BPR5ES vs BPR5EX
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
BPR5ES vs BPR5EX
Depois que passei o meu carro de álcool pra gasolina eu não troquei as velas e tô sentindo o carro dar umas falhadas tanto no GNV como na gasolina e estou achando que parte da culpa são das velas erradas (grau 6), sei que a vela original para gasolina pelo ano do meu carro é a de final ES e olhando o catálogo da NGK vi essas com final EX, vi que a diferença entre as duas é que a ES tem cobre e a EX platina, a pergunta é: Alguém já usou essas velas modernas e sentiu alguma diferença? Pelo catálogo ela passou a vir nos aps e chts após 92~93 e até onde sei os quadrados tinham o mesmo motor, mesmo carburador, mesmo tudo... enfim, não fui na auto peças mas no mercado livre a diferença de preços entre as duas é de 25~40 R$, são melhores a ponto de justificar o preço?
- bleidao
- SUPORTE

- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Re: BPR5ES vs BPR5EX
Mas o que foi feito no seu motor para passá-lo para o álcool?
Pistões tem que ser substituídos, taxa de compressão aumentada, tem que alterar o ponto de ignição, as medidas do carburador a álcool são diferentes, as velas para álcool são mais frias, etc...
Como foi feita essa mudança?
Pistões tem que ser substituídos, taxa de compressão aumentada, tem que alterar o ponto de ignição, as medidas do carburador a álcool são diferentes, as velas para álcool são mais frias, etc...
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Troquei os pistões e o virabrequim.bleidao escreveu:Mas o que foi feito no seu motor para passá-lo para o álcool?
Cabeçote std
Troquei o ponto de ignição
Troquei os giclês pra gasolina
Troquei a bóia do tanque para uma com retorno
Instalei um desborbulhador
Fiz uma linha de retorno
Acho que só isso.
- bleidao
- SUPORTE

- Contato:
Desculpa... tinha entendido o contrário.
Gol Plus 1986 Cinza:
De boa...
Eu tinha um jogo de velas bosch super com 3 eletrodos aqui, na época o mecânico disse que as velas eram ruins pro carro que tinha e falou pra colocar velas de 1 eletrodo só, fiz o que ele pediu mas guardei as velas, hoje depois de anos as limpei e coloquei no carro, melhorou uns 50% do que estava antes, na gasolina o carro ficou mais suave e no gnv parou de falhar o estranho é que a lenta baixou um pouco. Enquanto não compro as de 1 eletrodo só vou usar essas, o código dessas velas é: wr7ltc
Eu tinha um jogo de velas bosch super com 3 eletrodos aqui, na época o mecânico disse que as velas eram ruins pro carro que tinha e falou pra colocar velas de 1 eletrodo só, fiz o que ele pediu mas guardei as velas, hoje depois de anos as limpei e coloquei no carro, melhorou uns 50% do que estava antes, na gasolina o carro ficou mais suave e no gnv parou de falhar o estranho é que a lenta baixou um pouco. Enquanto não compro as de 1 eletrodo só vou usar essas, o código dessas velas é: wr7ltc
- bleidao
- SUPORTE

- Contato:
Essas velas de 3 eletrodos são as que o Bill usava há alguns anos atrás.
Gol Plus 1986 Cinza:
bleidao escreveu:Essas velas de 3 eletrodos são as que o Bill usava há alguns anos atrás.
Dei uma olhada e elas são para motores MI, talvez funcionem bem em conjunto com a bobina do MI também, aqui sem chance de testar porque a minha ignição é de 6 pinos.
- bleidao
- SUPORTE

- Contato:
Eu uso a bobina MI com módulo de 6 pinos e nunca tive problemas.
Gol Plus 1986 Cinza:
bleidao escreveu:Eu uso a bobina MI com módulo de 6 pinos e nunca tive problemas.
é um caso a se pensar então...
E acabou que não comprei nem a es nem a ex, comprei a ngk green mesmo.
- bleidao
- SUPORTE

- Contato:
Hoje em dia quero colocar vela de iridium na minha moto. Não por questão de economia, mas por questão de salto melhor da centelha.
Gol Plus 1986 Cinza:
Mas isso aí não se resolve aumentando o GAP da vela? Já li por aí que tem gente que vai aumentando o gap até o cilindro começar a falhar e esse é o limite que o seu motor vai aguentar.bleidao escreveu:Hoje em dia quero colocar vela de iridium na minha moto. Não por questão de economia, mas por questão de salto melhor da centelha.
Agora se isso vai prejudicar os outros componentes da ignição a longo prazo eu já não sei dizer
e pra fechar, se vai ter um salto melhor da centelha consequentemente você vai ter mais economia.
- bleidao
- SUPORTE

- Contato:
Tudo bem... mas economia seria consequência e não o objetivo principal.
Eu não sabia de aumentar o GAP da vela. Vou pesquisar a respeito.
Eu não sabia de aumentar o GAP da vela. Vou pesquisar a respeito.
Gol Plus 1986 Cinza:
Eu já usei a G Power de paltina... BPR5EGP, e agora estou usando a de Irdium BPR5EIX.
Se eu fosse você colocava as de Iridium.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
São muito caras, 4x o valor das ngk green. Talvez um dia eu coloque para experimentar mas só se estiver com grana sobrando hehe.Rodox escreveu:Eu já usei a G Power de paltina... BPR5EGP, e agora estou usando a de Irdium BPR5EIX.
kkkkkkkkkkkkSCarrilho escreveu:São muito caras, 4x o valor das ngk green. Talvez um dia eu coloque para experimentar mas só se estiver com grana sobrando hehe.Rodox escreveu:Eu já usei a G Power de paltina... BPR5EGP, e agora estou usando a de Irdium BPR5EIX.
Você roda quantos km por ano?
Rodox
Rodox escreveu:kkkkkkkkkkkkSCarrilho escreveu:São muito caras, 4x o valor das ngk green. Talvez um dia eu coloque para experimentar mas só se estiver com grana sobrando hehe.Rodox escreveu:Eu já usei a G Power de paltina... BPR5EGP, e agora estou usando a de Irdium BPR5EIX.
Fiz as contas aqui.. entre 7 e 7,5 mil.
SCarrilho escreveu:
Fiz as contas aqui.. entre 7 e 7,5 mil.[/quote]
Eu rodo agora uns 6.500 km por ano...
Eu espero que essas velas de Iridium que eu comprei durem no mínimo 50.000 km, mas o povo diz que dura de 4 a 5 vezes mais que a comum, mas a NGK disse que é para acompanhar o desgaste do eletrodo e não especificou quanto dura. Mas mesmo que durem a mesma coisa que uma vela comum eu acho que compensa, é o tal do custo vs benefício.
Mas eu gostei muito do desempenho delas em fazer o motor ligar mais fácil na partida a frio e a super estabilidade da marcha lenta.
Rodox
Rodox escreveu:
Eu rodo agora uns 6.500 km por ano...
Eu espero que essas velas de Iridium que eu comprei durem no mínimo 50.000 km, mas o povo diz que dura de 4 a 5 vezes mais que a comum, mas a NGK disse que é para acompanhar o desgaste do eletrodo e não especificou quanto dura. Mas mesmo que durem a mesma coisa que uma vela comum eu acho que compensa, é o tal do custo vs benefício.
Mas eu gostei muito do desempenho delas em fazer o motor ligar mais fácil na partida a frio e a super estabilidade da marcha lenta.
Então, a própria NGK recomenda a green pra quem usa GNV e aqui eu nunca tive problema na primeira partida do dia, mesmo nos dias frios... a única coisa que pega é que como meu carro tem desborbulhador eu tenho que dar a partida 2, 3x até ele e o carburador encherem. No GNV estou fazendo uma média de 10km/m pegando trechos onde fico entre 2 e 3 marchas mais trocentos quebra molas e semáforos... acho que não está ruim.
E outra, eu uso GNV e gasolina comum, teve um tempo que eu trocava as velas todos os anos por precaução, agora estou deixando elas até começarem a ficar ruim de verdade... imagina se eu fizesse isso com as de iridium
Você troca a vela quando o GAP atinge 1,00 mm?
Rodox
Troco por tempo de uso ou quando a vela está muito suja. Acho que nunca troquei vela por desgaste extremo do eletrodo. No GNV a parte de ignição sempre tem que estar impecável.Rodox escreveu:Você troca a vela quando o GAP atinge 1,00 mm?