Motor batendo e morrendo, apos troca de junta

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
IgorT
Membro
Membro
Carro: Gol CHT 92

Motor batendo e morrendo, apos troca de junta

Mensagem por IgorT »

Olá Pessoal!

Bom, estou com um problema grande.. ontem fui inventa de troca a junta do cabeçote do meu Gol CHT, e acho que deu merda, troquei e aproveitei e dei uma descarbonizada, montei tudo certinho só que quando ligo o carro ele faz um barulho muito forte como se tivesse batendo algo! e se eu parar de acelerar ele morre. ai hoje retirei tudo por que pensei que coloquei a junta errada ou montei algo errado, mas nao estava tudo certo, mais o problema persiste. é um barulho como se estive algo batendo no motor, alguém sabe o que pode ser ?

Obrigado desde já!
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Re: Motor batendo e morrendo, apos troca de junta

Mensagem por João Victor AP »

Boa noite Igor !

Depois que você trocou a junta e montou o cabeçote você colocou o Motor no ponto ????
Quando o motor CHT (e outros motores) estão com o ponto errado eles ficam com a marcha lenta abaixo do normal, morre facilmente ao tirar o pé do acelerador, motor fraco, com baixo desempenho, dificuldade de pegar e bate pino facilmente.

O ponto do motor é o momento exato onde a centelha de ignição deve ser lançada na vela.
Se o seu CHT estiver com o ponto correto seu motor trabalha da forma correta e a centelha de ignição vai ser lançado no momento certo.

Qual é o seu CHT ????
É um CHT 1.0 ou 1.6 ???? Álcool ou Gasolina ????

Aqui vai a tabela de graus de todos motores da Volkswagen, Fiat, Ford, Chevrolet, etc : http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf

Lembrando que o CHT de 1992 tem um ponto, o CHT de 1993 tem outro ponto e de um ano para o outro os motores mudam o ponto.

Espero ajudar !
Abraço !
Editado pela última vez por João Victor AP em 29 Fev 2016, 16:57, em um total de 1 vez.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Amigo... você colocou no ponto 0/T do eixo virabrequim, do comando de válvulas e do distribuidor para montar?

Isso está parecendo que está fora do ponto e está batendo pino.
IgorT
Membro
Membro

Mensagem por IgorT »

João Victor AP escreveu:Boa noite Igor !

Depois que você trocou a junta e montou o cabeçote você colocou o Motor no ponto ????
Quando o motor CHT (e outros motores) estão com o ponto errado eles ficam com a marcha lenta abaixo do normal, morre facilmente ao tirar o pé do acelerador, motor fraco, com baixo desempenho, dificuldade de pegar e bate pino facilmente.

O ponto do motor é o momento exato onde a centelha de ignição deve ser lançada na vela.
Se o seu CHT estiver com o ponto correto seu motor trabalha da forma correta e a centelha de ignição vai ser lançado no momento certo.

Qual é o seu CHT ????
É um CHT 1.0 ou 1.6 ???? Álcool ou Gasolina ????

Aqui vai a tabela de graus de todos motores da Volkswagen, Fiat, Ford, Chevrolet, etc : http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf

Lembrando que o CHT de 1992 tem um ponto, o CHT de 1993 tem outro ponto e de um ano para o outro os motores mudam o ponto.

Espero ajudar !
Abraço !
Olá

Acho que é isso.. eu não coloquei no ponto, não entendo muito de motor e sou teimoso fuço em tudo. É CHT 1.0 Gasolina.

Vou pesquisar como fazer isso e vou tentar, se não vou ter que chamar um mecanico :/

Obrigado amigo!
Abraços.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

IgorT escreveu: Olá

Acho que é isso.. eu não coloquei no ponto, não entendo muito de motor e sou teimoso fuço em tudo. É CHT 1.0 Gasolina.

Vou pesquisar como fazer isso e vou tentar, se não vou ter que chamar um mecanico :/

Obrigado amigo!
Abraços.
Boa noite Igor ! Blz ?!

Não tem problemas fazer manutenções e errar, é errando que se aprende, e se nós nunca tentarmos fazer manutenções a gente nunca irá aprender :D .

Colocar no ponto é simples, lembrando que colocar o CHT no ponto é beeem diferente de colocar o AP no ponto.

Colocar o CHT é o seguinte :
Olhe nas polias da direita, em uma delas existe uma reguinha com dentes (tipo uma serrinha) e nessa reguinha existe vários números, esses números são os pontos do motor.
Na polia existe um rasguinho (uma marquinha) esse rasguinho deve ficar no número da reguinha que corresponde ao ponto do seu motor; ou seja, se o ponto do seu motor é 10, o rasguinho deve ficar no 10.
No seu caso o seu motor é um CHT 1.0 Gasolina, então o ponto do seu motor é 10Graus, então coloque esse rasguinho nos 10 graus da reguinha, lembrando que se você passar dos 10 graus você terá que girar a polia novamente em sentido horário, nunca rode a polia no sentido anti-horário. Gire a polia usando uma chave estrela, ou uma chave catraca alongada.
Depois de colocar a polia nos 10 graus você vai mecher no distribuidor.
No pézinho do distribuidor existe um parafuso Sextavado, passe um desengripante nesse parafuso e depois dê uma pancada no parafuso para ele ''acordar e afrouxar'' e assim desaperte com uma chave boca ou estrela.
Retire o cachimbo da bobina, mas é aquele cachimbo que leva a corrente da bobina para o distribuidor, você vai retirar o cachimbo que está conectado em cima da tampa do distribuidor, deixe esse cachimbo com seu contato de frente para qualquer parafuso do carro (pode ser até o parafuso da tampa de válvulas).
Gire a chave e não dê a partida, apenas gire no pós-chave ou meia luz (até ligar as luzes do painel).
Agora você vai fucar de olho naquele cachimbo que eu pedi para você tirar, vá rodando o distribuidor até aparecer uma centelha (Faísca) nesse cachimbo. Quando aparecer essa centelha o motor está no ponto correto, então vá e aperte o parafuso do pézinho do distribuidor.
Agora dê a partida no CHTzão, se o motor ficar pesado de virar, atrase um grau o ponto do motor.

Espero que entenda o que eu disse.
Se não entender, aí vai um vídeo : https://youtu.be/Pmfzl22Vs-E

Espero ajudar amigo !
Boa sorte !
Abraço !
IgorT
Membro
Membro

Mensagem por IgorT »

João Victor AP escreveu:
IgorT escreveu: Olá

Obrigado amigo!
Abraços.
Boa noite Igor ! Blz ?!

Não tem problemas fazer manutenções e errar, é errando que se aprende, e se nós nunca tentarmos fazer manutenções a gente nunca irá aprender :D .

Colocar no ponto é simples, lembrando que colocar o CHT no ponto é beeem diferente de colocar o AP no ponto.

Colocar o CHT é o seguinte :
Olhe nas polias da direita, em uma delas existe uma reguinha com dentes (tipo uma serrinha) e nessa reguinha existe vários números, esses números são os pontos do motor.
Na polia existe um rasguinho (uma marquinha) esse rasguinho deve ficar no número da reguinha que corresponde ao ponto do seu motor; ou seja, se o ponto do seu motor é 10, o rasguinho deve ficar no 10.
No seu caso o seu motor é um CHT 1.0 Gasolina, então o ponto do seu motor é 10Graus, então coloque esse rasguinho nos 10 graus da reguinha, lembrando que se você passar dos 10 graus você terá que girar a polia novamente em sentido horário, nunca rode a polia no sentido anti-horário. Gire a polia usando uma chave estrela, ou uma chave catraca alongada.
Depois de colocar a polia nos 10 graus você vai mecher no distribuidor.
No pézinho do distribuidor existe um parafuso Sextavado, passe um desengripante nesse parafuso e depois dê uma pancada no parafuso para ele ''acordar e afrouxar'' e assim desaperte com uma chave boca ou estrela.
Retire o cachimbo da bobina, mas é aquele cachimbo que leva a corrente da bobina para o distribuidor, você vai retirar o cachimbo que está conectado em cima da tampa do distribuidor, deixe esse cachimbo com seu contato de frente para qualquer parafuso do carro (pode ser até o parafuso da tampa de válvulas).
Gire a chave e não dê a partida, apenas gire no pós-chave ou meia luz (até ligar as luzes do painel).
Agora você vai fucar de olho naquele cachimbo que eu pedi para você tirar, vá rodando o distribuidor até aparecer uma centelha (Faísca) nesse cachimbo. Quando aparecer essa centelha o motor está no ponto correto, então vá e aperte o parafuso do pézinho do distribuidor.
Agora dê a partida no CHTzão, se o motor ficar pesado de virar, atrase um grau o ponto do motor.

Espero que entenda o que eu disse.
Se não entender, aí vai um vídeo : https://youtu.be/Pmfzl22Vs-E

Espero ajudar amigo !
Boa sorte !
Abraço !
Boa noite Amigo!

Obrigado pelas dicas, mas infelizmente não funcionou. eu fiz o seguinte.

Rodei a polia no sentido horário até a marca (risco) da polia ficar no numero dez da regua, minha regua não tem numeração então fiz assim

0<
2>
4<
6>
8<
10>

e coloquei, obs, comecei a contar do lado do alternador e não sei se está certo...
e depois fui, soltei a porca no pé do distribuidor e rodei, até sair a centelha, e apertei. dei partida e o barulho continua, e da uns pipoco muito forte e fica batendo. será que fiz algo de errado ?
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

IgorT escreveu: Boa noite Amigo!

Obrigado pelas dicas, mas infelizmente não funcionou. eu fiz o seguinte.

Rodei a polia no sentido horário até a marca (risco) da polia ficar no numero dez da regua, minha regua não tem numeração então fiz assim

0<
2>
4<
6>
8<
10>

e coloquei, obs, comecei a contar do lado do alternador e não sei se está certo...
e depois fui, soltei a porca no pé do distribuidor e rodei, até sair a centelha, e apertei. dei partida e o barulho continua, e da uns pipoco muito forte e fica batendo. será que fiz algo de errado ?
Cara......o Tonella tem um vídeo onde ele mostra o ponto que cada dentinho da reguinha corresponde, nem precisa ter o número.
https://youtu.be/s5XJCj-OIik

Boa sorte !
Abraço !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Amigão... são 3 os pontos que você deverá colocar.

Ponto da polia do comando de válvulas
Ponto do Volante do motor
Ponto do distribuidor

Todos no PMS
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:Amigão... são 3 os pontos que você deverá colocar.

Ponto do distribuidor

Todos no PMS
Sim, famoso ponto morto superior, hehehehehe.
Mas com aqueles 2 vídeos que eu diise, vai ficar fácil de entender como colocar o CHTzão no ponto.

Na minha opinião, colocar o CHT no ponto é mais fácil do que colocar o AP no ponto, o AP é um pouco mais complicado na minha opinião, mas não é difícil !

:friend:
IgorT
Membro
Membro

Mensagem por IgorT »

João Victor AP escreveu:

Ponto do distribuidor

Todos no PMS
Mas com aqueles 2 vídeos que eu diise, vai ficar fácil de entender como colocar o CHTzão no ponto.

Na minha opinião, colocar o CHT no ponto é mais fácil do que colocar o AP no ponto, o AP é um pouco mais complicado na minha opinião, mas não é difícil !

Eu entendi... coloquei tudo no ponto certo, o barulho diminuiu porem faz um barulho de algo batendo, eu ligo o carro ele fica fazendo um baralho bem acelerado por 5 segundos e morre se eu não acelerar, o que pode ser agora ?
IgorT
Membro
Membro

Mensagem por IgorT »

João Victor AP escreveu:

Ponto do distribuidor

Todos no PMS

Ponto da polia do comando de valvulas OK
Ponto do distribuidor OK
Mais o volante não está, se eu coloco ele na marca simplesmente o carro não pega de jeito nenhum
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

O volante tem que estar no ponto.

Depois só você atrasar um pouco o distribuidor ou adiantar que o carro pega.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:O volante tem que estar no ponto.

Depois só você atrasar um pouco o distribuidor ou adiantar que o carro pega.
:clapclap:
Isso mesmo man.....
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”