinho em sua parte interna. Essa marca deve estar alinhada com a base da tampa de válvulas do lado direito. Retire a tampa de distribuição e verifique se o rotor está apontado para o cabo de velas do primeiro cilindro, se não estiver, faça isso. Na janela do volante deve estar alinhado o ponto "OT", feito isso, encaixe a correia dentada na polia. Continue a montagem.

Regulagem:

Não precisa ser feito nenhuma modificação na carburação, apenas uma boa limpeza e uma regulagem de mistura ar/combustível. Alguns preparadores costumam modificar o avanço do segundo estágio, que é à vácuo, para mecânico...eu particularmente não recomendo, pois o consumo aumenta muito e o rendimento não é diretamente proporcional ao consumo. Faça a regulagem de válvulas. Consulte sua tabela de ponto para ver qual é o ponto de seu motor. Se for, por exemplo 8 graus, aumente-o para 12 e saia dar uma volta para testar: com velocidade baixa coloque quarta marcha e pise no fundo do acelerador...se o motor fizer um barulho de batida de pino ("grilar"), baixe um pouco o ponto e teste novamente, repetindo essa operação até para de grilar.

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VENENO MÉDIO

Introdução:

Para motores AP 1600 e 1800. As modificações abaixo resultam em mudança de lenta, o motor vai trabalhar "mais nervoso", o típico caso de lenta irregular.

Peças necessárias:

1. Um comando de válvulas de 276 à 290 graus (escolha o mais adequado p/ seu uso).

2. Jogo de juntas da tampa de válvulas.

3. Um carburador 2E ou 3E (também use o de sua preferência).

4. Um pé p/ o carburador escolhido.

5. Um par de giclês 10 à 20% maior que o original.

6. Um coletor de escape dimensionado 4X1.

7. Um jogo de velas mais frias que a original.

8. Uma mola de carburador de Fusca ou semelhante.

Mãos-à-obra:

As informações abaixo estão resumidas, pois o processo "passo-a-passo" é basicamente o mesmo do item acima.

Substitua o comando de válvulas original por um comando entre 276 e 290 graus. Esse tipo de comando só é encontrado em lojas especializadas em preparação de motores de competição. Existem dois tipos de comando: o chamado cópia, que é de fabricação nacional, e o comando importado. Eu aconselho o importado, pois é um comando de qualidade e não é preciso esquentar a cabeça com a regulagem de válvulas.

Se a preparação está sendo feita num motor AP 1600, será preciso substituir o carburador e seu pé, por um modelo Brosol 2E ou 3E, também encontrado em concessionárias, dando sempre preferência por um 3E. Os giclês de primeiro e segundo estágio devem ser substituídos por uns de 10 a 20% maior em ambos os carburadores. Após a montagem, regule a marcha-lenta e a mistura ar/combustível. Transforme o carburador para estágio com avanço mecânico: esse procedimento é bem simples, bastando retirar o avanço à vácuo e seus componentes e, no suporte da bombinha de vácuo, entorte-o cerca de 45 graus, engatando um lado da mola de Fusca na fresa do mesmo, e o outro lado engatado no eixo onde a bombinha de vácuo estava encaixada. Substitua o coletor de escapamento por um modelo 4X1, encontrado em lojas especializadas.

O ponto pode ser ajustado conforme mencionado no item veneno leve. As velas também devem ser substituídas por um modelo que seja mais fria, consultando as tabelas da NGK e BOSCH em uma loja de autopeças, mas lembre o seguinte: as velas NGK de acordo com a numeração crescente, a vela é mais fria, e numeração decrescente é mais quente. Na BOSCH é o contrário, ou seja, a numeração menor indica que é mais fria e vice-versa. O processo de montagem da correia dentada também é o mesmo descrito no item veneno leve.

Para o AP 1800, a maioria já vem equipada com carburação 2E, e dependendo do comando que está sendo instalado, não é necessário a substituição da mesma. O resto é o mesmo procedimento acima descrito.

Essas informações são válidas para motores à álcool e gasolina. A única diferença está na hora de comprar o carburador, que tem que ser específico para cada tipo de combustível (o modelo álcool tem banho de níquel, para resistir à corrosão).

Regulagem:

A regulagem também segue os mesmos passos do item veneno leve.


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VENENO PESADO

Introdução:

As informações abaixo precisam de um amplo conhecimento na área, pois a dificuldade não está na instalação, mas sim na regulagem do equipamento. Muitos preparadores bons gastam dias e dias para conseguir um acerto médio do motor. Digo médio porque um acerto total não é tarefa para qualquer um. Portanto, se você resolver seguir as dicas abaixo, prepare-se, pois suas noites de insônia vão começar! Ah!! antes que eu me esqueça: nunca tenha pressa, faça tudo com muita calma e bem feito.

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VENENO PESADO PARA MOTOR ASPIRADO

Introdução:

Aplicável para AP 1600, 1800 e 2000.

Peças necessárias:

1. Um carburador Weber 40 ou 44.

2. Um pé p/ o devido carburador.

3. Um comando de válvulas de 290 à 318 graus.

4. Um jogo de juntas da tampa de válvulas.

5. Um coletor de escape dimensionado 4 em 1.

6. Um jogo de juntas p/ o coletor de escape.

7. Um coletor de admissão p/ o Weber.

8. Uma bomba de combustível elétrica.

9. Um dosador de combustível.

10. 6m de mangueira p/ combustível.

11. 5m de fio simples automotivo 4mm.

12. Uma bobina Accel ou Mallory.

13. Um jogo de cabos de velas Accel ou Mallory.

14. Um jogo de velas frias.

15. Abraçadeiras p/ mangueira de combustível.

Mãos-à-obra:

Vou explicar apenas a montagem da bomba elétrica, pois à essa altura você já deve saber como instalar os outros componentes.

a. A bomba elétrica deve ser fixada próximo ao tanque de combustível;

b. Interrompa a mangueira que sai do tanque e vai para o carburador, encaixando a extremidade que sai do tanque na entrada da bomba, e a outra extremidade que sobrou na saída da bomba;

c. O pólo negativo da bomba pode ser fixado junto a um dos parafusos de fixação da mesma, enquanto que o pólo positivo irá se conectar ao pólo positivo da bobina de ignição;

d. O dosador deve ser fixado a um dos parafusos do cilindro do servo freio, ficando sempre em posição vertical, ou seja, com o parafuso de regulagem para cima;

e. Desengate a mangueira que está conectada ao carburador e encaixe em uma entrada do dosador de combustível;

f. Encaixe um pedaço de mangueira na outra extremidade do dosador e encaixe na entrada do carburador;

g. Embaixo do dosador existe uma saída de retorno de combustível... engate uma mangueira nessa saída e leve-a até a bóia do tanque, se a mesma não tiver uma entrada para retorno, substitua-a.

Regulagem:

A regulagem deve ser feita a base de testes, e é justamente aí que começa a dor de cabeça, pois você terá que:

a. Colocar a regulagem do dosador aproximadamente no meio do parafuso;

b. Regular a lenta mais apropriada para que não apague, regular a mistura ar/combustível;

c. Desengatar a mangueira que vai no avanço à vácuo da distribuição e sair dar uma volta para ver como o motor se comporta, e a partir dos sintomas que vão ser apresentados, você fará as devidas afinações. Você terá que repetir esses procedimentos até que o motor gire redondo, ou seja, sem falhas


Ésto "linkando" umas conversas bem legais sobre "aspirar" o motor.

http://www.golquadrado.com.br/forum/pre ... t8963.html

E também sobre velas:

http://www.golquadrado.com.br/forum/duv ... t9219.html

Espero ter ajudado, e caso tenha me equivocado em algo favor me corrigir para ajudar o irmãozinho.


Abraço
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schumarcelo
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Mensagem por schumarcelo »

Estava esquecendo, e isto é muitissimo importante.

Visando não comprometer seu motor e nenhum dos sistemas de seu carro, SEMPRE, o mais indicado é procurar um preparador bom para fazer as alterações.
GOl 1.8 T
LORDMILTON
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Mensagem por LORDMILTON »

valew kra gostei msmo foi desse veneno leve só aumentaria um scap 4X1 uma bomba elétrica e uma dosadora...

pelo que vi ai deve ficar shouww...
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Magaiver®
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Mensagem por Magaiver® »

Leve-o em uma oficina de retífica de motores e mande aplainar 0,8mm se for a álcool, e 1,2mm se for a gasolina. Feito isso, limpe-o bem para que não fique nenhuma limalha.
Bem pelo Contrario... alcool tem que abaixar 1,2 mm, e a Gasolina apenas 0,8mm... alcool sempre aguenta mais Taxa que Gasolina. Se taxar mais a Gasolina, vai ter a Pré Ignicao.
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msjunior46
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Mensagem por msjunior46 »

Titulo Editado conforme Regras do Fórum.

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Regras: http://www.golquadrado.com.br/forum/reg ... s-t44.html


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