Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
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Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Pessoal, sou novo no fórum, gostaria de tirar uma dúvida.
A uns 9 meses retifiquei o cabeçote do meu gol quadrado inteiro, brunimos o cilindro com uma brunideira manual, trocou aneis, bronzinas, etc ... o carro ficou até bom.
recentemente, acelerei fora de giro o motor por várias vezes, deu problema de começar a fumacear.
desmontou, os pistoes estavam até vermelhos e cheio de oleo em cima, mas a junta nem queimou.
levei o bloco pra retifica, usinou, comprei pistoes novos, aneis novos, bronzinas novas, arroelas de encosto novas, poliu o virabrequim e a montagem foi o mecanico que fez.
só que não retifiquei o cabeçote desta vez, e agora acontece que, se eu deixar o carro ligado uns 2 minutos, quando dou uma acelerada sai uma fumaça azul, e quando forço bastante dizm que sai também.
pode ser os retentores?
O mecanico tinha emergido meu cabeçote em um latão cheio de LM desta ultima vez, dizendo que ia limpar , acredito que isso tenha danificado os retentores...
o que voces acham?
A uns 9 meses retifiquei o cabeçote do meu gol quadrado inteiro, brunimos o cilindro com uma brunideira manual, trocou aneis, bronzinas, etc ... o carro ficou até bom.
recentemente, acelerei fora de giro o motor por várias vezes, deu problema de começar a fumacear.
desmontou, os pistoes estavam até vermelhos e cheio de oleo em cima, mas a junta nem queimou.
levei o bloco pra retifica, usinou, comprei pistoes novos, aneis novos, bronzinas novas, arroelas de encosto novas, poliu o virabrequim e a montagem foi o mecanico que fez.
só que não retifiquei o cabeçote desta vez, e agora acontece que, se eu deixar o carro ligado uns 2 minutos, quando dou uma acelerada sai uma fumaça azul, e quando forço bastante dizm que sai também.
pode ser os retentores?
O mecanico tinha emergido meu cabeçote em um latão cheio de LM desta ultima vez, dizendo que ia limpar , acredito que isso tenha danificado os retentores...
o que voces acham?
Editado pela última vez por weslerp em 19 Out 2018, 20:52, em um total de 1 vez.
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
O que é LM? É um solvente?
Se for solvente faz mal sim.
Acho que os retentores podem ter estragado.
Não se pode passar da rotação máxima especificada pela VW, meu carro por exemplo é 1.8AP o máximo é 6.100 rpm.
E motor retificado tem que amaciar, e se amaceia no mínimo nos primeiros 1000 km andando de boa.
Se for solvente faz mal sim.
Acho que os retentores podem ter estragado.
Não se pode passar da rotação máxima especificada pela VW, meu carro por exemplo é 1.8AP o máximo é 6.100 rpm.
E motor retificado tem que amaciar, e se amaceia no mínimo nos primeiros 1000 km andando de boa.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
E passar da rotação máxima permitida de projeto o motor quebra, exatamente como ocorreu com você, e vi aqui um caso de um motor AP que quebrou as válvulas porque a pessoa chegou a 8000 rpm, e o motor era original, ou seja, não era comando e cabeçote preparado para alto giro.
E dependendo do motor de hoje em dia ou dependendo da taxa de compressão alta os pistões e as válvulas quebram porque ocorre o fenômeno de flutuação de válvulas, ou seja, não deu tempo da válvula fechar e o pistão golpeou a válvula destruindo ambos.
Motor AP preparado onde as válvulas tocam os pistões devido a alta taxa de compressão é um perigo a flutuação de válvulas.
E dependendo do motor de hoje em dia ou dependendo da taxa de compressão alta os pistões e as válvulas quebram porque ocorre o fenômeno de flutuação de válvulas, ou seja, não deu tempo da válvula fechar e o pistão golpeou a válvula destruindo ambos.
Motor AP preparado onde as válvulas tocam os pistões devido a alta taxa de compressão é um perigo a flutuação de válvulas.
Editado pela última vez por Rodox em 12 Out 2018, 12:15, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Veja o estrago dessa moto devido o atropelamento de válvulas:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=vgI2mKy-0i4[/BBvideo]
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=vgI2mKy-0i4[/BBvideo]
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
então, eu encontrei um mecanico que troca os vedadores das valvulas no local.
é um mecanico bem antigo, muito renomado na minha cidadade.
será que vale a pena arriscar?
LM é um solvente, aquilo que usa pra lavar carros em lava rápidos. O mecânico usou em alta concentração.
esses sintomas parecem mesmo ser de retentores né?
engraçado que de manha na primeira partida nem sempre ele fumaceia, é mais quando fica na lenta mesmo.
é um mecanico bem antigo, muito renomado na minha cidadade.
será que vale a pena arriscar?
LM é um solvente, aquilo que usa pra lavar carros em lava rápidos. O mecânico usou em alta concentração.
esses sintomas parecem mesmo ser de retentores né?
engraçado que de manha na primeira partida nem sempre ele fumaceia, é mais quando fica na lenta mesmo.
Editado pela última vez por weslerp em 19 Out 2018, 20:53, em um total de 1 vez.
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Faça um teste de compressão... se a compressão dos cilindros estiver boa eu acho que são os retentores.
Veja no vídeo abaixo como é simples o teste de compressão:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=4wrACgEdhRE[/BBvideo]
Veja no vídeo abaixo como é simples o teste de compressão:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=4wrACgEdhRE[/BBvideo]
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Pois se a compressão estiver ruim pode ser que o problema são os anéis ou cilindros gastos, estou desconfiado porque você diz que forçou o motor em alto giro, então pode ter estragado os anéis ou cilindros, pois motor retificado a compressão é ótima.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
mas eu retifiquei a parte de baixo inteira depois disto.
troquei tudo na parte de baixo entendeu?
o "pau" que eu dei foi antes de fazer essa retifica.
mas nao retifiquei o cabeçote desta vez que fiz tudo embaixo.
depois que fiz embaixo eu nao cortei giro mais nao.
nao passei dos 5.500 rpm
entendeu?
e foi desta vez que o mecânico emergiu meu cabeçote no produto que te falei. Por isso estou acreditando que seja os vedadores.
Os pistões, anéis, etc é tudo novo. Não sofreram alto giro não..
troquei tudo na parte de baixo entendeu?
o "pau" que eu dei foi antes de fazer essa retifica.
mas nao retifiquei o cabeçote desta vez que fiz tudo embaixo.
depois que fiz embaixo eu nao cortei giro mais nao.
nao passei dos 5.500 rpm
entendeu?
e foi desta vez que o mecânico emergiu meu cabeçote no produto que te falei. Por isso estou acreditando que seja os vedadores.
Os pistões, anéis, etc é tudo novo. Não sofreram alto giro não..
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Então creio que seja os retentores de válvulas o problema.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
foi o que pensei ....
tudo embaixo está novo, brunido na retifica, pistoes takao, aneis mahle, bronzinas mahle, arroelas de encosto takao ...
outra duvida, ao aproveitar a desmontagem do motor o mecanico trocou a embreagem e dps desta troca de embreagem qdo o motor esta com a marcha lenta muiiiito baixo, fica um "cloc cloc" que só some ao apertar meio pedal da embreagem ou qdo a marcha lenta estabiliza.
n tem folga no virabrequim.
antes nao tinha esse barulho, ele nao soube me flar o q é, uns amigos me disseram q pode ser a embreagem batendo ou algum desgaste no cambio...
antes eu usava uma recondicionada e n tinha nd disto, ele colocou uma valeo e o problema surgiu.
o que sera q pode ser?
o carro n escapa marcha nem raspa e nem ronca cambio.
tudo embaixo está novo, brunido na retifica, pistoes takao, aneis mahle, bronzinas mahle, arroelas de encosto takao ...
outra duvida, ao aproveitar a desmontagem do motor o mecanico trocou a embreagem e dps desta troca de embreagem qdo o motor esta com a marcha lenta muiiiito baixo, fica um "cloc cloc" que só some ao apertar meio pedal da embreagem ou qdo a marcha lenta estabiliza.
n tem folga no virabrequim.
antes nao tinha esse barulho, ele nao soube me flar o q é, uns amigos me disseram q pode ser a embreagem batendo ou algum desgaste no cambio...
antes eu usava uma recondicionada e n tinha nd disto, ele colocou uma valeo e o problema surgiu.
o que sera q pode ser?
o carro n escapa marcha nem raspa e nem ronca cambio.
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Qual rpm está a sua marcha-lenta? A sua marcha lenta tem que ficar entre 850 a 950 rpm, abaixo disso faz mal para o motor porque a pressão de óleo cai abaixo do ideal para lubrificar bem o motor.
O meu motor faz um toc toc quando está frio e eu acelero muito pouco pra sair, se eu acelerar mais para arrancar ele não faz barulho.
E por fim em marcha lenta e o câmbio em ponto morto não vejo motivo para a embreagem fazer barulho, pois ela não atua, é muito esquesito isso que está acontecendo com seu carro. Será que é coxim de câmbio ou motor solto?
O meu motor faz um toc toc quando está frio e eu acelero muito pouco pra sair, se eu acelerar mais para arrancar ele não faz barulho.
E por fim em marcha lenta e o câmbio em ponto morto não vejo motivo para a embreagem fazer barulho, pois ela não atua, é muito esquesito isso que está acontecendo com seu carro. Será que é coxim de câmbio ou motor solto?
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
pelo fato dele ser alcool, e estar sem afogador, de manhã o rpm é lento, depois estabiliza.
nao creio ser coxim porque se aperta a embreagem o barulho para entende....
independente de motor frio ou quente ele faz, se ele estiver quente e baixar a marcha lenta no carburador, ele faz o mesmo barulho. E se apertar a embreagem, o barulho para.
e não tem coxim quebrado, nem arriado, já foi conferido.
seria alguma coisa relacionada ao garfo?
o barulho não é no motor, ele está bem acentuado na região da caixa de câmbio mesmo.
não poderia ser o rolamento da embreagem que ficou meio "folgado" onde vai encaixado, ou algo do tipo?
nao creio ser coxim porque se aperta a embreagem o barulho para entende....
independente de motor frio ou quente ele faz, se ele estiver quente e baixar a marcha lenta no carburador, ele faz o mesmo barulho. E se apertar a embreagem, o barulho para.
e não tem coxim quebrado, nem arriado, já foi conferido.
seria alguma coisa relacionada ao garfo?
o barulho não é no motor, ele está bem acentuado na região da caixa de câmbio mesmo.
não poderia ser o rolamento da embreagem que ficou meio "folgado" onde vai encaixado, ou algo do tipo?
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Alguma coisa errada o mecânico fez... ou na pior das hipóteses algum componente do kit de embreagem feio com defeito de fábrica.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
entao ele até trocou a embreagem, colocou outro kit da mesma marca e modelo, mas o cara não sabe me dizer o defeito.
o motor eu sei que não é pois um outro mecânico olhou para mim, e disse que esse barulho ou é da embreagem ou do câmbio.
o estranho é que antes não fazia né ..
vou ter que mandar desmontar pra ver se tem algo errado na montagem desta embreagem.
o motor eu sei que não é pois um outro mecânico olhou para mim, e disse que esse barulho ou é da embreagem ou do câmbio.
o estranho é que antes não fazia né ..
vou ter que mandar desmontar pra ver se tem algo errado na montagem desta embreagem.
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Se eu fosse você ia em outro mecânico... vai que ele não sabe motar...
Tive uma dor de cabeça com troca de correia dentada... ela fazia barulho tipo cantando... voltei lá e ele disse que não sabia o que era pois fez tudo "certo".
Fui em outro mecânico e na hora viu que o problema era porque o outro mecânico metido a sabido deu excesso de tensão na correia... então foi só folgar um pouca a correia dentada e o ruído sumiu.
Assim troque de mecânico.
Tive uma dor de cabeça com troca de correia dentada... ela fazia barulho tipo cantando... voltei lá e ele disse que não sabia o que era pois fez tudo "certo".
Fui em outro mecânico e na hora viu que o problema era porque o outro mecânico metido a sabido deu excesso de tensão na correia... então foi só folgar um pouca a correia dentada e o ruído sumiu.
Assim troque de mecânico.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
vou correr atrás desta questão dos retentores semana que vem, já vou pedir para trocar pois essa fumacinha está me incomodando , e depois o próximo passo é pedir para desmontar essa embreagem.
Volto pra falar como ficou.
Volto pra falar como ficou.
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Combinado!
Boa sorte!
Boa sorte!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Levei no mecânico, ele trocou os retentores, visualmente estavam todos bons, sem defeito, ao acabar a troca, colocou o carro no ponto, eu sai com ele e ele fumaceou quando acelerava engatado, porém, depois de alguns minutos ele parou, sai na pista, apertei bastante o carro com um amigo atrás em outro carro visualizando meu escape, e nada de fumaça, levei a 4500 rpm, nada de fumaça, fizemos isto por várias vezes e até agora, nada de fumaça....
acredito e espero que tenha resolvido.
acredito e espero que tenha resolvido.
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Creio que seu problema foi resolvida. Talvez colocaram na retífica retentores de marca ruim ou paralelos ou falsos... então agora com retentores de qualidade o motor não fuma mais.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Problema Cabuloso - Ap 1.8 alcool
Os retentores que usei são da mesma marca que removemos - Spaal.
Acredito que na hora de colocar os retentores na sede da válvula, algum deve ter ficado meio torto e estava passando o óleo.
Andei com o carro hoje, está zero bala....
Acredito que na hora de colocar os retentores na sede da válvula, algum deve ter ficado meio torto e estava passando o óleo.
Andei com o carro hoje, está zero bala....