[Ajuda] Módulo armando proteção...o que será? Leiam meu caso

Espaço destinado para dúvidas, informações e curiosidades sobre som automotivo.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
alexandred
Membro
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2009, 15:31
Carro:
Localização: São Paulo Z/O

[Ajuda] Módulo armando proteção...o que será? Leiam meu caso

Mensagem por alexandred »

Olá pessoal, vamos ver se vcs podem me ajudar...

É o seguinte, eu intalei um som no meu carro com a seguinte configuração... Um Módulo somente mono da MXR com 400 rms a 4 ohms... Ele é RCA e eu ligo ele em bridge pra ter os 400 rms....

O sub é um da Falcon de 15 polegadas, ele tem bobina dupla de 4 Ohms e 400 rms ... Casava certinho com o meu módulo...batia demais, tremia a lataria do golzim..uhashuashuas...só que a alegria durou pouco, em uma tarde com os amigos, eu abri o porta malas e curtimos o som um bom tempo...derrepente do nada o módulo entrou em proteção e parou de bater...fui ver e tinha queimado os fuzíveis...troquei e na hora que ia ligar o player ja queimava direto os fuzíveis...ai eu vi que tinha alguma coisa errada..

Tirei os fios do sub do módulo...troquei di novo os fuzíveis..ai liguei o som sem o sub pra ver se o módulo entrada em proteção...mas não entrou..ai com o som ligado eu fui só encostar os fios do sub no canal do modulo..quando encostei foi fatal..o módulo ja armou a proteção...tentei ligar uma das bobinas...e uma ligou normal, se eu tentasse ligar a outra bobina o módulo entrava em proteção...até ai tudo bem...começei a ouvir o som com uma bobina só quando derrepente o módulo entrou em proteção...Aff...ai fui ver e constatei que se eu tentasse ligar qualquer uma das bobina no módulo ele ja entrava em proteção..e tbm senti um cheiro estranho dentro do duto da caixa...eu não sei o que aconteceu com o meu sub...será que ele foi pro vinagre? Ai fui testar um sub do meu homme theater de casa e ligou normal no módulo...aumentava bastante e não entrava em proteção...mas não durou muito e acabei estourando o sub do homme de casa.. Huashuasuhas... Ohh módulo forte... Rs

Mas eai galera...pelo caso que eu contei o que aconteceu? Será o sub que esta fazendo o módulo entrar em proteção ou o módulo ta zicado mesmo? Eu nem tentei ligar o sub na saida do player pra ver se tocava...pois estou com medo de queimar o canal do Player...

Lembrando que a bitola do positivo que eu uso pra alimentar o módulo é de 25mm .... Negativo aterrado corretamente na lataria...remoto ok e a bateria do carro é uma de GEL de 80 Amp... Então vamos descartar alimentação de módulo.. Hehehe... Só de cabo da bateria gastei mais de 100 conto.. Rs

Aguardo e desculpem o texto.
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Re: [Ajuda] Módulo armando proteção...o que será? Leiam meu

Mensagem por Bibes »

:glare: bom o seu sub vc disse q é bob dupla.. certo? 2+2 ou 4=4 ohms?
se for o 2+2 é o compativel c/ seu modulo e ligando em serie vira 4ohms se ligar em paralelo cai pra 1ohm e aciona proteção
se for o 4+4 não é o mais indicado pro seu modulo, mas tbm podera ser ligado em serie a 8ohms.. se ligar em paralelo ele cai pra 2ohms e aciona proteção


então vc coloco 1 bobina só . q é 200W ( se o sub é um total de 400w duas bobinas de 200 certo?) no modulo mandando 400W.. ??? pode ter queimado

qual o modelo do MXR?
tem q ver se ele aceita - de 4ohms senão aciona proteção mesmo
alexandred
Membro
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2009, 15:31
Carro:
Localização: São Paulo Z/O

Re: [Ajuda] Módulo armando proteção...o que será? Leiam meu

Mensagem por alexandred »

Então...meu sub é bobina dupla de 4+4 ohms...

E eu fiz a seguinte ligação... Peguei o + de uma bobina e liguei na outra e o - de uma bobina na outra... Depois peguei o + que sobrou e liguei no + do módulo e o - que sobrou e liguei no - do módulo .... E assim tocou por dois dias muito bem... Derrepente parou..e senti esse cheiro estranho dentro do duto da caixa...e se tento ligar o sub no módulo ele entra em proteção... Isso fazia em uma das bobinas...agora esta fazendo nas duas bobinas...é tentar ligar o sub que o módulo entra em proteção....

O ideal seria eu testar outro sub no módulo pra saber quem esta com problema...se é o meu módulo ou se é o sub que esta com as bobinas em curto...sei láá...pq se eu coloco o sub de casa ele bate normal...e o modulo nao entra em proteção...porém estourei ja o sub de casa... Hahahaha..
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Re: [Ajuda] Módulo armando proteção...o que será? Leiam meu

Mensagem por Bibes »

huahuah..
bom vc fez a ligação correta ele tá em 8ohms, ai vc teria q medir a impedancia c/ multimetro digital pra ter certeza. o cheiro as vezes naõ influencia.. ou SIM..hehe pode ser só cheiro do esmalte das bob por causa de aquecimento, mas vendo q tocou o seu de casa até queimar.. pode ser problema mesmo dos subs. esperimenta outro.. , não o do radinho a pilha q num vai rola..kakakak num me aguentei... mas sério pega um fortim nunca menor q a pot do modulo.. abç
alexandred
Membro
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2009, 15:31
Carro:
Localização: São Paulo Z/O

Re: [Ajuda] Módulo armando proteção...o que será? Leiam meu

Mensagem por alexandred »

huashuashusahuasas :D

é que no desespero o unico alto falante que eu achei que teria algum Bass era o sub do home theater... huashuashuashuas... mas não aguentou 20 minutos de pancada coitado.. huashuashusa...

é que eu estava com medo que fosse o amplificador...pois nem comprei direito o tão sonhado módulo fortinho e entrada RCA e derrepente parou assim.. ai fiquei com medo...se o sub queimou menos mal...

ja estava nos planos de comprar um Nitro de 15 com 700 rms ... ai sim o som vai ficar de acordo...
Avatar do usuário
Bibes
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 375
Registrado em: 23 Mar 2010, 16:08
Carro:
Localização: Canoinhas SC
Contato:

Re: [Ajuda] Módulo armando proteção...o que será? Leiam meu

Mensagem por Bibes »

é então olha no manual do teu modulo as expecificaçõese compra o certo... tipo se ele toca 400wrms a 4ohms como vc falou então vc tem q pegar um sub de 2+2 sacou?
alexandred
Membro
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2009, 15:31
Carro:
Localização: São Paulo Z/O

Re: [Ajuda] Módulo armando proteção...o que será? Leiam meu

Mensagem por alexandred »

Bibes escreveu:é então olha no manual do teu modulo as expecificaçõese compra o certo... tipo se ele toca 400wrms a 4ohms como vc falou então vc tem q pegar um sub de 2+2 sacou?

pode cre....muito obrigado pela ajuda Bibes,,, eu tinha esquecido esse detalhe de somar os ohms... importante saber disso....

valeu mesmo.
Responder

Voltar para “Som Automotivo - Duvidas e Informações”