[Texto] Por que no inverno é difícil fazer o carro pegar?
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[Texto] Por que no inverno é difícil fazer o carro pegar?
Sair com o carro bem cedo em pleno inverno, no sul do Brasil, pode ser uma dificultade e tanta para muitos. Há alguns fatores que explicam essa dificuldade em dar partida.
Bateria
A bateria é composta por substâncias químicas que geram elétrons. E quando está frio, as substâncias químicas reagem mais lentamente o que demora para produzir elétrons, e que gera muito menos no frio que no calor. E portanto faz girar o motor lentamente, dificultando a partida.
Evaporação
Como a região Sul é mais fria do que outras partes do Brasil, a gasolina/alcool, como qualquer outro líquido, evapora menos. Com o calor, todo líquido evapora mais rápido. E a gasolina libera o gás rapidamente. Já no frio, esse processo é bem mais lento. E como a gasolina deve ser vaporizada para queimar, então no inverno vem a dificuldade. Pela lentidão da vaporização. E se o carro é a alcool, então piora a situação pois o alcool em temperatura abaixo de 14ºC a vaporização quase não acontece. Por isso os carros modernos tem injetores de gasolina no combustível (essa vocês não sabiam né, fala sério).
Óleo
Para piorar, ainda temos o problema da densidade do óleo. Não precisa ser bidú para saber que com o frio, líquidos densos ficam ainda mais densos, do que no calor. Quer fazer um teste, coloque um vidro de óleo dentro do congelador. Ao dar partida o óleo grosso gera maior resistência e dificulta a partida. Se usar óleo sintético amenizará.
Simples mas é a grande causa dos problemas de partida em pleno inverno da região Sul do Brasil.
Firegun
*excusas se postei em secção errada, ainda estou me acostumando com o fórum
Bateria
A bateria é composta por substâncias químicas que geram elétrons. E quando está frio, as substâncias químicas reagem mais lentamente o que demora para produzir elétrons, e que gera muito menos no frio que no calor. E portanto faz girar o motor lentamente, dificultando a partida.
Evaporação
Como a região Sul é mais fria do que outras partes do Brasil, a gasolina/alcool, como qualquer outro líquido, evapora menos. Com o calor, todo líquido evapora mais rápido. E a gasolina libera o gás rapidamente. Já no frio, esse processo é bem mais lento. E como a gasolina deve ser vaporizada para queimar, então no inverno vem a dificuldade. Pela lentidão da vaporização. E se o carro é a alcool, então piora a situação pois o alcool em temperatura abaixo de 14ºC a vaporização quase não acontece. Por isso os carros modernos tem injetores de gasolina no combustível (essa vocês não sabiam né, fala sério).
Óleo
Para piorar, ainda temos o problema da densidade do óleo. Não precisa ser bidú para saber que com o frio, líquidos densos ficam ainda mais densos, do que no calor. Quer fazer um teste, coloque um vidro de óleo dentro do congelador. Ao dar partida o óleo grosso gera maior resistência e dificulta a partida. Se usar óleo sintético amenizará.
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- Rafael Diniz
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