Instalação do turbo
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- sidney0
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Instalação do turbo
Preparação AP - Turbo
Introdução:
Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.
Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...
Peças Necessárias:
1. Um kit turbo completo.
2. Uma bomba elétrica de combustível.
3. Um dosador de combustível.
4. Uma bobina Accel.
5. Um jogo de cabos de velas Accel.
6. Um jogo de juntas de escapamento.
7. Uma junta p/ tampa do cárter.
8. Uma junta p/ coletor de admissão.
9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.
10. Um carburador 2E e 3E.
11. Um pé p/ o carburador.
12. Dois giclês 20% maior que os originais.
Mãos-à-obra
Desmontagem:
Retire: a) coletor de admissão com carburador e tudo, b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso, c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca...se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. E essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.
Montagem:
a. Monte o coletor de escape com a turbina;
b. Recoloque o coletor de admissão;
c. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;
d. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;
e. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;
f. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;
g. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);
h. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;
i. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);
j. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.
Regulagem:
Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.
Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.
Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era!!! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no contagiros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do contagiros quando for pisar fundo!!!
Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.
Motor - Rotação Máxima
AP 1600 - 7.500 rpm
AP 1800 - 7.000 rpm
AP 2000 - 6.500 rpm
Para os insatisfeitos:
Se você não estiver satisfeito com os resultados dos componentes instalados, é possível acrescentar mais alguns itens em seu motor. Por isso preparei uma lista de itens para melhorar ainda mais o desempenho.
1. Substitua a turbina que veio no seu kit por uma bi-pulsativa.
2. Substitua o carburador por um Weber 40.
3. Mande trabalhar o cabeçote, aumentando as válvulas e os dutos.
4. Substitua o coletor do kit por um dimensionado 4X1 p/ turbo.
5. Substitua o módulo de ignição original por um Mallory.
6. Substitua os pistões atuais por pistões forjados.
7. Substitua a junta de cabeçote por anéis o'ring de metal fazendo usinagem no bloco.
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Introdução:
Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.
Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...
Peças Necessárias:
1. Um kit turbo completo.
2. Uma bomba elétrica de combustível.
3. Um dosador de combustível.
4. Uma bobina Accel.
5. Um jogo de cabos de velas Accel.
6. Um jogo de juntas de escapamento.
7. Uma junta p/ tampa do cárter.
8. Uma junta p/ coletor de admissão.
9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.
10. Um carburador 2E e 3E.
11. Um pé p/ o carburador.
12. Dois giclês 20% maior que os originais.
Mãos-à-obra
Desmontagem:
Retire: a) coletor de admissão com carburador e tudo, b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso, c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca...se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. E essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.
Montagem:
a. Monte o coletor de escape com a turbina;
b. Recoloque o coletor de admissão;
c. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;
d. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;
e. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;
f. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;
g. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);
h. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;
i. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);
j. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.
Regulagem:
Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.
Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.
Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era!!! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no contagiros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do contagiros quando for pisar fundo!!!
Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.
Motor - Rotação Máxima
AP 1600 - 7.500 rpm
AP 1800 - 7.000 rpm
AP 2000 - 6.500 rpm
Para os insatisfeitos:
Se você não estiver satisfeito com os resultados dos componentes instalados, é possível acrescentar mais alguns itens em seu motor. Por isso preparei uma lista de itens para melhorar ainda mais o desempenho.
1. Substitua a turbina que veio no seu kit por uma bi-pulsativa.
2. Substitua o carburador por um Weber 40.
3. Mande trabalhar o cabeçote, aumentando as válvulas e os dutos.
4. Substitua o coletor do kit por um dimensionado 4X1 p/ turbo.
5. Substitua o módulo de ignição original por um Mallory.
6. Substitua os pistões atuais por pistões forjados.
7. Substitua a junta de cabeçote por anéis o'ring de metal fazendo usinagem no bloco.
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- Augusto_Ctba
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Desculpa... mas sou meio leigo no assunto...
Motor a alcool 0,7 bar e gasolina 2 bar?
Até onde eu saiba a pressão da turbina é medida em Kgf/cm³. E se o motor for original gasolina até 1 Kg sei que aguenta... da pra rodar com 1,8Kg? da... mas pra explodir é rapidinho... não é?
Quanto a rotação o meu é um AP Bielão 1.6 com pistão de 1.8, meu preparador travou o avanço em 6,500 RPM me disse que é o limite para os motores ORIGINAIS VW turbo.
E esse negocio de 4x1 com turbina não sei como isso funciona...
E o cano de escape pode ser 2,5 polegada...
Alguem me corrija se eu estiver errado...
Motor a alcool 0,7 bar e gasolina 2 bar?
Até onde eu saiba a pressão da turbina é medida em Kgf/cm³. E se o motor for original gasolina até 1 Kg sei que aguenta... da pra rodar com 1,8Kg? da... mas pra explodir é rapidinho... não é?
Quanto a rotação o meu é um AP Bielão 1.6 com pistão de 1.8, meu preparador travou o avanço em 6,500 RPM me disse que é o limite para os motores ORIGINAIS VW turbo.
E esse negocio de 4x1 com turbina não sei como isso funciona...
E o cano de escape pode ser 2,5 polegada...
Alguem me corrija se eu estiver errado...
-
- Membro - 1.8
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esse lance de pressão não sei como é, mas acho que depende bem do pé do piloto, acho que até 1,6bar o motor guenta de boa, basta saber acelerar....Augusto_Ctba escreveu:Desculpa... mas sou meio leigo no assunto...
Motor a alcool 0,7 bar e gasolina 2 bar?
Até onde eu saiba a pressão da turbina é medida em Kgf/cm³. E se o motor for original gasolina até 1 Kg sei que aguenta... da pra rodar com 1,8Kg? da... mas pra explodir é rapidinho... não é?
Quanto a rotação o meu é um AP Bielão 1.6 com pistão de 1.8, meu preparador travou o avanço em 6,500 RPM me disse que é o limite para os motores ORIGINAIS VW turbo.
E esse negocio de 4x1 com turbina não sei como isso funciona...
E o cano de escape pode ser 2,5 polegada...
Alguem me corrija se eu estiver errado...
Quanto a rotação, 1.6 com 49G do meu camarada chega a 7400 aqui....o certo é ver no Dina onde esta o maior ponto de força do motor pra realizar a troca no melhor momento possivel....acho que é isso....
esse lance de 4x1 também não sei como é....
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
- giovanifaria
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DaeAugusto_Ctba escreveu:Desculpa... mas sou meio leigo no assunto...
Motor a alcool 0,7 bar e gasolina 2 bar?
Até onde eu saiba a pressão da turbina é medida em Kgf/cm³. E se o motor for original gasolina até 1 Kg sei que aguenta... da pra rodar com 1,8Kg? da... mas pra explodir é rapidinho... não é?
Quanto a rotação o meu é um AP Bielão 1.6 com pistão de 1.8, meu preparador travou o avanço em 6,500 RPM me disse que é o limite para os motores ORIGINAIS VW turbo.
E esse negocio de 4x1 com turbina não sei como isso funciona...
E o cano de escape pode ser 2,5 polegada...
Alguem me corrija se eu estiver errado...
Com relação a ser Bar ou kgf/cm² e assim a relação:
1kgf/cm² é igual a 0,980665 Bar então para fins de preparação e a mesma coisa blz!!!!
Falow
_______________________________________
Sou um feliz proprietario de uma gol GL 1990 preto com um motor fusado
Valew!!!!!
Sou um feliz proprietario de uma gol GL 1990 preto com um motor fusado
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- Guilherme Roberto
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- Registrado em: 10 Jan 2009, 21:01
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É galera...olhem isso ae vcs vao ver uma preparação q se preze...ahahha
http://www.youtube.com/watch?v=1gTnC8VOYXc
http://www.youtube.com/watch?v=o-it7gkG ... re=related
aaa...ergam o som pra ourvir a saveiro destracionando de 3ª com 2.2 BAR no buster....
abração a tds..
http://www.youtube.com/watch?v=1gTnC8VOYXc
http://www.youtube.com/watch?v=o-it7gkG ... re=related
aaa...ergam o som pra ourvir a saveiro destracionando de 3ª com 2.2 BAR no buster....
abração a tds..
- Fets
- Socio-CdGQ!
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- Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
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- Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN
eu não achei tudo isso...
só achei que essa sabela só sabe enfiar pressão nos motores e acertar bem mal! duvido que o gol tenha tudo isso de potência
a começar que os dinamômetros do brasl medem e CV e não em HP..., 500hp? um número tão redondo assim tem cara de "chute" de preparador!
eu não vi nenhuma configuração "de pista" naquele gol... achei muito bem caprichado na montagem, mas achei cagado soldar o cano na turbina... e dosador de combustível desnecessário, já que na pandoo vc tem controle total de abertura dos bicos, não precisa dosador externo...
quanto a cantar a terceira... nada que pneus calibrados até o talo e motor cheio não o faça... coloca 10 lbs nos pneus e tenta segurar o bixo! segurar sem destracionar que é o bicho!
e que barulho de moeção feia é aquele nos 5 minutos? eaiuhaehaeiiuaeuiaeuiaheui
desculpem tantas críticas, mas ver um AP tão comum em sampa assim com doiskilimei de turbo e o dono falando bem o tempo todo não me alegra tanto os olhos!
só achei que essa sabela só sabe enfiar pressão nos motores e acertar bem mal! duvido que o gol tenha tudo isso de potência
a começar que os dinamômetros do brasl medem e CV e não em HP..., 500hp? um número tão redondo assim tem cara de "chute" de preparador!
eu não vi nenhuma configuração "de pista" naquele gol... achei muito bem caprichado na montagem, mas achei cagado soldar o cano na turbina... e dosador de combustível desnecessário, já que na pandoo vc tem controle total de abertura dos bicos, não precisa dosador externo...
quanto a cantar a terceira... nada que pneus calibrados até o talo e motor cheio não o faça... coloca 10 lbs nos pneus e tenta segurar o bixo! segurar sem destracionar que é o bicho!
e que barulho de moeção feia é aquele nos 5 minutos? eaiuhaehaeiiuaeuiaeuiaheui
desculpem tantas críticas, mas ver um AP tão comum em sampa assim com doiskilimei de turbo e o dono falando bem o tempo todo não me alegra tanto os olhos!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
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- Guilherme Roberto
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- Fets
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o meu ta é encostado! eu to em provas semestrais na faculdade, só estudando, to querendo morrer...Guilherme Monteiro escreveu:o seu ja ta turbo ?
mas minha Garret e meus Cronomac tão aqui na garagem esperando o dia da glória! se deus quizer esse mês de julho!
não falei por mau... mas seilá... esse gol ta como a maioria dos turbos que eu vejo com o pessoal... eu esperei alguma coisa mais ignorantinha... axo que é resultado de ficar conversando com mta gente que tem carro feitogmarchezetti escreveu:aehuaheihaieh
o Fets esculaxa!
:bleh: :bleh:
não falei mau do carro, como eu disse, a montagem ta muito bem caprichada e organizada... mas eu fiquei imaginando aquele cara desmontando o turbo pra vender o carro, e aí vc vê a turbina vendendo no mercadolivre, fica feliz em poder comprar e... putz! tem um cano soldado nela e ela não te serve! isso me aconteceu umas 3x quando eu procurava por um turbo!Guilherme Roberto escreveu:É pq o dele deve ter uns 500 cv neh.....
vontade td mundo tem....poucos conseguem satisfaze-la.....
o meu se tiver 120cv é muito... mas uma vez eu ja consegui uma cantadinha em terceira, tive que esguelar o motor na troca! mas deu! :bleh:
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giovanifaria escreveu:já ouvi dizer q nao da pra colocar 4x1 em carro turbinado...
Perguntei pro meu preparador...o bixo riu na minha cara...e disse: "Onde vc viu isso? "
hauhauhau
eu tenho 1 pra vender!
Fets escreveu:eu não vi nenhuma configuração "de pista"
As vezes por mais que seja tudo simples, o conjunto é muito bom.
Sábado 13/6 passei meu carro no dinamometro e veio 356,3 cvs, um pangaré que estava vendo disse: "só isso" ai ouviu do cara do dinamometro "ele usa turbina APL e o cambio óriginal", o pangaré falou "cacete, então veio bem".
Essa cavalaria foi tirada com 1,6 de pressão (não vem mais que isso na minha APL .50/.70) a 5500 RPM, o carro vem liso, é tudo simples mas o conjunto é bom e o acerto também (o acerto é primordial).
Abraços
Gol GIII - 1.8 - 2000
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
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Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
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