BPR5ES vs BPR5EX

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SCarrilho
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BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

Depois que passei o meu carro de álcool pra gasolina eu não troquei as velas e tô sentindo o carro dar umas falhadas tanto no GNV como na gasolina e estou achando que parte da culpa são das velas erradas (grau 6), sei que a vela original para gasolina pelo ano do meu carro é a de final ES e olhando o catálogo da NGK vi essas com final EX, vi que a diferença entre as duas é que a ES tem cobre e a EX platina, a pergunta é: Alguém já usou essas velas modernas e sentiu alguma diferença? Pelo catálogo ela passou a vir nos aps e chts após 92~93 e até onde sei os quadrados tinham o mesmo motor, mesmo carburador, mesmo tudo... enfim, não fui na auto peças mas no mercado livre a diferença de preços entre as duas é de 25~40 R$, são melhores a ponto de justificar o preço?
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por bleidao »

Mas o que foi feito no seu motor para passá-lo para o álcool?

Pistões tem que ser substituídos, taxa de compressão aumentada, tem que alterar o ponto de ignição, as medidas do carburador a álcool são diferentes, as velas para álcool são mais frias, etc...

Como foi feita essa mudança?
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:Mas o que foi feito no seu motor para passá-lo para o álcool?

Pistões tem que ser substituídos, taxa de compressão aumentada, tem que alterar o ponto de ignição, as medidas do carburador a álcool são diferentes, as velas para álcool são mais frias, etc...

Como foi feita essa mudança?
Troquei os pistões e o virabrequim.

Cabeçote std

Troquei o ponto de ignição

Troquei os giclês pra gasolina

Troquei a bóia do tanque para uma com retorno

Instalei um desborbulhador

Fiz uma linha de retorno

Acho que só isso.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por bleidao »

Desculpa... tinha entendido o contrário.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

De boa...


Eu tinha um jogo de velas bosch super com 3 eletrodos aqui, na época o mecânico disse que as velas eram ruins pro carro que tinha e falou pra colocar velas de 1 eletrodo só, fiz o que ele pediu mas guardei as velas, hoje depois de anos as limpei e coloquei no carro, melhorou uns 50% do que estava antes, na gasolina o carro ficou mais suave e no gnv parou de falhar o estranho é que a lenta baixou um pouco. Enquanto não compro as de 1 eletrodo só vou usar essas, o código dessas velas é: wr7ltc
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por bleidao »

Essas velas de 3 eletrodos são as que o Bill usava há alguns anos atrás.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:Essas velas de 3 eletrodos são as que o Bill usava há alguns anos atrás.

Dei uma olhada e elas são para motores MI, talvez funcionem bem em conjunto com a bobina do MI também, aqui sem chance de testar porque a minha ignição é de 6 pinos.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por bleidao »

Eu uso a bobina MI com módulo de 6 pinos e nunca tive problemas.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:Eu uso a bobina MI com módulo de 6 pinos e nunca tive problemas.

é um caso a se pensar então...


E acabou que não comprei nem a es nem a ex, comprei a ngk green mesmo.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por bleidao »

Hoje em dia quero colocar vela de iridium na minha moto. Não por questão de economia, mas por questão de salto melhor da centelha.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

bleidao escreveu:Hoje em dia quero colocar vela de iridium na minha moto. Não por questão de economia, mas por questão de salto melhor da centelha.
Mas isso aí não se resolve aumentando o GAP da vela? Já li por aí que tem gente que vai aumentando o gap até o cilindro começar a falhar e esse é o limite que o seu motor vai aguentar.

Agora se isso vai prejudicar os outros componentes da ignição a longo prazo eu já não sei dizer


e pra fechar, se vai ter um salto melhor da centelha consequentemente você vai ter mais economia.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por bleidao »

Tudo bem... mas economia seria consequência e não o objetivo principal.

Eu não sabia de aumentar o GAP da vela. Vou pesquisar a respeito.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por Rodox »

Eu já usei a G Power de paltina... BPR5EGP, e agora estou usando a de Irdium BPR5EIX.

Se eu fosse você colocava as de Iridium.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:Eu já usei a G Power de paltina... BPR5EGP, e agora estou usando a de Irdium BPR5EIX.

Se eu fosse você colocava as de Iridium.
São muito caras, 4x o valor das ngk green. Talvez um dia eu coloque para experimentar mas só se estiver com grana sobrando hehe.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:
Rodox escreveu:Eu já usei a G Power de paltina... BPR5EGP, e agora estou usando a de Irdium BPR5EIX.

Se eu fosse você colocava as de Iridium.
São muito caras, 4x o valor das ngk green. Talvez um dia eu coloque para experimentar mas só se estiver com grana sobrando hehe.
kkkkkkkkkkkk

Você roda quantos km por ano?
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:
SCarrilho escreveu:
Rodox escreveu:Eu já usei a G Power de paltina... BPR5EGP, e agora estou usando a de Irdium BPR5EIX.

Se eu fosse você colocava as de Iridium.
São muito caras, 4x o valor das ngk green. Talvez um dia eu coloque para experimentar mas só se estiver com grana sobrando hehe.
kkkkkkkkkkkk

Você roda quantos km por ano?

Fiz as contas aqui.. entre 7 e 7,5 mil.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:
Você roda quantos km por ano?

Fiz as contas aqui.. entre 7 e 7,5 mil.[/quote]

Eu rodo agora uns 6.500 km por ano...

Eu espero que essas velas de Iridium que eu comprei durem no mínimo 50.000 km, mas o povo diz que dura de 4 a 5 vezes mais que a comum, mas a NGK disse que é para acompanhar o desgaste do eletrodo e não especificou quanto dura. Mas mesmo que durem a mesma coisa que uma vela comum eu acho que compensa, é o tal do custo vs benefício.

Mas eu gostei muito do desempenho delas em fazer o motor ligar mais fácil na partida a frio e a super estabilidade da marcha lenta.
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:
Eu rodo agora uns 6.500 km por ano...

Eu espero que essas velas de Iridium que eu comprei durem no mínimo 50.000 km, mas o povo diz que dura de 4 a 5 vezes mais que a comum, mas a NGK disse que é para acompanhar o desgaste do eletrodo e não especificou quanto dura. Mas mesmo que durem a mesma coisa que uma vela comum eu acho que compensa, é o tal do custo vs benefício.

Mas eu gostei muito do desempenho delas em fazer o motor ligar mais fácil na partida a frio e a super estabilidade da marcha lenta.

Então, a própria NGK recomenda a green pra quem usa GNV e aqui eu nunca tive problema na primeira partida do dia, mesmo nos dias frios... a única coisa que pega é que como meu carro tem desborbulhador eu tenho que dar a partida 2, 3x até ele e o carburador encherem. No GNV estou fazendo uma média de 10km/m pegando trechos onde fico entre 2 e 3 marchas mais trocentos quebra molas e semáforos... acho que não está ruim.

E outra, eu uso GNV e gasolina comum, teve um tempo que eu trocava as velas todos os anos por precaução, agora estou deixando elas até começarem a ficar ruim de verdade... imagina se eu fizesse isso com as de iridium :OO
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por Rodox »

Você troca a vela quando o GAP atinge 1,00 mm?
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Re: BPR5ES vs BPR5EX

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:Você troca a vela quando o GAP atinge 1,00 mm?
Troco por tempo de uso ou quando a vela está muito suja. Acho que nunca troquei vela por desgaste extremo do eletrodo. No GNV a parte de ignição sempre tem que estar impecável.
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