Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol Bx 1984

Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

Ola galera sera que compensa eu comprar o intercooler do meu amigo ta so o intercooler http://img.bomnegocio.com/images/07/0794462125.jpg ele que 150 reais eu vou turbinar o golzinho com uma 42/48 rodar com 0,8 de pressao sera que compensa pegar esse intercooler galera ? e as mangueiras pode ser siliconadas ou tem que ser de metal ? abraços
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

tem umas mangueiras azuis, acredito ser de silicone com alguma malha... mas terá um ganho, como a pressão é baixa acredito não te fazer grande diferença... num primeiro momento
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol Bx 1984

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

Ola rodrigo naressi mais sera que compensa pegar esse intercooler ? vai dar diferença nos km ? abraços
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

Km/h ou Km rodados?
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol Bx 1984

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

km/h :crazy:
Editado pela última vez por Luan de lima em 27 Mai 2024, 22:23, em um total de 1 vez.
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

olha... o intercooler vai te resfriar o ar, com isto vai admitir um pouco mais de combustível... torna mais eficiente, reduz a chance de préignição etc... seria interessante ter, caso contrário os carros turbo de fábrica não usaria... mas se teu objetivo é apenas os 200km/h tu consegue acertando a pressão e alimentação...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol Bx 1984

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

Ola Valeu rodrigo vou pensar mais pra frente se vou pegar esse intercooler ai muito obrigado por me ajudar se vc precisar de alguma coisa so falar abraços
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

tranquilo... abraço
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
Danidec
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 334
Registrado em: 05 Mai 2011, 03:32
Carro: Gol 1.9
Localização: Sampa

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Danidec »

Amigo se for montar um kit mais simples e andar com 0,8 ou 1 kg não coloca cooler...vc vai matar seu carro.

Existe sim uma eficiência usar cooler, mas tem q ter um parâmetro correto para q se tenha ganho.

Nesse seu caso só terá perda de potência.

Abs
VW Life Style - Aprecie Sem Moderação !!! |[_]===O===[_]|
This Manga Sucks.... Vw Gol Brasil!
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por MacLeod »

Danidec escreveu:Amigo se for montar um kit mais simples e andar com 0,8 ou 1 kg não coloca cooler...vc vai matar seu carro.

Existe sim uma eficiência usar cooler, mas tem q ter um parâmetro correto para q se tenha ganho.

Nesse seu caso só terá perda de potência.

Abs
Não é bem assim. O intercooler melhora a eficiência de qualquer motor turbo, independentemente da pressão utilizada. No caso citado, certamente a potência aumentaria.
Rodrigo Naressi escreveu:olha... o intercooler vai te resfriar o ar, com isto vai admitir um pouco mais de combustível... torna mais eficiente, reduz a chance de préignição etc... seria interessante ter, caso contrário os carros turbo de fábrica não usaria... mas se teu objetivo é apenas os 200km/h tu consegue acertando a pressão e alimentação...
Exatamente. O problema de se utilizar um intercooler é o custo extra.
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol Bx 1984

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

intao o cara ta pedindo 150 no intercooler dia vou ter que comprar mais 200 das magueiras vai sair mais ou menos 350 reais e eu nao vou ganhar tanta potencia certo acho que vou andar sem o intercooler mesmo Valleu Galera Por Me Ajudarem Aki Abraços A Todos.
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

eu pegaria estes 350 e investiria em freios ou como quer potência, num booster....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
Danidec
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 334
Registrado em: 05 Mai 2011, 03:32
Carro: Gol 1.9
Localização: Sampa

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Danidec »

MacLeod escreveu:
Danidec escreveu:Amigo se for montar um kit mais simples e andar com 0,8 ou 1 kg não coloca cooler...vc vai matar seu carro.

Existe sim uma eficiência usar cooler, mas tem q ter um parâmetro correto para q se tenha ganho.

Nesse seu caso só terá perda de potência.

Abs
Não é bem assim. O intercooler melhora a eficiência de qualquer motor turbo, independentemente da pressão utilizada. No caso citado, certamente a potência aumentaria.
Rodrigo Naressi escreveu:olha... o intercooler vai te resfriar o ar, com isto vai admitir um pouco mais de combustível... torna mais eficiente, reduz a chance de préignição etc... seria interessante ter, caso contrário os carros turbo de fábrica não usaria... mas se teu objetivo é apenas os 200km/h tu consegue acertando a pressão e alimentação...
Exatamente. O problema de se utilizar um intercooler é o custo extra.

Vamos lá de novo.

Discordo totalmente....carro original é uma coisa...carro com kit turbo é outra......tudo depende da forma e necessidade que o motor precisar.

Aposto um carro com quem quiser....num kit básico com pouca pressão um motor sem cooler vai responder muitoooooo melhor que qualquer outro com cooler.

Não adianta refrigerar o ar se não tem motor e força para empurrar.

Isso é física...não palpite.

Experimenta colocar 0,08 ou 1 kg pra ver se empurrar o ar.....certamente a pressão q entrará será em torno de 0,04 / 0,06 pra dentro do motor...sendo assim um carro com 0,08 atropela um carro com cooler nessas condições.

Abs
VW Life Style - Aprecie Sem Moderação !!! |[_]===O===[_]|
This Manga Sucks.... Vw Gol Brasil!
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por MacLeod »

Danidec escreveu:Vamos lá de novo.

Discordo totalmente....carro original é uma coisa...carro com kit turbo é outra......tudo depende da forma e necessidade que o motor precisar.

Aposto um carro com quem quiser....num kit básico com pouca pressão um motor sem cooler vai responder muitoooooo melhor que qualquer outro com cooler.

Não adianta refrigerar o ar se não tem motor e força para empurrar.

Isso é física...não palpite.

Experimenta colocar 0,08 ou 1 kg pra ver se empurrar o ar.....certamente a pressão q entrará será em torno de 0,04 / 0,06 pra dentro do motor...sendo assim um carro com 0,08 atropela um carro com cooler nessas condições.

Abs
Isso não existe. A única hipótese em que um intercooler prejudicaria o funcionamento do turbo é exatamente ao contrário do que você disse, isto é, um motor com bastante fluxo e pressão num intercooler muito pequeno (restritivo). Um motor com 0,8 ou 1 bar de pressão, com um intercooler grande só tem a ganhar.

No entanto, uma coisa está certa. É questão de física.
Depois de sair do compressor o ar passa por um intercooler, esse é responsável por resfriar o mesmo, a motivação desse processo é a seguinte: uma vez que o ar está a uma pressão, a equação dos gases (lembram do velho PV = nRT? rsrs) nos diz que se o gás está com em um mesmo volume, com a mesma pressão, e a temperatura abaixa, obviamente a massa de ar terá que aumentar, já que o R da equação é uma constante, na prática isso faz o motor admitir uma massa ainda maior de ar, ou seja, alem da pressão, o motor vai admitir mais ar (em termos de massa) o que também é significativamente importante para o aumento da potência.

Fonte: http://f1visaotecnica.wordpress.com/201 ... tor-turbo/
Isso também funciona nos motores diesel...
Pode-se dizer que o intercooler é um grande aliado das turbinas, já que ele praticamente resolve um problema que pode comprometer a eficiência do funcionamento do propulsor. O turbo tem a função principal alimentar melhor o sistema de ar que entra nos cilindros do motor. Entrando mais ar para dentro dos cilindros, se tudo estiver em perfeita ordem, ou seja, bomba injetora sem problemas, bicos injetores devidamente calibrados, motor com folgas de válvula devidamente calibradas, boa compressão dos cilindros, isso resultará em maior potência.

O único senão, para o bom funcionamento do motor, é o turbocompressor alimentar os cilindros com ar quente. Se o ar introduzido sob pressão estiver muito quente , fica pobre em oxigênio e expande suas moléculas, o que faz com que ocupe muito espaço na câmara de combustão prejudicando a queima ideal do combustível.

O intercooler foi criado exatamente para compensar essa eventualidade. Quando o ar quente proveniente do turbocompressor, passa aquecido pelo seu interior ele é imediatamente arrefecido. Isso aumenta a sua oxigenação, reduz sua massa e, conseqüentemente, permite a entrada de maior quantidade de ar nos cilindros.

O resultado dessa operação é a perfeita queima do combustível proporcionando maior potência e torque ao motor. Portanto, a função básica do intercooler é trocar o ar quente, pobre em oxigênio, por ar frio, rico em oxigênio.

Fonte: http://www.clubedodiesel.com.br
É simples...
À medida que vai sendo comprimido, o ar vai ficando mais quente, o que significa que ele perde densidade e não tem como se expandir tanto durante a combustão. Isso significa que a mistura não tem como gerar tanta potência ao ser inflamada pela vela de ignição. Para que o compressor funcione com eficiência máxima, o ar comprimido que sai dele precisa ser esfriado antes de entrar no coletor de admissão. O responsável por este processo de resfriamento é o intercooler, um resfriador de ar. Existem duas concepções básicas de intercooler: os intercoolers ar/ar e os intercoolers ar/água. Ambos funcionam exatamente como um radiador, com o ar ou a água resfriada pelo sistema de arrefecimento passando através de um sistema de canos ou tubos. À medida que sai do compressor o ar quente encontra os canos mais frios e vai sendo esfriado também. A redução da temperatura do ar aumenta a sua densidade, o que resulta na admissão de uma mistura mais densa dentro da câmara de combustão.

Fonte: http://carros.hsw.uol.com.br/supercompressores.htm
Se as fontes citadas não são suficientes, um estudo feito na USP pode resolver o problema:
10. Conclusão

Quando se compara um motor aspirado e um com sobrealimentação, para uma mesma cilindrada menor, a vantagem é superior para a segunda opção, pois há um ganho de potência e torque além do aumento de rendimento. Foi mostrado também que o ganho á ainda maior no motor equipado com intercooler, devido a um ar resfriado (de maior densidade) que entra na câmara de combustão, o que garante uma melhor queima do combustível.

Fonte: http://sites.poli.usp.br/d/pme2600/2008 ... 3_2008.pdf
Ainda, pode-se citar duas preparações do conceituado Best Cars Web Site, com a exata "baixa pressão" mencionada anteriormente. A primeira, feita numa Saveiro 1.8 com 1 bar de pressão:
Existem outros pontos a ser revistos em sua preparação. O ganho em usar intercooler seria considerável: aumenta a potência (já que a mistura entra mais densa) e protege o motor contra detonação, permitindo uma curva de ignição mais avançada e uma taxa de compressão mais alta. Resultado: mais potência e menor consumo.

Fonte:http://bestcars.uol.com.br/cp-savtu.htm
A segunda, num Gol GTS também com 1 bar de pressão:
O uso do intercooler aumentaria em aproximadamente 7% a potência, ou cerca de 12 cv. Intercooler para o Gol chega a custar apenas R$ 100, o que propicia uma ótima relação de R$ 8 por cv ganho, além de também reduzir os riscos de detonação, justificando plenamente sua adoção.

Fonte: http://bestcars.uol.com.br/cp-2gols.htm
Desse modo, a não ser que estejamos falando de hipóteses absurdas, como um intercooler gigantesco numa pressão ridícula (bem menor que 0,5 bar), não há como negar que a maior eficiência trazida pelo equipamento em questão resulta em maior torque e potência. Se o custo do intercooler compensa, ou vale a pena comprar outro item, já é uma outra história.

Até mais!

Mac
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol Bx 1984

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

Valeu galera acho que vou ver um dinhero e vou pegar um intercooler pequeno mesmo Muito obrigado galera abraços a todos
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

heheh rendeu um bom movimento o tópico... em resumo... num ap tu tens a turbina, um tubo de uns 20cm até a mufla, instalando o intercooler, vamos supor ao lado do radiador, tu vai ter um volume das mangueiras mais o interior do intercooler... tu turbina vai atingir a pressão normalmente, o que vai mudar é o lag, pois o volume de ar dentro de 20cm de mangueira é bem menor que o sistema de intercooler... se for o intercooler grande que vai na parte de baixo do parachoque dai o volume fica bem maior... apenas o lag vai aumentar...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol Bx 1984

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

Aham Deu Uma Movimentada boua acho que vou pegar um pequeno mesmo acho que vou instalar um booster tambem pra rodar no dia a dia abraços
Proprietário de um GOL LS 1986.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

beleza...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por MacLeod »

Se o intercooler estiver bem dimensionado ao resto do sistema, o aumento do turbo lag é desprezível, e facilmente compensado pelo aumento da eficiência proporcionado. No entanto, devem ser evitados os intercoolers desproporcionais, isto é, projetos mal feitos. Um intercooler de um motor grande, rodando com turbo em alta pressão, não será adequado para um motor pequeno, com baixa pressão, e vice versa. No primeiro caso (excesso), o turbo lag seria aumentado desnecessariamente, enquanto no segundo caso (falta), o ar não seria refrigerado suficientemente, e ainda poderia haver restrição do fluxo.

O ideal é que você verifique com um bom preparador qual o tipo e tamanho adequados de intercooler para o seu conjunto.
Luan de lima
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 11 Ago 2013, 13:50
Carro: Gol Bx 1984

Re: Duvida Compensa Intercooler No Ap ?

Mensagem por Luan de lima »

aham eu falei com o japones ele falou que aquele intercooler pequenho da conta do recado
Proprietário de um GOL LS 1986.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”