Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
jvov2015
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 28 Jun 2016, 18:56
Carro: Parati Surf 1.8 1995

Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?

Mensagem por jvov2015 »

Fala ai galera, boa noite.

Novamente eu enchendo o saco, mas vamos lá, quero um carro do meu jeito e estou correndo atrás e tirando dúvidas com vocês.

Já foram comprados o comando 049g e eu peguei um 2E de um gol GTS que estava no ferro velho (pecado), fui com um mecânico ele avaliou e disse que a recuperação não iria ser difícil, e mandei para a reparação. (Motivo de ter comprado no ferro velho ===> Muitas reclamações desses recentes 2E). Brevemente irei comprar um 4x1.

Tenho uma dúvida sobre o câmbio que devo usar para que o motor fique mais esperto na retomada. Sei que é um carro 8v e que tem uma boa arrancada. Porém eu quero mais, não vou turbinar vai ser aspro quando terminar o trabalho. Gostaria da opinião de vocês de qual câmbio se encaixaria melhor nela, o que já está ou troco pra outro melhor.

Obrigado pela atenção .
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?

Mensagem por João Victor AP »

Bom dia !

Cara, você fez uma boa escolha comprar um 2E antigo, esses carburadores 2E de hoje não são bons como os antigos.

Sobre câmbios, você pode optar pelos câmbios :
*PX = original do seu carro.
*PV = (Gol GTS) câmbio curto com torque em baixa, câmbio do Motor AP 1.8S
*PVB = (Gol GTi) câmbio idêntico ao PV, só que dizem que esse é mais forte, pois, é câmbio do AP 2.0, não sei se é mesmo mais forte.
*PS = (Santana) câmbio mais longo da Volkswagen, com torque apenas em altas rotações.


Veja essa tabelinha aqui que eu tenho :
Imagem

Ali na tabela você pode ver que o PV é igual o PX na 1°, 2°, 3°, mas a 4° e 5° são mais curtas. A PS é a mais longa.
Tudo depende das relações que cada caixa de câmbio tem, quanto maiores os números ali na tabela, mais curtos eles são, e mais torque em baixa rotação elas entregam.
Você também pode preparar uma caixa de câmbio, trocando as engrenagens e assim mudando as relações, deixando mais curto como o PV ou mais longas como o PS.
Já vi muita gente usando câmbio PV com a 5° do PS.

Boa sorte com seu projeto man !
Abraço !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?

Mensagem por bleidao »

Excelente a resposta do João Victor!

Só que vou aqui esclarecer a dúvida dele...

O câmbio PV e o PVB se diferenciam apenas no diferencial. O PV tem a relação maior, que é 4.11. Já o PVB tem o diferencial menor, que é 3.89. Isso dá uma velocidade final maior.

Agora imagine um câmbio PS (mais longo da Volks) com o diferencial 3.89... O verdadeiro 4+E seria, né???

Mas ele existe e, até onde sei, só saiu no Ford Versailles Ghia... O carro era uma máquina e só faltava levantar vôo!

Quanto ao seu câmbio, eu iria de PX mesmo.
Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?

Mensagem por DanielGT »

Se a sua surf for 1.8, e vc usar o PV, vai ser igual o GTS. Mas o mais legal na Minha opinião seria o PX, pq vai ter a 1 a 3 iguais a do PV é a 4 e 5 um pouco mais longas!
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Qual câmbio usar na Parati Surf 1.8 1995 ?

Mensagem por bleidao »

Também iria de PX, que além de ser o original dela, tem uma boa progressão!
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”