[AJUDA] Folga na caixa de direcção

Manutenções em geral

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

[AJUDA] Folga na caixa de direcção

Mensagem por longuete »

Quando tô com o carro parado e virando o volante de um lado para outro, sinto a caixa de direção bater (algo como uma folga). Quando entro em uma curva de 90º em baixa velocidade e com o piso irregular, a caixa bate muito. Será que isso tem aperto? Uma vez meu sogro trocou umas buchas da caixa de direção dele e acabou com esse problema. O carro dele é um santana 2005.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
tico
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 307
Registrado em: 12 Abr 2009, 22:00
Carro:
Localização: varzea paulista/sp
Contato:

Mensagem por tico »

Alguns carros tem como trocar essas buchas, não sei se o gol tem!
pode ser apenas os parafusos de fixação da carcaça! se seu carro tive rodão 15" ou mais pode ter trincado a base de fixação no para-lama, fica do lado do motorista, abrindo o capô do carro vc já vê!
VISITE, ELOGIE ou critique É DE GRAÇA!!!
8) http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21667 8)
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

tico escreveu:Alguns carros tem como trocar essas buchas, não sei se o gol tem!
pode ser apenas os parafusos de fixação da carcaça! se seu carro tive rodão 15" ou mais pode ter trincado a base de fixação no para-lama, fica do lado do motorista, abrindo o capô do carro vc já vê!
Não tem rodão não. Mas vou dar uma olhada nesse parafusos de fixação. Valeu pela dica.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 320
Registrado em: 29 Set 2008, 16:10
Carro:
Localização: São Gonçalo/RJ

Mensagem por longuete »

Galera, os barulhos eram por dois motivos:
1º- A porca da ponta da homocinética estava frouxa (que perigo!!!!), ocasionando oscilações na roda. Parecia que a roda estava sem rolamento dianteiro. Resolver foi fácil: apertei a porca com uma chave de caixa nº 30.
2º- Folga na caixa de direção. Esse deu mais trabalho! Pra resolver tive que remover o reservatório de expansão de água (é só puxar pra cima) e o hidrovácuo (4 porcas) utilizando uma chave estria nº 13. É meio chato, mas dá pra fazer. Eu usei uma chave boca estria curta sendo o lado da estria levemente inclinado pra facilitar o encaixe. Depois de removido o hidrovácuo, tive acesso ao parafuso de regulagem da folga da caixa. Como as extremidades do sem fim da caixa normalmente estão mais gastos, estercei todo o volante para um dos lados e, com uma chave nº 17, afrouxei a porca levemente. Com uma chave alen, encaixei na cabeça desse mesmo parafuso e apertei levemente (cerca de 1/4 de volta) e conferi no volante se a direção estava muito rígida. Fui apertando com a chave alen devagar e conferindo no volante se a direção estava pesada. Terminado o aperto, reapertei a porca com a chave de boca-estria nº 17 e recoloquei o hidrivácuo. Sai para testar e ficou lindo: nenhum barulho. Segue abaixo a imagem do trabalho pra galera ter uma idéia.

Imagem
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Avatar do usuário
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 4321
Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
Localização: Guarulhos/Butantã/SP

Mensagem por Bill »

longuete,


Parabéns pela iniciativa, mais um que botou a mão na graxa !!!!


Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
mathias_rafael
Membro
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 12 Mai 2010, 15:32
Carro:
Localização: Venâncio Aires - RS

Mensagem por mathias_rafael »

amigo, outra solução que sai mais em conta do que trocar a caixa da direção, que custa seus quase 250 mangos, é tirar ela fora e mandar em um torno para fazer as buchas, fica belezinha!
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”