painel de instrumentos inferior

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
claytonalta
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2011, 19:02
Carro: gol 90/ gl 1.8
Localização: Rio de Janeiro

painel de instrumentos inferior

Mensagem por claytonalta »

Bom pessoal , vou postar aqui um passo a passo bem fácil pra vcs fazerem um painelzinho de instrumentos bem simples que vcs podem colocar abaixo do tablier ou usarem pra outras coisas, esse aqui por exemplo eu estou fazendo para colocar em um trator, então não vou encapá-lo com napa como eu fiz no meu bode
você vai precisar de:
-1 compasso ( o bom é aquele que vc pode travar no diâmetro que vc quer )ou um paquímetro ( pode ser aqueles plásticos que vendem nas lojas de ferragens )
-1 talhadeira estreita e bem afiada ou uma serra copo de 52mm,
-1 base de madeira aonde vc possa bater ou serrar
Imagem
-1 lima meia-cana para vc acertar a furação ( dispensável se vc usar a serra copo ou se vc tiver uma micro-retífica )
Imagem
-1 tesoura de chapas e no meu caso 1 martelo tbm...
Imagem
-1 retalho de chapa ( quanto mais fina mais fácil de fazer, porém mais "frágil" pode ficar seu conjunto, escolha uma forte que vc consiga dobrar )
Imagem
e, logicamente o manômetro aqui será a vítima de hoje que usei só pra ilustrar
Imagem
primeiro faremos um gabarito para termos a noção do espaço ou do tamanho do painel que precisamos ( nesse caso aqui ele precisaria ter exatamente 18cm de largura por 7cm de altura e acomodar 2 instrumentos
Imagem
pois bem, vamos colocar o gabarito na chapa e marcar( lembrando que devemos deixar espaço nas bordas pois ainda iremos virá-las
Imagem
feito isso vamos acertar a marcação dos cantos e linhas com um esquadro, e esticar as linhas até a borda que deixamos
Imagem
aqui marcamos 1cm (ou mais , depende do tamanho da borda que vc vai querer, vc pode fazer até uma "caixa" basta deixar a borda maior, mas tbm será maior o trabalho na hora de dobrá-la)
Imagem
após dobrar todos os cantos é só meter a tesoura de chapas e recortar ( ou vc tbm pode ter a paciência do mestre YODA e recortar com a talhadeira caso não tenha a tesoura :mrgreen: ..
Imagem
feito isso obteremos esse resultado ( na chapa , não na barriga...)já com as bordas que dobraremos marcadas
Imagem
agora vamos dividi-la
Imagem
cada metade também será dividida, a fim de acharmos o centro exato para marcarmos a furação, ao fazer isso dê um ponto com um prego ou um punção para que o paquímetro, compasso ou até mesmo a serra copo que vc vai usar não fique "passeando"
Imagem
agora vamos medir o diâmetro para a furação, como os instrumentos tem 52mm vamos marcar um raio de 26mm a partir do ponto que demos e marcar a furação( faça isso em ambos os lados )
Imagem
marcados os furos, seja com a talhadeira , ou com a serra copo,nos alvos à frente; fogo a vontade :bum:
Imagem
se vc não economizou na serra copo, vc não vai precisar limar os furos e ir testando até o manômetro se encaixar como uma luva, pois o furo vai estar certo...( bom... não foi o meu caso :verg: ) e vc tbm não precisa prender no torno pois é bem fácil de limar pois mesmo que vc use uma chapa mais grossa a lima estando boa vc segura com a mão...
Imagem
aí vc terá algo semelhante à isto:
Imagem
Imagem
após furar o outro lado recorte as bordas para vc poder dobrar
Imagem
dobre as bordas com um alicate tendo paciência o suficiente ( lembra do que eu falei sobre a chapa grossa? agora vc vai saber se escolheu a certa...)
Imagem
ou se vc tiver um torno apoie usando um pedaço de barra chata na marcação que vc fez para dobrar
Imagem
agora acerte as quinas e desamasse qualquer coisa que vc vá achar que não ficou legal antes de encapar
Imagem
nesse caso ele foi pintado pois é para colocar em uma máquina , mas lembro que vc pode encapar
Imagem
Imagem
assim como fiz no que coloquei no meu carro, porém antes de encapar prenda duas cantoneiras para vc poder fixar no painel
Imagem

bom pessoal, é só um norte para quem pensa em fazer um painelzinho pra dar um destaque no possante , ou até pra quem quer fazer outra coisa que envolva dobraduras em metal, pois com paciência e um pouco de talento se conseguem muitas coisas...
um grande abraço
---------------------------------------------------
Imagem
O tartaruga ninja...
Avatar do usuário
Marcelo 91CHT
Membro
Membro
Mensagens: 251
Registrado em: 03 Mai 2013, 17:49
Carro: 1.6 CHT 91 GASOLINA

Re: painel de instrumentos inferior

Mensagem por Marcelo 91CHT »

Show de bola!
Valeu por atender o pedido !
Com as fotos e legenda assim pra dar algo errado agente tem q se esforça muito! hahaha
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: painel de instrumentos inferior

Mensagem por Rodrigo Naressi »

bacana iniciativa....
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”