[ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.

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JuulinxD
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[ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por JuulinxD »

Boa noite Galera, estou com uma Duvida/Problema com meu sistema de aferrecimento.
Tentarei ser breve.
Comecei a notar que pela manha o nivel de agua estava caindo, preocupado levei o carro num mecânico que sempre faz a manutenção do carro, ele falou que era o radiador e o reservatório/tampa.
Troquei tudo inclusive as braçadeiras das mangueiras.
Dias depois reparei que abaixou de novo, retornei e expliquei e ele falou que era ar no motor foi feita a troca da agua e colocado aditivo para saber se tinha vazamento pequeno. Porem nada foi achado então o mesmo me recomendou conversa com um especialista em junta de cabeçote.
Procurei um amigo que meche com retíficas de motores conversei e expliquei tudo que acontecia.
E ele fez os testes:
Retirada de velas para encontra ferrugem,
Nivel do óleo e se havia agua no mesmo.
Viscosidade do oleo.
Tudo normal, ai ele fez o seguinte teste.
Com o carro frio ele destampou o reservatório e ligou o carro e eis a questão a agua voltou tudo ficou no nivel máximo sem completar nada.
Então ele me falou que a agua esta condensando no motor que poderia ser um vácuo e que com o tempo isso ira sumir.
Ai também reparei uma espuma branca/amarela no respiro do oleo.
O mesmo me falou o seguinte.
Seu carro e Álcool e como o combustível contem agua e normal dar esse pouco de espuma no respiro.
Vim pra casa encucado com esse condensando agua !
Alguem já passou por isso ou já viu falar e tem alguma solução ?
Sera e preciso abrir o bloco pra mandar planar o cabeçote ?
Tem uns 4 anos que motor foi retificado, foi antes de eu ganhar o carro.
Obrigado desde já.
Editado pela última vez por JuulinxD em 30 Mai 2016, 20:18, em um total de 1 vez.
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Rodox
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por Rodox »

O teste que se faz para saber se a junta queimou é o teste de vazão de cilindro ou vazamento de cilindro. Veja no vídeo abaixo a explicação sobre essa ferramenta:
Editado pela última vez por Rodox em 28 Mai 2016, 18:47, em um total de 2 vezes.
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por Rodox »

[BBvideo 560,340]https://youtu.be/_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Rodox

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JuulinxD
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por JuulinxD »

Rodox escreveu:O teste que se faz para saber se a junta queimou é o teste de vazão de cilindro ou vazamento de cilindro. Veja no vídeo abaixo a explicação sobre essa ferramenta:
Rodox obrigado pela ajuda desconhecia desta ferramenta irei dar uma procurada por aqui alguem que faça esse teste.

No meu carro foi feito um teste de ar comprimido mais no próprio reservatório onde não foi encontrado vazamentos.

Oque e estranho e só isso da agua retornar totalmente quando liga o carro com a tampa do reservatório aberta.
Mais no mais o carro ta uma coisa de louco,
Não esquenta nada, ventoinha arma cerca de 87°C. No motor não bate nada.
Mesmo sendo a álcool lenta esta regulada em torno de 650 a 690 rpm e o motor nem balança.
Uma pessoa que tem im voyage com o mesmo problema falou que to batendo cabeça atoa pois ele também já procurou arruma e não conseguiu :nop:
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Rodox
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por Rodox »

Com esse teste você terá certeza se a junta de cabeçote está boa.
Rodox

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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por Rodox »

E disponha!
Abraços
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bleidao
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por bleidao »

Fala ai, irmão... baixa tanto assim o liquido? é normal ele aumentar o nível quando liga o motor com a tampa aberta, porque a bomba está funcionando.

Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.

Abraço!
JuulinxD
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por JuulinxD »

bleidao escreveu:Fala ai, irmão... baixa tanto assim o liquido? é normal ele aumentar o nível quando liga o motor com a tampa aberta, porque a bomba está funcionando.

Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.

Abraço!
Beleza parceiro ?!

Então já achei o problema meu carro queimou a junta do cabeçote.
Hoje pela manha achei a espuma branca na vareta de óleo o respiro tava com uns 2kg da espuma, e a tampa também.
Já contaminou tudo amanha vo mandar trocar o filtro de óleo, a junta e pra não ter mais dor de cabeça vo trocar logo a bomba d'agua.
Já troquei o radiador, reservatório, tampa do reserva, e as braçadeiras. Como só um cara sismado já vo trocar também correira dentada e a do alternador, e mais pra frente trocar as mangueiras também, fazer meio que uma retifica superficial ;).

Logo quando vi me assustei, ai já pensei nossa vo ter que mandar planar o cabeçote e redificador o motor. Mas ai meu mecânico logo falou que se o carro não ferveu ( oque realmente não aconteceu ), não e preciso nem planar o cabeçote, mas só saberei dizer isso amanha na hora que abrir e ver realmente o estrago.
Oque estranhei foi como a junta queimou sem o carro ferver ai lembrei que quando peguei o carro ele estava com um vazamento e rodei uns dias antes de arrumar, ai ele falou que isso contribuiu e muito pra queima da junta.

Me falaram de uma junta de alumínio, essa junta realmente e a melhor opção ?

Desde já obrigado a todos ;)
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por Haruji_Sato »

Tu comentou que o cabeçote havia sido feito há algum tempo, será que fizeram o reaperto do cabeçote depois de uns 1000km? Se tava sem o reaperto, há possibilidade do teste de pressão ter forçado a junta e ter "queimado".

Outra possibilidade é se a galeria do cabeçote não corroeu e acabou passando água pela junta, aí vai ter que soldar e plainar.
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cururuh
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por cururuh »

Então seu carro parou de baixar água?
Quanto à borra branca na tampa do óleo, é normal até mesmo em carro à gasolina... O álcool adicionado à ela, faz isso! Só não pode ter essa borra branca na vareta do óleo...
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por bleidao »

Troca a junta e dá aquela revisada no cabeçote. Vê se não apresenta corrosões que possam comprometer a vedação da junta.

Quanto a esse negócio de Plainar só se ferver é balela... o carro pode ter fervido e não precisar e o carro pode não ter fervido e precisar.

Um grande vilão costuma ser a sequencia e torques nas travas do cabeçote.

Fica atento se o seu mecânico segue as instruções contidas na junta.

Abraço!
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por AdrianoSocial »

Haruji_Sato escreveu:Tu comentou que o cabeçote havia sido feito há algum tempo, será que fizeram o reaperto do cabeçote depois de uns 1000km? Se tava sem o reaperto, há possibilidade do teste de pressão ter forçado a junta e ter "queimado".

Outra possibilidade é se a galeria do cabeçote não corroeu e acabou passando água pela junta, aí vai ter que soldar e plainar.
Não existe essa de reaperto para os motores AP, na própria junta, se for uma Sabó pelo menos, já vem a sequencia de aperto e só, não precisa reapertar.

A "outra possibilidade" é bem válida e aconteceu comigo, até hoje passa um pouquinho de água pro óleo por causa de dutos arrombados.
AdrianoSocial
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por AdrianoSocial »

JuulinxD escreveu:
bleidao escreveu:Fala ai, irmão... baixa tanto assim o liquido? é normal ele aumentar o nível quando liga o motor com a tampa aberta, porque a bomba está funcionando.

Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.

Abraço!
Beleza parceiro ?!

Então já achei o problema meu carro queimou a junta do cabeçote.
Hoje pela manha achei a espuma branca na vareta de óleo o respiro tava com uns 2kg da espuma, e a tampa também.
Já contaminou tudo amanha vo mandar trocar o filtro de óleo, a junta e pra não ter mais dor de cabeça vo trocar logo a bomba d'agua.
Já troquei o radiador, reservatório, tampa do reserva, e as braçadeiras. Como só um cara sismado já vo trocar também correira dentada e a do alternador, e mais pra frente trocar as mangueiras também, fazer meio que uma retifica superficial ;).

Logo quando vi me assustei, ai já pensei nossa vo ter que mandar planar o cabeçote e redificador o motor. Mas ai meu mecânico logo falou que se o carro não ferveu ( oque realmente não aconteceu ), não e preciso nem planar o cabeçote, mas só saberei dizer isso amanha na hora que abrir e ver realmente o estrago.
Oque estranhei foi como a junta queimou sem o carro ferver ai lembrei que quando peguei o carro ele estava com um vazamento e rodei uns dias antes de arrumar, ai ele falou que isso contribuiu e muito pra queima da junta.

Me falaram de uma junta de alumínio, essa junta realmente e a melhor opção ?

Desde já obrigado a todos ;)
Trocar correia dentada, tensionador, etc, não é uma retífica superficial, isso tem nome, se chama Manutenção Preventiva.
Procure trocar a correia dentada a cada 50 mil quilômetros e claro, o tensionador também. A bomba dágua você verifica se tem folga ou se ela está pingando por aquele pequeno orifício embaixo dela, se tiver ela já está ruim.
JuulinxD
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por JuulinxD »

AdrianoSocial escreveu:
JuulinxD escreveu:
bleidao escreveu:Fala ai, irmão... baixa tanto assim o liquido? é normal ele aumentar o nível quando liga o motor com a tampa aberta, porque a bomba está funcionando.

Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.

Abraço!
Beleza parceiro ?!

Então já achei o problema meu carro queimou a junta do cabeçote.
Hoje pela manha achei a espuma branca na vareta de óleo o respiro tava com uns 2kg da espuma, e a tampa também.
Já contaminou tudo amanha vo mandar trocar o filtro de óleo, a junta e pra não ter mais dor de cabeça vo trocar logo a bomba d'agua.
Já troquei o radiador, reservatório, tampa do reserva, e as braçadeiras. Como só um cara sismado já vo trocar também correira dentada e a do alternador, e mais pra frente trocar as mangueiras também, fazer meio que uma retifica superficial ;).

Logo quando vi me assustei, ai já pensei nossa vo ter que mandar planar o cabeçote e redificador o motor. Mas ai meu mecânico logo falou que se o carro não ferveu ( oque realmente não aconteceu ), não e preciso nem planar o cabeçote, mas só saberei dizer isso amanha na hora que abrir e ver realmente o estrago.
Oque estranhei foi como a junta queimou sem o carro ferver ai lembrei que quando peguei o carro ele estava com um vazamento e rodei uns dias antes de arrumar, ai ele falou que isso contribuiu e muito pra queima da junta.

Me falaram de uma junta de alumínio, essa junta realmente e a melhor opção ?

Desde já obrigado a todos ;)
Trocar correia dentada, tensionador, etc, não é uma retífica superficial, isso tem nome, se chama Manutenção Preventiva.
Procure trocar a correia dentada a cada 50 mil quilômetros e claro, o tensionador também. A bomba dágua você verifica se tem folga ou se ela está pingando por aquele pequeno orifício embaixo dela, se tiver ela já está ruim.
Quando esta no tempo chama se manutenção preventiva quando você troca sem necessidade e uma já retifica artificial.

Como já havia descrito o problema era na junta mesmo já estava atingindo o primeiro cilindro. Foi feita a limpesa de tudo trocado tudo, filtro de oleo, aditivo, correias dentada e do alternador, bomba d'agua e a junta da tampa da tampa de válvulas também.

Ha causa foi a seguinte, assim que peguei o carro sabia que o motor tinha sido retificado então... O mexanico que montou o motor passou veda juntas nas juntas do cabeçote e na da tampa de válvulas.

Então entupiu vários dutos.

Mas agora tudo solucionado.
Obrigado a todos novamente .
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por AdrianoSocial »

Nunca ouvi falar de "retífica artificial", isso é novidade pra mim.

E que bom que seu problema foi solucionado.
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bleidao
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.

Mensagem por bleidao »

Também nunca chamei manutenção de retífica. Muito menos artificial.

Quando puder, posta para nós os resultados.

Abraço!
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