Válvula Termostática X Cabeçote (???)
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Válvula Termostática X Cabeçote (???)
Fala ae Galera!
Seguinte: Acabei de fazer o bura da minha goleta e o técnico me informou que estamos sem a Válvula Termostática e que seria bom para o meu bolso providenciar a mesma o quanto antes.
Pois bem, já estava quase tudo certo pra colocá-la na terça-feira e um conhecido veio com a seguinte informação que me deixou intrigado e decidi recorrer a vcs pra tentar esclarecer o assunto:
Segundo esse conhecido, geralmente quanto o motor foi feito mais de duas vezes, geralmente os mecânicos retiram a válvula termostática pq o cabeçote fica baixo e para que a água passe direto pro bloco. Caso contrário, com a válvula termostática, pode gerar um superaquecimento e queimar a junta do cabeçote enquanto ela permanecer fechada até que se atinja a temperatura ideal. :uia:
Essa informação procede? :glare:
Estou receoso pq a antiga dona do meu carro me disse que o motor foi feito há pouco tempo. Como tô querendo deixar a goleta no jeito não posso correr esse risco.
Arrisco colocar a válvula termostática?
Quem souber e puder esclarecer esse mistério desde já agradeço.
Abraços,
Gilgamesh
Seguinte: Acabei de fazer o bura da minha goleta e o técnico me informou que estamos sem a Válvula Termostática e que seria bom para o meu bolso providenciar a mesma o quanto antes.
Pois bem, já estava quase tudo certo pra colocá-la na terça-feira e um conhecido veio com a seguinte informação que me deixou intrigado e decidi recorrer a vcs pra tentar esclarecer o assunto:
Segundo esse conhecido, geralmente quanto o motor foi feito mais de duas vezes, geralmente os mecânicos retiram a válvula termostática pq o cabeçote fica baixo e para que a água passe direto pro bloco. Caso contrário, com a válvula termostática, pode gerar um superaquecimento e queimar a junta do cabeçote enquanto ela permanecer fechada até que se atinja a temperatura ideal. :uia:
Essa informação procede? :glare:
Estou receoso pq a antiga dona do meu carro me disse que o motor foi feito há pouco tempo. Como tô querendo deixar a goleta no jeito não posso correr esse risco.
Arrisco colocar a válvula termostática?
Quem souber e puder esclarecer esse mistério desde já agradeço.
Abraços,
Gilgamesh
Gol CL 88/89 1.6 AP - Alcóol
Cinza - Aro 13
Prioridade: Mecânica - Segurança (não ficar na mão)
Depois... Restauração - Estilo Original
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- Haruzo
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cara o meu ta correndo dirreito e ele ta no alcool.....
nunca deu pau.....neese tipo de coisa.....o q eu achu ;.;;;
S/ valvula ele trabalha na temperatura certa....c tiver friu ele naum funciona e
c ele esquentar ele liga a ventuinha é o q acontece comigo
uma goleta gti no alcool .......
mais eu nunca tive problema desse tipo no meu.....seu mecanico deve ta falando asnera pra ele ganha dinheiro....
pois o meu disse q em uma '' estrada o motor trabalharia meui ''friu q é bom para o desempenhu mais naum sei c isso é verdade.....
mais o pessual do forum vai t dah uma aliviada nunca tive um carburado por isso naum sei t informar corretamente...
nunca deu pau.....neese tipo de coisa.....o q eu achu ;.;;;
S/ valvula ele trabalha na temperatura certa....c tiver friu ele naum funciona e
c ele esquentar ele liga a ventuinha é o q acontece comigo
uma goleta gti no alcool .......
mais eu nunca tive problema desse tipo no meu.....seu mecanico deve ta falando asnera pra ele ganha dinheiro....
pois o meu disse q em uma '' estrada o motor trabalharia meui ''friu q é bom para o desempenhu mais naum sei c isso é verdade.....
mais o pessual do forum vai t dah uma aliviada nunca tive um carburado por isso naum sei t informar corretamente...
[ ] aspiradaum.....
[x] maçaneta do santana
[x] rodas 15 do vr6
[x] dah um tapa na funilaria geral e tinta
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- PedroRJ
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- Registrado em: 06 Jul 2008, 18:35
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- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Gilgamesh, q eu saiba... Quando faz motor vc não rebaixa o cabeçote, me corrijam se eu estiver errado! Não entendi como ele arrumando o carburador viu que está sem a válvula termostatica... :doido: Esse kra não ta querendo ganhar um dinheiro nas suas costas não ??!!
A função dessa válvula, é fazer o motor aquecer mais rapidamente, para que o mesmo trabalhe na temperatura ideal o mais rápido possível.
Ela funciona assim: Com o carro frio, ela fica fechada, fazendo a água circular por todo sistema, menos o radiador, por isso esquenta rápido!!! Depois que aqueceu, ela fica abrindo e fechando para manter sempre a temperatura ideal!
E Haruzo, seu mecânico falou :tacafogo: :bleh:, sem a válvula na estrada, seu motor vai ficar frio, o óleo vai afinar e com o RPM alto, isso faz a vida útil do seu motor diminuir muito!
Motor quente - óleo grosso
Motor frio - óleo fino - assim lubrifica + rápido todo o motor!
Um assunto só pra vc entender: Lembra nos carros que tinha ventilador no lugar da ventoinha elétrica ? Tipo chevett, caravan, marajó... Esses carros no engarrafamento, q precisavam do ventilador girando rápido pra compensar o carro parado, o ventilador tava girando pouco na velocidade da marcha lenta! Costumavam ferver!!! Ate pq o radiador não era selado (agua fervia a 100C), assim não funcionavam como o sistema da panela de pressão, q aumenta o ponto de ebulição da agua.
Cada vez + pressão, mais alto fica o Ponto de Ebulição!
Já na estrada, que o motor tem q ficar quente, ficavam frio, pq o ventilador rodava muito rápido!!! Por isso foi substituído pela ventoinha elétrica, alem de ser perigoso e roubar potencia do motor.
Se eu fosse vc, colocaria a válvula termostatica, mas quando ele for instalar, fica olhando pra ver se realmente está sem!!! Ja que vai drenar o sistema, aproveita e coloca uma mangueira no reservatório e deixa a agua circular para limpar o sistema, isso com o carro desligado!!! Depois coloque as mangueiras e coloca agua com aditivo a base de etilenoglicol.
Tem o paraflu, bardahl, draft. Pega concentrado de preferencia!
Esse aditivo, faz previnir o superaquecimento e o congelamento do líquido do sistema de refrigeração, aumenta o P.Ebulição e diminui o P.Fusão, lubrifica a bomba d'água e reduz a corrosão do sistema.
No gol pega na faixa de 5litros de agua, coloca essa agua num pote limpo, e deixa descansar uns 30min para evaporar o cloro!! Depois coloca no reservatorio com 1litro de aditivo!
Vlw, qualquer duvida, posta ai!!!
A função dessa válvula, é fazer o motor aquecer mais rapidamente, para que o mesmo trabalhe na temperatura ideal o mais rápido possível.
Ela funciona assim: Com o carro frio, ela fica fechada, fazendo a água circular por todo sistema, menos o radiador, por isso esquenta rápido!!! Depois que aqueceu, ela fica abrindo e fechando para manter sempre a temperatura ideal!
E Haruzo, seu mecânico falou :tacafogo: :bleh:, sem a válvula na estrada, seu motor vai ficar frio, o óleo vai afinar e com o RPM alto, isso faz a vida útil do seu motor diminuir muito!
Motor quente - óleo grosso
Motor frio - óleo fino - assim lubrifica + rápido todo o motor!
Um assunto só pra vc entender: Lembra nos carros que tinha ventilador no lugar da ventoinha elétrica ? Tipo chevett, caravan, marajó... Esses carros no engarrafamento, q precisavam do ventilador girando rápido pra compensar o carro parado, o ventilador tava girando pouco na velocidade da marcha lenta! Costumavam ferver!!! Ate pq o radiador não era selado (agua fervia a 100C), assim não funcionavam como o sistema da panela de pressão, q aumenta o ponto de ebulição da agua.
Cada vez + pressão, mais alto fica o Ponto de Ebulição!
Já na estrada, que o motor tem q ficar quente, ficavam frio, pq o ventilador rodava muito rápido!!! Por isso foi substituído pela ventoinha elétrica, alem de ser perigoso e roubar potencia do motor.
Se eu fosse vc, colocaria a válvula termostatica, mas quando ele for instalar, fica olhando pra ver se realmente está sem!!! Ja que vai drenar o sistema, aproveita e coloca uma mangueira no reservatório e deixa a agua circular para limpar o sistema, isso com o carro desligado!!! Depois coloque as mangueiras e coloca agua com aditivo a base de etilenoglicol.
Tem o paraflu, bardahl, draft. Pega concentrado de preferencia!
Esse aditivo, faz previnir o superaquecimento e o congelamento do líquido do sistema de refrigeração, aumenta o P.Ebulição e diminui o P.Fusão, lubrifica a bomba d'água e reduz a corrosão do sistema.
No gol pega na faixa de 5litros de agua, coloca essa agua num pote limpo, e deixa descansar uns 30min para evaporar o cloro!! Depois coloca no reservatorio com 1litro de aditivo!
Vlw, qualquer duvida, posta ai!!!
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
Óleo: Castrol GTX 5X 20W50
Pneu: Continental ContiEcoContact EP 175/70 R13
Vela: NGK BPR5EY / Cabo de Vela: NGK ST-V02
Rotor: BOSCH 1234 332 300 / Tp do Dist: BOSCH 9 231 086 370
Som: H-Buster HBD-4100MP/A
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- Ricardo Máximo
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pow galera... cuidado com os mitos...
válvula termostática é indispensável pra saúde do motor. é ela que mantém a temperatura ideal de funcionamento do motor. sem ela o carro vai trabalhar abaixo da temperatura ideal, aumentando o consumo, reduzindo a potência, e o principal de tudo, prejudicando a lubrificação do motor, pois o óleo não consegue atingir a temperatura de trabalho.
a válvula termostática tá no pé da bomba de água, logo na saída daquela mangueira q entra por baixo do radiador. portanto, o motor tá cheio de água, e há água circulando, mas por aquela mangueira q entra por cima do radiador. se sua ventoinha tá disparando legal, a temperatura no painel se mantém estável e não vaza água pela tampa do reservatório (supondo-se tudo em perfeito estado, inclusive a válvula) não há com o q se preocupar...
mas, pra acabar com isso e tirar sua dúvida por completo:
como fica a marcação de temperatura no seu painel? fica parada no meio ou fica variando??? qdo vc pega velocidade o ponteiro abaixa?
se variar, vc tá sem a termostática. se não variar, vá curtir seu quadrado despreocupado!!!!
válvula termostática é indispensável pra saúde do motor. é ela que mantém a temperatura ideal de funcionamento do motor. sem ela o carro vai trabalhar abaixo da temperatura ideal, aumentando o consumo, reduzindo a potência, e o principal de tudo, prejudicando a lubrificação do motor, pois o óleo não consegue atingir a temperatura de trabalho.
a válvula termostática tá no pé da bomba de água, logo na saída daquela mangueira q entra por baixo do radiador. portanto, o motor tá cheio de água, e há água circulando, mas por aquela mangueira q entra por cima do radiador. se sua ventoinha tá disparando legal, a temperatura no painel se mantém estável e não vaza água pela tampa do reservatório (supondo-se tudo em perfeito estado, inclusive a válvula) não há com o q se preocupar...
mas, pra acabar com isso e tirar sua dúvida por completo:
como fica a marcação de temperatura no seu painel? fica parada no meio ou fica variando??? qdo vc pega velocidade o ponteiro abaixa?
se variar, vc tá sem a termostática. se não variar, vá curtir seu quadrado despreocupado!!!!
GOL GTS 1988!
Então Pedrão,PedroRJ escreveu:Gilgamesh, q eu saiba... Quando faz motor vc não rebaixa o cabeçote, me corrijam se eu estiver errado! Não entendi como ele arrumando o carburador viu que está sem a válvula termostatica... :doido: Esse kra não ta querendo ganhar um dinheiro nas suas costas não ??!!
Vlw, qualquer duvida, posta ai!!!
O cara em que levei pra fazer o bura só mexe com isso (especialidade) e eu falei pra ele que a goleta tava meio querendo morrer qdo eu parava até ele atingir o "esquentamento" ideal. Pedi pra ele tb deixar a goleta mais econômica, trocar aquelas mangueiras que vão pro bura (combustível) e só a limpeza e a regulagem do bura já foi meio salgado. Ele, além disso, trocou o desafogador (R$ 40) e um tal de boquelito (R$ 10). O cara só faz dois carros por dia e só a limpeza e a regulagem do bura ele cobra R$ 170. Paguei pra ver.
Qdo fui buscar perguntei se estava tudo ok e ele me disse que precisou trocar essas peças ae em cima e me informou que a goleta estava sem a válvula termostática e seria bom pro meu bolso providenciar e deu uma explicação mais ou menos como a sua mas bem mais resumida. Fui atrás das funções da bendita e o que vc falou está corretíssimo, só fiquei cabrero com a possibilidade de queimar a junta do cabeçote. Achei meio absurdo esse papo mas como sou meio leigo decidi perguntar pra vcs que sabem pra caramba sobre as goletas, motores ap, cht etc.
Não creio que ele esteja querendo tirar uma grana a mais do que já me tirou, caso contrário, teria trocado a peça e jogado no orçamento como fez com as duas peças ae de cima e eu nem ia saber se ele realmente tinha trocado ou não a tal peça. Fiquei satisfeito com o serviço que ele fez e acho que valeu o preço.
Vou ver qto sai uma limpeza no sistema de arrefecimento com aquelas máquinas pq não sei fazer o trampo aki em casa, teria que estudar o esquema pra não fazer besteira.
Valeu pela explicação e pela aula. :y:
Abraços,
Gilgamesh
Gol CL 88/89 1.6 AP - Alcóol
Cinza - Aro 13
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Depois... Restauração - Estilo Original
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Fala ae Big Mister_k!!!Mister_k escreveu:pow galera... cuidado com os mitos...
portanto, o motor tá cheio de água, e há água circulando, mas por aquela mangueira q entra por cima do radiador. se sua ventoinha tá disparando legal, a temperatura no painel se mantém estável e não vaza água pela tampa do reservatório (supondo-se tudo em perfeito estado, inclusive a válvula) não há com o q se preocupar...
mas, pra acabar com isso e tirar sua dúvida por completo:
como fica a marcação de temperatura no seu painel? fica parada no meio ou fica variando??? qdo vc pega velocidade o ponteiro abaixa?
se variar, vc tá sem a termostática. se não variar, vá curtir seu quadrado despreocupado!!!!
Então, depois que o tiozão falou sobre isso e eu fui pesquisar sobre a válvula é que comecei a ficar de olho no marcador de temperatura da goleta.
Ontem, por exempo, qdo fui dar um rolê mínimo até a casa da minha mãe percebi que durante a fase de "esquentamento" do motor, tipo o tempo de um cigarro com o afogar acionado, percebi que o marcador ficou travado no meio até chegar na minha mãe. Fiquei por lá tipo uns 45 minutos. Sai, dei a partida direto, sem puxar o afogador nem nada, pegou de primeira e durante o trajeto (num tem nem 2 km), que vim na manha, o ponteiro da temperatuda nem se mexeu. Achei que podia até ter soltado o fio e tals. Qdo cheguei na garagem e estava manobrando pra estacionar, percebi que o ponteiro começou a se mexer e ficou tipo no 1/4 pra um pouco mais. A ventoinha dispara e pára normalmente.
Será que estou mesmo sem a válvula? :bleh:
O tiozinho do auto-elétrico tem uma lá engatilhada pra mim amanhã.
Abraços,
Gilgamesh
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calavula termoestatica é essencial!!!! muita gente tira pq ta com algum problema de circulação, entupimento em dutos e radiador etc...é a maneira porca de resolver o problema...
se não fosse importante não vinha de fábrica!! portanto coloque...se tiver problemas comece a procurar entupimentos...varetar radiador...e digo seu carri vai ficar bem melhor...
se não fosse importante não vinha de fábrica!! portanto coloque...se tiver problemas comece a procurar entupimentos...varetar radiador...e digo seu carri vai ficar bem melhor...
Fala ae binhodrummer!
Então, pelo que eu já li tb achei essencial!
O engenheiro da VW fica 5 anos na facú, desenvolve uma válvula para regular o sistema de arrefecimento do motor ae vem um maluco e diz que não pega nada a tal válvula? Fala sério, né?
Tô pensando em dar uma geral no sistema todo, tipo uma limpeza no sistema de arrefecimento naquelas máquinas que fazem a circulação e limpam tudo. Queria fazer aqui em casa mas não tenho a manha e não quero correr o risco de fazer besteira.
Agora outra pergunta: É melhor efetuar a limpeza antes ou depois da colocação da válvula termostática? Vi em alguns fóruns em que a galera efetua a limpeza em casa a sugestão de se tirar a válvula para limpeza mais eficaz.
Abraços,
Gilgamesh
PS. Se alguém tiver um tutorial detalhado para leigos para se fazer a limpeza do sistema de arrefeciemento na garagem :mestre: , será bem vindo pq a grana tá em falta hehehehe
Então, pelo que eu já li tb achei essencial!
O engenheiro da VW fica 5 anos na facú, desenvolve uma válvula para regular o sistema de arrefecimento do motor ae vem um maluco e diz que não pega nada a tal válvula? Fala sério, né?
Tô pensando em dar uma geral no sistema todo, tipo uma limpeza no sistema de arrefecimento naquelas máquinas que fazem a circulação e limpam tudo. Queria fazer aqui em casa mas não tenho a manha e não quero correr o risco de fazer besteira.
Agora outra pergunta: É melhor efetuar a limpeza antes ou depois da colocação da válvula termostática? Vi em alguns fóruns em que a galera efetua a limpeza em casa a sugestão de se tirar a válvula para limpeza mais eficaz.
Abraços,
Gilgamesh
PS. Se alguém tiver um tutorial detalhado para leigos para se fazer a limpeza do sistema de arrefeciemento na garagem :mestre: , será bem vindo pq a grana tá em falta hehehehe
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- PedroRJ
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Gilgamesh, é só vc soltar as duas mangueiras do vazo de expansão para limpar o mesmo. Solte a mangueira que fica lá em baixo do radiador q esta ligada na bomba d' água. Solte uma que fica em cima do radiador, uma grossa! Ai vc coloca a mangueira de casa no radiador, e deixa a água passar para limpar o radiador. Depois coloca a mangueira de casa na mangueira que fica na parte de baixo do vaso de expansão e deixa a água circulando, + sem pressão vlw!
Depois monta tudo e coloca a água, se tiver mto suja, vende um aditivo que custa uns R$8 que é de limpeza, vc coloca na água e deixa uma semana, mas é para ficar usando o carro vlw! Funciona mesmo, fiz isso no meu! Depois que passar 1 semana, faça tudo isso de novo, coloque água de preferência sem cloro ou filtrada e aditivo!
Pode fazer sem medo!!!
Essa peça um tal de boquelito, não conheço, deve ser de bura de alcool... Pow to tentando comprar aqui no Rio esse desafogador (R$ 40) caro hein!!! Por enquanto matei a minha! Ela esta furada, ai fica com uma entrada de ar falsa, ai fica ruim pra ligar de manha! É mais fácil o motor sugar ar que liquido, com isso ele deixa de sugar o combustível da marcha lenta e ficava pegando o ar. Resolvi o problema, mas quero comprar essa peça!
Qualquer duvida, posta ai! Vlw
Depois monta tudo e coloca a água, se tiver mto suja, vende um aditivo que custa uns R$8 que é de limpeza, vc coloca na água e deixa uma semana, mas é para ficar usando o carro vlw! Funciona mesmo, fiz isso no meu! Depois que passar 1 semana, faça tudo isso de novo, coloque água de preferência sem cloro ou filtrada e aditivo!
Pode fazer sem medo!!!
Essa peça um tal de boquelito, não conheço, deve ser de bura de alcool... Pow to tentando comprar aqui no Rio esse desafogador (R$ 40) caro hein!!! Por enquanto matei a minha! Ela esta furada, ai fica com uma entrada de ar falsa, ai fica ruim pra ligar de manha! É mais fácil o motor sugar ar que liquido, com isso ele deixa de sugar o combustível da marcha lenta e ficava pegando o ar. Resolvi o problema, mas quero comprar essa peça!
Qualquer duvida, posta ai! Vlw
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RADCLEAN é o nome da parada... use conforme indicado no rótulo...
agora uma dica da hora:
se na sua região vc não tem problemas com chuva ácida, vc pode usar água da chuva pra colocar no radiador. éééé! água da chuva mesmo!!!
mas não pegue água do telhado. tente fazer um esquema de captação de água, fazendo um funil com sacos de lixo novinhos. armazene a água num balde também limpo, ou naquele garrafão de água mineral de 20 litros.
água da chuva é a água mais pura que pode-se encontrar na natureza. e é a ideal pra colocar no radiador...
tá começando o período de chuva aqui em brasília e eu vou fazer isso...
:amd:
agora uma dica da hora:
se na sua região vc não tem problemas com chuva ácida, vc pode usar água da chuva pra colocar no radiador. éééé! água da chuva mesmo!!!
mas não pegue água do telhado. tente fazer um esquema de captação de água, fazendo um funil com sacos de lixo novinhos. armazene a água num balde também limpo, ou naquele garrafão de água mineral de 20 litros.
água da chuva é a água mais pura que pode-se encontrar na natureza. e é a ideal pra colocar no radiador...
tá começando o período de chuva aqui em brasília e eu vou fazer isso...
:amd:
GOL GTS 1988!
Mister K, é melhor usar água do filtro, não?
Uma vez que, toda chuva é ácida!
Uma vez que, toda chuva é ácida!
1989 1,6l AP - álcool
http://www.golquadrado.com.br/forum/joh ... t7877.html
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levemente ácida...Jonnes escreveu:Mister K, é melhor usar água do filtro, não?
Uma vez que, toda chuva é ácida!
falo chuva ácida aquelas q ficam com depósito de enxofre e outras coisas mais, e com pH pra lá dos 4,5...
ela pode ser levemente ácida, porém ela é completamente livre de impurezas, sais minerais, e qualquer outra coisa que possa reagir com o metal do motor... na minha opinião H2O + CO2 resultando numa acidez de 5,5 não é tão prejudicial qto torneiral com fluor, cloro, e uma pancada de sal, doidos pra formarem aqueles lindos depósitos, sem falar na corrosão.
e é claro, com a água da chuva, usaremos aditivo, pra controlar a oxidação...
:y:
GOL GTS 1988!
Fala ae Mister_k,Mister_k escreveu: como fica a marcação de temperatura no seu painel? fica parada no meio ou fica variando??? qdo vc pega velocidade o ponteiro abaixa?
se variar, vc tá sem a termostática. se não variar, vá curtir seu quadrado despreocupado!!!!
Então coloquei a bateria nova hoje cedo. Liguei a goleta e fiquei esperando ela esquentar com o afogador puxado.
A princípio o marcador de temperatura nem se mexia e fiquei esperando... esperenado... baixei um pouco o afogador, tipo menos da metade... ae o ponteiro começou a se mover.
Qdo ele chegou na metade, resolvi sair e baixei o afogador totalmente. A ventoinha foi acionada qdo o ponteiro cravou na metade do mostrador.
Fui lá, entreguei a bateria do tiozinho, deixando a goleta ligada. Sai, dei um rolêzinho por causa da bateria nova e percebi que a temperatura não passava do meio do marcador. Ficava entre a metade, e qdo chegava nesse ponto a ventoinha acionava e a temperatura baixava um pouco.
Essa foi a única oscilação que percebi. Ponteiro até a metade, acionamento da ventoinha nesse ponto.
Será que estou mesmo sem a válvula? :ahn:
Ah! Deixei pra ver essa parada da válvula pro começo do mês pq antes quero limpar o sistema de arrefecimento por completo e o tiozinho tava cheio de trampo com uns carros novos (pagamento em dinheiro e a vista) então fiquei meio assim pra pedir um fiado no cheque pré hehehehe.
Abraços,
Gilgamesh
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Galera, mais uma dúvida:
É melhor verificar se tem a válvula termostática antes de fazer a limpeza do sistema de arrefecimento ou depois? :amd:
Tipo, tava querendo mandar fazer a limpeza naquelas máquinas da Radiex que demora quase duas horas até ficar totalmente limpo o sistema e depois, só depois, verificar ou colocar a válvula. Mas ae não vai vazar toda a agua e o aditivo? Se vazar é melhor colocar a válvula primeiro não acham? Mas por outro lado sem a válvula acho que a limpeza será mais eficaz. :amd:
Agradeço a participação de todos.
Abraços,
Gilgamesh
É melhor verificar se tem a válvula termostática antes de fazer a limpeza do sistema de arrefecimento ou depois? :amd:
Tipo, tava querendo mandar fazer a limpeza naquelas máquinas da Radiex que demora quase duas horas até ficar totalmente limpo o sistema e depois, só depois, verificar ou colocar a válvula. Mas ae não vai vazar toda a agua e o aditivo? Se vazar é melhor colocar a válvula primeiro não acham? Mas por outro lado sem a válvula acho que a limpeza será mais eficaz. :amd:
Agradeço a participação de todos.
Abraços,
Gilgamesh
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sem a válvula a água sai toda, e circula melhor pelo sistema. manda limpar sem a válvula. mas já leva a válvula. depois de tudo limpo e antes de por a água nova + aditivo, instale a válvula. senão é jogar aditivo fora, né?? hehehe
vem cá? não gostou da idéia e fazer vc mesmo em casa não??
compra a paradinha lá, põe na água e rode 7 dias. depois tire tudo, coloque a válvula e ponha água pura + aditivo e seja feliz!!!!
vem cá? não gostou da idéia e fazer vc mesmo em casa não??
compra a paradinha lá, põe na água e rode 7 dias. depois tire tudo, coloque a válvula e ponha água pura + aditivo e seja feliz!!!!
GOL GTS 1988!
Fala ae Mister_k!!!Mister_k escreveu:
vem cá? não gostou da idéia e fazer vc mesmo em casa não??
compra a paradinha lá, põe na água e rode 7 dias. depois tire tudo, coloque a válvula e ponha água pura + aditivo e seja feliz!!!!
Cara eu iria chapar se fizesse isso sozinho mas fiquei inseguro de fazer alguma cagada, saca?
Mas acabei de levar pra um tiozinho que faz esse trampo e coloquei dois litros de aditivo da Bardhal (rosa). Fiquei de olho nas mangueiras que ele soltou e tals agora já sei o caminho das pedras hehehehe.
O tiozinho confirmou que está sem a válvula termostática e eu perguntei como ele sabia e ele disse que era pelo esquema da saida da água por baixo e pelo barulho que estava fazendo (será?). Ele não tinha lá pra instalar mas tava doido pra eu ir na auto peça comprar um reservatório novo. Fiquei meio cismado!
A sangria da agua velha e a circulação/limpeza pela máquina mais os dois litros de aditivo ficaram em R$ 60,00 com cheque para o dia 10/10.
Cara, uma coisa que tô achando incrível é que cada hora que faço alguma coisa o barulho do motor diminui.
Dia 1º vou providenciar a colocação da válvula termostática. Deve ficar em torno de R$ 25,00 da peça mais uns R$ 25,00 da mão de obra.
Valeus por enquanto.
Abraço,
Gilgamesh
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Depois... Restauração - Estilo Original
o carro tá trabalhando mais frio q o ideal, e isso modifica a dilatação das peças. o motor acaba trabalhando mais justo, fazendo mais barulho...
o lance da advinhação do mecânico tem base, pois se tivesse a valvula, restringiria a passagem de água fazendo algum barulho, ou até não saindo nada de água por aquela mangueira...
o lance da advinhação do mecânico tem base, pois se tivesse a valvula, restringiria a passagem de água fazendo algum barulho, ou até não saindo nada de água por aquela mangueira...
GOL GTS 1988!