"TEC" e o motor não gira
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 394
- Registrado em: 31 Jan 2007, 13:16
- Carro:
- Localização: Campinas / Itajubá SP/ MG
"TEC" e o motor não gira
Pessoal, meu carro tá com um probleminha na partida...
eu dou na chave, dá um estalo, "tec", e o motor não gira... eu tento umas 3 ou 4 vezes, e aí ele gira normal e pega...
E às vezes pega de primeira também...
1.8 AP
Alguém sabe o que pode ser, já viu parecido?
Obrigado, abraços!
eu dou na chave, dá um estalo, "tec", e o motor não gira... eu tento umas 3 ou 4 vezes, e aí ele gira normal e pega...
E às vezes pega de primeira também...
1.8 AP
Alguém sabe o que pode ser, já viu parecido?
Obrigado, abraços!

Das poucas vezes q/ rolou comigo, o problema foi bateria fraca...
O q/ aconteceu de "diferente" é qdo. tive problema c/ o motor de arranque, qdo. uma peça estava espanada..... aí girava em falso.... mas, nesse caso, não era um simples TEC.... fazia alguma coisa parecida c/ ddzziiiinnnn.... parecia q/ estava patinando...
O meu fez TEC na semana passada.... deixei o alarme ligado e chupou a bateria em 10 dias... rs....
O q/ aconteceu de "diferente" é qdo. tive problema c/ o motor de arranque, qdo. uma peça estava espanada..... aí girava em falso.... mas, nesse caso, não era um simples TEC.... fazia alguma coisa parecida c/ ddzziiiinnnn.... parecia q/ estava patinando...
O meu fez TEC na semana passada.... deixei o alarme ligado e chupou a bateria em 10 dias... rs....
- Ricardo Máximo
- Membro - 1.6
- Mensagens: 983
- Registrado em: 08 Abr 2008, 21:44
- Carro:
- Localização: Araguari, MG Brasil
Cara, acredito ser problema na parte de ignição do veículo, confira o funcionamento da bobina, distribuidor e rotor, cabos de velas e velas.
Confira também o motor de arranque (apesar de eu achar que não é isso), mas é bom dar uma olhada.
Depois posta o resultado aí pra galera conferir.
Abraços,
Confira também o motor de arranque (apesar de eu achar que não é isso), mas é bom dar uma olhada.
Depois posta o resultado aí pra galera conferir.
Abraços,
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
GOL GL 91 1.8 AP
-
- Membro - 1.6
- Mensagens: 394
- Registrado em: 31 Jan 2007, 13:16
- Carro:
- Localização: Campinas / Itajubá SP/ MG
Ricardo, troquei todas as peças do sistema de ignição que vc falou mês passado!!
Por isso, acho que não deve ser...
Carlitos e Rogério, obrigado, vou verificar.
Também me falaram que pode ser o solenoide do arranque, e uma peça que fica no miolo de ignição que chama "pé de galinha", procede?
abraços!
Por isso, acho que não deve ser...
Carlitos e Rogério, obrigado, vou verificar.
Também me falaram que pode ser o solenoide do arranque, e uma peça que fica no miolo de ignição que chama "pé de galinha", procede?
abraços!

- Carlitos
- Membro
- Mensagens: 108
- Registrado em: 13 Out 2008, 10:53
- Carro:
- Localização: Porto Alegre /RS
Verifica que e induzido memo tenho certeza , claro que deves verificar tambem as escovas ne , mais o problema e ai ja peguei muitas vezes esse defeito.AH outra se for memo o induzido nao coloca recon pois dura nem 6 meses dependendo do teu motor.Roberto escreveu:Ricardo, troquei todas as peças do sistema de ignição que vc falou mês passado!!
Por isso, acho que não deve ser...
Carlitos e Rogério, obrigado, vou verificar.
Também me falaram que pode ser o solenoide do arranque, e uma peça que fica no miolo de ignição que chama "pé de galinha", procede?
abraços!

tb acho... ja tive esse problema em outro carro.Carlitos escreveu:digo 100% induzido do motor de partida.
[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
- leonardo emilio
- Membro - 1.6
- Mensagens: 400
- Registrado em: 28 Jul 2008, 16:13
- Carro:
- Localização: matao sp
- Denis Weckerle
- Membro
- Mensagens: 146
- Registrado em: 28 Set 2008, 12:03
- Carro:
- Localização: Blumenau
cara....da uma olhada nos polos da bateria c estão bem presos, c nuan for isso eh arranque com certeza, caso vc qizer usar ateh ir pro pau de vez, anda cm martelinho junto...rissss...qando naun qizer girar, pega o martelinho e da umas batidinhas encima do motor de arranque, mais aconselho a olhar imediatamente, que as vezes pode ser so as escovinhas, que eh bem barato....me disculpe mas naun tem a ver com bobina , cabo de vela...rissss
- felipelipe
- Membro - 1.6
- Mensagens: 543
- Registrado em: 19 Jul 2008, 20:04
- Carro:
- Localização: Carapicuiba/SP
mesmo problema
amigao.
o mei aconteceu de uma hora pra outra esse problema.
e num deu outra.
minha bateria era novinha.
eu fikei loko da vida.. no meiu do role o carro da dessas.
ai levei no mecanico.
e tava na cara.
`` motor de arranque `` foi pro saco.
ai so troka ou conserta e ja era.
novinho em folha !
abracos
o mei aconteceu de uma hora pra outra esse problema.
e num deu outra.
minha bateria era novinha.
eu fikei loko da vida.. no meiu do role o carro da dessas.
ai levei no mecanico.
e tava na cara.
`` motor de arranque `` foi pro saco.
ai so troka ou conserta e ja era.
novinho em folha !
abracos
!!L!p3 !!
*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
*- Viva sua vida a cada segundo ... -*
- Ricardo Máximo
- Membro - 1.6
- Mensagens: 983
- Registrado em: 08 Abr 2008, 21:44
- Carro:
- Localização: Araguari, MG Brasil
-
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 25 Set 2008, 13:05
- Carro:
- Localização: montenegro-RS
maninho.
passei por este problema.
fiz uma reforma geral no motor de arranque.
troquei induzido, bucha, escovas, bendis. só ficou o estator.
mas antes de fazer isto va a um eletricista e confira as conexoues dos bornes do motor de arrnque e a conxão do terra. tive este problema outra vez e éra isso.
e siga o conselho de nosso outro amigo. não coloque recondicionado o induzido, use novo. a diferença é muitpo pouca para arriscar se incomodar. abraços
passei por este problema.
fiz uma reforma geral no motor de arranque.
troquei induzido, bucha, escovas, bendis. só ficou o estator.
mas antes de fazer isto va a um eletricista e confira as conexoues dos bornes do motor de arrnque e a conxão do terra. tive este problema outra vez e éra isso.
e siga o conselho de nosso outro amigo. não coloque recondicionado o induzido, use novo. a diferença é muitpo pouca para arriscar se incomodar. abraços
-
- Membro
- Mensagens: 6
- Registrado em: 25 Set 2008, 13:05
- Carro:
- Localização: montenegro-RS
Re: "TEC" e o motor não gira
Boa Tarde Irmãozinho!
Seu problema está provavelmente no motor de arranque ou bateria fraca.
Se for o arranque pode ser vários motivos. Falta de terra a massa, automático com contato carbonizado ou buchas. proceda da seguinte forma.
tem um cabo grosso de 16,0mm² que sai da bateria e vai direto ao motor de arranque no terminal primário do automático, com uma chave de fenda encoste neste terminal fechando com o segundo terminal do automático, o motor de arranque deve girar. certifique-se de que o carro esteja desengrenado, em ponto morto para evitar acidente. se girar é sinal de que o motor de arranque não está queimado. com isso ele gira livre sem acionar o veículo. neste automático do motor de arranque tem um cabo mais fino que sai da ignição do carro. feche ele com o positivo da bateria, com isso ele deve acionar o conjunto do motor de arranque, se não o fizer verifique se não tem oxidação no terminal negativo que está no parafuso da caixa de marcha com o bloco do motor junto com um cabo malha chata, e verifique os apertos. tente novamente esta partida e se não funcionar então terá de ir a uma auto elétrica para fazer a manutenção deste motor de arranque. qualquer dúvida, no youtube tem vídeos que mostram o funcionamento do motor de arranque.
Boa sorte e espero ter ajudado.
Seu problema está provavelmente no motor de arranque ou bateria fraca.
Se for o arranque pode ser vários motivos. Falta de terra a massa, automático com contato carbonizado ou buchas. proceda da seguinte forma.
tem um cabo grosso de 16,0mm² que sai da bateria e vai direto ao motor de arranque no terminal primário do automático, com uma chave de fenda encoste neste terminal fechando com o segundo terminal do automático, o motor de arranque deve girar. certifique-se de que o carro esteja desengrenado, em ponto morto para evitar acidente. se girar é sinal de que o motor de arranque não está queimado. com isso ele gira livre sem acionar o veículo. neste automático do motor de arranque tem um cabo mais fino que sai da ignição do carro. feche ele com o positivo da bateria, com isso ele deve acionar o conjunto do motor de arranque, se não o fizer verifique se não tem oxidação no terminal negativo que está no parafuso da caixa de marcha com o bloco do motor junto com um cabo malha chata, e verifique os apertos. tente novamente esta partida e se não funcionar então terá de ir a uma auto elétrica para fazer a manutenção deste motor de arranque. qualquer dúvida, no youtube tem vídeos que mostram o funcionamento do motor de arranque.
Boa sorte e espero ter ajudado.
- Rodrigo Naressi
- Membro - 2.0
- Mensagens: 1898
- Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
- Carro: Gol GT 85
- Localização: Cachoeirinha-RS
Re: "TEC" e o motor não gira
cara, pega um cabo para ponte de bateria, e liga o polo positivo direto na alimentação principal do arranque, pode ser que teu cabo está dando resistência... 1o teste é este

Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Re: "TEC" e o motor não gira
Se o tec for uma sonoplastia para dificuldade em pegar meu voto vai para o ponto do motor.