[Texto] Por que no inverno é difícil fazer o carro pegar?

Arquivos de Apostilas, Manuais e Procedimentos Tecnicos.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
FIREGUN
Membro
Membro
Carro:

[Texto] Por que no inverno é difícil fazer o carro pegar?

Mensagem por FIREGUN »

Sair com o carro bem cedo em pleno inverno, no sul do Brasil, pode ser uma dificultade e tanta para muitos. Há alguns fatores que explicam essa dificuldade em dar partida.

Bateria
A bateria é composta por substâncias químicas que geram elétrons. E quando está frio, as substâncias químicas reagem mais lentamente o que demora para produzir elétrons, e que gera muito menos no frio que no calor. E portanto faz girar o motor lentamente, dificultando a partida.

Evaporação
Como a região Sul é mais fria do que outras partes do Brasil, a gasolina/alcool, como qualquer outro líquido, evapora menos. Com o calor, todo líquido evapora mais rápido. E a gasolina libera o gás rapidamente. Já no frio, esse processo é bem mais lento. E como a gasolina deve ser vaporizada para queimar, então no inverno vem a dificuldade. Pela lentidão da vaporização. E se o carro é a alcool, então piora a situação pois o alcool em temperatura abaixo de 14ºC a vaporização quase não acontece. Por isso os carros modernos tem injetores de gasolina no combustível (essa vocês não sabiam né, fala sério).

Óleo
Para piorar, ainda temos o problema da densidade do óleo. Não precisa ser bidú para saber que com o frio, líquidos densos ficam ainda mais densos, do que no calor. Quer fazer um teste, coloque um vidro de óleo dentro do congelador. Ao dar partida o óleo grosso gera maior resistência e dificulta a partida. Se usar óleo sintético amenizará.

Simples mas é a grande causa dos problemas de partida em pleno inverno da região Sul do Brasil.

Firegun

*excusas se postei em secção errada, ainda estou me acostumando com o fórum
Rafael Diniz
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Rafael Diniz »

bom topico mano
valeu!!!!!!!
Imagem

No primeiro "Parque dos Dinossauros" o Tiranossauro Rex não estava perseguindo o jipe. O GOL estava perseguindo o Tiranossauro. E o jipe.
Anderson Milhouse
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro:

Mensagem por Anderson Milhouse »

Movido para Acervo Tecnico....

Bom topico mano...carro no frio é osso....rsrs
Voyage 1.9Ti - BlackBird
Imagem
Imagem
CLEBERJ
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por CLEBERJ »

OLHA SO CARA!EU POSSUIA O GOL 1,8 90 ALCOOL AKI EM CURITIBA; E COM UM BOM MECANICO O MEU CARRO SEMPRE PEGOU DE PRIMEIRA MESMO PASSANDO A NOITE FORA DA GARAGEM E COM GEADA NO CAPO
CAVALEIRO
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por CAVALEIRO »

muito boa postagem irmão. valeu mesmo.
Gol CL 1600 AE 93
alcool original
hugosv11
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por hugosv11 »

Belas informações vlw ae...

inverno no sul deve ser tenso msm...
DouglasJunior
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por DouglasJunior »

Boa postagem, eu sofri muito este inverno, moro no sul do Rio Grande do Sul, sempre que ia pegar o carro de manhã era "luta" para fazer ele pegar, mas agora ja ta aquecendo um pouco e a coisa ja melhorou, hehhe.
FernandoZancanaro
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por FernandoZancanaro »

nossa aqui em Pato Branco - PR faz frio valendo, e meu golzinho mesmo sendo a gasolina chora, pra pegar não, pega blz mas até esquentar....

flw
GOL GTS 1991

FILHOS, BATIZAR A GASOLINA NÃO É UM ATO CRISTÃO!!!
Responder

Voltar para “Acervo Tecnico”