Motor Turbo

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Trancado
Avatar do usuário
Fábio Vinícius
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens: 9555
Registrado em: 23 Dez 2006, 02:13
Carro: Saveiro93/Parati GLS
Localização: Caçapava/SP
Contato:

Motor Turbo

Mensagem por Fábio Vinícius »

CONHEÇA UM POUCO SOBRE MOTORES TURBO ALIMENTADOS

O Turbo compressor pode ser instalado na maioria dos veículo, podendo ter sua pressão variando de 0,5 ou 0,7 ( recomendado para carros de rua que tem uso rotineiro ) e de 1,5 ate 3,0 bar de pressão ( praparação " forte" ) carros que possuem uma preparação boa para suportar toda essa "cavalaria", normalmente são carros que já possuem uma cilindrada maior ou que já possuem outras preparações).

O motor turbinado gera um aumento de potência muito grande por volta de 50%, podendo chegar perto até de 100%. No caso desse tipo de adaptação, é uma turbina mas trabalhada, que faz a aspiração da mistura - ar/combustível - para o interior dos cilindros. As turbinas aproveitam energia que seria jogada fora em forma de calor, usando os gases do escapamento para rodar uma turbina, que por sua vez aciona um compressor, que comprime o ar da admissão. O ar da admissão, comprimido, gera mais potência, porque permite que você queime mais combustível por tempo de explosão do motor, e porque ajuda a limpar o motor (a nova carga de ar, comprimida, "explode para fora" os gases remanescentes).

O rendimento de uma turbina (ventoinha) de turbo depende da quantidade de gás passando através dela, e a diferença de pressão através dela. Você pode melhorar o diferencial de pressão da turbina instalando um escapamento com maior capacidade de fluxo que o original.

Instalação:

A instalação da turbina não é bem simples como aspirar um motor, mas conserva as características originais dele.

A turbina é colocada no coletor de escapamento, sendo esse o local mais adequado. Certamente, o turbo é uma ótima opção de quem está querendo aumentar a potência de seu carro, mas como nada é perfeito, a brincadeirinha de fazer seu carro andar mais, sai caro, por exemplo, um Gol, o Kit Turbo, já instalado, sai por volta de R$2.000 reais, só isso , não tem nada de bichices, de ficar recompondo gás, como o nitro, o único gasto depois da instalação é a manutenção, pois o turbo aumenta consideravelmente a temperatura do motor. Com isso é necessário uma melhor atenção na sua conservação.

Fique atento a qualquer vazamento de fluídos de refrigeração, etc. O ar que será aspirado exige uma passagem por um bom filtro de ar. Fique esperto também para a pressão do turbo. É aconselhável e recomendável a utilização de 0,5 Kg de pressão. Assim não se corre o risco de quebra de motor. Mas não pense que é porque você está com 0.5 Kg e achar que seu motor nunca vai quebrar, todos corre o risco, e sair por ai arregaçando, e depois ficar falando:

" - Caramba , eu coloquei só 0.5 Kg e o motor já quebrou ?"

Mas se você é daquelas pessoas que não se contenta com pouco e quer colocar um para - quedas p/ parar seu carro então mete 0.5 Kg p/ cima, digo 1.0 Kg p/ cima, sabendo que acima disso, é preciso um trabalho bem maior para instalar o turbo, e também que o risco de quebra é bem maior. Terá que abrir o motor, ou trocar combustível, deixar a álcool, carburador, etc. Sem contar que ele pode lhe custar muito caro sabendo que não da para legalizar um motor acima de 0.5 Kg, é contra a lei, pois muda as características originais do motor ,claro que não tem só desvantagens de você por 1,7 Kg ou mais de turbo, certeza que você vai ter uma caranga das boas em suas mãos . Vai levar as carangas por ai, fácil, fácil...Mas sempre é bom lembrar que a instalação da turbina é ilegal, como disse, mas não vai logo de cara, sair da oficina e passa espirando do lado da policia. A instalação do turbo é ilegal pois a potência do carro e as características estão sendo mudadas , como os IPVA 's dos carros são baseados nestes dois pontos, a característica e a potência, (e mais um monte de coisa é claro), é obvio que irá haver modificações, é isso é o que fode tudo.

Outro item muito importante é se você realmente sabe dirige um carro turbo , pois você esta aumentando a potência do seu carro, e tem muito playboy por ai , se acaba impolgando e acaba se fudendo feio, se matando, em um carro que gasto uma puta grana , pelo menos tente bater o carro ser fuder a turbina, porque o preju vai ser grande, agora se você é daqueles que acelera na hora certa, tem noção do que faz, então beleza cara, aproveite e ensina os playboy 's a usarem o turbo do jeito que tem que ser usado.

Se você precisa trabalhar e estudar diariamente por exemplo, e também aprecia um maior poder, ou também gosta de participar de rachas noturnos nos fins de semana existem muitas configurações de turbo que você pode escolher de acordo com os seus objetivos. É aconselhável que você peça a opinião de outras pessoas que tem carros turbos.

O que é Turbo?
"O Turbo Compressor adaptado ainda é a melhor solução para aumentar o desempenho. "

"Potência e desempenho semelhantes aos das versões esportivas."

"O bom funcionamento de um turbo adaptado depende tanto da qualidade do kit quanto da mão - de - obra aplicada."

"O grande segredo do turbo está no aproveitamento da energia desperdiçada pelo escapamento dos carros com aspiração natural."
(4 RODAS nº403)

Para que serve os Intercoolers?

O intercooler é um resfriador ar-ar que faz circular internamente o ar comprimido pelo turbo, trocando calor com o ar atmosférico (que circula externamente) e com isso resfriando o ar a ser admitido pelo motor. O uso do intercooler traz vantagens em potência porque a quantidade de ar admitida é ampliada, pois este está mais denso por estar mais frio.

Ele reduz a temperatura do ar de entrada depois que o compressor o comprimiu e aqueceu. Só funciona se o ar puder passar através dele, entrando e saindo por algum lugar.

O intercooler não reduz o índice de vibrações. O que pode acontecer é o ganho de torque e potência propiciar um dirigir mais relaxado, em menor rotação -- exatamente de onde pode surgir vantagem no consumo.

Se o problema for o nível de ruído (muitos o confundem com vibração), revestimentos fonoabsorventes são a solução indicada.

Booster

Equipamento ou sistema desenvolvido para aumentar, por certo período de tempo, a pressão de sobrealimentação de um motor. Seu uso normal seria para aumentar momentaneamente a pressão acima do projetado para o motor, afim de ter potência extra para uma arrancada ou retomada. Mas muitos preparadores preferem fazer motores dimensionados para a pressão de booster, prevendo que o usuário poderá utilizar esta pressão por um tempo prolongado.

Legalizando o Turbo Compressor.

O Turbo compressor pode ser legalizado junto ao DETRAN , o veículo tem que passar por uma bateria de teste que vai avaliar se o veículo não perdeu suas características de segurança, é avaliado a modificações mecânicas e também realizados testes dinâmicos para avaliar a dirigibilidade , frenagem, equilíbrio das suspensões, ruído e emissões de poluente. Esse inspeção pode ser feita em uma oficina credenciado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas ( Inmetro). Mas para fazer os testes, o proprietário precisa levar a nota fiscal de compra de todo equipamento bem como a nota de serviço de instalação.

Fonte: www.nitromotors.com
Trancado

Voltar para “Preparação de Motores”