[AP] Relação de Câmbio -
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
- thigiardini
- Membro
- Mensagens: 147
- Registrado em: 23 Mai 2011, 00:55
- Carro:
- Localização: sao paulo
[AP] Relação de Câmbio -
1.1 – Relação de Cambio VW
PA - 4 Marchas (motor 1500)
PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
PN - 4 marchas (1,6L longo)
PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
PR - 5 marchas (motor AE 1600)
PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88)
PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
Relações série "P" 5 Marchas
Vamos lá:
PV e PVB: relação (dentes):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)
PS:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,79:1 (34/19)
3ª - 1,13:1 (34/30)
4ª - 0,83:1 (29/35)
5ª - 0,68:1 (26/38)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PX:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11
PA - 4 Marchas (motor 1500)
PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
PN - 4 marchas (1,6L longo)
PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
PR - 5 marchas (motor AE 1600)
PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88)
PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
Relações série "P" 5 Marchas
Vamos lá:
PV e PVB: relação (dentes):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)
PS:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,79:1 (34/19)
3ª - 1,13:1 (34/30)
4ª - 0,83:1 (29/35)
5ª - 0,68:1 (26/38)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PX:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11
- darkbado
- Membro
- Mensagens: 260
- Registrado em: 01 Set 2012, 00:17
- Carro: Gol GT 86
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Re: [AP] Relação de Câmbio -
thigiardini escreveu:1.1 – Relação de Cambio VW
PA - 4 Marchas (motor 1500)
PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
PN - 4 marchas (1,6L longo)
PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
PR - 5 marchas (motor AE 1600)
PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88)
PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
Relações série "P" 5 Marchas
Vamos lá:
PV e PVB: relação (dentes):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)
PS:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,79:1 (34/19)
3ª - 1,13:1 (34/30)
4ª - 0,83:1 (29/35)
5ª - 0,68:1 (26/38)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PX:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11
Cara queria muito saber o tipo do meu Gol GT 86, porém ali tem o PP do GT 4 marchas e o meu é 5...
Sabe me dizer qual é o modelo e se for é o do GTS?
(Ex)Gol GT 1.9 1986
(Ex)Pointer GTI 1994
(Ex)Gol City 1.6 G6
(Ex)Pointer GTI 1994
(Ex)Gol City 1.6 G6
- bikerboy18
- Membro
- Mensagens: 187
- Registrado em: 06 Ago 2012, 11:36
- Carro:
- Localização: mongaguá sp
Re: [AP] Relação de Câmbio -
darkbado escreveu:thigiardini escreveu:1.1 – Relação de Cambio VW
PA - 4 Marchas (motor 1500)
PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
PN - 4 marchas (1,6L longo)
PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
PR - 5 marchas (motor AE 1600)
PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88)
PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
Relações série "P" 5 Marchas
Vamos lá:
PV e PVB: relação (dentes):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)
PS:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,79:1 (34/19)
3ª - 1,13:1 (34/30)
4ª - 0,83:1 (29/35)
5ª - 0,68:1 (26/38)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PX:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11
Cara queria muito saber o tipo do meu Gol GT 86, porém ali tem o PP do GT 4 marchas e o meu é 5...
Sabe me dizer qual é o modelo e se for é o do GTS?
dark no seu cambio entre o motor e o respiro está a sigla dele, olhe umas fotos de cambio na net e verá aonde fica exatamente fica, da uma limpada no seu e verifique! abrçs
- darkbado
- Membro
- Mensagens: 260
- Registrado em: 01 Set 2012, 00:17
- Carro: Gol GT 86
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Gente obrigado por me ajudar ai consegui finalmente identificar o meu modelo de cambio... É um PV... porém queria saber qual o cambio mais longo, seria o PS?bikerboy18 escreveu:darkbado escreveu:thigiardini escreveu:1.1 – Relação de Cambio VW
PA - 4 Marchas (motor 1500)
PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
PN - 4 marchas (1,6L longo)
PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
PR - 5 marchas (motor AE 1600)
PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88)
PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
Relações série "P" 5 Marchas
Vamos lá:
PV e PVB: relação (dentes):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)
PS:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,79:1 (34/19)
3ª - 1,13:1 (34/30)
4ª - 0,83:1 (29/35)
5ª - 0,68:1 (26/38)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)
PX:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11
Cara queria muito saber o tipo do meu Gol GT 86, porém ali tem o PP do GT 4 marchas e o meu é 5...
Sabe me dizer qual é o modelo e se for é o do GTS?
dark no seu cambio entre o motor e o respiro está a sigla dele, olhe umas fotos de cambio na net e verá aonde fica exatamente fica, da uma limpada no seu e verifique! abrçs
(Ex)Gol GT 1.9 1986
(Ex)Pointer GTI 1994
(Ex)Gol City 1.6 G6
(Ex)Pointer GTI 1994
(Ex)Gol City 1.6 G6
-
- Membro
- Mensagens: 148
- Registrado em: 02 Nov 2012, 22:43
- Carro: Gol GTS
- Localização: CUIABÁ MATO GROSSO
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Ae pessoal, alguém já trocou o casal das engrenagens da 4ª e 5ª marcha do cambio PV para o PX?
-
- Membro
- Mensagens: 27
- Registrado em: 05 Fev 2013, 20:43
- Carro: Gol 93 CHT
- Localização: Sao Sebastiao do Paraiso - MG
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Bom pessoal, meu carro tinha motor 1000, agora ele esta com motor 1.6 cht, estou achando q ele esta com as relaçoes muito curtas, de 5º nao passa de 150 enfiando o pé, e qualquer subida mais forte, tenho que voltar marchas, entao gostaria de saber se existe a possibilidade do cambio dos 1000 ser um pouco mais curto, e assim fazer meu carro fikar sem final?!
Se sim, tem como eu trocar engrenagem da 4º e 5º pra ele ter um pouco mais d final!?
Obrigado!
Se sim, tem como eu trocar engrenagem da 4º e 5º pra ele ter um pouco mais d final!?
Obrigado!
- alspatrick
- Membro
- Mensagens: 3
- Registrado em: 11 Jan 2013, 19:56
- Carro:
Re: [AP] Relação de Câmbio -
meu gl 1990 tem p PS e eu acho ele muito curto...mas vi em outros foruns que este é o mais longo...ai num entendi mais nada
-
- Membro
- Mensagens: 27
- Registrado em: 05 Fev 2013, 20:43
- Carro: Gol 93 CHT
- Localização: Sao Sebastiao do Paraiso - MG
Re: [AP] Relação de Câmbio -
alspatrick escreveu:meu gl 1990 tem p PS e eu acho ele muito curto...mas vi em outros foruns que este é o mais longo...ai num entendi mais nada
bom cara, de acordo como vc disse que seu cambio eh o PS, ele eh o mais curto, soh comparar a relaçao das marchas dos outros modelos de cambio, e me diga, onde fika escrito o modelo do cambio? pois ateh hj eu nao descobri o meu, se puder postar uma foto eu agradeço!
flw..
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Galera, o câmbio PS é sem dúvida o mais longo! Só pra exemplificar, a 6200 rpm, com pneus 185/60/R14, as velocidades máximas seriam essas:
1ª - 48 Km/h
2ª - 92 Km/h
3ª - 146 Km/h
4ª - 198 Km/h
5ª - 242 Km/h
Câmbio PS num carro preparado é top!
1ª - 48 Km/h
2ª - 92 Km/h
3ª - 146 Km/h
4ª - 198 Km/h
5ª - 242 Km/h
Câmbio PS num carro preparado é top!
- Glaucio Silva-Missões RS
- Membro - 1.8
- Mensagens: 1086
- Registrado em: 06 Ago 2009, 17:11
- Carro: Não Tenho
- Localização: Santo Ângelo - RS
Re: [AP] Relação de Câmbio -
qual o câmbio do ap 1.6 88 ?
Gol ap 1.6 bielão
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... iel%C3%A3o
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... iel%C3%A3o
-
- Membro
- Mensagens: 27
- Registrado em: 05 Fev 2013, 20:43
- Carro: Gol 93 CHT
- Localização: Sao Sebastiao do Paraiso - MG
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Ainda nao achei o lugar onde identifico o meu cambio! me ajudem, postem uma foto mostrando por favor..!
- bikerboy18
- Membro
- Mensagens: 187
- Registrado em: 06 Ago 2012, 11:36
- Carro:
- Localização: mongaguá sp
Re: [AP] Relação de Câmbio -
AugustoShoother escreveu:alspatrick escreveu:meu gl 1990 tem p PS e eu acho ele muito curto...mas vi em outros foruns que este é o mais longo...ai num entendi mais nada
bom cara, de acordo como vc disse que seu cambio eh o PS, ele eh o mais curto, soh comparar a relaçao das marchas dos outros modelos de cambio, e me diga, onde fika escrito o modelo do cambio? pois ateh hj eu nao descobri o meu, se puder postar uma foto eu agradeço!
flw..
negativo, vcs estao confundindo, seguindo o manual de cambios da vw o cambio PS é o mais longo da linha AP longitudinal, mais o cambio pode ter a sigla PS e suas engrenagens trocadas por outras.... acontece mais doq vcs imaginam! longo tbm é o PVD de santana! px vem depois , é longo mais nem tanto, o resto é "standart"
- bikerboy18
- Membro
- Mensagens: 187
- Registrado em: 06 Ago 2012, 11:36
- Carro:
- Localização: mongaguá sp
Re: [AP] Relação de Câmbio -
AugustoShoother escreveu:Ainda nao achei o lugar onde identifico o meu cambio! me ajudem, postem uma foto mostrando por favor..!
augusto, olhando no carro montado, fica na reta do cabeçote, ou seja, atras do cabeçote, olhe com uma lanterna, qdo a carcaça do cambio começa a descer é la, vc vai seguindo, entre o motor e cambio, bem no inicio , digita no google imagens, sigla cambio vw ap ou algo assim que vc vera algumas imagens
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Nem sempre o problema é no câmbio. Se o carro não passa de 150 Km/h porque está no limite de giros talvez um câmbio mais longo ajude. No entanto, se o carro está a 150 Km/h antes do limite de giros provavelmente falta é motor e não câmbio.AugustoShoother escreveu:Bom pessoal, meu carro tinha motor 1000, agora ele esta com motor 1.6 cht, estou achando q ele esta com as relaçoes muito curtas, de 5º nao passa de 150 enfiando o pé, e qualquer subida mais forte, tenho que voltar marchas, entao gostaria de saber se existe a possibilidade do cambio dos 1000 ser um pouco mais curto, e assim fazer meu carro fikar sem final?!
Se sim, tem como eu trocar engrenagem da 4º e 5º pra ele ter um pouco mais d final!?
Obrigado!
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Se as engrenagens aguentar a potência do carro preparado sem dúvidas, más prefiro trocar todas as engrenagens por engrenagens sapinhoe colocar a famosa 0,64 na quinta pra ver o limpador de para-brisa subir com o vento!!!MacLeod escreveu:Galera, o câmbio PS é sem dúvida o mais longo! Só pra exemplificar, a 6200 rpm, com pneus 185/60/R14, as velocidades máximas seriam essas:
1ª - 48 Km/h
2ª - 92 Km/h
3ª - 146 Km/h
4ª - 198 Km/h
5ª - 242 Km/h
Câmbio PS num carro preparado é top!
PS é um excelente câmbio más não para carro preparado.
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Não é assim... Depende do que se considera um "carro preparado", uma vez que esse conceito inclui desde, por exemplo, um motor com 10 cv a mais de potência até uma reconstrução total do veículo. O tópico é sobre câmbio original VW e este sempre suporta uma margem de potência extra, sem quebrar. O PS pode ser perfeitamente utilizado em muitas preparações mais comuns.andrezaao escreveu:Se as engrenagens aguentar a potência do carro preparado sem dúvidas, más prefiro trocar todas as engrenagens por engrenagens sapinhoe colocar a famosa 0,64 na quinta pra ver o limpador de para-brisa subir com o vento!!!
PS é um excelente câmbio más não para carro preparado.
Todavia, toda preparação mais avançada sempre vai requerer um câmbio customizado. Não há sentido em se modificar um carro por completo e esperar que um câmbio original suporte os novos parâmetros.
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Isso ai no último paragrafo vc disse tudoMacLeod escreveu:Não é assim... Depende do que se considera um "carro preparado", uma vez que esse conceito inclui desde, por exemplo, um motor com 10 cv a mais de potência até uma reconstrução total do veículo. O tópico é sobre câmbio original VW e este sempre suporta uma margem de potência extra, sem quebrar. O PS pode ser perfeitamente utilizado em muitas preparações mais comuns.andrezaao escreveu:Se as engrenagens aguentar a potência do carro preparado sem dúvidas, más prefiro trocar todas as engrenagens por engrenagens sapinhoe colocar a famosa 0,64 na quinta pra ver o limpador de para-brisa subir com o vento!!!
PS é um excelente câmbio más não para carro preparado.
Todavia, toda preparação mais avançada sempre vai requerer um câmbio customizado. Não há sentido em se modificar um carro por completo e esperar que um câmbio original suporte os novos parâmetros.
-
- Membro
- Mensagens: 27
- Registrado em: 05 Fev 2013, 20:43
- Carro: Gol 93 CHT
- Localização: Sao Sebastiao do Paraiso - MG
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Entao, mais o meu carro era motor 1000, ai um antigo dono dele colocou um motor 1.6 cht, ai eu acho que nao foi trocada a caixa de cambio, entao acho que ainda esta a caixa do 1000, pq eu acho curta.., por isso gostaria de saber a sigla do meu cambio pra eu saber se há diferença grande entre a caixa do 1000 e a do 1.6 orginal!MacLeod escreveu:Nem sempre o problema é no câmbio. Se o carro não passa de 150 Km/h porque está no limite de giros talvez um câmbio mais longo ajude. No entanto, se o carro está a 150 Km/h antes do limite de giros provavelmente falta é motor e não câmbio.AugustoShoother escreveu:Bom pessoal, meu carro tinha motor 1000, agora ele esta com motor 1.6 cht, estou achando q ele esta com as relaçoes muito curtas, de 5º nao passa de 150 enfiando o pé, e qualquer subida mais forte, tenho que voltar marchas, entao gostaria de saber se existe a possibilidade do cambio dos 1000 ser um pouco mais curto, e assim fazer meu carro fikar sem final?!
Se sim, tem como eu trocar engrenagem da 4º e 5º pra ele ter um pouco mais d final!?
Obrigado!
Obrigado.
Re: [AP] Relação de Câmbio -
Augusto, não conheço do assunto, mas pelo que li a caixa do 1.0 é bem mais reduzida do que a do 1.6, o que pode limitar realmente a velocidade final, mas também existem outros fatores.