Gol 2100

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drlins
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Gol 2100

Mensagem por drlins »

Então...estou entre a cruz e a espada. Turbo ou Aspro rs. Mas já decidi que vou de aspirado no momento pq para um turbo só quero fazer muiito bem feito e 100% forjado.

Configuração hoje do meu carro:

GTi 92 2000

Comando 274º
Bobina MI
Dimensionado 4x1
Escape 2"
Gasolina

Já faz raiva a muita gente.

Meu motor já está canecano e fuma em alguns casos tipo arrancada em troca de marcha e paw. Meu vira já tem 1mm no mancal e 0,75mm na biela. Resumindo: Está morto. Gosto do câmbio do meu carro e não penso em trocar no momento.

Tenho um preparador SHOW DE BOLA. O cara é amigão e quem sabe é ele. Contudo gosto de juntar informações e montar um projeto bacana. O que ele sugeriu:

Pistão de Monza 86mm
Valvula de Monza
Trabalho no cabeçote ( Dutos e Angulação de valvula )
Taxa 13,5
Etanol
Vira 2.0 ( como vou ter que trocar o vira, qual botar? )

Essa configuração da quase um 2200 não? Li alguns casos que falam de aquecimento mas ele promete nada disso acontecer.

Consumo? Tem idéia?

Injeção? Le original...como vai se comportar?

Quais melhorias posso fazer a mais no cabeçote?

Abraços.
GOL GTi 92 2.0
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André Pinheiro
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Re: Gol 2100

Mensagem por André Pinheiro »

Fala cara ...

Bom como vc mencionou quem sabe é seu preparador, pois tenho uma tese: " Faça o que quem vai preparar sabe e esta acostumado" caso contrário, pode vir aquela desculpa ... Se tivesse feito como eu te falei tinha dado certo, entende ???

Bom ... Eu iria de pistões de Monza faze II, pois tem 84,8 mm pois deixam ainda uma boa espessura entre cilindros, o meu é assim, não quiz por o de 86 mm, achei que seria d+, pois o carro é para rua domesticado. Tem a opção do 85 mm de Falcon, alias vai ser o que vou fazer quando for abrir o meu, pois esses pistões são muito leves ( 290 grs contra 370 grs dos 84,8 mm ) além de ter pinos tb mais leves e anéis mais finos o que melhora a subida de giros.
Vira pode usar qualquer um de 2.0, não precisa ser forjado não, ai vc alivia e balanceia o conjunto todo, vai ter um caro girador mesmo sendo um 2.0 com RL desfavorável.
Cabeçote é isso mesmo, válvulas 41 x 35 de Monza com 3 angulos de sede ( 30º/45º/60º ) e um trabalhos nas válvulas tb com os mesmos angulos aonde ela assenta na sede. Vc pode tornear a haste da válvula aonde não pega na guia, de 8 mm para 7 mm, tudo isso facilita o fluxo do ar, ok ...
Taxa deixaria com 14,5:1, o meu esta assim e não tenho problemas de detonação com álcool de posto, 13,5:1 é bem conservador !!!
Sobre sua injeção, creio que deveria por uma programável, pois esse motor vai exigir mais combustível em médias rpm do que o seu, pois vai mudar muito a faixa de troque, e ai não vai ter como acertar na sua. Hoje existem programáveis para aspirado com um excelente custo, por exemplo uma Mega custa 600,00 já prontinha com chicote e preconfigurada, pense nessa possibilidade !!!
Escape acredito que vai dar restrição, pois 2" é indicado para carros de até 130 cv e o seu vai passar muito disso, acredito que uns 160 cv com esse comando e se quizer mais um comando tipo 290º cairia bem, pois não é tão agressivo e vc pode comprar um com lob de 109º que deixa a lenta rasoável. O meu é um 290º inkanderian com 109º de lob, 12 de levante e com a weber faz 6,0 km/l de boa. Escape de 2'1/4 seria o ideal com dois abafadores de pouca restrição !!!
Agora o meu projeto é injetar e por os pistões de falcon, e acredito se der tudo certo va ficar na mesma faixa de consumo e mais fortinho um pouco, algo perto dos 185 cv !!!

Procure umas rodas leves que vai casar bem com o seu conjunto, pois faz muita diferença !!! Já que não quer mudar o seu cambio, se estivéssemos perto vc poderia ver o que um cambio escalonado pode fazer !!!

No cabeçote peça para quem for fazer não abrir muito os dutos, pois isso faz perder velocidade e o preenchimento da camara fica prejudicado, no máximo tirar as arestas e equalizar o fluxo. Tuxos mecanicos com pastilhas por baixo e uma boa vedação das válvulas, e molas com um pouco mais de carga, pronto vai ter um carro girador e com segurança.

Poderia por tb uma ingnição melhor, tipo MSD e uma bobina Blaster, com velas BR8ES para suportar a taxa maior, pois como o módulo capacitivo, vai queimar muito melhor, e terá uma lenta melhor alem do torque mais evidente em baixas rpm.

O resto é acerto e os cuidados na montagem, torqueamento, folgas corretas e acerto da alimentação.

Bom amigão... Veja ai o que pretende e vai postando os resultados

Abração
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drlins
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Re: Gol 2100

Mensagem por drlins »

Valeu André.

Fui em outro preparador aqui e chiou os pistões de 86mm.... e falou que só vai de 83,5 ou então uns 84mm Box forjado por dizer que aguenta. Fiquei meio assim.

É um carro pro dia-a-dia... por isso fico meio #tenso pois minha esposa utiliza vez por outra o carro.

Falou que pelos cálculos o carro fica com 2050cc aproximadamente com esses pistões (83,5) é verdade? Vou tentar fazer o calculo.

Tens algum video do 2100 andando?
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Lupi Stertz
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Re: Gol 2100

Mensagem por Lupi Stertz »

eu estou montando o meu com vb 2.0 e pistões de 85mm de falcon, vira 2099cil, esses pistões tem a vantagem de serem mais leves e tal, mas nao suportam taxas acima do 13,5:1, acima disso começam as quebras de canaletas, cabecote comn valvulas de 41*33,5 ja saoi o suficiente, pistoes ate 85mm pode ir tarnquilo, acima disso começa a queimar junta, montamos uma saveiro aqui com esses pistoes e ja ficou campea metropolitano e o cara chega a rodar 4000kms com ela pra ir pra corridas
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Re: Gol 2100

Mensagem por drlins »

Acredito que o cara não ai querer fazer mesmo! 86mm já desisti também. Que osso.
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André Pinheiro
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Re: Gol 2100

Mensagem por André Pinheiro »

Lupi Stertz escreveu:eu estou montando o meu com vb 2.0 e pistões de 85mm de falcon, vira 2099cil, esses pistões tem a vantagem de serem mais leves e tal, mas nao suportam taxas acima do 13,5:1, acima disso começam as quebras de canaletas, cabecote comn valvulas de 41*33,5 ja saoi o suficiente, pistoes ate 85mm pode ir tarnquilo, acima disso começa a queimar junta, montamos uma saveiro aqui com esses pistoes e ja ficou campea metropolitano e o cara chega a rodar 4000kms com ela pra ir pra corridas
Fala irmão ...

Cara acho que vc deu azar então, pois já vi vários carros com pistão de Falcon e taxa de 14,5:1 ou mais ainda e sem problemas de quebra. Tem muito preparador de aspirado, conheço uns 4 e vi montagem dos carros pessoalmente que usam taxa alta e sem quebras. Acredito que para uso urbano vai bem tb taxa de 13,5:1, mas o ideal seria na faixa mesmo de 14,5:1.

Drlins... Pode ir tranquilo nesses pistões, pois isso é receita antiga, se quiser forjado terá que ir de IAPEL ou IASA, pois os outros forjados são muito pesados. Agora se quiser fazer um basicão sem adaptações e dores de cabeça, compra um jogo de pistões originais KS 83,5 mm última medida e seja feliz, pois eles te darão 2032 cc contra 2106 dos de Falcon, só que muito mais fácil e sem grande diferença, pois são menos de 4% de diferença de volume, que para um carro de rua domesticado cai bem.
Quanto a esquentar, só se for mau feito, pois o meu já rodou 25.000 km de transito e estrada e sem surpresa.

http://www.youtube.com/watch?v=HA7RLZTpMQQ, um video do 0 a 100 dele.

Abração
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Re: Gol 2100

Mensagem por drlins »

André, muito bacana mesmo o motorzin ficou!!

Valente.

Parabéns. Surgiu uma oportunidade e vamos lá. O cara tinha uma saveiro fez o carro andou 8mil km e vendeu com a mecânica original e tirou o outro motor.

Comando Crane 286
Bielas Audi T 144mm
Pistões Rossi box 84mm
Cabeçote Standard ( comprou zero na VW )
Vira com 025. 92,8 de curso

R$ 3.000,00

Que acha? Motor fechado e pronto ele falou.

Valeu. Abraço.
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André Pinheiro
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Re: Gol 2100

Mensagem por André Pinheiro »

Cara acho que esta bom o preço, se for fazer o que ele tem vai gastar muito mais é só fazer as contas :
Comando R$ 900,00
Bielas R$ 800,00 usadas
Pistões R$ 1200,0

Só ai já deu o valor ... Manda bala !!!! E outra não vai ter que esperar é só por no carro e depois fazer um cabeçotinho melhor.

Verifica a taxa, e o resto como esta, se estiver tudo ok é só alagria. Mais verifique bem, pois motor usado sabe como é !!!

Vc vai mmontar do geito que esta ou vai abrir e verificar se tem bronze arranhado, conferir folgas e dar um trato no cabeçote ( vedação, guias e etc ... ) ???

Abração
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Re: Gol 2100

Mensagem por drlins »

O preço está bacana mesmo mas 50% da graça é montar o seu projetinho e tal hehe.

Se eu pegar vou abrir sim. Dá uma olhada direitinho e paw.

Acho que acrescento também um volante aliviado o ruim é que como o motor ta montado não vou querer tirar vira pra balancear o conjunto :X
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André Pinheiro
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Re: Gol 2100

Mensagem por André Pinheiro »

Que tal ??? Comprou o motor mesmo ???
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Re: Gol 2100

Mensagem por drlins »

Ainda não!!! Estou pensando seriamente em fazer o meu com a receitinha de pistão de falcon que vc passou. Tá punk pra parar o carro pra fazer o serviço pois estou só com ele. Vou começar a comprar as peças a partir do dia 20. AH bateram na frente do meu carro. A mulher foi da ré no PUG 207 e já era! :X ...
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Re: Gol 2100

Mensagem por drlins »

André...

Estava pensando em arrancar minha injeção fora e colocar uma Pandoo Pulser para gerenciar a parte de comb/ar e deixar a ignição original colocando um Throttle. O que achas?

Pensei num 4 cornetas ou até 2 mesmo isso no motor 2100 com cabeçote 2.0 só com dutos. vlw
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Re: Gol 2100

Mensagem por drlins »

Blocante 80% desses baratinhos será que rola pra um rachão aqui???

Anda na cidade de boa...viajando devagar?
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Daniel Silveira
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Re: Gol 2100

Mensagem por Daniel Silveira »

Bom dia,
Tentarei reutilizar o tópico, se não tiver respostas criarei um novo.

Possuo um GTi 8v, mecânica original está apenas com um comando 027.7, uma 4x1, cabos de vela MSD e bobina MSD SS. Gostaria de fazer uma preparação leve nada exagerado para participar das provas 201m aspirado dianteira. Não entendo de mecânica, gostaria de fazer um aspro 2.1, trocar injeção, bicos e o que for preciso para ter um bom desempenho. Comprei os bicos de astra flex porém ainda não instalei. Minhas dúvidas são as seguintes quais pistões usar, monza, iapel, falcon? Cabeçote o que preciso fazer? Sendo que pretendo deixar o carro a alcool. Injeção Fueltech, mi?

A ideia é apenas ter conselhos e sugestões, lembrando que não pretendo passar o carro pra turbo por isso quero deixar 2.1.

Abraço!
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André Pinheiro
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Re: Gol 2100

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Daniel ...
Cara ... vc pode fazer muita coisa depende do bolso. Para usar esses bicos de Astra flex não pode pensar em uma preparação muito forte pois esses bicos não darão conta.
Se tiver alguma capital disponível faria assim:

Pistões iapel 85 mm cabeça plana, pois são leves e sem adaptações, throttle body 40 mm, FT 200 e bicos de 50 lbs, cabeçote trabalhado nas sedes e válvulas basicão com taxa de 14,5:1 e um comando 284º/290º, isso bem acertado vai dar trabalho pra muita gente e fica bom para uso civilizado. Acredito que chegue nos 180 cv o que é excelente para um carro de rua.

Agora tem que ter quem saiba acertar o seu conjunto, isso é fundamental. Existem macetes de montagem que um bom preparador pode fazer e deixar o seu carro muito bom.
Existem formas de baratear o upgrade, só que da trabalho e a diferença de custo não é grande.
Aspirado bom tem que ser aliviado e balanceado e como vai fazer o seu motor são itens fundamentais, ok ...

Posta ai as suas dúvidas para poder ajudar, pois tem muita coisa a se fazer ( motor, taxa, suspensão, cambio, peso x potencia e etc... )

Abração
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Re: Gol 2100

Mensagem por Daniel Silveira »

André,
obrigado pela ajuda, então cara não pretendo passar muito dessa potência que você comentou, algo proximo 180~200cv, os bicos de astra flex nesse caso dariam conta ou teria que trocar? Sobre a fueltech essa FT200 é o modelo antigo? Ainda tem pra venda ou só usada?
Sobre a caixa de marcha continua original eu aliviei o volante do motor, esqueci de comentar a cima. Sobre o peso do carro eu prezo muito a originalidade do carro então não pretendo fazer alivio de peso o GTi é como um membro da familia não quero modificar seu interior nem exterior, apenas mecânica. Outra coisa que me preocupa é a bomba, isso eu não entendo nem um pouco, vejo o pessoal comentando que tem 3 bomba de GTi, outros de mercedes não faço a minima ideia do que é bom ou ruim. O Virabrequim e biela continuo com as originais? Comando tem marca que você indica?


Abração e valeu!
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André Pinheiro
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Re: Gol 2100

Mensagem por André Pinheiro »

Cara ... 180 - 200 cv é muita coisa heim !!! Se for em algo mais tradicional chega nos 150 cv, para 200 cv o seu carro vai ficar ruim para uso urbano. FT200 já é o modelo novo da Fueltech para aspirados, existem outras opções de programáveis ai vai de quem vai instalar a sua, pois o melhor dos mundos é vc comprar o que o seu preparador esta acostumado, entende ???
Bomba a sua da conta, o que vc comentou é para carros turbos ou preparações pesadas aspro. Os bicos vc terá que comprar outros pois os de Astra só alimentam até uns 140 vc.
Quando falei de relação peso x potencia foi pelo fato de muitos amigos usarem rodas pesadas, som e etc ... Ai o bicho fica pesado e consequentemente a pegada diminui.

Eu mandava aliviar as bielas, comprava os pistões iapel 85 mm e mandava balancear o conjunto dinamicamente e estáticamante, vc vai sentir muita diferença. Iria tb de um módulo capacitivo MSD 6AL-2 que melhora muito a queima e te dará economia, alem do troque que é perceptível com esse módulo.
O cambio mais curto ajuda, vc pode fazer como o meu que é um PV com 3º, 4º e 5º de gol mil 16V e diferencial de 3,89, ai o seu cambio vai ficar quase igual ou GTI 16V, não foi a toa que os engenheiros da VW desenvolveram esse cambio para o carro gol mais potente que foi fabricado. Com as marchas originais vc vai ter que ter muita potencia para o seu motor empurrar em regimes mais altos.

Bom cara ... vai postando suas dúvidas ai, mas lembre-se que tudo começa por um bom preparador ok ...
Um aspirado bem feito não leva desaforo de turbo kit mortadela não, e de todos os meus carros o que mais me deixa feliz é o meu 2.1 aspiradão huhahuahuhauh

Abração
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Re: Gol 2100

Mensagem por André Pinheiro »

Só para vc se basear: O meu tem muita coisa e cheguei a satisfatórios 175 cv !!! To pesnsando em por umas trotlle bodies e instalar uma FT 200 ai acho que consigo mais uns 15 cv.
Não li se vc tem escapamento o ideal para a sua receita é diametro de 2" 1/4, mais perde velocidade dos gases e menos restringe.
Buchas de PU e barras estabilizadoras superior e inferior vai ajudar bem na tração e amortecedores com maior carga serão bem vindos. Se precisar de contatos para comprar tenho alguns, além de poder te passar especificações do que comprar, ok ...

Abração
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Re: Gol 2100

Mensagem por Daniel Silveira »

André,
cara deixa eu primeiro agradecer, tipo tenho tudo na cabeça mas tava bem confusão já esclareceu varias duvidas! Então vamos por parte, o carro eu pretendo usar na rua e nas pistas, mas na verdade eu já tenho feito isso participo das arrancadas catarinense tenho um Fire 1.0 pro dia-a-dia por isso não me importo tanto quanto ao consumo quero é diversão. Comprei os bicos do astra ontem, novinho acho que o jeito é vender então.. Qual você indica e quanto custa em média? Escapamento, atualmente meu carro possui uma 4x1 e na saída dela tem um Y onde eu tenho uma saída por flange e outra saída que fica o escapamento original, antes eu possuía um cano reto, mas por estética tirei, pq o escape dava no meio do parachoque... A suspensão é toda original o que eu fiz foi corta a mola dianteira e instalar as molas do 307 na traseira deu uma altura legal. Som no carro não gosto, gosto é som do motor.. Pneu to usando 195/50/15 aros futuras.

Eu gosto muito de carro turbo, mas prefiro aspirado, e como pretendo deixar o carro um o máximo original quero deixar aspro mesmo. Sem falar a embaralhada do aspirado que é linda demais.

Valeu!
Daniel Silveira
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Re: Gol 2100

Mensagem por Daniel Silveira »

Ah esqueci de falar, eu costumo ir em duas oficinas de preparação aqui em floripa a PAVIMI e a GARAGE55, tem bastante tradição nas arrancadas catarinense. E a injeção é aquela antiga do GTi quero trocar pra fueltech. O cambio acho que fica original mesmo. Categoria que eu participo é em 201m e tem tempo limite de 9.9s de pista + reação. Eu fiz na ultima etapa o tempo de 10.010 de pista com o carro mecânica passada acima. Com a minha reação ficaria em 2º colocado no meio de 30 e poucos carros, mas acabou quebrando e tive que abandonar a etapa e esse tempo foi treino.

Abraço!
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