Andei procurando por todo o fórum e não encontrei nada a respeito. Eis que hj me injuriei com o negocio e resolvi meter as caras.
E não é que deu certo?!!!!
Vamos lá... Meu painel da Paratosa 89 marca td certinho, menos o hodômetro. Fui em uma casa especializada em painéis aqui em SBC e adivinha?
quase fui mal educado com o cara pelo preço exorbitante que ele disse. Então, como bom entusiasta, xereta, apaixonado e doido que sou, resolvi meter as caras e fazer eu mesmo e deu certinho. O problema era apenas uma engrenagem que estava fora do lugar por ter trincado sua sede.
Como já percebi que é muito recorrente esse defeito nos painéis dos quadrados, vou deixar aqui exposto pra vocês como eu fiz.
Não é bicho de sete cabeças, só é necessário um pouco de paciência e cuidado (muito cuidado).
1º - Vc vai precisar de algumas ferramentas.
- Alicate de bico (se não tiver, creio que uma pinça funcione)
- Chave de 6mm
- Chave de fenda
- Chave Philips
- Super Bonder. (Vai depender de como estará a situação da engrenagem.)

1º - Retire tudo o que há de carenagem por volta do painel e volante.

Cuidado, muito cuidado com esta, pois quebra com facilidade (como podem ver. RS)
2º - Retire os botões da moldura do painel.

3º - Retire a moldura do painel

4º - Retire o painel, é necessário tirar os conectores na parte inferior, basta pressionar (levemente) as travas e puxar.

Para retirar o cabo do velocímetro é preciso apenas pressionar sua trava. é bem difícil visualizar, mas no tato mesmo dá tranquilo para encontra-la.
5º - Com o painel em mãos, solte os 8 parafusos de 6mm e desencaixe a parte de tras. Cuidado com a placa eletronica pra não danificar.
Não é preciso retira-la pois há espaço de sobra pra fazer o que precisa.

6º - Visualize as engrenagens que fazem o hodômetro funcionar e avalie o estado delas. Verifique se é preciso sua troca ou apenas seu encaixe.

Lubrifique com graxa banca, oleo de maquinas ou algum lubrificante delicado que não resseque o plástico das engrenagens.
Se for preciso a troca de algo, ai sim terá que recorrer a casas de reparo em painéis, mas garanto que será MUITO mais barato do que deixar pra fazer o trampo.
Pronto, remonte tudo com extremo cuidado e seja feliz com seu painel funcionando perfeitamente e sem aquele "rock rock rock rock rock" que fica quando existe algo fora do lugar por ali.
Espero ter iluminado quem precisa de tal reparo no quadrado.
Qualquer duvida da um toque ai!.
Abraço.