[RESOLVIDO] Barra estabilizadora/Suspensão dianteira

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

[RESOLVIDO] Barra estabilizadora/Suspensão dianteira

Mensagem por vinymetal »

Bom galera, pesquisando descobri que o gol 1000 originalmente não sai de fábrica com barra estabilizadora e que veículos nessa configuração tem molas e amortecedores com maior carga pra compensar na estabilidade, porém o meu está com essa barra e noto q a suspensão é muito dura, não dá pra andar muito rápido em ruas de paralelepípedo ou ondulações q dá uma pancada seca e to achando que se retirasse ela teria um pouco mais de conforto...
O que faço? Retiro a barra?
Alguém saberia dizer se no caso do gol tem diferença nas molas e amortecedores de acordo com a versão (1000, GTS, GTi, CL)?
Desde já agradeço!
Editado pela última vez por vinymetal em 01 Dez 2011, 18:37, em um total de 1 vez.
Gol 1000 93/94 - Vendido
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por Bill »

vinymetal,


Beleza amigo ??


Que eu saiba ( pode ser que esteja errado, se alguém tiver certeza me ajuda aí .....) a barra estabilizadora não tem nada a ver com conforto não, a não ser em estabilidade mesmo !!! E nunca ouvi falar em amortecdores diferentes para carros com barra e sem barra estabilizadora ....
Vc disse que seu carro bate muito seco na frente, acho que no caso seria interessante dar uma revisada em amortecedor, batente, e buchas de bandeja, pois barra estabilizadora não é não, a não ser que as borrachas de fixação dela estejam ruins e aí tb pode fazer um pouco de barulho .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

Opa blz bill!!

Como posso saber o estado dos amortecedores, tem algum teste q posso fazer??
Ele faz uns toc-toc baixinho qdo ando em ruas de pedra, principalmente ao esterçar as roda...
Pra vc ter uma idéia uma vez atropelei uma lombada e quebrou as longarinas na parte das buchas do agregado pqp
tipo parecia q não tinha suspensão, a porrada foi violenta isso a 40 km/h, eita suspensão dura!
Existe conjunto mola/ amortecedor mais macio q possa colocar pra melhorar??
As buchas de bandeja parece boa mas tem um dos pivo q ta meio mole, será dele o barulho??

Abraços!!
Gol 1000 93/94 - Vendido
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

Ah quanto a conjuntos diferentes sem a barra, li o caso do focus, que tinha barra na traseira e molas e amortecedores macios, depois pra reduzir custos foi retirada a barra e vem com acerto mais rígido pra compensar, dizem q ficou uma porcaria...
Penso também que sem a barra a bandeja trabalharia livre e indepentente, sem o esforço de torcer a barra...
Não sei se fizeram o mesmo com o Gol 1000 mas noto q ele eh BEM mais duro q outras versões...
Li em um tópico aki do clube a respeito das molas "do 83"... São diferentes?
Gol 1000 93/94 - Vendido
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por Bill »

vinymetal,


Beleza ???


Seu carro é muito duro meu !!!! Não tem nada zuado não ??? Amortecedor travado ou alguma outra coisa, porque ele não é tão duro assim não .....
Um teste que vc pode fazer é o seguinte: balança a carroceria em cada roda, dá umas tres descidas e depois solta, o carro deve oscilar uma ou duas vezes e parar, se fizer mais que isso o amortecedor tá zuado .....
Um teste para saber se o batente do amortecedor esta ruim é colocar a mão em cima dele, bem em cima onde vai a porca que fixa o amortecedor/torre suspensão, com a mão ali vc ficav balançando a carroceriua pra cima e par baixo, aí vc vai sentir o toc-toc que vc falou .....
Quanto as duvidas da barra estabilizadora do gol 1000 vou ficar te devendo uma certeza ..... mas, acho
que não deve ter muita diferença não .....



Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
MarcosD
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jan 2011, 19:26
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por MarcosD »

Olá vinymetal.

Como o Bill disse, a barra não muda o conforto. Ela serve para não deixar o carro rolar muito em curvas. Quando a roda do lado de dentro da curva afunda, a barra "puxa" a roda do lado de fora para o mesmo sentido, não deixando dar aquela inclinada, melhorando a estabilidade. Na reta, como as duas rodas sobem e descem juntas, a barra nem torce, ou seja, não influencia no conforto.
Na verdade, por melhorar a estabilidade em curvas, a presença da barra permite usar molas mais macias, tanto é que, vendo em catálogos COFAP, Fabrini, podemos ver que tem molas diferentes para Gol com e sem barra estabilizadora. As molas do Gol sem estabilizadora tem arame mais espesso, sendo mais dura. Parece que amortecedores são os mesmos.
Uma sugestão para você seria manter a barra e trocar as molas pelos de Gol com motor 1.8, que tem barras mais grossas que dos 1.6. Antigamente eram especificadas para 1.6 ou 1.8, mas hoje em dia devem ter unificado tudo, por questões de custos.
Aproveitando a troca das molas, seria bom revisar e/ou trocar os amortecedores. Eu uso Monroe Gás Premium Gold, muito bons. Desmontei minha suspensão para trocar batentes e os Monroe, depois de 30.000km de buracos de São Paulo, ainda tinham gás!
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

Então Bill..

Balançando a carroceria na frente e soltando ele nem oscila, so sobe e fica paradinho, inclusive um pouco pesado pra balançar, mas não travado... acho q amotecedor ta ok... o toc-toc não fez não, só andando e só no lado do carona, to desconfiado daquele pivô da balança...

MarcosD blz?

Eh, meu golzinho eh praticamente neutro em curvas, saio da BR116 e contorno entroncamento a 80, 90km/h e quase não inclina.. por isso desconfio das molas dianteiras serem mais duras pelo fato dele não ter barra originalmente, e as traseiras são normais, bem macias.
Acho q o jeito eh mesmo trocar as molas por umas mais macias... Essas do 1.8 são mais moles?? e esses amorts a gás ae como funciona? tem gás ao invés de óleo?
Abraços!
Gol 1000 93/94 - Vendido
MarcosD
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jan 2011, 19:26
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por MarcosD »

Fala vinymetal.

Baixei os catálogos da Fabrini e Cofap e, como imaginava, padronizaram as molas de todos os quadrados, tendo diferença apenas de com ou sem ar condicionado. As molas para modelos com ar são mais altos, para compensar o peso.
Sabe dizer se suas molas são originais ou se já foram trocadas? E os amortecedores, sabe dizer há quanto tempo e quilômetros já rodaram? Pode ser que o óleo tenha engrossado e o amortecedor ficou duro. Normalmente, eles duram de 30.000 a 60.000 km, e uns 4 a 5 anos de uso.
Os amortecedores a gás são a óleo também, mas com gás inerte dentro sob pressão. A vantagem dos pressurizados é que, em situações de uso extremo, o gás sob pressão evita a formação de bolhas no óleo, o que causa perda de eficiência. Resumindo, para uso normal em rua, não faz diferença. A vantagem é que são amortecedores de maior qualidade, com maiores cuidados na sua construção e fabricação (por isso é mais caro), o que acarreta maior durabilidade. São levemente mais firmes que amortecedores comuns. Já usei amortecedores Nakata, que tirei depois de um mês (dinheiro jogado fora), porque não eram estáveis, usei Cofap, mas achei meio moles. Os que achei bons, com firmeza boa, foram os Monroe Gás Premium Gold.

Falando do toc-toc, tem bem cara de pivô de suspensão com folga.

Abraços.
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por AlexNichele »

Rapaz, dê uma verificada... já vi casos de desconforto ter causa nos amortecedores estourados (travados, trancados), ok?
Carro desconfortável, suspensão dura (demais, além do que deve ser) é uma droga mesmo... afrouxa tudo.
Ótima sorte na batalha, abraço.
Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

Para ir se preparando... quanto tu pago pelos monroe gás??
Quando quebrou as longarinas foi desmontada toda suspensão dianteira inclusive agregado e bandejas e vi q tinha um dos pivôs que estava mais solto que o outro, vo fazer um orçamento pra ver quanto sai para trocar o pivô e ja ver esses amortecedores... ja que molas tb vi nos catálogos que não tem diferença apenas com ou sem ar...
O pior que não sei se ja foi trocado algumaa vez as molas, mas acredito q não, estou com esse gol há um ano, rodei so 6000Km.
Obrigado pela ajuda, assim q for feito alguma coisa postarei aqui, enquanto isso vou desviando dos buracos.. rsrsrsr!
Abraço a todos!
Gol 1000 93/94 - Vendido
MarcosD
Membro
Membro
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jan 2011, 19:26
Carro:
Localização: São Paulo/SP

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por MarcosD »

Cara, acho que paguei 250 Dilmas nos dianteiros e 175 Dilmas nos traseiros...
Pelo menos, pivôs são mais baratos, eu trocaria os dois lados, já que tem que fazer o alinhamento de qualquer jeito.
Quanto a quebrar longarinas, nunca vi... normalmente racha túnel. Deve ser duas coisas juntas, molas duras e amortecedores meio travados.
claytonalta
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2011, 19:02
Carro: gol 90/ gl 1.8
Localização: Rio de Janeiro

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por claytonalta »

amortecedor recon??

poxa cara, eu passei por uma por causa disso, o meu qdo comprei eu testei os amortecedores, e ele fazia a msm coisa do seu, ao balacar o carro ele "pesava" demais, e ao andar eu achei o carro muito duro ( sempre ouvi que o gol era meio durinho) e acabei achando isso normal, porem ao andar mais (tipo uns 4 meses) estouraram os rolamentos da torre , e ao desmontar a suspensao para trocar vi que os amortecedores tavam duros q nem p#u de tarado, e eram recondicionados, ao troca-los houve uma sensivel diferenca, quanto as molas, se nao estiverem cansadas, vale manter as originais( mesmo se for trocar, mantenha sempre a originalidade) pois adaptacoes as vezes podem te trazer probs futuros :facada:
---------------------------------------------------
Imagem
O tartaruga ninja...
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

Marcos, as longarinas ja estavam oxidando e com a pancada não resistiu e quebrou, inclusive dois dos quatro coxins do agregado... R$250,00?? Pela durabilidade e performance q vc elogiou ta valendo!!
Tem gente q põe amortecedor recondicionado mas eu não confio, não quero nem de graça! Até to achando q esses q estão na goleta são essa p*##@!
Claytonalta, exatamente isso que percebo no meu, ( ri muito da comparação dos amortecedores! :bronha: huahauhau!! :bleh: ), igual até nos rolamentos que ja estão roncando!!! kkkkk E eu achando q isso era incomum acontecer, tenho q da um jeito logo senão o carro vai partir ao meio :amd:
Gol 1000 93/94 - Vendido
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

Hoje levantei a frente do carro pra ver melhor a situação:

Molas: Pelas cores dos elos pude ver na tabela que as molas instaladas são do gol c/ ar condionado, falta descobrir se são mais duras do que as sem ar.
Buchas da bandeja: As do lado do motorista estão com folga e ruido.
Pivôs: Lado do motorista com bastante folga e ruido, ao bater com a mão na roda ouve-se um toc-toc e a roda está chacoalhando.
Batentes do amortecedor: O lado do carona está destruído e as coifas dos amortecedores rasgadas nos dois lados.
Amortecedores: Estão ok, empurrando e soltando o carro apenas retorna, sem oscilar e com o barulhinho "tss-tss", kkkk!
Buchas da barras estabilizadora:Estão ok!
Pivô da direção: Estão ok!
Buchas do agregado: Ja havia colocado as 4 novas, estão boas.

Resumindo devo trocar os pivôs, kit amortecedor e buchas de balança, as molas aguardo uma ajuda ae!!
Agora vou pesquisar qto sai a brincadera aqui..
Flw!!
Gol 1000 93/94 - Vendido
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por AlexNichele »

vinymetal escreveu:Hoje levantei a frente do carro pra ver melhor a situação:

Molas: Pelas cores dos elos pude ver na tabela que as molas instaladas são do gol c/ ar condionado, falta descobrir se são mais duras do que as sem ar.
Buchas da bandeja: As do lado do motorista estão com folga e ruido.
Pivôs: Lado do motorista com bastante folga e ruido, ao bater com a mão na roda ouve-se um toc-toc e a roda está chacoalhando.
Batentes do amortecedor: O lado do carona está destruído e as coifas dos amortecedores rasgadas nos dois lados.
Amortecedores: Estão ok, empurrando e soltando o carro apenas retorna, sem oscilar e com o barulhinho "tss-tss", kkkk!
Buchas da barras estabilizadora:Estão ok!
Pivô da direção: Estão ok!
Buchas do agregado: Ja havia colocado as 4 novas, estão boas.

Resumindo devo trocar os pivôs, kit amortecedor e buchas de balança, as molas aguardo uma ajuda ae!!
Agora vou pesquisar qto sai a brincadera aqui..
Flw!!
Hermano... gabarita tudo e troca essas molas duras que tu vai curtir o resultado...

Ótima sorte, abração!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

E ae alex, blz?

Então são mais duras mesmo... se pa vo troca memo! Valeu!
Gol 1000 93/94 - Vendido
Avatar do usuário
MarcosHolanda
Membro
Membro
Mensagens: 142
Registrado em: 14 Dez 2008, 21:37
Carro:
Localização: RECIFE-PE

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por MarcosHolanda »

Tirando a duvida do colega vinymetal,

Um teste simples para saber como estão seus amortecedores

1-com o carro parado pressione para baixo com a mão e solte
a suspensão deve ao soltar subir-descer e estabilizar
Imagem

2- se ao pressionar o carro para baixo a suspensão oscilar mais do que este movimento
de subir descer e estabilizar o amortecedor não esta bom

3- nunca troque somente 1 amortecedor sempre trocar o par devido a diferença de pressão
o novo vai ficar sobrecarregado e logo vai estragar
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Taxa 14.69:1
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
[X] Escape Direto sem catalizador 3"
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

Marcos Holanda blz?

Fiz esse teste e os amortecedores estão bons, o que não está legal são batentes, coifas, buchas, pivô e as molas duras, ou seja, quase tudo! :bleh:
Obrigado amigo!
:loco: Q lindo esse teu quadrado hein!!! :loco:
Abraços!
Gol 1000 93/94 - Vendido
vinymetal
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 534
Registrado em: 13 Dez 2010, 11:05
Carro:
Localização: Sapucaia do Sul/RS

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por vinymetal »

Ae galera!

Descobri que os toc-toc vem das torres de suspensão!!! Elas estão muuuuuito soltas!!
Levantando ele notei que tem tipo um coxim que fica entre o amortecedor e aquele pratinho onde tem uma porca 22mm por cima da torre...
Acho q devo trocá-lo, pois tentei apertar mais e não vai, se pá achatou os coxim.
E pra trocar acredito que tenha que desmanchar tudo e aí fu%¨#$¨! não tenho ferramentas pro serviço, vo ter q pagar pra fazer...

E quanto as molas, infelizmente não tem outra que seja mais macia.. mas quem sabe acabando com essa batucada q tá essa suspa já fica bom!
Gol 1000 93/94 - Vendido
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 8326
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Re: [DÚVIDA] Barra estabilizadora

Mensagem por Bill »

vinymetal,


São os batentes mesmo, né .....
Para tentar baratear um pouco o custo vc poderia comprar o kit e tirar as torres do carro, aí levaria para um mecânico trocar e ficaria mais barato .....


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1, sensor de estacionamento
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”