Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
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Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Salve Salve galera precisando da dica de vcs qual o melhor olho que posso usar no goletinha visando que quero colocar o MILITEC pra dar aquele grau no bichinho ...
is life too short to be slow
Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Veja as dicas sobre óleo no tópico abaixo sobre Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1). Qual é o ano do seu carro? Eu acho desnecessário usar Militec, usando um óleo bom como por exemplo o Mobil Super Original 20W-50 API SM ou Mobil Super Protection 15W-40 API SM seu motor vai estar superprotegido contra o desgaste. Mas tem que saber o ano do seu carro para saber qual dos dois é o indicado.
Esses óleos são uns dos melhores porque são uns dos poucos que são da classificação API SM, se você não sabe o que é isso veja a explicação no tópico abaixo.
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 19&t=35749
Esses óleos são uns dos melhores porque são uns dos poucos que são da classificação API SM, se você não sabe o que é isso veja a explicação no tópico abaixo.
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 19&t=35749
Editado pela última vez por Rodox em 16 Jun 2016, 10:17, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Agora que vi no seu Avatar que o seu é 1992... se não me engano o recomendado seria o 20W-40, mas como quase não se acha mais esse óleo use o 15W-40. Se o consumo de óleo ficar muito elevado, como acima de 1 litro para cada 1000 km, então use o 20W-50.
Rodox
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- João Victor AP
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Opa !
As dicas do Rodox foram muito legais, e bem explicado !
As dicas do Rodox foram muito legais, e bem explicado !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Vlw João!João Victor AP escreveu:Opa !
As dicas do Rodox foram muito legais, e bem explicado !
Rodox
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Óleo Mineral 20w50 é o ideal!
Gosto da dica do Rodox.
Militec - 1 é top demais! Um avanço na conservação das partes móveis dos motores.
Gosto da dica do Rodox.
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
concordo com o que todos disseram. Ainda farei a experiência, de fazer um motor AP retificado do 0, ou um 0km mesmo, e usar óleo 15w40 nele com militec, imagino que ele fique melhor em altas RPM.
Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Vlw Bleisão!bleidao escreveu:Óleo Mineral 20w50 é o ideal!
Gosto da dica do Rodox.
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Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Daniel... o uso de semissintético não necessariamente precisa fazer o motor do zero.
Você pode simplesmente fazer a limpeza do carter e tacar o óleo pra dentro do motor.
Você pode simplesmente fazer a limpeza do carter e tacar o óleo pra dentro do motor.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Pessoal alguém recomenda alguma marca especifica. Tipo Shell - Esso - Texaco - Castrol - BR
is life too short to be slow
Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Eu recomendo Mobil Super Original 20W-50 - API SM:
Diferenciais
O óleo multiviscoso premium para motor de veículos de passageiros, especialmente formulado para proteção em condições severas.
Vantagens
Protege contra o desgaste em condições como trânsito urbano e temperatura ambiente elevada
Baixo consumo de óleo e alta estabilidade térmica
Detalhes
Tecnologia para proporcionar melhor desempenho.
Produzido com óleos básicos minerais de altíssima qualidade.
Possui aditivos detergentes dispersantes de última geração.
Motores muito mais limpos, menor desgaste e maior desempenho.
A sua excepcional estabilidade térmica e resistência à oxidação reduz ou inibe a formação de borra e depósitos produzidos em altas temperaturas.
Melhor proteção das partes móveis em ampla faixa de temperaturas.
Aplicações: Motores ciclo OTTO (gasolina, etanol e GNV) e tipo FLEX.
Atende ou excede: API SM/SL.
Fonte:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... nal-20w-50
Diferenciais
O óleo multiviscoso premium para motor de veículos de passageiros, especialmente formulado para proteção em condições severas.
Vantagens
Protege contra o desgaste em condições como trânsito urbano e temperatura ambiente elevada
Baixo consumo de óleo e alta estabilidade térmica
Detalhes
Tecnologia para proporcionar melhor desempenho.
Produzido com óleos básicos minerais de altíssima qualidade.
Possui aditivos detergentes dispersantes de última geração.
Motores muito mais limpos, menor desgaste e maior desempenho.
A sua excepcional estabilidade térmica e resistência à oxidação reduz ou inibe a formação de borra e depósitos produzidos em altas temperaturas.
Melhor proteção das partes móveis em ampla faixa de temperaturas.
Aplicações: Motores ciclo OTTO (gasolina, etanol e GNV) e tipo FLEX.
Atende ou excede: API SM/SL.
Fonte:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... nal-20w-50
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Mobil Super Original 20W-50 é um dos poucos óleo que possui a classificação API SM, sendo que a concorrência é API SL apenas, ou seja, SM é um óleo muito superior.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Opa Valeu pela dica já vou providenciar a troca do meu goleta esse óleo.
is life too short to be slow
Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Disponha!leo7l escreveu:Opa Valeu pela dica já vou providenciar a troca do meu goleta esse óleo.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Achei interessante essas informações e resolvi colocar aqui ...
O que significam as siglas nas embalagens de óleo lubrificante?
Quando chega o momento de efetuar a troca do óleo lubrificante sempre aparecem aquelas dúvidas: o que são essas siglas nos rótulos das embalagens? Devo levá-las em consideração quando estiver escolhendo óleo de motor para meu veículo? Realmente, sem a devida orientação pode ficar bem difícil decifrá-las.
Essas siglas codificam algumas características específicas dos óleos. Normalmente no manual do proprietário do seu veículo está indicado qual é a especificação do óleo que vocês deve usar. Existem basicamente 3 especificações com as quais você deve estar atento:
1) Especificação de desempenho – a mais tradicional é a API (Instituto Americano de Petróleo), mas existem especificações européias, como Acea e as respectivas de cada montadora (Para facilitar, essas foram abordadas em outro artigo que pode ser acessado aqui). A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.
Evolução das especificações API ao longo dos anos.
Evolução das especificações API ao longo dos anos.
Para atender às diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos. O código API divide em duas categorias os óleos de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca). Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla os API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão). Finalmente os óleos lubrificantes para engrenagens são os API GL, onde “GL” indica gear lubrificant (lubrificante de engrenagens, em inglês).
A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.
Ainda pela API, para os motores a diesel, os lubrificantes são classificados de CA a CF, CF-4, CG-4, CH-4, CI-4 e CJ-4. O mesmo raciocínio de evolução pode ser empregado nesse caso. A mais recente é a especificação CI-4, que confere desempenho efetivo na proteção do motor à diesel com sistemas de pós-tratamento da exaustão, que demandam ainda mais do lubrificante.
2) Especificação de viscosidade – regulada pela SAE (Society of Automotive Engineers, em português algo como “Sociedade de Engenheiros Automotivos”), consiste num código para facilitar a identificação da viscosidade dos óleos de motor. Viscosidade é uma medida que indica a resistência de um determinado líquido ao escoamento (é só pensarmos no mel e na água. Quem é mais viscoso? O mel, que “se move” mais lentamente). Nessa classificação, há basicamente dois grupos: os monoviscosos (Por exemplo, “30” ou “30w “) e os multiviscosos (por exemplo “10w30”). Os monoviscosos são pouco utilizados em carros hoje em dia, devido à maior capacidade dos multiviscosos de apresentarem menor variação da viscosidade quando se varia a temperatura. Nesses foram introduzidos “aditivos” poliméricos que alteram as propriedades de viscosidade dependendo da temperatura que o óleo está.
Correspondência de temperatura para siglas SAE.
Correspondência de temperatura do ambiente e capacidade de manter a viscosidade adequada na partida para alguns óleos com as siglas de especificação de viscosidade SAE.
O primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente). Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de acioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente fica abaixo de zero com freqüência. O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar corretamente na hora da partida. Na medida que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas. Uma outra forma de entender os óleos multiviscosos é pensar em 20W40 como se fosse um óleo monoviscoso 20 (na partida) que não se afinará mais do que um 40 quando aquecido pelo trabalho do motor.
Para cada motor, o fabricante testa os diferentes tipos de óleo (como os da figura acima) e verifica aquele que melhor se adequa nas suas condições de trabalho. Por isso a importância de seguir exatamente o que diz o manual do proprietário para seu veículo. Na próxima vez que você estiver olhando a tabela comparativa de óleos, note que há óleos com mesma especificação de viscosidade (10w40, por exemplo), mas diferentes especificações API (SJ, SL ou SM).
Para finalizar, colocando em um exemplo, se seu carro requer um óleo SAE 10W40 com API SL, use sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM (para maximizar o desempenho). Você até poderia usar algum óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número eventualmente um pouco maior do que 40, (como o SAE 5W40). Mas nunca deve elevar o primeiro número nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante. Por exemplo, nesse caso não é adequado usar o SAE 20W60, exceto em condições especiais previstas no manual, como após alta quilometragem (normalmente 100.000 km).
3) Base do óleo – A terceira especificação é a base do óleo, que pode ser mineral, sintética ou semi-sintética. Para mais detalhes, leia nosso artigo específico sobre a composição dos óleos.
Re-enfatizamos que que além de conhecer estas especificações é muito importante verificar que tipo de lubrificante é mais indicado para seu veículo no manual do proprietário. É inadequado não seguir as indicações que estão descritas no manual.
O que significam as siglas nas embalagens de óleo lubrificante?
Quando chega o momento de efetuar a troca do óleo lubrificante sempre aparecem aquelas dúvidas: o que são essas siglas nos rótulos das embalagens? Devo levá-las em consideração quando estiver escolhendo óleo de motor para meu veículo? Realmente, sem a devida orientação pode ficar bem difícil decifrá-las.
Essas siglas codificam algumas características específicas dos óleos. Normalmente no manual do proprietário do seu veículo está indicado qual é a especificação do óleo que vocês deve usar. Existem basicamente 3 especificações com as quais você deve estar atento:
1) Especificação de desempenho – a mais tradicional é a API (Instituto Americano de Petróleo), mas existem especificações européias, como Acea e as respectivas de cada montadora (Para facilitar, essas foram abordadas em outro artigo que pode ser acessado aqui). A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.
Evolução das especificações API ao longo dos anos.
Evolução das especificações API ao longo dos anos.
Para atender às diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos. O código API divide em duas categorias os óleos de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca). Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla os API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão). Finalmente os óleos lubrificantes para engrenagens são os API GL, onde “GL” indica gear lubrificant (lubrificante de engrenagens, em inglês).
A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.
Ainda pela API, para os motores a diesel, os lubrificantes são classificados de CA a CF, CF-4, CG-4, CH-4, CI-4 e CJ-4. O mesmo raciocínio de evolução pode ser empregado nesse caso. A mais recente é a especificação CI-4, que confere desempenho efetivo na proteção do motor à diesel com sistemas de pós-tratamento da exaustão, que demandam ainda mais do lubrificante.
2) Especificação de viscosidade – regulada pela SAE (Society of Automotive Engineers, em português algo como “Sociedade de Engenheiros Automotivos”), consiste num código para facilitar a identificação da viscosidade dos óleos de motor. Viscosidade é uma medida que indica a resistência de um determinado líquido ao escoamento (é só pensarmos no mel e na água. Quem é mais viscoso? O mel, que “se move” mais lentamente). Nessa classificação, há basicamente dois grupos: os monoviscosos (Por exemplo, “30” ou “30w “) e os multiviscosos (por exemplo “10w30”). Os monoviscosos são pouco utilizados em carros hoje em dia, devido à maior capacidade dos multiviscosos de apresentarem menor variação da viscosidade quando se varia a temperatura. Nesses foram introduzidos “aditivos” poliméricos que alteram as propriedades de viscosidade dependendo da temperatura que o óleo está.
Correspondência de temperatura para siglas SAE.
Correspondência de temperatura do ambiente e capacidade de manter a viscosidade adequada na partida para alguns óleos com as siglas de especificação de viscosidade SAE.
O primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente). Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de acioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente fica abaixo de zero com freqüência. O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar corretamente na hora da partida. Na medida que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas. Uma outra forma de entender os óleos multiviscosos é pensar em 20W40 como se fosse um óleo monoviscoso 20 (na partida) que não se afinará mais do que um 40 quando aquecido pelo trabalho do motor.
Para cada motor, o fabricante testa os diferentes tipos de óleo (como os da figura acima) e verifica aquele que melhor se adequa nas suas condições de trabalho. Por isso a importância de seguir exatamente o que diz o manual do proprietário para seu veículo. Na próxima vez que você estiver olhando a tabela comparativa de óleos, note que há óleos com mesma especificação de viscosidade (10w40, por exemplo), mas diferentes especificações API (SJ, SL ou SM).
Para finalizar, colocando em um exemplo, se seu carro requer um óleo SAE 10W40 com API SL, use sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM (para maximizar o desempenho). Você até poderia usar algum óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número eventualmente um pouco maior do que 40, (como o SAE 5W40). Mas nunca deve elevar o primeiro número nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante. Por exemplo, nesse caso não é adequado usar o SAE 20W60, exceto em condições especiais previstas no manual, como após alta quilometragem (normalmente 100.000 km).
3) Base do óleo – A terceira especificação é a base do óleo, que pode ser mineral, sintética ou semi-sintética. Para mais detalhes, leia nosso artigo específico sobre a composição dos óleos.
Re-enfatizamos que que além de conhecer estas especificações é muito importante verificar que tipo de lubrificante é mais indicado para seu veículo no manual do proprietário. É inadequado não seguir as indicações que estão descritas no manual.
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Exatamente... e você viu no meu tópico acima que tem o gráfio comparativo de óleos API SE a SM?
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Observe os quadros abaixo, eles comparam a classificação API SE a SJ e API SJ com SL. Imagine que temos inúmeros problemas em um motor. Os quais aparecem em cada ponta dessa teia. Oxidação, depósito no motor, ferrugem, corrosão, desgaste, depósito no pistão e cisalhamento (quando o filme do lubrificante se rompe e provoca o contato das partes de metal):
E o quadro abaixo compara de SE a SM:
E o quadro abaixo compara de SE a SM:
Rodox
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Excelentes informações. Estarei compartilhando porque o que é bom, é para ser compartilhado.
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Valeu Bleidão!
Rodox
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Re: Qual o melhor Oleo a se Usar no Gol AP 1.8
Só não concordo com a afirmação abaixo de que motor com mais de 100.000 km pode usar óleo mais grosso... Se deve corrigir o problema de consumo de óleo trocando anéis ou retentores de válvulas, e não usar óleo mais grosso que pode degastar o motor.
E por fim óleo mais grosso consome mais combustível. Usar um 20W-50 quando se requer 20W-40 tudo bem... mas usar o 25W-60 seria um exagero. Meu carro mesmo está com 225.000 km e ainda usa o óleo especificado no Manual do Proprietário (20W-50).
"Para finalizar, colocando em um exemplo, se seu carro requer um óleo SAE 10W40 com API SL, use sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM (para maximizar o desempenho). Você até poderia usar algum óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número eventualmente um pouco maior do que 40, (como o SAE 5W40). Mas nunca deve elevar o primeiro número nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante. Por exemplo, nesse caso não é adequado usar o SAE 20W60, exceto em condições especiais previstas no manual, como após alta quilometragem (normalmente 100.000 km)".
E por fim óleo mais grosso consome mais combustível. Usar um 20W-50 quando se requer 20W-40 tudo bem... mas usar o 25W-60 seria um exagero. Meu carro mesmo está com 225.000 km e ainda usa o óleo especificado no Manual do Proprietário (20W-50).
"Para finalizar, colocando em um exemplo, se seu carro requer um óleo SAE 10W40 com API SL, use sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM (para maximizar o desempenho). Você até poderia usar algum óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número eventualmente um pouco maior do que 40, (como o SAE 5W40). Mas nunca deve elevar o primeiro número nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante. Por exemplo, nesse caso não é adequado usar o SAE 20W60, exceto em condições especiais previstas no manual, como após alta quilometragem (normalmente 100.000 km)".
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