Galera, tem como mudar meu Gol Furgão AP 1.6 1989 a gasolina para flex?
O que seria necessário para fazer essa mudança? Se ela for possível mesmo.
Transformar Gol AP gasolina em flex.
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Mensagens: 24
- Registrado em: 06 Dez 2015, 20:41
- Carro: Gol Furg 1.6 AP Gas.
Transformar Gol AP gasolina em flex.
Miguel Ibiapina
Gol Quadrado Furgão
Ano: 1989 Tipo: 1.6 AP Combustível: Gasolina
Gol Quadrado Furgão
Ano: 1989 Tipo: 1.6 AP Combustível: Gasolina
Re: Transformar Gol AP gasolina em flex.
Ter até como fazer isso até tem... mas na verdade o carro flex é um pato... não voa direito e nem anda direito, ou seja, ele não rende e nem tem o desempenho que se fosse somente a álcool ou a gasolina, pois a sua taxa de compressão é intermediária, que não é a ideal nem pra gasolina e nem para o álcool.
Então usando gasolina o ponto de ignição será atrasado e então o motor perderá desempenho e rendimento, passando assim a consumir mais gasolina que se ele fosse somente a gasolina.
Se você ainda tiver interessado para converter a flex você vai ter que usar todo o sistema de injeção eletrônica do Gol AP flex, e usar a taxa de compressão do motor AP Flex.
Dizem que os primeiros Gol AP Flex eram beberrões tanto no álcool como na gasolina, ou seja, eram verdadeiros patos!
Então usando gasolina o ponto de ignição será atrasado e então o motor perderá desempenho e rendimento, passando assim a consumir mais gasolina que se ele fosse somente a gasolina.
Se você ainda tiver interessado para converter a flex você vai ter que usar todo o sistema de injeção eletrônica do Gol AP flex, e usar a taxa de compressão do motor AP Flex.
Dizem que os primeiros Gol AP Flex eram beberrões tanto no álcool como na gasolina, ou seja, eram verdadeiros patos!
Editado pela última vez por Rodox em 22 Mai 2018, 09:31, em um total de 2 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Transformar Gol AP gasolina em flex.
Outra problemática é o custo disso... será que compensa mesmo?
E veja que fiz um tópico sobre banguela em carro carburado... com a banguela consegui aumentar a autonomia em 32%:
[DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em 32%
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=39123
E veja que fiz um tópico sobre banguela em carro carburado... com a banguela consegui aumentar a autonomia em 32%:
[DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em 32%
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=39123
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Transformar Gol AP gasolina em flex.
Como fazer a taxa de compressão ficar de Gol AP flex:
- uma das opções seria por o cabeçote do gol 1.6AP Flex e os pistões do Gol 1.6 AP Flex.
Então veja como é caro isso só em peças mecânicas... fora toda as peças da injeção eletrônica Flex.
Como opção para ficar muito bom você poderia ao invés de por o sistema de injeção eletônica do Gol Flex poderia por uma injeção programável, mas vai mais grana nisso.
- uma das opções seria por o cabeçote do gol 1.6AP Flex e os pistões do Gol 1.6 AP Flex.
Então veja como é caro isso só em peças mecânicas... fora toda as peças da injeção eletrônica Flex.
Como opção para ficar muito bom você poderia ao invés de por o sistema de injeção eletônica do Gol Flex poderia por uma injeção programável, mas vai mais grana nisso.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Transformar Gol AP gasolina em flex.
Se for juntar os custos de transformar o motor para flex ou colocar um kit gnv é melhor comprar um carro mais novo com injeção eletrônica monocombustível a álcool ou um gozinho cht 1.6 álcool (que é mais econômico que o cht 1.0).
E acho que o rodox respondeu a sua dúvida.
No mais você pode fazer as seguintes modificações para andar com os dois combustíveis misturados:
1 - colocar um carburador niquelado
2 - decidir em qual proporção vai usar os combustíveis misturados para fazer o cálculo estequiométrico relacionado a regulagem do carburador
3 - colocar um coletor de admissão com aquecimento
4 - trocar a bomba de combustível por uma para carros a álcool
5 - encontrar o ponto de ignição para a nova mistura
6 - trocar a termostática e o cebolão do radiador para carros a álcool
Acho que é isso, o motor a gasolina aceita mais o álcool que ao contrário, o motor a álcool como tem a taxa mais alta pode bater pino e você vai ter que atrasar o ponto. No carro a gasolina com álcool você pode adiantar o ponto e ganhar algum rendimento mas NUNCA rode com mais álcool que gasolina (levando em consideração os 20% que já contém na gasolina).
E acho que o rodox respondeu a sua dúvida.
No mais você pode fazer as seguintes modificações para andar com os dois combustíveis misturados:
1 - colocar um carburador niquelado
2 - decidir em qual proporção vai usar os combustíveis misturados para fazer o cálculo estequiométrico relacionado a regulagem do carburador
3 - colocar um coletor de admissão com aquecimento
4 - trocar a bomba de combustível por uma para carros a álcool
5 - encontrar o ponto de ignição para a nova mistura
6 - trocar a termostática e o cebolão do radiador para carros a álcool
Acho que é isso, o motor a gasolina aceita mais o álcool que ao contrário, o motor a álcool como tem a taxa mais alta pode bater pino e você vai ter que atrasar o ponto. No carro a gasolina com álcool você pode adiantar o ponto e ganhar algum rendimento mas NUNCA rode com mais álcool que gasolina (levando em consideração os 20% que já contém na gasolina).
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Mensagens: 5845
- Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
- Localização: Coromandel - MG
Re: Transformar Gol AP gasolina em flex.
Se ele for carburado, e você quiser usar injeção eletrônica Flex. Tem comprar uma injeção completa 4AVP para AP 1.6.Miguel Ibiapina escreveu:Galera, tem como mudar meu Gol Furgão AP 1.6 1989 a gasolina para flex?
O que seria necessário para fazer essa mudança? Se ela for possível mesmo.
O preço para comprar uma injeção Mi comum (um módulo para motor gasolina e outro para motor álcool) e para comprar uma injeção 4AVP (Flex).
Geralmente é quase o mesmo valor.
Mas isso o preço para comprar, isso porque o preço (mão de obra) para montar é diferente.
Mas se seu motor eu indico que você deixe seu que era originalmente carburado motor com a taxa próxima, a taxa de um AP Flex original. Ou seja, um motor Flex trabalha com 10:1 de taxa, enquanto um AP carburado trabalha com 8,5:1 de taxa, você terá que aumentar a taxa de compressão do seu motor, o que vai ficar caro, assim como disse os amigos acima. Tem várias formas de aumentar a taxa, mas de qualquer jeito é mais um custo, pois, vai ser necessário desmontar o cabeçote.
E também te indico a montar uma injeção Mi mais antiga, para AP 1.6 Gasolina, que não seja flex, o desempenho 3 muito melhor assim como disse o Rodox.
Epara montar uma Mi 1AVP 1.6 Gasolina é bem majs barato.
Existe também a Mi 1AVB 1.6 Gasolina, é mais antiga, mas é melhor porque o módulo já é descodificado, enquanto o AVP é codificado.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Transformar Gol AP gasolina em flex.
Com certeza vale mais a pena colocar injecao MI que fazer o carro flex. Nao tem jeite, eu iria de 1avb pelo problema da chave, que tem imobilizador no 1avp
Ainda um 1.6Mi da bom rendimento so na gasolina, a parati da minha familia e original 2005 1.6 deu ate 16km/L na estrada!!
Ainda um 1.6Mi da bom rendimento so na gasolina, a parati da minha familia e original 2005 1.6 deu ate 16km/L na estrada!!
Estudar e investir, em voce mesmo