Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
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Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Fala galera,
To com uma dúvida: Tenho um Gol GTS 1993 a álcool original com ar condicionado, carburador 2E com segundo estágio a vácuo e coletor 4x1. A velocidade final que cheguei nele foi 195km/h no painel e 185km/h no GPS. Essa velocidade está correta pela configuração do carro ou era pra estar andando mais??
Obs: caso consigam visualizar a imagem abaixo, favor ignorar o marcador de temperatura, estava esquentando muito. Troquei a bomba d'água e a válvula termostática e ficou bala hehehehehehe
Valeu galera!!!
To com uma dúvida: Tenho um Gol GTS 1993 a álcool original com ar condicionado, carburador 2E com segundo estágio a vácuo e coletor 4x1. A velocidade final que cheguei nele foi 195km/h no painel e 185km/h no GPS. Essa velocidade está correta pela configuração do carro ou era pra estar andando mais??
Obs: caso consigam visualizar a imagem abaixo, favor ignorar o marcador de temperatura, estava esquentando muito. Troquei a bomba d'água e a válvula termostática e ficou bala hehehehehehe
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
alongue a 4ª e a 5ª marcha pra diminuir a rotação do motor, o cambio do GTS é muito curto, coloque a 4ª e 5 do cambio PX
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Com essa configuração vai aumentar um pouco a velocidade final??
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Eu não sei não, acho que alongar as marchas nesse caso o motor não vai conseguir empurrar até uma velocidade mais alta, a não ser que ele esteja numa decida bem longa.
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
se alongar nao vai ter problema pois ja estao casadas, e alem do mais o ap 1.8 tem força de sobra, até uma relação do cambio PS fica numa boa no GTS
Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
A velocidade máxima do GTS indicada no manual é de 173 Km/h, e foi mais ou menos isso que as revistas especializadas conseguiram (no plano). Assim, seu carro está andando mais do que o indicado pelo fabricante, provavelmente por causa das modificações feitas. Seu velocímetro também está dentro do erro padrão. As medições de GPS são bem confiáveis para fins de velocidade máxima.Felipe Brancati escreveu:Fala galera,
To com uma dúvida: Tenho um Gol GTS 1993 a álcool original com ar condicionado, carburador 2E com segundo estágio a vácuo e coletor 4x1. A velocidade final que cheguei nele foi 195km/h no painel e 185km/h no GPS. Essa velocidade está correta pela configuração do carro ou era pra estar andando mais??
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O câmbio PV do GTS é muito bem escalonado. O GTI usa as mesmas configurações, sendo mais potente. A potência máxima do GTS ocorre por volta de 5600 rpm, exatamente o indicado no seu painel. Se o câmbio for trocado por um mais longo ou mais curto, sem outras modificações mecânicas, a velocidade máxima será menor.
Sem modificações, a única hipótese de um GTS passar dessa velocidade de 185 Km/h é numa descida bem inclinada, ou senão no vácuo de um outro carro, considerando-se a aerodinâmica desfavorável. O resto são lendas, normalmente motivadas por velocímetros desregulados.
Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Num AP 1.8 original o câmbio PS fica bom para economia, não para performance. Nem o AP 2000i consegue empurrar um PS sem modificações. Em hipótese, se o PS fosse o adequado para desempenho, a VW não deixaria de usá-lo no GTI para, na época, tomar o posto de carro mais veloz do Kadett GSI.ZIRAT escreveu:se alongar nao vai ter problema pois ja estao casadas, e alem do mais o ap 1.8 tem força de sobra, até uma relação do cambio PS fica numa boa no GTS
Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Felipe Brancati, você sabe me informar qual a configuração de giglês esta andando nesse Bura 2E a Alcool?Felipe Brancati escreveu:Fala galera,
To com uma dúvida: Tenho um Gol GTS 1993 a álcool original com ar condicionado, carburador 2E com segundo estágio a vácuo e coletor 4x1. A velocidade final que cheguei nele foi 195km/h no painel e 185km/h no GPS. Essa velocidade está correta pela configuração do carro ou era pra estar andando mais??
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Na linha CL e GL com o motor ap 1.8 comum pós 90 vieram com cambio PS, eu tive um voyage CL com cambio PS original e não faltou força, por isso q digo q se colocasse tanto no GTi quanto no GTS ficaria melhor e não precisaria mexer no motor e nem carburador, ainda mais q os esportivos tem mais torque e potencia em relação aos motores convencionais, e portanto ficarai como marcha de economia(overdrive), ao menos se colocasse um diferencial mais longo no cambio PV q alongaria todas as marchas e ainda ficaria bem escalonado e com giro mais baixo dando mais fôlego para o motorMacLeod escreveu:Num AP 1.8 original o câmbio PS fica bom para economia, não para performance. Nem o AP 2000i consegue empurrar um PS sem modificações. Em hipótese, se o PS fosse o adequado para desempenho, a VW não deixaria de usá-lo no GTI para, na época, tomar o posto de carro mais veloz do Kadett GSI.ZIRAT escreveu:se alongar nao vai ter problema pois ja estao casadas, e alem do mais o ap 1.8 tem força de sobra, até uma relação do cambio PS fica numa boa no GTS
Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Não é assim... As impressões pessoais ao volante não correspondem ao desempenho real do carro. A velocidade máxima de um carro é alcançada quando o motor atinge sua potência máxima. E a potência máxima ocorre numa determinada rotação, no caso do GTS, aproximadamente 5600 rpm. Alongar o câmbio fará com que essa rotação não seja atingida, uma vez que as perdas (força de atrito e outras) se igualarão a potência do motor em um momento anterior da curva de distribuição.ZIRAT escreveu:Na linha CL e GL com o motor ap 1.8 comum pós 90 vieram com cambio PS, eu tive um voyage CL com cambio PS original e não faltou força, por isso q digo q se colocasse tanto no GTi quanto no GTS ficaria melhor e não precisaria mexer no motor e nem carburador, ainda mais q os esportivos tem mais torque e potencia em relação aos motores convencionais, e portanto ficarai como marcha de economia(overdrive), ao menos se colocasse um diferencial mais longo no cambio PV q alongaria todas as marchas e ainda ficaria bem escalonado e com giro mais baixo dando mais fôlego para o motor
Não sou da área, mas vamos tentar num exemplo. Digamos que um carro precise de 120 cv para atingir 180 Km/h, e que o motor desse carro desenvolva essa potência a 5600 rpm. Nessa rotação, as perdas se igualam à potência desenvolvida.
Se o câmbio for alongado, os 180 Km/h seriam atingidos numa rotação menor. Digo seriam, porque numa rotação menor o motor do carro estará desenvolvendo menos que 120 cv, isto é, as perdas seriam maiores que a potência. Nesse caso, a rotação aumentará até menos que 180 Km/h, no ponto de equilíbrio entre a menor potência desenvolvida em menor rotação e as perdas mecânicas e outras. Em resumo, faltará motor para o câmbio.
No caso contrário, se o câmbio for encurtado, os 180 Km/h seriam atingidos numa rotação maior. No entanto, ainda que o motor do carro hipotético permita girar mais que 5600 rpm, a partir desse ponto a potência somente diminuirá, isto é, as perdas sempre serão maiores. Isso significa que o motor encherá até os 5600 rpm, porém, devido ao câmbio mais curto, a velocidade nessa rotação será menor e não aumentará, uma vez que a potência já é máxima aí. Em resumo, sobrará motor para o câmbio.
Os engenheiros da VW, já sabendo disso, não aplicaram o câmbio PS ao GTS/GTI, pois o desempenho seria certamente menor, embora pudesse ser gerada uma economia em estrada. O câmbio PV, de relação mais curta, se mostrou muito bem escalonado para os modelos, permitindo a maior velocidade possível em relação aos motores utilizados.
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
então como colocaram o cambio PS no ap 1.8 comum da linha CL e GL, sendo q este tem menos potencia em cv??? Poderia me explicar isso? e os ap 1.6 vieram com cambio PX, q possui as 3 primeiras relações iguais do PV, sendo a 4ª e a 5ª mais longa no PX
Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
O foco da linha CL e GL não era performance, por isso a VW escolheu o câmbio PS (mais longo) para que funcionasse como um 4+E, isto é, a velocidade máxima era atingida em quarta marcha, sendo a quinta somente para economia. O câmbio PX se apresenta como uma opção intermediária entre o PV e o PS, e foi utilizado nos AP 1.6 muito provavelmente porque os testes demonstraram que esse motor não teria torque e potência satisfatórios para empurrar um PS, mesmo se considerando um foco em condução econômica.ZIRAT escreveu:então como colocaram o cambio PS no ap 1.8 comum da linha CL e GL, sendo q este tem menos potencia em cv??? Poderia me explicar isso? e os ap 1.6 vieram com cambio PX, q possui as 3 primeiras relações iguais do PV, sendo a 4ª e a 5ª mais longa no PX
Valeu!
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Mas ainda é possivel trocar a relação da 4ª e 5ª marchas do cambio PV do GTS pra aliviar o alto giro do motor na estrada com a relação do cambio PX e, não ira faltar força no ap 1.8S com essa alteração, pois esta relação usa no ap 1.6 que é mais fraco ainda que o mesmo
Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Correto, porém com a 4ª e 5ª marchas do câmbio PX o GTS perderia em velocidade máxima, ganhando em economia. Como o foco da VW para o GTS era desempenho, o PX não foi utilizado.ZIRAT escreveu:Mas ainda é possivel trocar a relação da 4ª e 5ª marchas do cambio PV do GTS pra aliviar o alto giro do motor na estrada com a relação do cambio PX e, não ira faltar força no ap 1.8S com essa alteração, pois esta relação usa no ap 1.6 que é mais fraco ainda que o mesmo
As relações de marcha são projetadas ou aplicadas conforme o foco que os fabricantes desejam. Existem outros aspectos a serem considerados também, como o ruído interno a velocidades como 100 Km/h. Quanto mais curto o câmbio, maior a rotação em determinada velocidade e, consequentemente, maior o ruído. Esse pode ser um fator tolerável num carro esportivo, mas certamente é desagradável para um carro de série normal. Isso também pode motivar um fabricante a utilizar um câmbio mais longo em determinado modelo, cuja performance não é o principal item desejável.
De fato, há de se considerar que são muitas as variáveis envolvidas nesse processo de escolha. Se os dados de um câmbio forem simplesmente jogados numa calculadora, os resultados serão fantásticos, contudo na vida real existem as forças de atrito e outras fontes de perda de energia que não permitem alcançar tais números.
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Quando tiver o meu GTS alongarei a 4ª e 5ª pela do PX pra ficar com a rotação mais baixa na estrada e com mais economia de combustivel, sem tirar a esportividade na cidade em baixo giro
Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Essa é uma opção bem interessante. Aliada a um up de potência ficaria top. A 6000 rpm daria uns 175 Km/h em quarta, e uns 218 Km/h em quinta. Mas pra essa final você precisaria de uns 200 cv mais ou menos.ZIRAT escreveu:Quando tiver o meu GTS alongarei a 4ª e 5ª pela do PX pra ficar com a rotação mais baixa na estrada e com mais economia de combustivel, sem tirar a esportividade na cidade em baixo giro
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
vai ser com motor original mesmo, vou montar visando a economia somente na estrada e pra diminuir o ruído, muita gente ja fez isso e ficou ótimo.
Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
Com certeza, fica bacana também. O câmbio PV não é dos mais econômicos e silenciosos...
- DanielGT
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Re: Velocidade máxima Gol GTS 1993 (álcool)
se o foco é melhorar a economia em estrada, coloque somente a 5ª do PS e o resto deixe do PV, assim vc tera o mesmo GTS de sempre dentro de cidade onde raramente se coloca a 5ª (dirigindo esportivamente é claro) e terá uma 5ª beeeemmmm longa pra economia na estrada. ou pra ficar melhor escalonado, colocar a 4ª do PX e a 5ª do PS. assim fica: 1ª 2ª e 3ª do PV, 4ª do PX e 5ª do PS. se tivesse um AP 1.8s acho que faria isso =D.