Instalação do turbo

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Instalação do turbo

Mensagem por sidney0 »

Preparação AP - Turbo

Introdução:

Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.

Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...

Peças Necessárias:

1. Um kit turbo completo.
2. Uma bomba elétrica de combustível.
3. Um dosador de combustível.
4. Uma bobina Accel.
5. Um jogo de cabos de velas Accel.
6. Um jogo de juntas de escapamento.
7. Uma junta p/ tampa do cárter.
8. Uma junta p/ coletor de admissão.
9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.
10. Um carburador 2E e 3E.
11. Um pé p/ o carburador.
12. Dois giclês 20% maior que os originais.


Mãos-à-obra

Desmontagem:

Retire: a) coletor de admissão com carburador e tudo, b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso, c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca...se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. E essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.

Montagem:

a. Monte o coletor de escape com a turbina;

b. Recoloque o coletor de admissão;

c. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;

d. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;

e. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;

f. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;

g. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);

h. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;

i. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);

j. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.

Regulagem:

Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.

Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.

Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era!!! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no contagiros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do contagiros quando for pisar fundo!!!

Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.

Motor - Rotação Máxima
AP 1600 - 7.500 rpm
AP 1800 - 7.000 rpm
AP 2000 - 6.500 rpm

Para os insatisfeitos:

Se você não estiver satisfeito com os resultados dos componentes instalados, é possível acrescentar mais alguns itens em seu motor. Por isso preparei uma lista de itens para melhorar ainda mais o desempenho.

1. Substitua a turbina que veio no seu kit por uma bi-pulsativa.

2. Substitua o carburador por um Weber 40.

3. Mande trabalhar o cabeçote, aumentando as válvulas e os dutos.

4. Substitua o coletor do kit por um dimensionado 4X1 p/ turbo.

5. Substitua o módulo de ignição original por um Mallory.

6. Substitua os pistões atuais por pistões forjados.

7. Substitua a junta de cabeçote por anéis o'ring de metal fazendo usinagem no bloco.



Produzido por J2K - Todos os direitos reservados (C) 2008
Avatar do usuário
Augusto_Ctba
Membro
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 14 Ago 2008, 17:41
Carro:
Localização: Curitiba

Mensagem por Augusto_Ctba »

Desculpa... mas sou meio leigo no assunto...

Motor a alcool 0,7 bar e gasolina 2 bar?

Até onde eu saiba a pressão da turbina é medida em Kgf/cm³. E se o motor for original gasolina até 1 Kg sei que aguenta... da pra rodar com 1,8Kg? da... mas pra explodir é rapidinho... não é?

Quanto a rotação o meu é um AP Bielão 1.6 com pistão de 1.8, meu preparador travou o avanço em 6,500 RPM me disse que é o limite para os motores ORIGINAIS VW turbo.

E esse negocio de 4x1 com turbina não sei como isso funciona...

E o cano de escape pode ser 2,5 polegada...

Alguem me corrija se eu estiver errado...
Thiago Turci
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1201
Registrado em: 27 Jun 2007, 09:17
Carro:
Localização: São Paulo - SP - ZN

Mensagem por Thiago Turci »

Augusto_Ctba escreveu:Desculpa... mas sou meio leigo no assunto...

Motor a alcool 0,7 bar e gasolina 2 bar?

Até onde eu saiba a pressão da turbina é medida em Kgf/cm³. E se o motor for original gasolina até 1 Kg sei que aguenta... da pra rodar com 1,8Kg? da... mas pra explodir é rapidinho... não é?

Quanto a rotação o meu é um AP Bielão 1.6 com pistão de 1.8, meu preparador travou o avanço em 6,500 RPM me disse que é o limite para os motores ORIGINAIS VW turbo.

E esse negocio de 4x1 com turbina não sei como isso funciona...

E o cano de escape pode ser 2,5 polegada...

Alguem me corrija se eu estiver errado...
esse lance de pressão não sei como é, mas acho que depende bem do pé do piloto, acho que até 1,6bar o motor guenta de boa, basta saber acelerar....

Quanto a rotação, 1.6 com 49G do meu camarada chega a 7400 aqui....o certo é ver no Dina onde esta o maior ponto de força do motor pra realizar a troca no melhor momento possivel....acho que é isso....


esse lance de 4x1 também não sei como é....
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar
Avatar do usuário
giovanifaria
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 375
Registrado em: 18 Jul 2007, 08:48
Carro:
Localização: Campo limpo Paulista; São Paulo

Mensagem por giovanifaria »

já ouvi dizer q nao da pra colocar 4x1 em carro turbinado...

Perguntei pro meu preparador...o bixo riu na minha cara...e disse: "Onde vc viu isso? "

hauhauhau
AP 1.6 Alcool...89 TURBO
Suspensão Rosca
Comando 49G
BY Gtech Performance
Imagem
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

olha que legal! um manual "turbine seu motor"

aeaehiaheiuaeiuhaeu desenterrei!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
maumau08
Membro
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 12 Out 2008, 12:24
Carro:
Localização: Curitiba/Parana

Mensagem por maumau08 »

Augusto_Ctba escreveu:Desculpa... mas sou meio leigo no assunto...

Motor a alcool 0,7 bar e gasolina 2 bar?

Até onde eu saiba a pressão da turbina é medida em Kgf/cm³. E se o motor for original gasolina até 1 Kg sei que aguenta... da pra rodar com 1,8Kg? da... mas pra explodir é rapidinho... não é?

Quanto a rotação o meu é um AP Bielão 1.6 com pistão de 1.8, meu preparador travou o avanço em 6,500 RPM me disse que é o limite para os motores ORIGINAIS VW turbo.

E esse negocio de 4x1 com turbina não sei como isso funciona...

E o cano de escape pode ser 2,5 polegada...

Alguem me corrija se eu estiver errado...
Dae
Com relação a ser Bar ou kgf/cm² e assim a relação:
1kgf/cm² é igual a 0,980665 Bar então para fins de preparação e a mesma coisa blz!!!!

Falow
_______________________________________
Sou um feliz proprietario de uma gol GL 1990 preto com um motor fusado


Valew!!!!!
Avatar do usuário
Guilherme Roberto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 605
Registrado em: 10 Jan 2009, 21:01
Carro:
Localização: Mogi Guaçu - SP

Mensagem por Guilherme Roberto »

É galera...olhem isso ae vcs vao ver uma preparação q se preze...ahahha

http://www.youtube.com/watch?v=1gTnC8VOYXc

http://www.youtube.com/watch?v=o-it7gkG ... re=related


aaa...ergam o som pra ourvir a saveiro destracionando de 3ª com 2.2 BAR no buster....

abração a tds..
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

eu não achei tudo isso...

só achei que essa sabela só sabe enfiar pressão nos motores e acertar bem mal! duvido que o gol tenha tudo isso de potência

a começar que os dinamômetros do brasl medem e CV e não em HP..., 500hp? um número tão redondo assim tem cara de "chute" de preparador!

eu não vi nenhuma configuração "de pista" naquele gol... achei muito bem caprichado na montagem, mas achei cagado soldar o cano na turbina... e dosador de combustível desnecessário, já que na pandoo vc tem controle total de abertura dos bicos, não precisa dosador externo...

quanto a cantar a terceira... nada que pneus calibrados até o talo e motor cheio não o faça... coloca 10 lbs nos pneus e tenta segurar o bixo! segurar sem destracionar que é o bicho!

e que barulho de moeção feia é aquele nos 5 minutos? eaiuhaehaeiiuaeuiaeuiaheui

desculpem tantas críticas, mas ver um AP tão comum em sampa assim com doiskilimei de turbo e o dono falando bem o tempo todo não me alegra tanto os olhos!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

sahuuhasasooaso
GRANNNNNNNNNNNNNNNNNDEEEE Fets
....
esse cara eh foda kkkkkkkkkkkkk sahsaohhau..
isso ai fets tem ke ser sinceroo ...
o seu ja ta turbo ?
abç
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
gmarchezetti
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 900
Registrado em: 15 Jan 2008, 08:23
Carro:
Localização: Indaiatuba/SP

Mensagem por gmarchezetti »

aehuaheihaieh

o Fets esculaxa!
:bleh: :bleh:
Projeto
Imagem

Gol GL 1.8AP 91 - Aspirado Leve
Olho gordo eu curo com colírio light!
Avatar do usuário
Guilherme Roberto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 605
Registrado em: 10 Jan 2009, 21:01
Carro:
Localização: Mogi Guaçu - SP

Mensagem por Guilherme Roberto »

É pq o dele deve ter uns 500 cv neh.....

vontade td mundo tem....poucos conseguem satisfaze-la.....
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Mensagem por Fets »

Guilherme Monteiro escreveu:o seu ja ta turbo ?
o meu ta é encostado! eu to em provas semestrais na faculdade, só estudando, to querendo morrer...

mas minha Garret e meus Cronomac tão aqui na garagem esperando o dia da glória! se deus quizer esse mês de julho!
gmarchezetti escreveu:aehuaheihaieh

o Fets esculaxa!
:bleh: :bleh:
não falei por mau... mas seilá... esse gol ta como a maioria dos turbos que eu vejo com o pessoal... eu esperei alguma coisa mais ignorantinha... axo que é resultado de ficar conversando com mta gente que tem carro feito
Guilherme Roberto escreveu:É pq o dele deve ter uns 500 cv neh.....

vontade td mundo tem....poucos conseguem satisfaze-la.....
não falei mau do carro, como eu disse, a montagem ta muito bem caprichada e organizada... mas eu fiquei imaginando aquele cara desmontando o turbo pra vender o carro, e aí vc vê a turbina vendendo no mercadolivre, fica feliz em poder comprar e... putz! tem um cano soldado nela e ela não te serve! isso me aconteceu umas 3x quando eu procurava por um turbo!

o meu se tiver 120cv é muito... mas uma vez eu ja consegui uma cantadinha em terceira, tive que esguelar o motor na troca! mas deu! :bleh:
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1501
Registrado em: 14 Mai 2008, 09:08
Carro:
Localização: Presidente Prudente

Mensagem por Guilherme Monteiro »

ELE ESCULAXA MEMO KKKKKKKKKK ..
ATEH ELE CONSEGUIU CANTAR DE TERCEIRA ..
:lala:
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
Avatar do usuário
msjunior46
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2858
Registrado em: 11 Jun 2007, 23:10
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo - SP / Filial ABC

Mensagem por msjunior46 »

giovanifaria escreveu:já ouvi dizer q nao da pra colocar 4x1 em carro turbinado...

Perguntei pro meu preparador...o bixo riu na minha cara...e disse: "Onde vc viu isso? "

hauhauhau

eu tenho 1 pra vender!

Fets escreveu:eu não vi nenhuma configuração "de pista"

As vezes por mais que seja tudo simples, o conjunto é muito bom.

Sábado 13/6 passei meu carro no dinamometro e veio 356,3 cvs, um pangaré que estava vendo disse: "só isso" ai ouviu do cara do dinamometro "ele usa turbina APL e o cambio óriginal", o pangaré falou "cacete, então veio bem".

Essa cavalaria foi tirada com 1,6 de pressão (não vem mais que isso na minha APL .50/.70) a 5500 RPM, o carro vem liso, é tudo simples mas o conjunto é bom e o acerto também (o acerto é primordial).



Abraços
Gol GIII - 1.8 - 2000
Gol S 2.0 - 1984 - Turbo novo projeto (em breve)
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=23878
---------------------------------------------------------
Contato: 9*57190 TEL: 117891-3703
Filial ABC
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”