[ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.
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[ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.
Boa noite Galera, estou com uma Duvida/Problema com meu sistema de aferrecimento.
Tentarei ser breve.
Comecei a notar que pela manha o nivel de agua estava caindo, preocupado levei o carro num mecânico que sempre faz a manutenção do carro, ele falou que era o radiador e o reservatório/tampa.
Troquei tudo inclusive as braçadeiras das mangueiras.
Dias depois reparei que abaixou de novo, retornei e expliquei e ele falou que era ar no motor foi feita a troca da agua e colocado aditivo para saber se tinha vazamento pequeno. Porem nada foi achado então o mesmo me recomendou conversa com um especialista em junta de cabeçote.
Procurei um amigo que meche com retíficas de motores conversei e expliquei tudo que acontecia.
E ele fez os testes:
Retirada de velas para encontra ferrugem,
Nivel do óleo e se havia agua no mesmo.
Viscosidade do oleo.
Tudo normal, ai ele fez o seguinte teste.
Com o carro frio ele destampou o reservatório e ligou o carro e eis a questão a agua voltou tudo ficou no nivel máximo sem completar nada.
Então ele me falou que a agua esta condensando no motor que poderia ser um vácuo e que com o tempo isso ira sumir.
Ai também reparei uma espuma branca/amarela no respiro do oleo.
O mesmo me falou o seguinte.
Seu carro e Álcool e como o combustível contem agua e normal dar esse pouco de espuma no respiro.
Vim pra casa encucado com esse condensando agua !
Alguem já passou por isso ou já viu falar e tem alguma solução ?
Sera e preciso abrir o bloco pra mandar planar o cabeçote ?
Tem uns 4 anos que motor foi retificado, foi antes de eu ganhar o carro.
Obrigado desde já.
Tentarei ser breve.
Comecei a notar que pela manha o nivel de agua estava caindo, preocupado levei o carro num mecânico que sempre faz a manutenção do carro, ele falou que era o radiador e o reservatório/tampa.
Troquei tudo inclusive as braçadeiras das mangueiras.
Dias depois reparei que abaixou de novo, retornei e expliquei e ele falou que era ar no motor foi feita a troca da agua e colocado aditivo para saber se tinha vazamento pequeno. Porem nada foi achado então o mesmo me recomendou conversa com um especialista em junta de cabeçote.
Procurei um amigo que meche com retíficas de motores conversei e expliquei tudo que acontecia.
E ele fez os testes:
Retirada de velas para encontra ferrugem,
Nivel do óleo e se havia agua no mesmo.
Viscosidade do oleo.
Tudo normal, ai ele fez o seguinte teste.
Com o carro frio ele destampou o reservatório e ligou o carro e eis a questão a agua voltou tudo ficou no nivel máximo sem completar nada.
Então ele me falou que a agua esta condensando no motor que poderia ser um vácuo e que com o tempo isso ira sumir.
Ai também reparei uma espuma branca/amarela no respiro do oleo.
O mesmo me falou o seguinte.
Seu carro e Álcool e como o combustível contem agua e normal dar esse pouco de espuma no respiro.
Vim pra casa encucado com esse condensando agua !
Alguem já passou por isso ou já viu falar e tem alguma solução ?
Sera e preciso abrir o bloco pra mandar planar o cabeçote ?
Tem uns 4 anos que motor foi retificado, foi antes de eu ganhar o carro.
Obrigado desde já.
Editado pela última vez por JuulinxD em 30 Mai 2016, 20:18, em um total de 1 vez.
Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
O teste que se faz para saber se a junta queimou é o teste de vazão de cilindro ou vazamento de cilindro. Veja no vídeo abaixo a explicação sobre essa ferramenta:
Editado pela última vez por Rodox em 28 Mai 2016, 18:47, em um total de 2 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
[BBvideo 560,340]https://youtu.be/_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Rodox
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
Rodox obrigado pela ajuda desconhecia desta ferramenta irei dar uma procurada por aqui alguem que faça esse teste.Rodox escreveu:O teste que se faz para saber se a junta queimou é o teste de vazão de cilindro ou vazamento de cilindro. Veja no vídeo abaixo a explicação sobre essa ferramenta:
No meu carro foi feito um teste de ar comprimido mais no próprio reservatório onde não foi encontrado vazamentos.
Oque e estranho e só isso da agua retornar totalmente quando liga o carro com a tampa do reservatório aberta.
Mais no mais o carro ta uma coisa de louco,
Não esquenta nada, ventoinha arma cerca de 87°C. No motor não bate nada.
Mesmo sendo a álcool lenta esta regulada em torno de 650 a 690 rpm e o motor nem balança.
Uma pessoa que tem im voyage com o mesmo problema falou que to batendo cabeça atoa pois ele também já procurou arruma e não conseguiu
Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
Com esse teste você terá certeza se a junta de cabeçote está boa.
Rodox
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
E disponha!
Abraços
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Rodox
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
Fala ai, irmão... baixa tanto assim o liquido? é normal ele aumentar o nível quando liga o motor com a tampa aberta, porque a bomba está funcionando.
Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.
Abraço!
Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.
Abraço!
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
Beleza parceiro ?!bleidao escreveu:Fala ai, irmão... baixa tanto assim o liquido? é normal ele aumentar o nível quando liga o motor com a tampa aberta, porque a bomba está funcionando.
Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.
Abraço!
Então já achei o problema meu carro queimou a junta do cabeçote.
Hoje pela manha achei a espuma branca na vareta de óleo o respiro tava com uns 2kg da espuma, e a tampa também.
Já contaminou tudo amanha vo mandar trocar o filtro de óleo, a junta e pra não ter mais dor de cabeça vo trocar logo a bomba d'agua.
Já troquei o radiador, reservatório, tampa do reserva, e as braçadeiras. Como só um cara sismado já vo trocar também correira dentada e a do alternador, e mais pra frente trocar as mangueiras também, fazer meio que uma retifica superficial ;).
Logo quando vi me assustei, ai já pensei nossa vo ter que mandar planar o cabeçote e redificador o motor. Mas ai meu mecânico logo falou que se o carro não ferveu ( oque realmente não aconteceu ), não e preciso nem planar o cabeçote, mas só saberei dizer isso amanha na hora que abrir e ver realmente o estrago.
Oque estranhei foi como a junta queimou sem o carro ferver ai lembrei que quando peguei o carro ele estava com um vazamento e rodei uns dias antes de arrumar, ai ele falou que isso contribuiu e muito pra queima da junta.
Me falaram de uma junta de alumínio, essa junta realmente e a melhor opção ?
Desde já obrigado a todos ;)
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.
Tu comentou que o cabeçote havia sido feito há algum tempo, será que fizeram o reaperto do cabeçote depois de uns 1000km? Se tava sem o reaperto, há possibilidade do teste de pressão ter forçado a junta e ter "queimado".
Outra possibilidade é se a galeria do cabeçote não corroeu e acabou passando água pela junta, aí vai ter que soldar e plainar.
Outra possibilidade é se a galeria do cabeçote não corroeu e acabou passando água pela junta, aí vai ter que soldar e plainar.
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.
Então seu carro parou de baixar água?
Quanto à borra branca na tampa do óleo, é normal até mesmo em carro à gasolina... O álcool adicionado à ela, faz isso! Só não pode ter essa borra branca na vareta do óleo...
Quanto à borra branca na tampa do óleo, é normal até mesmo em carro à gasolina... O álcool adicionado à ela, faz isso! Só não pode ter essa borra branca na vareta do óleo...
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.
Troca a junta e dá aquela revisada no cabeçote. Vê se não apresenta corrosões que possam comprometer a vedação da junta.
Quanto a esse negócio de Plainar só se ferver é balela... o carro pode ter fervido e não precisar e o carro pode não ter fervido e precisar.
Um grande vilão costuma ser a sequencia e torques nas travas do cabeçote.
Fica atento se o seu mecânico segue as instruções contidas na junta.
Abraço!
Quanto a esse negócio de Plainar só se ferver é balela... o carro pode ter fervido e não precisar e o carro pode não ter fervido e precisar.
Um grande vilão costuma ser a sequencia e torques nas travas do cabeçote.
Fica atento se o seu mecânico segue as instruções contidas na junta.
Abraço!
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.
Não existe essa de reaperto para os motores AP, na própria junta, se for uma Sabó pelo menos, já vem a sequencia de aperto e só, não precisa reapertar.Haruji_Sato escreveu:Tu comentou que o cabeçote havia sido feito há algum tempo, será que fizeram o reaperto do cabeçote depois de uns 1000km? Se tava sem o reaperto, há possibilidade do teste de pressão ter forçado a junta e ter "queimado".
Outra possibilidade é se a galeria do cabeçote não corroeu e acabou passando água pela junta, aí vai ter que soldar e plainar.
A "outra possibilidade" é bem válida e aconteceu comigo, até hoje passa um pouquinho de água pro óleo por causa de dutos arrombados.
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
Trocar correia dentada, tensionador, etc, não é uma retífica superficial, isso tem nome, se chama Manutenção Preventiva.JuulinxD escreveu:Beleza parceiro ?!bleidao escreveu:Fala ai, irmão... baixa tanto assim o liquido? é normal ele aumentar o nível quando liga o motor com a tampa aberta, porque a bomba está funcionando.
Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.
Abraço!
Então já achei o problema meu carro queimou a junta do cabeçote.
Hoje pela manha achei a espuma branca na vareta de óleo o respiro tava com uns 2kg da espuma, e a tampa também.
Já contaminou tudo amanha vo mandar trocar o filtro de óleo, a junta e pra não ter mais dor de cabeça vo trocar logo a bomba d'agua.
Já troquei o radiador, reservatório, tampa do reserva, e as braçadeiras. Como só um cara sismado já vo trocar também correira dentada e a do alternador, e mais pra frente trocar as mangueiras também, fazer meio que uma retifica superficial ;).
Logo quando vi me assustei, ai já pensei nossa vo ter que mandar planar o cabeçote e redificador o motor. Mas ai meu mecânico logo falou que se o carro não ferveu ( oque realmente não aconteceu ), não e preciso nem planar o cabeçote, mas só saberei dizer isso amanha na hora que abrir e ver realmente o estrago.
Oque estranhei foi como a junta queimou sem o carro ferver ai lembrei que quando peguei o carro ele estava com um vazamento e rodei uns dias antes de arrumar, ai ele falou que isso contribuiu e muito pra queima da junta.
Me falaram de uma junta de alumínio, essa junta realmente e a melhor opção ?
Desde já obrigado a todos ;)
Procure trocar a correia dentada a cada 50 mil quilômetros e claro, o tensionador também. A bomba dágua você verifica se tem folga ou se ela está pingando por aquele pequeno orifício embaixo dela, se tiver ela já está ruim.
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Re: [ Dúvida ] Sistema de Aferrecimento.
Quando esta no tempo chama se manutenção preventiva quando você troca sem necessidade e uma já retifica artificial.AdrianoSocial escreveu:Trocar correia dentada, tensionador, etc, não é uma retífica superficial, isso tem nome, se chama Manutenção Preventiva.JuulinxD escreveu:Beleza parceiro ?!bleidao escreveu:Fala ai, irmão... baixa tanto assim o liquido? é normal ele aumentar o nível quando liga o motor com a tampa aberta, porque a bomba está funcionando.
Quando à borra branca na tampa do óleo é normal mesmo.
Abraço!
Então já achei o problema meu carro queimou a junta do cabeçote.
Hoje pela manha achei a espuma branca na vareta de óleo o respiro tava com uns 2kg da espuma, e a tampa também.
Já contaminou tudo amanha vo mandar trocar o filtro de óleo, a junta e pra não ter mais dor de cabeça vo trocar logo a bomba d'agua.
Já troquei o radiador, reservatório, tampa do reserva, e as braçadeiras. Como só um cara sismado já vo trocar também correira dentada e a do alternador, e mais pra frente trocar as mangueiras também, fazer meio que uma retifica superficial ;).
Logo quando vi me assustei, ai já pensei nossa vo ter que mandar planar o cabeçote e redificador o motor. Mas ai meu mecânico logo falou que se o carro não ferveu ( oque realmente não aconteceu ), não e preciso nem planar o cabeçote, mas só saberei dizer isso amanha na hora que abrir e ver realmente o estrago.
Oque estranhei foi como a junta queimou sem o carro ferver ai lembrei que quando peguei o carro ele estava com um vazamento e rodei uns dias antes de arrumar, ai ele falou que isso contribuiu e muito pra queima da junta.
Me falaram de uma junta de alumínio, essa junta realmente e a melhor opção ?
Desde já obrigado a todos ;)
Procure trocar a correia dentada a cada 50 mil quilômetros e claro, o tensionador também. A bomba dágua você verifica se tem folga ou se ela está pingando por aquele pequeno orifício embaixo dela, se tiver ela já está ruim.
Como já havia descrito o problema era na junta mesmo já estava atingindo o primeiro cilindro. Foi feita a limpesa de tudo trocado tudo, filtro de oleo, aditivo, correias dentada e do alternador, bomba d'agua e a junta da tampa da tampa de válvulas também.
Ha causa foi a seguinte, assim que peguei o carro sabia que o motor tinha sido retificado então... O mexanico que montou o motor passou veda juntas nas juntas do cabeçote e na da tampa de válvulas.
Então entupiu vários dutos.
Mas agora tudo solucionado.
Obrigado a todos novamente .
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.
Nunca ouvi falar de "retífica artificial", isso é novidade pra mim.
E que bom que seu problema foi solucionado.
E que bom que seu problema foi solucionado.
- bleidao
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Re: [ Dúvida ]( Resolvido ) Sistema de Aferrecimento.
Também nunca chamei manutenção de retífica. Muito menos artificial.
Quando puder, posta para nós os resultados.
Abraço!
Quando puder, posta para nós os resultados.
Abraço!
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