[DISCUSSÃO]Aquecimento do alcool - FOTOS em 02/02/2012

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

[DISCUSSÃO]Aquecimento do alcool - FOTOS em 02/02/2012

Mensagem por Bill »

Caros,

Beleza ???

Estive vendo uma discussão que apareceu no site dos opaleiros http://www.amigosdoopala.com.br/forum/i ... 984.0.html, lá estavam discutindo sobre as melhoras que o aquecimento do alcool proporciona ao motor, melhor desempenho e economia ....
Pelo o que vi essa temperatura não pode passar de 78º, então fiz um esquema para aquecer o alcool antes dele entrar no bura, comprei um cano de combustível do fusca, não é de cobre, mas vale como teste, enrolei ele na mangueira superior do radiador, assim ele aquece o alcool, só que somente depois do motor estar quente e, qdo chegava no bura já estava bem mais frio ....
Aí aparfeiçoei esse sistema no último fim de semana, cortei um pedaço do cano, tirei uma volta da mangueira e com esse pedaço cortei a mangueira de combustível ali perto do bura, onde tem aquela capa que conecta a mangueira para o ar quente que entra no bura, perto do escape, fiz a volta por baixo da entrada da mangueira, fiz um suporte e prendi em um parafuso para ele esquentar a mangueira com o calor do escape, liguei e logo, logo o alcool foi esquentando e chegou a esquentar a cuba do bura tambem, ficou morna e agora vou ver no que vai dar ....
Aparentemente o carro ficou mais liso para andar ...
Alguém já ouvi falar disso ou tem alguma informação para aprimorarmos o projeto ???

Abraços !!! :cool:
Editado pela última vez por Bill em 02 Fev 2012, 10:06, em um total de 1 vez.
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Daniluh
Membro
Membro
Carro:

Re: [DISCUSSÃO]Aquecimento do alcool

Mensagem por Daniluh »

Então Billzão, vamos conversar a respeito!

Eu li os tópicos do site dos opaleiros, achei bem legal!

Agora vamos ao que EU acredito ok!

Se tomarmos uma base mais cientifica para o negócio:

1º - Por quê ocorre a pré-ignição? Por causa que o ar aquece muito e entra em combustão espontânea? Ou porque o combustível entra em combustão espontânea devido à alta temperatura?
Resposta: Porque o combustível entra em combustão espontânea devido à alta temperatura gerada pelo estado de alta compressão (alta energia) da mistura (ar + combustível) no momento de PMS (Ponto Morto Superior) em um motor de ciclo Otto.
Não irei entrar nos méritos de tipos de combustíveis e octanagem ok, faz parte mas não interessa nesse instante.

2º - Alta compressão, alta temperatura, alta energia? Baixa compressão, baixa temperatura, baixa energia?
Diretamente proporcionais são essas medidas.
Na eventual descompressão (falta de pressão) a matéria (mistura) encontra-se em um estado de baixo armazenamento de energia, resultando em uma baixa temperatura.
Na eventual compressão (empenho de energia que faz algo ser comprimido) a matéria (em nosso caso a mistura ar+combustível) encontra-se em um estado de alto armazenamento de energia. Sendo assim as moléculas de ar+combustível passam a ter que dividir pouco espaço entre si, dessa maneira elas começam a "esbarrar" umas nas outras. O calor/temperatura nada mais é do que uma força proveniente da vibração dos átomos da matéria. LOGO, quanto maior a compressão, mais as moléculas "se esbarram", maior o calor gerado. Alta compressão = Alta energia = Alta temperatura
PMI (Ponto Morto Inferior) = Baixa compressão, baixa energia, baixa temperatura.
PMS (Ponto Morto Superior) = Alta compressão, alta energia, alta temperatura.

3º - É saudável para motores movidos à etanol pré-aquecer o combustível antes de ele ser injetado/aspirado?
SIM E NÃO!

SIM em que casos?
- - - No caso da partida à frio É MUITO INTERESSANTE! Isso pelo fato de o motor ainda estar frio.

No caso de o motor estar quente, NÃOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Com o motor quente os BICOS INJETORES, FLAUTA(S), COMBUSTÍVEL (também o CARBURADOR) já estão aquecidos!

Na linha de combustível, ou cuba do carburador, o combustível deve estar morno!!! (Caso isso não ocorra, aí sim existe a necessidade de um sistema de aquecimento de combustível)

Se o combustível estiver frio não ocorrerá uma atomização homogênea da mistura, acarretando falhas e desperdícios
Se o combustível estiver muito quente as chances de PRÉ-IGNIÇÃO serão MEGA maiores, pois no momento de PMS o combustível irá adquirir muito mais temperatura!!!

(Dá até pra pensar em fazer um motor alcool/gasolina com ciclo diesel!!! Já pensou?!
Utilizando uma pressão hiper mega fodastica na linha de combustível, mantendo uma temperatura alta no combustível, lembrando-se que com alta compressão o combustível não irá evaporar!!! Aí nós podemos sokar 4 injetores de alta pressão e injeção direta nos cilindros! UHUL!
Só falta meter um TURBO pra gerar mais eficiência!!! rsrs)
Viajei pouco né?! kkkkkkkkkk

Bill, acredito que para um carro que não consiga deixar o combustível morno ou para um carro que tenha taxa de compressão baixa e rode com álcool por exemplo essa ideia pode ser boa!

Porém para nossos quadrados eu não sei não viu... O meu quando era carburado o álcool estava sempre bem quente ou bem morno com o motor já quente.
Quem sabe um mecanismo que realmente só funcione com motor frio, né?!

Espero ter colaborado com o desenrolar da ideia!!

Abraço
Volkswagen Gol CL 89 AP 1.6 TURBO FORJADO
FuelTech
200cv nas RODAS
@0,8 BAR
Imagem
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Daniluh,

Beleza ???

O que vc falou realmente faz sentido, maassss .......
Não sei no seu carro, mas no meu bura a cuba fica gelada !!!!
O alcool rouba calor de tudo que esta perto !!!! Por isso que o coletor do alcool é aquecido, já a gasolina é o contrário .....
Sei que o meu carro ficou aparentemente mais gostoso de andar, esta mais liso, vamos ver se no consumo muda alguma coisa, né ou se é apenas psicológico, rsrsrsrs
No próprio caninho do alcool vc sente que ele esta gelado e com o aquecimento do escape ele vai aquecendo junto .....
Nos fuscas, que é mais fácil de ver, qdo o bura esta bem regulado a base dele chega a "suar", fica bem gelada mesmo !!!
E, se o carro a alcool andar sem o aquecimento do coletor fica falhando que é uma beleza !!!!
Vamos ver no que vai dar ....

leodown
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por leodown »

Já pensei em fazer uma serpentina de cobre e colocar dentro do reservatório do radiador, ou até fazer outro reservatório, tipo um tubo e colocar uma serpentina bem enroladinha lá dentro. Talvez isso nunca existiu porque deve ser muito caro o cobre. Eu acho q funcionaria, imaginei um tubo tipo cano grosso de pvc com alguns 2 metros de cobre dentro.

abraço, tomara q esse tópico se desenvolva!
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Pessoal,

Só para constar, fiz esse esquema no meu carrro e o bendito estava fazendo 4 - 4.3 km/l !!!!
Já usei dois tanques e esperei o segundo para constatar alguma melhora e ver se não tinha nada errdo com a primeira medição, hoje abasteci de novo, já se foram dois tanques depois que instalei a bobina MI e o sistema de aquecimento de alcool e a média foi de 5.4 km/l no primeiro tanque e 5.7 km/l nesse segundo tanque .....
Pode não parecer muito em termos de Km, mas numericamente falando foi uma melhora de uns 40% no consumo ....
Agora vou partir para as coisas de praxe, cabos, velas, etc, etc .....
Vamos ver se ele sai ou não sai dessa bebedeira !!!

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

gostei da idéia... meu carango todos os dias quando saio de manhã ele sai dando uma engasgadinha. Isso resolveria parte do problema?
Allison_Marques
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Allison_Marques »

bleidao escreveu:gostei da idéia... meu carango todos os dias quando saio de manhã ele sai dando uma engasgadinha. Isso resolveria parte do problema?
no meu tbm, a não ser q eu deixe ele esquentar até a ventoinha acionar pelo menos 2 vezes

achei legal a idéia e Bill, poderia colocar umas fotos da arte ae pra galera.. o q achas? :y:
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Beleza pessoal,

No fim de semana vou tirar as fotos e postar pra galera ....

Perera
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por Perera »

Eai bill Parabéns pela iniciativa.....
to vendo que esse tópico vai salvar minha vida rsrsrsrs...meu carro faz a média de 4/ 4,5 por litro fora as engasgadas...
vou ficar na espera das fotos pra entender melhor....
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Perera,

Beleza ???

O seu tb é beberrão é ??? É 1.8 a alcool tb ???
O meu fiz tudo no bura, troquei o kit de giclagem e tudo o mais, embuchei a base e tudo e o biho continua gastão ....
Da última vez troquei o rotor do distribuidor, coloquei a bobina MI, e depois de algum tempo pensando acabei fazendo essa do aquecimento aí ....
Já melhorou mas ainda não esta do jeito que quero ....
Minha meta é fazer uns 6 ou 7 na cidade .....
Estou pensando em velas novas e tampa do distribuidor tb .....
Qdo eu colocar as fotos vcs vão ver como é simples e fácil !!!!

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

estranho, Bill... o meu eh 1.8 álcool... e faz 6 km/l. Eu nao coloquei bobina MI e nbem fiz nada. Eu fiz aquele teste do tanque chegio na primeira trava com os km rodados até então. Será que a minha media esta errada?
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

bleidao,

beleza ???

Sua média deve estar certa sim, o meu é que tava bebendo demais mesmo !!!!

Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Pessoal,

Tirei as fotos da engenhoca com o celular, agora fui descarregar e o maldito cabo deve ter dado pau !!!! Que beleza viu !!!!
Mas ja tenho um outro dado ....
Fui viajar na sexta-feira para a praia, desci a serra do mar e voltei por ela tambem.
Aí ja gostei mais da média, fez 9.7 km/l !!!
Assim que tiver mais novidades vou postando, ok ???

Perera
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por Perera »

Bill escreveu:Perera,

Beleza ???

O seu tb é beberrão é ??? É 1.8 a alcool tb ???
O meu fiz tudo no bura, troquei o kit de giclagem e tudo o mais, embuchei a base e tudo e o biho continua gastão ....
Da última vez troquei o rotor do distribuidor, coloquei a bobina MI, e depois de algum tempo pensando acabei fazendo essa do aquecimento aí ....
Já melhorou mas ainda não esta do jeito que quero ....
Minha meta é fazer uns 6 ou 7 na cidade .....
Estou pensando em velas novas e tampa do distribuidor tb .....
Qdo eu colocar as fotos vcs vão ver como é simples e fácil !!!!

vixi parece um bezerro mamando rsrsrsrr. é 1.8 alcool sim, tbm dei uma geral no bura troquei rotor e tampa destribuidor mas ta foda...
quando der posta as fotos pra gente ver o esquema...abç. e feliz natal atrazadim....
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Bill escreveu:Pessoal,

Tirei as fotos da engenhoca com o celular, agora fui descarregar e o maldito cabo deve ter dado pau !!!! Que beleza viu !!!!
Fui viajar na sexta-feira para a praia, desci a serra do mar e voltei por ela tambem.

Fala ai, Bill... assim que puder passar a fórmula mágica do milagre, por favor... o Etanol está um absurdo... aqui está 2,49 =SS

Abração!
Perera
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por Perera »

bleidao escreveu:

Fala ai, Bill... assim que puder passar a fórmula mágica do milagre, por favor... o Etanol está um absurdo... aqui está 2,49 =SS

Abração!
Karaca bleidão nem vou reclamar mais do alcool aqui 1,89 $$$$............
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Perera escreveu:
bleidao escreveu:

Abração!
Karaca bleidão nem vou reclamar mais do alcool aqui 1,89 $$$$............
é meu camarada... aqui no ES é assim mesmo... Gasosa a 2,89 e Etanol a 2,49.

Pra vc ver o quanto eu sofro com o carango.
Matheuzo
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro:
Contato:

Mensagem por Matheuzo »

bleidão, po eu fiquei ai a trabalho por uns 2 meses e vi que o alcool aí é caro mesmo!
e estava justamente nesse bairro que você mora..
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Matheuzo escreveu:bleidão, po eu fiquei ai a trabalho por uns 2 meses e vi que o alcool aí é caro mesmo!

Maneiro... aqui eh bom demais... soh o combustivel que é caro... acho que é incentivo do governo para andarmos de busão!
Matheuzo
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro:
Contato:

Mensagem por Matheuzo »

bleidao escreveu:
Matheuzo escreveu:bleidão, po eu fiquei ai a trabalho por uns 2 meses e vi que o alcool aí é caro mesmo!

Maneiro... aqui eh bom demais... soh o combustivel que é caro... acho que é incentivo do governo para andarmos de busão!
po mano, caro demais mesmo!
e eu ainda vi 2 quadrados turbo aí, uma parati branca com umas rodas 15" feia pra cacete e um voyage preto de bbs 14"
Responder

Voltar para “Carburadores”